USA: Quarta Frota vai vigiar o Sul

Os Estados Unidos estão restabelecendo a Quarta Frota, dissolvida em 1950, para monitorar barcos, aviões e submarinos que operam no Caribe e América do Sul. ''Esta mudança aumenta nossa ênfase através de iniciativas de segurança marítima que se centram nos perigos comuns e interesses mútuos", afirmou o almirante Gary Roughead, chefe de operações navais. Hugo Chávez aproveitou a notícia para colocar o Brasil como escudo, entre ele e as autoridades americanas: "Não nos assustam. Juntamente com o Brasil estamos estudando a criação de um Conselho de Defesa Sul-Americano." Já o contra almirante James Stevenson, comandante do Comando Sul das Forças Navais, não deixou por menos. Declarou que o restabelecimento da Quarta Frota enviará uma mensagem para toda a região, não somente para a Venezuela. Tomara que Nelson Jobim entenda. Leia mais aqui.

19 comentários

Coronel,

A América do Sul e particularmente o Brasil,pela sua economia,seu tamanho e riquezas,está se transformando numa região cobiçada e estratégica do ponto de vista geopolítico.
Somos auto-suficientes de petróleo, daqui a alguns anos, grande exportador, temos um programa avançado de bio-combustíveis, só utilizamos vinte por cento de nossa área agricultável, e já somos uns dos maiores produtores de grãos,carne bovina, suína, frangos, frutas etc etc.
Sem falar na Amazônia, a jóia da coroa.
O Brasil tem que se cuidar, aparelhar suas FFAA, porque o olho grande no nosso país está crescendo cada vez mais.
Os EUA sempre foram nosso aliado tradicional, o perigo é que eles gostam de levar muita vantagem.
O tempo de trocar ouro por matéria plástica já passou.

Abraços.

Reply

Jobim, certamente vai entender, difícil, será explicar ao Lula.

Reply

Um dos nossos vizinhos comprou um monte de caças russos, não dá para enfrenta-los com xavantes, F5, Mirages (os veios e os semi-novos). Nossa força aérea está sucateada, é necessário investimento e não é de hoje.

Esse mesmo vizinho também comprou uns submarinos russos (fez 1 pacote), tudo bem que não são nucleares, mas mesmo assím, perigosos.

A grande pergunta é: A troco de que ele fez isto?

Já ia esquecendo da licença para produzir o AK-47.

Não desejo ser bucha de canhão para o Hugo Chavez, que não nos meta nessa encrenca.

Os EUA não são santos, muito menos bonzinhos, também não os quero por aqui.

Quero apenas que "estipaizzz" seja livre e soberano, mas sem baixar as calças para ninguém, muito menos um Evo Morales, Ledo, Hugo Chaves, etc.

Reply

Coronel

Os estadunidenses não são idiotas. Vêem longe, e concluem rápido. Tentam cortar o mal que poderá lhes atingir antes que cresça suficientemente. Colocam seu país antes de tudo, e ainda vivem o lema "My country, right ou wrong" (nossos dirigentes pensam de forma parecida: "My pocket, always".

Espero que, pelo menos desta vez, nosso presidente faça uso de todos os cinco sentidos e também da massa encefálica de forma que, no futuro, não tenha a desfaçatez de alegar "eu não sabia".

Perito

Reply

Iiii, quem deu ao chavez o direito de falar por nós??
Vai botar o Brasil no meio não, pode tirar o cavalo da chuva ¬¬

Metido.

Será que o Brasil ficaria com o Chavez,coronel?
Na hora do pega pra capar?
Não gostei desse papo-aranha, naummm

Acho que é uma resposta ao tal Conselho de Defesa Sul-Americano, qdo perguntaram ao nerson da jobimtinga como poderiam(os americanos)ajudar e o nerson disse :ficando longe...

ÓI o longe deles...
¬¬
Lia

Reply

Nem precisa quarta frota..Um Porta-aviões da série Reagan, mais uns dois ou três contratorpedeiros e acabou-se a esquadrilha do coronel Chaves e toda nossa marinha junto, e os nossos tucanos (não estou falando das aves de rapina mas dos aviões). Daí é só subir os Amazonas (o rio) e acampar ao longo da calha. Destruiram nossa defesa todinhas...

Reply

Romulo,

Aproveitando a sua observação faço o seguinte comentário :

Faz 508 anos que o Brasil é um país de exploração comercial.

Infelizmente a direita sempre vendeu (deu de graça) o Brasil para as grandes potências e agora a esquerda o faz, também, para seus aliados, vide a Petrobrás na Bolívia, as armas vendidas para a Venezuela, os investimento em Cuba e agora o caso Itaipu).

Quando teremos um governo que realmente olhe para os brasileiros e distribua renda que faça nosso povo aproveitar de toda nossa riqueza ???

Se as outras nações exploram nosso país é porque temos muitos corruptos entre nós e não amamos nossa pátria.

Se fôssemos um país sério ninguém levaria vantagem sobre nós.

Reply

O Brasil não tem nada a temer dos EUA.

Por outro lado, tampouco poder dar a "impressão" errada, aliando-se aos párias da região. Antes só, respeitoso do poder dos EUA, do que mal acompanhado de Hugo e Companhia.

Reply

Coronel

Os EUA finalmente viram que no Sul muita borrada está acontecendo com o dinheiro dos petro-dolares!

Chavez até já dá ordens a Lula!

È tempo de intervir!

Reply

A leitura é clara. As falklands têm petróleo. O brasil tem petróleo. A venezuela tem petróleo. O méxico tem petróleo. Seria um bom alvo para os radicais do islã, nas barbas americanas e se bobear, auxiliados pelos entreguistas de plantão como o apedeuta e o chavez. A gentalha esquerdista acredita que 'o inimigo de meu inimigo é meu amigo'

Reply

Tinha me esquecido de postar aí em cima, que o décimo presidente ligado ao Foro de São Paulo foi agora eleito no paraguai. Líderes iludidos como o nosso presidente e o evo morales vão levar volta do chavez e dessezinho aí do sul. Os argentinos devem perder a siderúrgica que possuem na venezuela amanhã, só não vê quem não quer.

art

Reply

Americano só é idiota na percepção do brasileiro malandro e "ishperrto".
A política externa dos EUA, republicana ou democrata, é baseada na defesa do que eles entendem como interesse nacional.
Eles devem ter previsto cenários em que o petróleo será usado por governos contrários a seus interesses. E nada projeta mais poder de forma convencional do que uma esquadra aprestada com capacidade aeronaval.
É por isso que, no caso brasileiro, a Marinha, com algum atraso e provavelmente inspirada no Exército, tenta disseminar a idéia-força de defesa da "Amazônia Azul".

Reply

RECADO PARA CHÁVEZ

A idéia do restabelecimento da quarta frota é um recadopara o Kadahfi da A. Latina, o Chávez. Ele anda de namoro com o malucodo presidente do Irã.
Uma pressão sobre ele é um sinal para os outros candidatos a ditador como o Morales e o Petrulha.

Reply

O vento frio do Norte.

Reply

“Não existem povos amigos. Existem sim interesses”
John Foster Dulles 1888-1959, Secretário de Estado Americano

Reply

Coronel

Ja esta na hora de se modificar a Constituição e se exigir um certo grau de instrução para o Presidente e para os de seus assessores tambem, colocam amadores para dirigir um Pais com este Potencial achando que pode fazer o que deseja e o poderes constituidos deixam eles conduzirem o nosso Brasil de uma forma irresponsavel e não tomam nenhuma atitude. Então para que temos 3 Poderes idependentes na nossa Constituição. Chega de amadorismo e descaso com os Recursos Publicos. Convoquem o General.

Reply

"Os Demônios Descem do Norte",(tí
tulo de um livro).Contudo,o que
antecipamos com a reativação da
frota,é o retorno do "xerife" aos
moldes do faroeste.
Só não sabemos é quem Chavez "man-
dará" para o "Duelo Final".Ou ele
mesmo irá?
Ou... no mínimo,todos do "foro" i-
rão. Deus nos acuda!

Quem viver,verá!

Reply

Coronel,

A comunidade no Orkut criada dia 17/04/2008 para o General Heleno está crescendo rapidamente, vejam :

General Heleno
(1.018 membros)

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=50215537

Reply

Será que o Chaves já não levou um chega pra lá , embaixo d´´agua ?

Aquele "terremoto" ......, sei não.

Reply