FHC Top 100.

Coronel:

Para que o pessoal aqui do seu blog tenha uma ideia dos gigantes intelectuais que fazem companhia ao FHC na lista de Prospect, aqui vão alguns nomes, que eu desafio os comentaristas a identificar algum deles. A minha lista inclui nomes que eu jamais ouvi falar, pode ser que haja alguem mais culto do que eu (cultura inútil nao vale):
  • Aitzar Ahsan
  • KwameAntony Appiah
  • Amies Basweda
  • Shirin Ebadi
  • Drew Gilpin Faust
  • Neil Gershenfed
  • Ramachandra Guha
  • Amir Khaled
  • Mahmood Mandani
  • Ashis Nandy
  • Sunita Narain
  • Orhan Pamuk
  • Abdelkarin Soroush
  • Wole Soyinka

É ou nao é uma lista de arromba?

Hereticus

27 comentários

Lembrei-me do Moreira da Silva:


Esta noite eu tive um sonho

"...strause nause schilak gut yeah.

Neres disso, sou doutor em samba venho de outra nação."

Reply

off topic - também de arromba




Carta enviada ao Sr Otávio Frias Filho

Diretor Editorial do Jornal “Folha de São Paulo”



Prezado Senhor Otávio Frias Filho

Diretor Editorial do Jornal “Folha de São Paulo”



A respeito do artigo do senhor Jânio de Freitas, publicado na edição da FOLHA DE SÃO PAULO de 24 de abril de 2008, o Centro de Comunicação Social do Exército ressalta que a missão do Exército Brasileiro está determinada na Constituição Federal. As leis decorrentes e as diretrizes do Presidente da República definem as ações a realizar para o cumprimento dessa missão constitucional. Assim, surge, dentre aquelas ações, a de “participar de operações de paz”.

Uma missão de paz é, genericamente, o envio de uma força multinacional para um determinado país, sob a égide de um organismo internacional (ex: ONU, OEA), com uma tarefa específica determinada no mandato da missão, determinado pelo mesmo organismo internacional que aprovou a sua instalação.

O Brasil tem um histórico respeitável no que diz respeito à participação em missões de paz. Podem ser citadas, dentre outras, a participação de contingentes brasileiros em Suez (1957 a 1967), República Dominicana (1965 e 1966), Angola, Moçambique, Peru e Equador (nos anos 90) e, recentemente, no Timor Leste. Essa participação inclui desde o envio de observadores e assessores militares até a participação mais efetiva com contingentes militares completos, como é o caso no Haiti.

O Contingente Brasileiro no Haiti tem demonstrado, a exemplo daqueles empregados em missões de paz no passado, um elevado grau de profissionalismo. Isto, aliado aos traços da gente brasileira, que tanto contribuem para um excelente desempenho em missões dessa natureza, como em todas as outras circunstâncias. Na missão do Haiti não há, até a presente data, qualquer acusação formal de violação dos direitos humanos por parte de militares brasileiros.

O contingente brasileiro é substituído a cada período de seis meses, conforme memorandos de entendimento entre as partes e a ONU. A missão não tem prazo previsto para término. Ela é renovada a cada contingente, de acordo com a solicitação do Haiti, aprovação da ONU e a aceitação por parte do governo brasileiro. Em maio próximo, já terá o início do rodízio do 8º para o 9º contingente.

Quanto ao cargo de Force Commander, exercido por brasileiros desde o início da missão no Haiti, o período de permanência previsto pela ONU, assim como de outros assessores de origem multinacional, é de um ano, diferentemente do da tropa. Em casos excepcionais e quando solicitado pela a ONU, há a permanência do oficial-general além daquele prazo.

Assim, o artigo não reproduz, no seu final, com precisão, autenticidade e justeza, o importante papel do Exército em operações de paz, uma das ações prevista na missão constitucional das Forças Armadas. A missão atual mostra-se de grande relevância para a sociedade do Haiti.

O Exército Brasileiro tem, muito apropriadamente, o lema “Braço Forte – Mão Amiga” como idéia-força principal. A propriedade dessa idéia pode ser materializada no trabalho realizado no Haiti e em outras missões de paz nas quais, além do desempenho operacional no combate aos elementos que ameaçam a segurança da população, há a preocupação em dar assistência e atenção aos problemas dessas comunidades carentes.

As atividades realizadas pelos brasileiros integrantes do Exército representam um esforço histórico de cooperação do País com a paz mundial. A missão no Haiti é a única, entre aquelas da ONU que visam à imposição de paz, que detém alto índice (cerca de 78%) de aprovação por parte da população local.

Exército Brasileiro, ontem, hoje e sempre! Os mesmos valores, princípios e ideais.



Atenciosamente,



Centro de Comunicação Social do Exército

Reply

(ENTRE RISOS)

...FALTARAM NA LISTA O ;

IACACHAPACK CACHONDRA,
YEVERANDUS FERRUS,
ANTHONY SABONAI,
CATOCHIRO YANABUGA,
WILLANS THOMAS VERDUBOIN E O MAIS INTELIGENTE DE TODOS EM MINHA OPINIAO...O 'SEU ZÉ' ,PASTELEIRO AQUI DO BAIRRO!

O CARA É UMA SUMIDADE...SABE TUUUUUUUDO...PIOR QUE MOTORISTA DE TAXI...NAO HÁ ASSUNTO QUE O SEU ZÉ NAO DOMINE...ENTRE UMA FRITADA E OUTRA ELE FALA DE BURACO NEGRO ,ECONOMIA, SAÚDE, PROFECIA, RELIGIÃO, ENGENHERIA HIDRAULICA, AVIAÇÃO ,SOCIOLOGIA...!

MAS ELE SE SUPERA MESMO É QUANDO FRITA PASTEL DE PIZZA FALANDO DE....SEXO!

'SEU ZÉ'!
MEU CANDIDATO A MAIOR "INTELÊKITUAR" DO MUNDO !!

PS: DUVIDAM?
MANDA O FHC E O RESTO DA LISTA TENTAR FRITAR UM PASTEL!

Reply

Sem deméritos ao FHC, mas eu nunca ouvi falar em nenhum destes.

Reply

E ELLE, ONDE APARECE ????

Reply

São todos da lista dos mais procurados do FBI.

Reply

KKKKKK, ESSA LISTA MAIS PARECE UMA LISTA DE TERRORISTAS PROCURADOS PELOS 4 CANTOS DO MUNDO , SÓ TEM NOME QUE ME PARECE INDIANO ( LIGADOS A CEITA DOS SICKIS ) OU DO ORIENTE MÉDIO , FAZ SENTIDO!!!

Reply

NUN SEI NÃO...

Acho os nomes dos Petralhas da Petition mais bonitos e criativos. Gozado Paulo Boccato: aqui também tem um taxista que é capeta em Astrofísica e Mecânica Quântica....Vou passar o telefone dele pro seu Zé Pasteleiro; assim eles vão poder conversar coisa mais substanciais.

Reply

TUDO GENTE FINA.

Todo mundo na lista é da mais fina nata da esquerda mundial.
É uma lista fechada, saída da esquerda, para consumo de todo o mundo porque veiculada pela grande mídia, esta também manipulada pela esquerda, conforme as previsões do Antonio Gramsci.
São muito mais ativistas que intelectuais.
Nenhum deles passaria no crivo intelectual de um Olavo de Carvalho.

Reply

Alô Boss.
Curtura inutir nóis tem também:

Aitzar Ahsam...vietnamita,como vou ler as explicações?

Amies Basweda...deve ser parente do FHC ou nome de algum licor...kkkk

Kwame Antony Appiah..filósofo de origem em Gana,mas nasceu (Inglês ou americano ?)...
estuda/difunde pan-negrismo e pan-africanismo..existe isto ????

Shirin Ebadi ativista de direitos humanos do IRÃ !!!,advogada e PRÊMIO NOBEL 2003(PAZ).

Drew G.Faust...historiadora americana,1a mulher presidente de HARVARD !!!,é mole???.Parece que foi um acêrto político colocá-la.

Neil Greshenfeld..físico do MIT(BITS and ATOMS)..tem umas idéias sobre a TEORIA DO CAOS E AZAR....!!!!é contra o PT acho..

Ramachandra Guha...historiador indiano(pesquisa meio ambiente,social,política e PASMEMMMMM...CRICKET !!!)

Amir Khaled..(tem um livro ..empinador de pipas...)portanto é escritor e deve morar no interior de São Paulo para empinar pipas.kkkk

Mahmood Mandani ..professor de Columbia University.Especialista em Africa,Islã..e assemelhados

Ashis Nandy...psicologista político ??,sociologista de ciências??? da UNIV. EMORY e também na UNIV. da Índia.

Sunita Narain...ambientalista e ativista político..Ongueiro????,gosta de falar em desenvolvimento sustentável e "verde".

Orhan Pamuk...novelista grego e NOBEL de Literatura em 2006

Abdolkarin Soroush..iraniano,filósofo/farmacologista
Saiu como uma das 100 personalidades que influenciaram NOSSAS VIDAS, pela TIME em 2005.
"e eu nem sabia disto"pqp....o novededos sabe?.
Elaborou uma interpretação liberal do Islã e se envolveu na revolução cultural Iraniana depois do Xá.
Seu sobrenome significa em persa ""anjo"" não é lindooooooo ?.

Wole Soyinka...é NOBEL em 1986 de Literatura.
Nigeriano que deve ter cidadania Inglesa,pois na época a Nigéria era uma colônia Britânica.
Primeiro Nobel Africano.

Espero que após esta caçada possamos voltar ao PT.
kkkkk
Mas com certeza,o FHC deve estar de sacanagem para se envolver com esta turma..
Tem algum cargo "mamata" no exterior em aberto?

abraços e
desculpas pela baboseira.

Reply

Grande Coronel

Parabens ao paulo boccato (ele assina assim) e ao pasteleiro, o qual gostaria do enderêço para consultas de analise.
quanto á lista,
São todos a favor do FATAH

patriota
ps: vou rir durante um mes

Reply

Há também notórios picaretas intelectuais como Noam Chomsky, o adorador do 11 de Setembro, e Al Gore (!!), o Suplicy Americano...É de lascar!

Reply

Meu Coronel,

pelo menos um eu conheço. De ouvir falar, confesso, mas com aquele nome - RAMACHANDRA - só pode ser ele. O Ramá (assim chamado pelos íntimos) fazia um ponta-esquerda "meia-boca" no "Ordem e Progresso" da Praia do Flamengo. A carreira foi encerrada quando o "Capitão", um afro-descendente de 2 metros de altura, técnico do Ordem, descobriu seu nome completo e soltou a frase derradeira: "-Seo putelo, ocê só tava de tritular pelo nomi de 4 algarísmos (ninguém se atrevia a corrigí-lo), qui nem qui Ziko (até falando ele errava na grafia) Pele e Mane. Agora eu sei pruque us cornersi ia tudo prá fora, com esse nome fiadaputa num tem santo qui ajuda. RAMAXANDRA (ele trocou o CH pelo X falando, quase que juro), isso lá é nome de cristão. Vai procurar sua turma seo boyzão !".
A partir daquele dia nunca mais ouvi falar em Ramachandra até ele me aparecer fazendo ala com FHC. Srá que ele ainda bate or "cornersi" prá fora ?
Amplexos.
SELVA !!!

Reply

Caro Coronel,

Gosto muito do teu blog. Leio pelo menos uma vez por dia, às vezes mais. Quase sempre concordo. Mas, desta vez você se enganou. Só para mencionar dois dos nomes da lista:

Kwame Appiah é um filósofo, antropologo nascido em Gana, professor na Universidade de Columbia, ex-professor de Princeton, e um escritor prolífico e de alta qualidade sobre temas de arte antiga, ética, entre outros.

Orhan Pamuk é um escritor turco, crítico de qualquer fundamentalismo religioso, especialmente o islâmico e ganhador do prêmio Nobel de Literatura.

Podemos estar em desacordo com a inclusão do FHC na lista, eu pelo menos estou, mas uma coisa é certa, ele está em muito boa companhia.

Abraço,

Norberto D.

Reply

Coronel

Ainda ficou faltando o nome de Celso Amorim pelo seu sentido de humor, quando em 21 de setembro de 2006 e segundo uma nota divulgada pela Agência Bolivariana de Notícias, "o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, reafirmou o apoio de seu país para que a Venezuela ocupe uma cadeira permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas".

Reply

Alô filoxera.

Se enganou.
O Amorim fala mal inclusive en espanhol.
Ele disse:una silla de seguridad
isto é uma cadeira elétrica
poderia ter dito : celda del comisión de seguridad,ou seja,cadeia mesmo.
abraços

Reply

ÔÔÔ gente, Orhan Pamuk é conhecido. É autor de Neve.

Reply

poxa coronel,
bastava o sr clicar ao lado do nome para saber de quem se tratava. me lembro de ter visto lá mexicano, chines, sul africano, australiano, enfim gente de todos os cantos da terra, mas que segundo os leitores da revista são intelctuais importantes.
acho que seria a mesma coisa se perguntasse a um frances ou ingles comum que é fernando henrique cardoso ou mário vargas lhosa.
sinceramente, achei absolutamente sem sentido e até infantil esta observação sua.
marcia1907

Reply

Hummm¬¬

Também pensei nos nomes invasores da Petit,achei até que o senhor havia colado a lista errada...

Depois me pareceu cardápio de restaurante exótico.Tese que descarto tendo em vista o alto grau de indigestos ali nomeados.

Porém ,justiça seja feita, em que outra lista FHC mereceria estar?Ali ele é o top...

Eis a perfeita lista do que se pode chamar de ilustres insignificâncias.Nem com a ajuda da mídia ficarão famosos.


Só usaram vivos pra lista?

No Brasil não temos coisas melhores como José Goldemberg
por exemplo?Ele dá de 1000 a zero com FHC.E muitos outros que são sumidades e que, por modéstia que vem da verdadeira competência ,não ficam abrindo a boca pra dizer melecas e estar sempre sendo lembrado.Nem montam Institutos com seu nomezinho só porque passaram por cargos eletivos.
Stephen Hawking não estar no topo é covardia.
Na minha modestíssima opinião.
Lia

Reply

Será que esses caras colhetam nomes em banheiros de bares?
Nunca ouvi falar da maioria dos gajos, mas garanto que uma parede de mictório não seria um lugar muito inadequado para catalogá-los!

Reply

Engracado. Uma lista dos 100 maiores intelectuais que nao inclui o nome do cachaceiro? Muito engracado.

Reply

Coronel, com todo o respeito,de vedade, ontem a Dana fez um comentário parecido com esse no Noblat. Quase me atraquei com ela, mas o 01 interferiu. Tenho certeza que o senhor só quis fazer graça, uma família de intelectuais como a sua, sabe perfeitamente quem são.

Reply

Alô Boss.
Ao ataque, sou meio teimoso.
O tal de Anies Basweda tá aqui,mas não sei se é para agitar ao tomar ou se pode misturar com 51.
alguém traduza melhor....acho que linguagem da Bandas da Indonésia,India,etc..

mpat Tokoh Muda Bicara Soal Capres

Jakarta-RoL-- Empat tokoh muda yakni Menneg Pemuda dan Olahraga Adhyaksa Dault, Ketua Umum Gerakan Pemuda Anshor Saifullah Yusuf, Anggota Komisi I DPR dari Fraksi Partai Golkar Yuddy Chrisnandi dan Rektor Universitas Paramadina

Dr Anis Basweda,

berbicara mengenai bakal calon presiden dari kalangan generasi muda di Gedung Sumpah Pemuda, Jakarta, Minggu.

eu gosto muito disto, kkkkk
mas que m....o FHC quer com este cara...seria alguma relação????

ô curtura inutil sô!
e notem que meu teclado não está travando letras não!!!!!

Reply

Gente:

aqui digita o Hereticus, que fez a lista dos 15 nomes, tirada da lista das 100 sumidades da lista da Prospect.

Muitos de voces atribuiram essa lista ao Coronel, talvez por nao terem observado que, apos a linha "E' ou nao e' uma lista de arromba?", vinha a minha assinatura, Hereticus.

Estou impressionado com a cultura (Cultura Util) de alguns comentaristas. Eu ja' confessara minha propria falta de cultura, pois a minha lista consistia dos nomes que eu nunca havia lido antes.Sou mesmo um ignorante: ate' Premio Nobel de Literatura eu nao soube identificar. Talvez se deva a um voto que fiz a mim mesmo, ainda no berco, o de nunca ler um livro escrito por alguem laureado com o Nobel de Literatura. Embora infante, eu ja' intuia que a vida e' muito curta, e temos que ter criterios estritos de prioridades na vida, e ler lixo que vai ser descartado e' pura perda de tempo. Por outro lado, releio o Don Quijote a cada 10 anos. Acabo de ler esse Himalaia da literatura pela quinta vez. Se fosse escrito hoje, nao receberia nem rodape' em suplemento literario.

Devo confessar que, por preguica, nao li as biografias que Prospect fornece, junto com a lista, para que os votantes escolham 5 nomes.
Os petralhas que sao especialistas em invasao de votacoes, podem ir la' e votar em massa em 5 nomes e assim impedir que FHC venha a figurar no podio dos 5 top.

Tambem devo confessar que, para minha abjeta alegria, nenhum argentino figura na lista. Na verdade so' dois sul-americanos: FHC e Vargas Llosa. Eu ainda nao escolhi os 5 nomes em quem votarei. Mas certamente irei incluir o general Petraeus, o estrategista de Bush.
Tambem se pode nomear alguem que nao esta' na lista, e submeter. Penso em submeter Luiz Fernando Falcissimo (como psicanalista de pulso e humorista de talento), ou o SirNey, ou ate' mesmo o Lulla (submeterei 25 cd com gravacoes das segundas-feiras e discursos nos comicios do PAC). Porque nao? se Getulio Vargas entrou para a Academia Brasileira de Letras, com a colecao dos seus decretos-leis debaixo do brazo.

Muito obrigado a todos. Deitei e rolei de tanto rir.

Hereticus

Reply

lia,
para fazer parte desta lista os intelectuais além de terem que ter contribuídos com idéias tinham que estar vivos, e tere sido homens públicos.
ou sejam, todos de uma maneira ou de outra tiveram algum cargo público
marcia 1907

Reply

outra lista desta e leva chumbo!
isto é coisa que se apresenta?
não teve infância?
prefiro uma receita de tainha na grelha.
abraços

nb: tem algum destes na lista dos cartões?

Reply

Para mim pouco impota quem sejam as pessoas,ou pouco importa o que escreveram,isto porque quem os selecionou SABE bem quem são e o que produziram neste campo.Quanto a mim cabe sim ME ORGULHAR por ter feito a escolha certa quando duas vezes votei EM FHC e em SERRA e em ALCKMIN.Não tenho nehum arrependiemento, aos contrários , só me orgulha saber de sua indicação.Dora Jardim

Reply