O outro lado da moeda.

Hoje a Imprensa repete feito um papagaio os dados fornecidos pelo Governo Lula: o recorde de U$ 34,6 bilhões de investimentos estrangeiros no Brasil. Mostram o que entra e não mostram o que sai. Pois bem: as informações são de que o Brasil mandou mais de U$ 170 bilhões para o exterior, em 2007. Que as empresas brasileiras investiram cerca de U$ 70 bilhões de dólares em outros países. Ou seja: o dobro do que empresas estrangeiras investiram aqui. Portanto, a conta é mais do que deficitária.
Segundo o professor de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Reinaldo Gonçalves, "Na verdade o Brasil é uma “casa da mãe Joana “do ponto de vista de fluxo internacionais de capitais. Você tem uma livre entrada e saída e é claro que você precisa ter uma estratégia. Para melhorar o estado da economia brasileira é preciso uma mudança de paradigma, ou seja, uma unidade política e econômica fundamental para o governo Lula. Observe que a saída de capitais brasileiros para o exterior novamente é uma estratégia desses investidores diversificar geograficamente essas aplicações de capital para fugir do risco Brasil. Como a economia brasileira é muito instável, as grandes empresas colocam o seu capital no exterior e isso aumentou muito nos últimos cinco anos. "
Ah, vão dizer que as grandes empresas nacionais que fazem aquisições lá fora trazem lucros para o Brasil. Mentira. As suas holdings fazem com que o dinheiro volte como capital estrangeiro para especular na Bovespa, comprando e vendendo as suas próprias ações, isentas de tributação. O lucro fica lá fora para enriquecer donos e acionistas majoritários.
Por favor, ninguém está achando ruim. Só não festejem só um lado da moeda.