Futurólogo do Lula não conhece o Brasil.

Mangabeira Unger é um acadêmico respeitado, acostumado a criar modelos teóricos. Ao entrar em contato com o Brasil real e amazônico, deu no que deu: aquedutos, aculturação indígena e outras aloprações. Hoje, em entrevista à Folha, o guru da SEALOPRA declara:

"Estamos discutindo a transformação de um grande país. Há agora o surgimento de uma nova classe média que vem de baixo, morena, mestiça, de pessoas que estudam à noite e lutam para abrir pequenos negócios. Essa vanguarda de batalhadores emergentes já está no comando do imaginário popular".

Mangabeira Unger viveu muito tempo fora do Brasil. Esta realidade que ele percebe tem uns vinte anos. É pré-SEBRAE, pré-expansão do ensino superior, pré-real. O futurólogo do Lula não conhece nem o presente nem o passado do Brasil. Tampouco analisou os dados do IBGE. Em vez de ministro sem pasta, o Unger deveria ser um consultor, chamado pelo Lula para bater papo. De preferência tomando uma 51, que esta sim, é uma boa idéia.

1 comentários:

Estou decepcionado com a medicina estadunidense. Pensei que, já que o manguaçabeira tinha tirado licença médica por tempo indeterminado para tratamento dos esteites, em pleno verão, seus médicos renovariam suas receitas de anticonvulsivantes. Mas qual! Diz um ditado que falar com Deus é normal. O problema é quando Deus começa a fala com a gente... cadê meus sais?

Reply