O contundente discurso do Senador Demóstenes.


SR. DEMÓSTENES TORRES (DEM – GO. Como Líder. Sem revisão do orador.)

Muito obrigado, Sr. Presidente.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores:

“Hugo Chávez é o demônio. É a coisa mais perigosa depois do islamismo fanático”, Arnaldo Jabor.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) ontem tomou a decisão que se esperava sobre a crise política criada pelo Presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Sem muita retórica, a OEA conseguiu compor o conflito diplomático entre a Colômbia e o Equador com uma saída à brasileira. Ficou o dito pelo não dito. O pouco atuante organismo internacional reconheceu que o Equador teve o seu espaço territorial invadido, mas se esquivou de condenar a ação militar colombiana e ponto final. Na verdade, a OEA deve ser elogiada por ter reduzido o conflito à sua real dimensão.

Em nenhum momento tive a percepção de risco iminente de uma guerra no subcontinente sul-americano. Era só mais uma expansão delirante de Chávez.Tudo poderia ter sido resolvido com o telefonema que o Presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, fez ao seu colega equatoriano, Rafael Correa, ainda no sábado, logo após confirmada a ação militar que executou 21 narcoguerrilheiros das Farc, inclusive o número dois da organização bandida, Raúl Reyes. Mas o tolo e ingênuo Correa, depois de pedir permissão para falar, recebeu do Presidente da Venezuela a ordem para recusar o pedido de desculpas, expulsar o embaixador colombiano e mobilizar tropas para eventual campanha militar.Imaginou que estaria dando um passo político importante ao estimular os ânimos patrióticos dos equatorianos, quando saiu desmoralizado depois de fracassado périplo pelos países vizinhos e da própria decisão da OEA. Dá nisso seguir a esquizofrenia de Hugo Chávez e confiar na unidade ideológica da esquerda latino-americana! A fidelidade é só de discurso, e o Presidente do Equador só não ficou a falar sozinho com as tartarugas de Galápagos porque teve de pajear o líder bolivariano.

O Presidente da Venezuela, mais uma vez, como muito bem advertiu o seu ex-Ministro da Defesa, Raul Baduel, transformou o conflito em um reality show. Da televisão deu instrução ao corpo diplomático, mandou o Ministro da Defesa mobilizar tropas, depois rompeu relações com a Colômbia e ato contínuo fechou as fronteiras do país com a Colômbia. Tudo pirotecnia para disfarçar a crise estrutural que a Venezuela experimenta. Apesar de se beneficiar da alta do petróleo, Chávez está dissipando enorme reserva de recursos para criar focos de instabilidade na América Latina, enquanto a Venezuela afunda no abismo econômico e carece de instituições democráticas. A indústria do petróleo venezuelana está em avançado estado de sucateamento. A inflação permanece fora de controle. Há crise de abastecimento de alimentação. Os indicadores de criminalidade são piores do que os do Brasil, por incrível que pareça. O Poder Judiciário é submisso ao governo central. A imprensa tem sérios limitadores de liberdade de expressão, e o parlamento é uma instituição absolutamente servil aos mandamentos de Chávez.

O Presidente da Venezuela precisa da fanfarronice para manter o ambiente político interno sob controle. De fato, hoje, representa o segundo maior problema da América Latina. O primeiro, naturalmente, são as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), razão primordial do conflito entre a Colômbia e o Equador. As Farc precisam ser eliminadas da Colômbia para que haja estabilidade política no subcontinente. Os Governos do Brasil, da Argentina e do Chile, para ficar entre os principais países do Cone Sul, expressaram apenas platitudes quando condenaram o ataque colombiano ao território do Equador, que resultou na morte dos narcoguerrilheiros. Evidentemente, foram omissos e faltaram à responsabilidade de contestar com veemência a atividade terrorista das Farc. Foi jogada pela janela grande oportunidade de a América Latina assumir o protocolo de varrer o terrorismo teúdo e manteúdo do crime organizado, especialmente do tráfico de entorpecentes e de armamentos. Caso houvesse o compromisso decisivo dos países com influência na região de sufocar politicamente as Farc, a Colômbia certamente conseguiria ter êxito mais rápido em liquidar a fatura com os narcoguerrilheiros e encerrar uma guerra civil em curso há mais de 40 anos.

Sr. Presidente, o povo da Colômbia não aspira por outro acontecimento senão o de se livrar dos atentados, dos seqüestros, do tráfico de drogas, da instabilidade políticae do custo exorbitante do esforço de guerra empreendido contra a narcoguerrilha. Foram aos milhares às ruas de Bogotá protestar contra as Farc e mais de 80% deles manifestaram apoio à ação militar no Equador. Não há margem de negociação com terroristas e as Farc são um grupo no qual não se deve depositar a menor confiança.Por exemplo, o primeiro-ministro socialista da Espanha, José Luis Rodriguez Zapatero, deve ganhar as eleições no próximo domingo, mas tem experimentado momentos dificílimos nesta campanha por conta do comportamento do seu governo com o ETA, grupo terrorista do país basco. A pusilanimidade não costuma ser perdoada por nações vítimas do terrorismo.O Brasil é um país vulnerável à influência das Farc, particularmente a Amazônia Ocidental, onde há inúmeros conflitos agrários em uma fronteira de selva timidamente protegida. O Exército brasileiro faz um trabalho fantástico na região e já teve de intervir para conter as tentativas de operação das Farc no território nacional. Agora, é sabido que o Brasil não tem hoje capacidade para sustentar um conflito de longa duração na região, nem de guardar tamanho território. O Plano Estratégico de Reestruturação do Exército prevê investimentos pesados para a implantação de sete novas unidades na região amazônica, agora é preciso que isso se confirme, apesar da baixa resolução do atual Governo.

O Brasil faria um bem enorme a si mesmo se assumisse o repúdio incondicional às Farc e cooperasse com o governo da Colômbia para vencer a guerra civil. As Farc não têm nada de marxismo ou de qualquer outra utopia revolucionária. Na há nada de ideológico nas Farc, a motivação é unicamente criminosa. A narcoguerrilha é uma indústria do tráfico de entorpecentes a serviço da desestabilização política da Colômbia. As Farc são apenas uma organização bandida e só possuem afinidade com uma gente desqualificada como esse Fernando Beira-Mar, alguns aloprados com cargo em comissão na Esplanada dos Ministérios e o próprio Hugo Chávez. O Governo do PT não condena a narcoguerrilha nos foros internacionais, porque tem ligações fraternais com as Farc como co-fundadores do Foro de São Paulo. Não pensem que me esqueci da enorme dissimulação patrocinada nesta Casa quando das investigações dos cinco milhões de dólares doados pelas Farc para financiar a campanha eleitoral do PT. A Abin, por exemplo, ficou muito mal ao final do desmentido. Tenho notícia segura de que integrantes do mais alto escalão do Governo Lula estão condolentes e intimamente abalados pela morte do companheiro e amigo Raul Reyes.

Sr. Presidente, de fato, não há como negar que a Colômbia invadiu o espaço territorial do Equador, e o próprio Presidente Uribe manifestou isso desde aquele primeiro telefonema que mencionei. Agora, é preciso deixar a hipocrisia de lado e reconhecer que o povo colombiano enfrenta uma guerra civil há quatro décadas. Não temos o direito de menosprezar a esperança da Colômbia.

O país tem poder econômico e influência geopolítica maior do que o Equador, que não tinha nada de abrigar comando das Farc em seu território. Aliás, o governo do Presidente Rafael Correa assumiu o risco de ter sua soberania violada quando recebeu o número dois das Farc para hipotecar apoio à narcoguerrilha, ao ponto de acenar com o reconhecimento de beligerância, status político conferido por Chávez ao bando de Manuel Marulanda.O posicionamento, seja explícito, seja clandestino, em favor de um lado da guerra civil, gera conseqüência militar. As Farc são uma causa sem futuro, devem ser eliminadas do território colombiano e todo governo que se envolver com tais criminosos vai perder capital político. Não é sem razão que o Palácio do Planalto nutre simpatia pelas Farc. No entanto, por pragmatismo, mantém a devida distância formal dos narcoguerrilheiros e deixa aos cuidados dos operadores clandestinos do Estado o relacionamento de boa vizinhança com Marulanda.Isolar a Colômbia, Sr. Presidente, neste momento, é a pior das estratégias, e a Organização dos Estados Americanos pôs ordem na casa ao conseguir solução negociada. Ainda não foi desta vez que Hugo Chávez mandou decolar seus caças Sukhoi, recém-adquiridos da Rússia, para testar a real capacidade militar da Venezuela. Por enquanto, ficou na bravata, mas a ameaça é potencial. Chávez é um coronel-caipira frustrado em busca de um front e ficaria melhor no realismo fantástico da literatura proscrita da década de 1960.

Felizmente, tem sido observado com o devido cuidado pelas Forças Armadas brasileiras, ainda que o Governo Lula faça de conta que o Presidente da Venezuela seja o cimento da integração latino-americana. Hoje, a eliminação das Farc e a gradual perda de importância política de Chávez são o sentido que se pode dar ao que foi o devaneio das esquerdas de um dia encontrar a causa dos povos deste desencantado subcontinente.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

27 comentários

Coronel,
Fico feliz com a postagem do discurso que fez no Senado o Senador Demóstenes Torres. Eu o ouvi e fiquei impressionada com a clareza de exposição, críticas oportunas e referências importantes. Cita também o foro de S. Paulo, até ontem tabu na grande imprensa, que parece não querer melindrar o presidente, mostrando os ínvios caminhos por onde andam seus companheiros.
Com sua iniciativa vou poder ler calmamente o discurso e mandar para aqueles que acham esse governo inócuo.
Parabéns pela rapidez da iniciativa. Seu blog é referência quando se quer saber em tempo real o que acontece em Pindorama.
Saudações,
M. Rosa – S. Paulo-SP

Reply

GRAAAAAAAAAAAAANNNNNNNDE DEMOSTENES !

E ELE AINDA USA BENGALA !

...(TI CUIDA PT) !

Reply

Realmente um "destaque" na blogosfera.

Sharp Random

Reply

Lúcido, como sempre. Pena que os senadores de SC não chegam nem perto. A racinha está ganhando todas. Pau neles.

Reply

As palavras são ótimas, como sempre que o Sen. Demóstenes fala ou escreve.

Infelizmente, são só isso - palavras.

A oposição deve iniciar ações concretas: CPI do Foro de São Paulo, levar problema do dinheiro que deve ter vindo nas campanhas de volta à discussão para esclarecer com a ABIN, exigir a identificação da origem do $$ dos alopradros que a eficiente PF não descobriu, exigir o esclarecimento da deportação dos atletas cubanos, etc.

Veja-se o caso Colômbia x RR - o que resolveu foi a ação. Até o contrabandista de armas já está preso e não faz uma semana.

Ações e não palavras!

Reply

TIC...TAC...TIC...TAC...Lembra, Coronel, o relógio de 16.000 dólares comprados com o cartão corporativo? Agora uma esperança renasce com o tic...tac do computador de Reyes, com tudo escritinho, incriminando com todas as letras o pessoal da Esplanada a serviço das Farc. Já há na Itália uma menção ao Cornoluleone no episódio da Telefonia. Agora, armas, drogas, terorismo, fronteiras, Foro de São Paulo, Interpol, condenação veemente e pela primeira vez positiva e concreta de um membro do Senado.
TIC...TAC...TIC...TAC... Bomba-relógio regressiva...

Reply

ele só queria , além de aparecer, era fazer subir o preço do barril de petróleo.


Melhor assim que não tenha tido arranca-rabo entre soldados por uam coisa que não valia a pena.Só lamento Lula ter-se saído bem, como estadista.

Agora que ele se mostrou inteito como assim com chavez, Sarkozy que chame os embaixadores do Brasil,Venezuela e Equador,na França, e lhes dê um ultimato para soltar seu troféu, a Ingrid.
Tá precisando dela como cabo eleitoral das municipais lá...
Tem de aproveitar enqto não passa o efeito do Baygon na selva.


Mas que dói saber que nem dando um passaporte DILOMÁTICO brasileiro a um bandido o impedimento do Lula não sai...
É frustrante ¬¬

Lia

Reply

Jonie Walker
Temos um impasse. Os Senadores que não chegam nem perto do Senador Demonstenes são os senadores de SP. Uns frouxos. rs...rs...

Reply

O Senador Demóstenes sempre me faz ter esperança! Ainda temos alguém digno em nosso parlamento!!!

Reply

Que lucidez! Que ótimo raciocínio na exposição dos fatos! Clareza hialina! É uma pena, entretanto, que aquele a quem melhor interessaria o texto não dispõe da mínima capacidade para entender, absorver ou adsorver sua profundidade e amplitude.

Perito

Reply

Veja Coronel o que fizeram com as FFAA, sera que esta lei ainda esta em vigor e o SENADO deixara passar tal irregularidade ou o erro sera corrigido naquela casa e veja como se comporta o Comandante Supremo das FFAA a respeito, nem satisfacao da para os seus subordinados ?

PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA SALARIAL DOS MILITARES, UMA SAÍDA SERIA A APLICAÇÃO DO DECRETO-LEI Nº 667, DE 2-07-1969, QUE ESTÁ EM VIGOR. ALGUNS MILITARES PROPÕEM O INGRESSO COM UMA AÇÃO COLETIVA NO JUDICIÁRIO POIS, SEGUNDO O DECRETO LEI, MILITARES DA POLÍCIA MILITAR NÃO PODEM TER SALÁRIO SUPERIOR AO DAS FFAA.

Leiam o DECRETO-LEI Nº 667, DE 2 DE JULHO DE 1969:

Reorganiza as Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares dos
Estados, dos Território e do Distrito Federal, e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , usando das atribuições que lhe confere o § 1º do artigo 2º do Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968,
DECRETA:
Art 1º As Polícias Militares consideradas forças auxiliares, reserva do Exército, serão organizadas na conformidade deste Decreto-lei.
........................................................................................................................................................
Art 24. Os direitos, vencimentos, vantagens e regalias do pessoal, em
serviço ativo ou na inatividade, das Polícias Militares constarão de
legislação especial de cada Unidade da Federação, não sendo permitidas condições superiores às que, por lei ou regulamento, forem atribuídas ao pessoal das Fôrças Armadas. No tocante a cabos e soldados, será permitida exceção no que se refere a vencimentos e vantagens bem como à idade-limite para permanência no serviço ativo.
........................................................................................................................................................

Art 30. Êste Decreto-lei entra em vigor na data de sua publicação ficando
revogados o Decreto-lei número 317, de 13 de março de 1967 e demais
disposições em contrário.
Brasília, 2 de julho de 1969; 148º da Independência e 81º da República.
A. COSTA E SILVA
Aurélio de Lyra Tavares
publicado no D.O.U. de 3.7.1969

Tah no site do Planalto, está em vigor

OBSERVAÇÃO: O TEXTO DO DECRETO-LEI ESTÁ CONFORME O ORIGINAL.

TABELA DOS NOVOS SALÁRIOS DA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL.
EM VIGOR EM 2008.

Nova tabela de vencimentos da PMDF.

CEL........................R$ 15.355,85

TEN CEL................R$ 14.638,73

MAJ........................R$ 12.798,35

CAP........................R$ 10.679.82

1º TEN ...................R$ 9.283,56

2º TEN....................R$ 8.714,97

ASP........................R$ 7.499,80

SUB TEN...............R$ 7.608,33

1º SARG................R$ 6.784,23

2º SARG................R$ 5.776,36

3º SARG................R$ 5.257,85

CB..........................R$ 4.402,17

SD 1A CLASSE ....R$ 4.129,73

SD 2A CLASSE ....R$ 3.031,38
"

Reply

Muito bem Coronel! Todo apoio ao Demóstenes.

Reply

Coronel

Se a indústria do petróleo venezuelana está em avançado estado de sucateamento, porque razão o molusco está deixando-o construir a de Pernambuco? O que está por detrás disso?

Ainda há bocado, no Globo News, ouvi o locutor dizendo que hoje em Bogotá milhares de pessoas protestaram contra as forças paramilitares direitistas colombianas que mataram centenas de pessoas (total inversão de valores), mas a imagem mostrava não mais que 200 gatos pingados agarrados a bandeiras vermelhas e a fotos (todas coladas do mesmo jeito), caminhando e, um bolchevique sendo entrevistado. O Globo News como sempre, para não variar, continua fazendo um péssimo trabalho a favor da petralhada! Mas a manifestação a favor de Uribe, não mostrou nem falaram dela! Grande isenção daqueles jornalistas e locutor chapa-branca! Vão dormir com a consciência tranqüila. Mercenários chapa-branca!

Não vi o senador Demóstenes aflorar sequer porque razão esse narco-terrorista e assassino Raul Reys tinha em sua posse um passaporte diplomático brasileiro? Com que direito o molusco vermelho autorizou que lhe fosse concedido? Isso tem de ser investigado, mas NENHUM senador ainda teve a coragem de pedir explicações nem mesmo Demóstenes, Qual o motivo? È por ser do DEM que me merece respeito? Eu até nem gosto de político!

E quanto ás nossas FAs, esqueceu-se falar que elas começaram a ficar no brejo para não dizer na merda, desde o governo de FHC, culminando no desgoverno deste molusco, que mais não fez que limitar-se a cumprir na integra o que está escrito no programa do Foro de São Paulo. Não entrar em conflito diretamente com elas, mas desmotivando, não lhes comprando nem mordenizando o armamento, nem mesmo atualizando seu pré e com isso, seu poder de compra. Mas todos os anos o molusco vermelho recebe a DRU (R$ 90 bilhões) para gastar como entender e, pela Lei, sem prestar contas a ninguém! Isso não falando nos dois bilhões de US$ que deu para o Banco do Sul de Chavez, dividas de muitos bilhões perdoadas a países africanos, R$ 1 bilhão para que Dilma mandasse fazer o conversor de sinal analógico em digital das nossas TVs, os bilhões que foram entregas ao INCRA para ajudarem os narco-terroristas do MST, e muita coisa mais eu poderia dizer, tal como o custo de cada senador em 2007, foi mais de R$ 33 bilhões. Mas para as FAs, nunca pode haver dinheiro. O que Demóstenes disse hoje sobre as FAs, já deveria ter dito há seis anos atrás. Não hoje. Não tinha esse direito.

Reply

Esse pessoal de barriga cheia, reclamando dos senadores de seus estados...ai ai...Vocês não sabem o peso, o constrangimento e o desconforto deste cidadão fluminense...Senão vejamos: Bispo Crivella; Paulo Duque ('cuma'?); Saturnino Braga (que vergonha, meu Deus); Benedita da Silva; Francisco Dornelles; Jamil Haddad... tá bom ou querem mais, seus sádicos??

Reply

Coronel:

muito bom o discurso em seu texto. So' lamento ele iniciar com uma citacao do imbecil do Arnaldo Jabor. Para xingar o Makako Loko do Chavez nao precisa pedir a ajuada de tal personagem da midia.

Hereticus

Reply

O Sen Demóstenes nos faz pensar que Hugo Chaves é apenas um Odorico Paraguassu do momento, que precisava de um defunto para inauguar seu cemitério, e Chaves precisa de uma querra para inaugurar seus caças Sukhoi. O Micomandante Odorico Paraguassu Beligerante.

Reply

Coronel

Veja quanto nos custa cada senador e recusam-se apresentar os custos na internet.

O senhor confia neles? Eu não!

Falam bem? Claro que falam, senão eram eleitos pelos idiotas uteis.

"Em 2008, cada mandato no Senado custará aos cofres públicos mais de
R$ 34 milhões, o que significa cerca de R$ 15 por habitante.

Orçamento Custo por senador (R$) Custo por habitante (R$)

2007 33.092.200,28 14,35
2008 34.113.708,00 15,02"

http://www.transparencia.org.br/index.html

Reply

Coronel,

O Brasil tem pouquissimos politicos com a competencia e inteligencia do senador Demostenes.

Dr Evil gostaria muito que ele fosse o proximo presidente do Brasil.

Demostenes ja!

Reply

Isso mostra que ainda temos gente livre no Congresso.

Reply

Este moço, pela honradez, é citado em minha monografia quando em discurso no Sendo detonou a política de segurança de Thomaz Bastos/Lula, que contingenciou os recursos dó Plano Nacional de Segurança Pública. O que não foi dito, e nem precisava, é que o objetivo era exatamente favorecer abandidagem que é um séquito favorável a Lula.

Reply

Ao TSE
Eu sou de SP e quero votar no SENADOR DEMOSTENES TORRES. Como faço?

Reply

O Senador Demóstenes está de parabéns.

O DEM deveria lançá-lo candiadato à presidência.

Este negócio de ficar apoiando tucano é o maior atraso de vida.

Reply

Coronel, brilhante discurso do senador Demóstenes. Entretanto, será votado no Senado o anteprojeto de lei que cria a Secretaria Nacional do Teatro, apesar da existência do Ministério da Cultura. O presidente da Casa, prometeu uma tramitação rápida, vapt-vupt e teremos, segundo ele, um país realmente desenvolvido. Porém esqueceu o básico, sem segurança não há desenvolvimento econômico, político, tecnológico, científico, cultural e nem social. Certamente a nova Secretaria fortalecerá a segurança de nossas fronteiras e será a garantia da nossa soberania. Os parlamentares deveriam estar preocupados com o desmonte total de nossas FFAA e um aviltamento, nunca visto, de seus vencimentos, ocasionando evasões constantes de seus quadros. Fiéis ao regulamento, a tropa, impedida de fazer greve, é punida, desrespeitada e humilhada perante nossa sociedade por esse governo inepto, com atitudes de Tartufo e discursos que esvazia a reflexão do povo. Na posse do atual Ministro da Defesa, o presidente falou: “não existe país no mundo que seja respeitado se não tiver as Forças Armadas competentemente preparadas e equipadas para a defesa dos interesses da soberania nacional”. O que o presidente e comandante-em-chefe diz, não se escreve. Se o Governo perdoa dívidas de outros países, cria novas secretarias, esbanja com cartões cooperativos, ONGS, TV Pública por MP, paga indenizações milionárias aos anistiados políticos, então confirma a existência de recursos. O que falta é vontade política.
Lembrando, não há Estado perfeito sem soberania, porque ela é uma autoridade superior que não pode ser limitada por nenhum outro poder.
Um abraço e agradecimentos.
J. Angel

Reply

O Sen DEMÓStenes está INFERNizando a vida do PT..

Reply

A profundidade e a clareza com que o Senador Demóstenes Torres trata de quase todos os assuntos é impressionante - daria um grande presidente da República, se a democracia brasileira fosse mais vibrante e se o DEM não seguisse como um cachorrinho as peripécias do PT-light conhecido como PSDB.

Reply

Excelente discurso.

Quanto mais gente falando do Foro de São Paulo melhor. O governo Lula tem de explicar que relação tem com as FARC.

Reply

Parabéns e obrigada Coronel por ter postado o discurso do Sen,Demóstenes Torres.Um belo discurso,inteligente como sempre.Dora Jardim

Reply