Equador: talibã bolivariano.

A defesa da Colômbia, hoje, na sessão extraordinária da OEA vai estar baseada nas duas resoluções do Conselho de Segurança da ONU, que autorizaram as ações americanas no Afeganistão, para lutar contra a Al Qaeda, lá instalada sem obstáculo governamental. Esta estratégia justifica a tentativa do Presidente do Equador, ontem, de provar que estava realizando gestões para a liberação de prisioneiros, entre eles Ingrid Betancourt e os três reféns americanos. E a demonstração ostensiva, por parte da Colômbia, dos materiais encontrados nos computadores de Raul Reyes, que comprovam as ligações amistosas entre as FARC e o governo equatoriano. Para a Colômbia, o que o Equador estava negociando com as FARC era receber alguns reféns para fins promocionais e, em troca, liberar as suas fronteiras para livre acesso dos guerrilheiros, inclusive com transferência de comandantes militares que não concordassem com a decisão. É o que está gravado no computador de Raul Reyes.

Ontem, na ONU, o vice-presidente colombiano, Francisco Santos, também evocou, em Genebra, a Resolução 1373, que exige dos Estados compromissos vinculantes contra o terrorismo, determinando que "neguem refúgio a quem financiam, planificam ou cometem atos de terrorismo e os impeçam de usar os seus respectivos territórios para estes fins, contra outros Estados e seus cidadãos."

A Colômbia gostaria de levar o assunto para a ONU, tendo em vista que a OEA não tem claro em suas resoluções quais os direitos dos países no combate ao terrorismo. Leia mais aqui.

2 comentários

Deve haver um montão de resoluções que a Colômbia pode pedir contra a Venezuela do Hugo Chavão, inclusive no Conselho de Segurança.

Reply

Telegráficas:


Lula finalmente mostrou ao mundo que defende terroristas.

Lula não quer porrada em bandido.

Lula quer porrada só nas vítimas dos bandidos.
Lula quer porrada nos seqüestrados.

A Betencourt não será libertada porque se for o resto do mundo, França na cabeça, não tá nem aí pros demais reféns.


A França ainda existe graças a mancada americana de mandar soldados para morrer lá e libertar aquela estrovenga das mãos dos alemães.
Deveria ter deixado os chucrutes comendo os brioches deles.Eles gossstammm. O sonho de todo francês é ser alemão,de preferência alto, loiro de olhos claros.Tentativa desesperada de não serem LATINOS( francês não se acha latino, latinos são os outros, da Botucolândia das américas).

Sarkozy está provando que só tem papo; mais papo que altura.É um fraco se abaixando pra gente como Chavez,Correa,Lula.
Ele já disse que seu interesse é o Leste europeu e não esta África mais verdinha que é a AL.

A globo tá condenando a violação da soberania do Equador? Ahhhh, que lindo, e ficou caluda qdo a França violou o espaço aéreo do Brasil??Gostou?ficou pianinha?e não sabe que a Venezuela já começou a comer os Brasil pelas bordas com seus amiguinhos terroristas?E a ocupação da AmazÔnia brasileira?Bandeiras estrangeiras plantadas em território nacional?Não condena não???

Humm, nada como 800 mi em caixa vindo do governo.Um é fala que eu te escuto. Outro é paga que eu te defendo...

Lia

Reply