A resistência está nos blogs.

Yoani Sánchez, a blogueira cubana.

Em Cuba, Yoani Sánchez comanda um blog que fala aos jovens que nasceram nos 70 e 80, período de forte presença soviética na ilha. Por causa do custo, ela escreve off-line e só entra na rede para colocar posts no ar; as mensagens chegam à Universidade de Havana.

Ontem, o blog Geração Y, em cuja página pode-se ler o perfil de Yoani, conseguiu bater seu próprio recorde em dois anos de existência. Foram 900.000 hits no mês em que ela bateu mais forte no governo -o da renúncia de Fidel.

Yoani define Geração Y: "É um blog inspirado em gente como eu, com nomes que começam ou contêm ípsilon. Gente nascida na Cuba dos anos 70 e 80, marcados pelas escolas no campo [todos os secundaristas foram mandados para escolas rurais], os bonecos russos, as saídas ilegais e a frustração. Assim é que convido especialmente Yanisleidi, Yoandri, Yusimí, Yuniesky e outros que arrastam seus ípsilons para que me leiam e me escrevam."
Geração Y é o blog das pessoas que nasceram ou foram educadas na Cuba hegemonizada pelos burocratas russos, bem antes da queda do Muro de Berlim (em 1989). O blog é chamado de "balsa virtual" por alguns de seus leitores -em referência às balsas precárias que levam cubanos para os EUA. Mas o pessoal é mais bem-humorado do que a tragédia dos "balseros" pode dar a entender. Eles chamam, por exemplo, o presidente venezuelano Hugo Chávez de "Ego" Chávez, Raúl de "Hermaníssimo" e de "Castro 2º".

Yoani diz-se especialista em "economia de tempo de conexão". "Eu não navego na internet, não faço pesquisas. Escrevo off-line todo o tempo e só me conecto para pôr meus posts no ar. Um cartão de 6 pesos conversíveis (R$ 12), que me dá direito a uma hora de conexão, permite que eu me conecte seis vezes e ponha no ar seis posts diferentes."Na Universidade de Havana, estudantes replicam o blog também off-line, copiando os posts e reproduzindo-os em computadores fora de linha com o auxílio de pendrives. "É claro que isso restringe muito o debate. Mas é questão de tempo", diz Yoani. "É impossível controlar a internet."

Excelente matéria da Folha. Assinantes lêem aqui. Ou vá direto ao blog Generación Y.

5 comentários

Prezado Sr. Cel:

Excelente matéria para reflexão, durante essa sua pausa, e ação, após seu retorno.

Aqui, no reino da fantasia, apesar do Fuhrerzinho, dos Petralhas & Cia, o poder de "fogo" dos Blogs ainda é incomensurávelmente maior. E isso tem de ser devidamente aproveitado.

Eles parecem ser o grande "armamento" do século XXI - Disseminadores dinâmicos de informação e opinião:
Tudo, o tempo todo, em todo lugar, para todos. Incrível!

Breve regresso.

Reply

QUAIS CONQUISTAS SOCIAIS?
por Rodrigo Constantino
“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.” (Mário Quintana)

A “renúncia” de Fidel Castro do seu posto de mais antigo ditador do mundo no poder gerou estranhas emoções em muitos “intelectuais”. Vários deles, incluindo Miriam Leitão, mostraram-se preocupados com a manutenção das “conquistas sociais” na ilha-presídio após as possíveis mudanças no regime. Essa postura denota um forte ranço socialista. Ainda que muitos desses “pensadores” sintam vergonha de assumir abertamente a admiração que sentem pelo carniceiro, fica claro que ainda nutrem fortes sentimentos pela utopia que desgraçou o século XX. São vermelhos desbotados, no máximo. Tentam apelar para um relativismo, como se nem tudo fosse ruim em Cuba. Falso. Aquele feudo da família Castro é um completo lixo! Mas todos aceitam, sem questionamentos, a “verdade” insistentemente repetida, das tais “conquistas sociais”. Ninguém ousa fazer uma simples pergunta: Quais conquistas?

A repetição de que a saúde cubana é excelente não passa de um mito totalmente furado. Os seguidores de Goebbels ficam na esperança de que a repetição ad nauseam dessa mentira a transforme numa verdade. Que saúde maravilhosa é esta se faltam os remédios mais básicos no inferno cubano? Quais foram as grandes contribuições de Cuba à medicina mundial? Creio que a fonte desses “intelectuais” todos é o “confiável” cineasta Michael Moore. Só pode! Os fatos não podem ser ignorados em nome de uma ideologia. A saúde em Cuba é precária, os hospitais são decadentes, faltam remédios necessários e o país não deixou nenhuma grande contribuição para a medicina mundial, à exceção de poucos avanços no tratamento do vitiligo. Quanto aos indicadores de IDH, não custa lembrar que os dados cubanos são monopólio da ditadura, já que observadores imparciais de fora não têm acesso livre ao país. Alguém confia mesmo nos números que o próprio Fidel Castro entrega sobre os “avanços” na ilha? Papai Noel, duendes e gnomos são parte da realidade então, devo supor...

O outro campo predileto dos esquerdistas é a educação. Qual educação? A taxa de analfabetismo é baixa, mas o que os cubanos lêem? A frase na epígrafe deixa claro que os cubanos são os verdadeiros analfabetos. Afinal, o ditador não permite a leitura livre de livros e artigos. O único jornal disponível no cárcere caribenho é da ditadura. Se alguém for pego com um livro de Goerge Orwell, cujo 1984 retrata perfeitamente o que se passa no país, vai preso. As crianças não são educadas, mas sim doutrinadas ideologicamente. “Aprendem” na marra, desde muito cedo, que o socialismo é maravilhoso, não obstante toda a desgraça que enxergam em volta. São fortes candidatos à dissonância cognitiva. São forçados a repetir aquilo que os próprios olhos negam. Que raio de educação é essa? Isso é uma conquista social desde quando? Os cubanos não podem ler esse artigo, não podem acessar livremente a Internet, nada. Mas tem “intelectual” brasileiro que aplaude as “conquistas sociais” da propriedade privada de Castro. Lamentável é pouco.

Mas vamos deixar tudo isso de lado, e fingir que essa grande piada, as “conquistas” de Cuba, é verdadeira. Desde quando os fins justificam os meios? Mesmo assumindo que tantas mentiras fossem verdade, somente alguém com um grave distúrbio de caráter poderia defender o regime de Fidel Castro. Não é mesmo, Niemeyer? Aliás, o arquiteto está cobrando suas obras em Cuba em dólares americanos ou cubanos, que valem 25 vezes menos e é a moeda imposta ao povo? Como alguém poderia justificar tanta atrocidade com base em alguns avanços sociais? Nem vem ao caso mostrar os avanços infinitamente maiores dos países que abraçaram o capitalismo liberal. Não é preciso humilhar tanto assim. Vamos nos ater ao próprio mito do avanço cubano. Quer dizer que para aumentar um pouco a expectativa média de vida e reduzir o analfabetismo vale torturar e matar milhares de inocentes? Quer dizer que para investir pesado no esporte, propaganda para o regime, não tem problema escravizar um povo e impedir sua saída do presídio? Gente com esta mentalidade aplaude a construção de pirâmides para faraós, enquanto milhares sofrem como escravos para tornar este luxo possível. O que importa para o cubano que não tem comida decente nem remédios, tampouco pode sair livremente do país, o fato do país ter um bom time de baiseball? Será que os mesmos “intelectuais” que amenizam as barbaridades em Cuba por causa dos “avanços” adotam a mesma postura em relação ao regime nazista? Se Hitler entregasse alguns bons indicadores sociais, então tudo bem o Holocausto? Defender Cuba não é mais uma questão de ignorância. É mesmo falta de caráter!

E quanto ao receio de tantos “intelectuais” com a manutenção das conquistas sociais inexistentes, resta constatar que jamais uma transição do socialismo para o capitalismo liberal piorou a situação do povo. Pelo contrário: quanto maior o grau de abertura econômica, maior o progresso social. Vide a China. Se Cuba deixar de ser uma ditadura socialista para migrar rumo ao capitalismo de mercado, só há uma possibilidade para os setores de saúde e educação: melhorar drasticamente!

PS: Existem diversos relatos de dissidentes cubanos falando sobre os horrores vividos nas prisões, somente pelo fato de discordar da ditadura comunista de Fidel Castro. Um deles, de Alejandro Gonzales, mostra que não há higiene alguma nas prisões, faltam detergentes, a comida é podre e a cama é infestada de baratas. Vários são torturados. Milhares morreram fuzilados. O grande crime cometido? Desejar mais liberdade. Nada mais. E tem gente com a cara-de-pau de comparar isso com os abusos em Guantánamo, onde terroristas ficaram pelados ou foram arrastados pelos cabelos. Claro que qualquer abuso deve ser condenado – e é, pelos próprios americanos, que são livres para criticar seu governo. Mas somente a demência explica alguém colocar no mesmo patamar o abuso de terroristas assassinos por militares com a tortura e morte de inocentes por uma ditadura cruel.


http://rodrigoconstantino.blogspot.com

Reply

Coronel

Lula quer intervir em Cuba, assim como Chavez. Ambos querem que o regime ditatorial cubano se perpetue. Isso è uma clara ingerência nos assuntos internos de um outro país. A declaração do molusco vermelho, não engana ninguém sob suas obscuras intenções de aplicar no Brasil um regime igual à ditadura do genocida Fidel de Castro. Lula se declarou um "amante da revolução cubana". Quer aplicar no Brasil o que Fidel e seus companheiros fizeram quando tomaram conta do Poder. No "Livro Negro do Comunismo, crimes, terror e repressão" de Stephane Courtois - Nicolas Werth - Jean-Louis Panne, Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, 1999, que nos fala um pouco sobre Cuba: "Poucos meses após dominar Havana, Fidel Castro decretou a Reforma Agrária, confiou o Instituto Nacional de Reforma Agrária a marxistas ortodoxos e ordenou a invasão das grandes propriedades agrícolas. Concomitantemente, começaram os massacres de burgueses e opositores.

Em 1964, os detidos trabalhavam quase nus em assentamentos ou em pedreiras. Como punição, deviam cortar erva com os dentes ou eram jogados em fossas de excrementos. Os guardas aplicavam-lhes pentotal e outras drogas. No hospital de Mazzora, recorriam a eletrochoques ou simulavam execuções. A prisão que deixou reputação mais terrível foi La Cabana. Em Boniato, presídio de alta segurança, reina a violência e crueldade. Certos presos políticos, para afastar os homossexuais, lambuzam-se com excrementos. Em outros cárceres, há jaulas de ferro e as mulheres são entregues ao sadismo dos guardas.

A repressão atualmente é dirigida pelo Departamento de Segurança do Estado. Participam também as Fuerzas Especiales do Ministério do Interior em colaboração estreita com a Dirección 5 e a Dirección de Seguridad Personal, guarda pretoriana do ditador.

20% dos cubanos estão exilados, o que representa cerca de 2 dos 11 milhões que constituem a população total. Desde 1959, mais de 100 mil cubanos passaram por campos de concentração ou por prisões, tendo sido fuzilados de 15.000 a 17.000."

È isto que Lula, um doss homens mais ricos deste planeta, o PT, CUT e seus narco-terroristas do MST e Circulo Bolivarianos querem impôr ao Brasil.

Reply

Coronel


"Deixe-me emitir e controlar o dinheiro de uma nação, e eu não me importarei com quem escreve as leis"

(lema dos banqueiros Rothschild)

Será que o molusco aprendeu depressa as safadezas lendo este lema?

Reply

Coronel:
Vocês estão subestimando o poder da quadrilha de Lula. Aguardem que as restrições à Internet estão chegando. Esse negócio de "blog do bem" é consolo dos derrotados e vai ter vida breve.
Por enquanto vamos aproveitar o que ainda nos permitem. Acesso o blog da Yoani há algum tempo. Veja duas pérolas de lá:

Aproveite:
Matricule seu filho numa escola em Cuba


Do blog de Yoani Sánchez, ( http://www.desdecuba.com/generaciony/ ) - uma jornalista cubana de Havana, que consegue acessar a Internet, segundo conta News Max, através de um “jeitinho” em um hotel internacional (proibido para os cubanos) onde, por alguns minutos em cada vez, pode atualizar seu blog - extraio o relato de que, em setembro último, começou o ano letivo para seu filho, que foi para, segundo consta, o curso secundário.

Ela acha que existe um probleminha nesse curso: Os alunos não podem almoçar em casa. Parece que passam o dia todo estudando – ela não conta – e, ao meio dia, ganham como almoço na escola, nas suas palavras, “um pão com alguma proteína e um copinho de iogurte.” Continua ela: “A essa idade, tão reduzida porção, apenas faz despertar a fera do apetite e fazê-la ficar rugindo nos próximos turnos.”

Os pais, desesperados, por volta de 12:20, começam a chegar nas cercas das escolas e repassam um farnel para os filhos, contendo sanduíches, maçãs e bolos. Vendo isso, o governo, em alguns lugares, proibiu que os pais trouxessem comida e em outros, permitiu que os adolescentes chegassem com a merenda de casa, pela manhã.

No seu caso, ela diz que, todos os dias, às escondidas, vai até a cerca para levar o reforço alimentar para seu filho e nota que muitos pais também fazem o mesmo. Nota também que muitos alunos não recebem esse reforço alimentar.

O trágico e grotesco dessa história “socialista” é o motivo pelo qual a medida foi tomada. Conta ela: “A medida tem por finalidade erradicar as diferenças entre os que têm um bom almoço e os que têm menos ou nenhum. Também se busca evitar que perambulem pelas ruas e cometam delitos.” É inacreditável a que ponto chega o desvario do governo daquele para quem Lula, disse, entre lágrimas, “Fidel, agradeço a Deus por você existir”.

Finaliza ela: “...se tratando eliminar diferenças, criou-se outra tão evidente, tão visível e dolorosa que me pergunto se não seria melhor flexibilizar a dita medida, permitindo que os jovens almocem em suas casas, enquanto se garantiria uma comida digna para os que ficam na escola.”

Ela conta isso naturalmente, como se tal fato fosse algo corriqueiro e banal. Também, pudera. Estamos na Cuba, de Fidel e Guevara, idolatrada por Lula, Chávez e Morales. A jornalista já é bem corajosa em contar o fato. Reclamar ou rebelar-se, na ilha da fantasia, é loucura.

Aviso aos verde-amarelos: isso começou com quebra-molas em todas as ruas do país, cotas para negros nas faculdades, confisco de armas, bolsa escola, fome zero, invasão de MST, etc. Continuem assim, sem reagir e sem reclamar: “Cria cuervos, y te picarán los ojos.”

L Valentin
13/10/07


1. Simon Jose Marti Bolivar dijo:
20 de Febrero, 2008 - 05:13


“.... Agora vou escrever sobre a mulher cubana.

A mulher cubana é a grande heroína de nosso tempo, é a grande merecedora de um monumento em nossa pátria.

A mulher cubana se levanta e tem que inventar um café da manhã para o esposo e os filhos. Não há o que comer e não há jeito de cozinhá-lo.

A mulher cubana tem que inventar um almoço para o esposo e os filhos.
Não há fogão. Não há gás. Não há fósforos. Não há o que almoçar, mas ela o inventa.
A mulher cubana repete esta história na hora do jantar. Exatamente igual.

A mulher cubana lava sem haver água, sem ter sabão ou detergente, mas sempre mantém o esposo e os filhos limpos.

A mulher cubana passa roupa sem ter eletricidade e muitas vezes sem ter ferro.

A mulher cubana limpa o assoalho da casa sem ter vassoura ou rodo.

A mulher cubana, quando está menstruada, não tem absorvente íntimo, nem algodão, precisa usar trapos, não pode usar a roupa das crianças para fazer trapos, ou seja, não pode usar trapos e nem há água e sabão para lavar os trapos.
Fecha os olhos e fica pensando nessa situação, na qualidade de mulher.

Sou homem. Sou do campo, apesar de ter estudado e vivido a maior parte de minha vida na cidade. Porém, não esqueço o que aprendi no campo, quando criança.
Venho de uma cidade de homens, cubanos, homens que aprenderam, desde criança, a defender a mulher. Um lugar de homens, para os quais a mulher sempre foi uma “propriedade”, não no sentido machista e mal intencionado como o quer a propaganda comunista, mas sim no sentido de que a “mulher é a companheira da vida”. Mesmo que o adultério exista desde a idade da pedra e sempre tenham existido homens “mansos”, o certo é que eram minoria. Quando alguém estava de caso com a mulher de um homem, o pau comia, cantando com mais harmonia que a espada de excalibur. É isso mesmo. Esse era meu povoado.

Um lugar onde se respeitava as mulheres. O conceito de propriedade da mulher se referia a esta como companheira com a qual tínhamos unido nossa vida para formar um lar e uma família e ter filhos decentes e honrados.
Era isso o que defendíamos: nossa família, nosso lar, nossos filhos, nosso futuro.

A destruição desses conceitos, que são a base de uma sociedade civilizada, onde todos são irmãos, foi um dos grandes males que o castrismo fez a nossa nação.
....
Para todas as mulheres cubanas que de uma ou outra forma combatem a ditadura quero dizer que as amo, as adoro, as quero. Desejo que alcancem toda a felicidade que merecem.

Com todo meu coração
Simon Jose Marti Bolívar
_________________________________
L Valentin

Reply