Onde a vaca vai, a soja vai atrás.

Estadão de hoje:

Conforme a ONG Amigos da Terra, em 2007 pela primeira vez a Amazônia Legal passou da marca dos 10 milhões de abates bovinos, com aumento de 46% em relação a 2004. O número significou 41% dos abates bovinos de todo o Brasil em 2007, frente a 34% em 2004. O rebanho bovino da Amazônia Legal é de cerca de 74 milhões, pouco mais de um terço, visto que o Brasil tem perto de 206 milhões de cabeças. Conforme a Amigos da Terra, de cada quatro cabeças adicionais de gado no Brasil nos últimos cinco anos, três têm origem na Amazônia. Outro dado da Amigos da Terra dá conta de que um terço das exportações brasileiras de carne in natura em 2007 foi oriundo de exportação direta da Amazônia, principalmente de Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins. Em 2004, o Pará aumentou sua exportação direta em 7.800%, Rondônia em 1.350%, Mato Grosso em 360% e Tocantins em 150%. Existem ainda 200 abatedouros na região, sendo que só 87 têm registro do Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura. Leia mais aqui.

Comentário:

É a expansão da fronteira agrícola de forma descontrolada. Sempre foi assim. A soja ocupa as pastagens e empurra a pecuária para áreas de florestas, que são desmatadas para serem transformadas em novas pastagens, que, com o tempo, se transformarão em novas áreas de plantio de soja. Agora o Governo Lula afirma que vai cortar o crédito, o que é uma estupidez. Além de não fiscalizar, ainda não vai cobrar as dívidas. Mapear as áreas, mudar a legislação e fiscalizar são coisas muito improváveis neste governo de ninguém.

2 comentários

´Tenho procurado em alguns sítios, tanto de ónegês qunado oficiais, mas não achei mais nenhum dado sobre como está aquela história dos búfalos que seriam criados na Amazônia mas, por inviabilidade econômica, foram simplesmente abandonados na selva, tornando-se selvagens e procriando adoidado, tornando-se uma praga bufalina e alienígena. Alguém tem alguma informação sobre isso?

Reply

Coronel,

Por tras do desmatamento está a corrupção que é a seiva que alimenta o PT, o Lula e seu filhinho. A oportunidade de ganhar dinheiro sempre fala mais alto para essa gente. A ficalização está nas mãos do PT, é de petistas, e ainda assim não viu nada nestes anos todos?

Reply