Os comentaristas.

O NYT publica informação de que a internet mudou profundamente o jornalismo, mas não da maneira que se esperava no surgimento do jornalismo online, concluiu um estudo do Project for Excellence in Journalism, nos Estados Unidos, divulgado neste domingo. Segundo o estudo, acreditava-se que a internet iria democratizar a informação, oferecendo novas vozes, histórias e perspectivas, mas a agenda de notícias continua limitada - os sites oferecem primordialmente as mesmas informações. Uma outra pesquisa concluiu que a maior parte dos jornalistas estão aderindo às mudanças na área. Muitos profissionais da imprensa afirmaram ter blogs e apreciar os comentários dos leitores em seus sites. Não sendo nem jornal nem jornalista, posso dizer que os blogs, no Brasil, antecipam a maioria das manchetes do dia de amanhã. Muitas vezes, quando o blogueiro abre as edições dos grandes jornais, muito já foi publicado. E o melhor: os blogs estão pautando a grande imprensa. Já sobre a importância dos comentaristas, eles são a alma de qualquer blog político. Representam a opinião cada vez mais ausente nos grandes veículos de comunicação. Forte, dura, apaixonada, exagerada, desesperada, humana.

19 comentários

Espero que os blogs passem a influenciar mesmo os jornais convencionais. E espero que alcancem os ouvidos dos políticos, principalmente, os quais ainda se orientam pelos jornais comuns como se estes refletissem a mais pura verdade. Eu já não leio jornais, a não ser o diário local aqui da cidade, para saber das coisas que interessam apenas aos munícipes. De resto, tratar com jornais é o mesmo que tentar se comunicar com um poste de madeira. A petralhada domina.

Reply

Está em andamento no Congresso Nacional um projeto de lei que estabelece inúmeras obrigações e restrições ao serviço de TV por assinatura do Brasil, definindo, inclusive, o que você vai ter que assistir e em que horário essa programação irá passar.
Trata-se da atual redação do Projeto de Lei n° 29/07, que estabelece um complexo sistema de cotas para programação de conteúdo nacional, que deverá ser transmitido durante o horário nobre. Ou seja, você chega em casa do trabalho e terá em todos os canais a mesma programação.
A ABTA (que reúne produtores, programadores e distribuidores) ao se posicionar de forma contrária a este projeto de lei não está combatendo a produção de conteúdo nacional. Pelo contrário! A ABTA apóia e prestigia a exibição do conteúdo brasileiro, no entanto se opõe ao instrumento de cotas na sua TV por assinatura. Esta imposição não gera fomento à produção nacional, mas sim uma proteção e uma reserva de mercado que irá aumentar o valor mensal da assinatura. Existem alternativas, muito mais eficazes e menos dramáticas, para incentivar a produção brasileira para você assinante e para o mercado.
Na contramão do mundo democrático, o atual Projeto de Lei n°29/07 torna toda estrutura de telecomunicações nacional extremamente burocratizada e demonstra uma excessiva intervenção em um serviço que é prestado sob o regime privado. Além disso, traz ao consumidor e ao mercado diversos impactos negativos, tais como:

- Aumento do custo de vida dos assinantes: A despesa do serviço de TV por assinatura ganhará um adicional de aproximadamente 80% em apenas ano! Em quatro anos, o preço dos pacotes básicos aumentará algo em torno de 82,6%!*
- Redução do número de assinantes: Estimamos a perda potencial de 3,92 milhões de assinantes até 2010, apenas em razão do aumento do valor mensal da assinatura;*
- Elitização e estagnação da TV por assinatura: Além da perda de assinantes efetivos, o mercado poderá perder novos assinantes potenciais – totalizando uma perda de 4,4 milhões de assinantes;
Para cumprir as medidas complexas e absurdas trazidas na atual redação do Projeto de Lei n° 29/07, será necessário retirar canais já consagrados ou adquirir novos canais - o que demanda altos investimentos e resultará no aumento da mensalidade dos assinantes.
Estudo do Instituto Pezco de Pesquisa e Consultoria demonstra que a adoção de cotas resultará em fortes custos com a burocratização. Um duro golpe à competitividade da economia brasileira e ao mercado audiovisual nacional!*

Reply

Coronel

Que seriamos nós comentaristas, sem um bom blogueiro?

E o que seria a mídia, sem um bom blogueiro?

O seu a seu dono!

Nota 10 para si, por um dia ter tomado a iniciativa de ser blogueiro.

Demorou essa decisão, hem!

Costuma-se dizer: por detrás de um bom político costuma estar uma grande mulher!

Eu apenas acrescento: por detrás de um grande blogueiro, está a Nariz Gelado!

Reply

SÓ O MILHONARIO CONY DA FOLHA QUE CHA QUE SMOS 'DESOCUPADOS' E "CHATOS"...

O FATO É QUE JORNAIS E JORNALISTAS PERDERAM O 'FEUDO' E NAO MAIS REINAM SÓS E ABSOLUTOS...NAO APRENDERAM QUE O LEITOR QUER INFORMAÇÃO E NAO 'CATEQUESE' !!

EM RESUMO ?FICOU BEM MAIS DÍFICIL PARA ELES MENTIREM DEPOIS DA INTERNET E DOS BLOGS...

Reply

VERGONHA !

Eleições municipais Na Bahia, PSDB firma uma aliança informal com PT

Reply

A grande imprensa está ignorando, de propósito, o debate sobre a situação da Reserva Raposa Terra do Sol, em Roraima. Hoje, li o jornal (via internet) Folha de Boa Vista e fiquei preocupado. Enviei o artigo pra vc.

Reply

O blog é uma grande revolução na comunicação ao permitir que um maior número de pessoas possa dar opiniões. Antes as controvérsias eram delimitadas pelo círculo de convivência intelectual e social do guru do pedaço. Agora uma percepção da realidade objetiva, particularíssima, rapidamente pode ser alavancada para um universo considerável se o autor permitir.

Reply

Coronel, eis a máxima do dia:
'Quem anda dentro da Lei, hoje, é considerado imbecil'.

Embaixador Marcílio Marques Moreira, que deixou a Comissão de Ética Pública, desapontado com a falta de providências contra o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que, no governo, servia a dois senhores. (Em entrevista à revista 'Veja' que está nas bancas).

Reply

CORONEL,

Adoro os blogs,leio vários,mas encontrei o Coturno pra chamar de meu.
Obrigada por este espaço!

Quanto aos jornais,inclusive os televisivos,só trazem notícias velhas e sem opinião.
Pelo menos os blogueiros e comentaristas eles não conseguem dominar.Estão perdendo o poder.
Esta é a verdadeira democratização da imprensa.Viva "nóis"!!!

Abraços, ANA.

Reply

Outra pérola do dia:
G1
Artistas participam de evento em Brasília contra corrupção
'O que você tem a ver com a corrupção?' foi lançado nacionalmente neste domingo(16).
Foco da campanha é a conscientização do papel do cidadão comum na sociedade.

Agora, a questão fundamental: com ou sem cartão corporativo protegido?

Reply

Coronel:

parabens por ter ultrapassado os 150 mil acessos. Nao canso de recomendar seu blog para meus amigos e conhecidos.

Sou assinante da TV via satelite. Os canais que pertencem `as emisoras nacionais de tv sao uma PORCARIA. Ja' nao aguento ver nem BandNews (filial da Al Caida), nem GloboNews (so' da' comentarista bisonho no horario nobre, tudo da base aliada do governo, um NOJO).
O mais provavel, se essa novidade anunciada de aumento de preco na assinatura com reserva de mercado vier a acontecer, sera' eu cancelar minha assinatura. De qualquer modo, as noticias ja' as leio na Internet nos sites de noticias. E para jornalismo de opiniao, fico com a leitura do Coturno Noturno do bravo CORONEL, e seu time de comentaristas, onde ocupo o ultimo lugar.

Hereticus

Reply

Que isso,Hereticus,não seja modesto!
Vc dá umas boas opiniões por aqui.

Abraços,ANA.

Reply

CONY E DEMAGOGIA.

O Cony pode achar o que ele quiser dos blogs e blogueiros.
Isso não significa nada. Ele é um sujeito que recebeu indenização do Estado Brasileiro por haver perdido emprego no tempo da ditadura! Está pendurado nas tettas da viúva.

Reply

Esta campanha contra a corrupção e adereços patriocinada por "artistas" e pelo PT.????
Estão me tirando ????
Artistas que choraram na campanha do LULA.?
kkkkkkkkk

CORRA BINO QUE É GOLLLLPEEEEEE.

e eu é que sou o burro?

vou participar da campanha da preservação dos ursos Panda,ou dos Koalas australianos.Talvez dos corais do Caribe.

a

Reply

Coronel,

Não sei como funciona essa coisa de blog político nos States, essa pesquisa deve ter sido aferida por lá.
Aqui no Brasil, tem funcionado e muito bem.Há muito não leio mídia impressa; notícias plantadas, requentadas.
Pela internet nos informamos, interagimos e temos uma rede de blogueiros e comentaristas que nos trazem verdadeiras reportagens investigativas.
Esse processo está evoluindo cada vez mais. Os blogs vierem pra ficar e com certeza,com a massificação da internet, servirão de termometro em tempo real pra que nossos representantes saibam como seus eleitores os estão avaliando.
De minha parte, elegí o Coturno meu blog cinco estrelas.

Abraços, Romulo.

Reply

Heréticus,
Você está entre os melhores comentaristas da blogosfera!...

Reply

Pois é. Estou perdendo o habito de ler , ouvir e ver jornais. Amadureci. Não engulo mais o que elles (os que estão no poder) mandam a midia amestrada enfiar em nossa goela.

Reply

Forte, dura, apaixonada, exagerada, desesperada, humana.

E faltou dizer bem-humorada...

Nóis sofri, mas nóis goza(deles).

Lia

Reply

Coronel, pode estar certo, esse aqui é um autêntico blog aonde o comentarista pode realmente expressar sua opinião. Digo isso porque nos grandes blogs do "mainstream" o cara sofre uma censura na prática, escondida sob a alegação de que os donos podem ser processados. Então os comentaristas ficam babando o ovo do dono e sofrendo grosserias dos moderadores que me passam a impressão de serem ex-jornalistas com quem os donos deixam essa sub-tarefa para não se chatearem. No fim, os comentários ficam muito parecidos e se tornam uma chatice só. Dê tempo ao tempo e veja aonde esses blogs vão parar.

Reply