Salvo algo que a minha vã filosofia não alcança, é uma estupidez esta medida da ANAC de colocar fiscais a acompanhar vôos, para evitar mais atrasos. Quem voa sabe que os atrasos não acontecem no ar, acontecem no solo. No ar, um fiscal da ANAC será apenas um passageiro a mais, viajando de graça, encarecendo as passagens e roubando lugar em vôos cada vez mais lotados. O que eles vão fazer? Vão assumir as atribuições de pilotos, co-pilotos e engenheiros de bordo, com um livretinho aberto na mão? Isto só será motivo para mais atrasos, pois as tripulações vão fazer operação-padrão. Cada aeroporto do Brasil possui uma equipe da ANAC e da Infraero. Basta que o Ministro Luz del Fuego, que gosta de posar com uma sucuri enrolada no pescoco, deixe de factóides e coloque o seu pessoal para trabalhar.
Atualizando com informações pertinentes da Adriana:
Oi Coronel,
Eu entendo que se pense que não seja necessário que alguém da ANAC voe na cabine mas tem acontecido com frequência que os pilotos das cias aéreas, quando ocorrem atrasos muito sérios ( por motivos da própria cia aérea), justifiquem como sendo culpa ou responsabilidade do controle de tráfego aéreo ou da INFRAERO. Eles fazem o "speach" a bordo para os passageiros botando a culpa em outros , o que pode ser ou não verdade. Eu mesma conheço vários casos onde simplesmente era mentira porque determinada cia aérea não tinha funcionários em terra em numero suficiente para fazer check in e embarque do vôo. Infelizmente só há uma maneira confiável de determinar as razões de atraso e a presença na cabine é eficaz para fazer isso: vc ouve as conversas no rádio e consegue analisar se o piloto esta cumprindo o plano de vôo apresentado, se a infraero pôs os meios de recolhimento de passageiros na hora certa e se o controle não está fazendo nenhuma operação padrão. Note que não sou da anac nem estou defendendo nada mas conheço muito bem essa área ( fui controladora de vôo)e portanto posso comentar que , embora pareça esdrúxula, é uma medida "policial" que vai inibir a possível mentira de todos os envolvidos na operação de vôo. Infelizmente vivemos em um país onde temos de tomar certas atitudes e vigiar para fazer os cidadãos e as instituições trabalharem para o bem público sem proveito próprio.
5 comentários
PUTZ!!! Se não fosse no Brasil isso seria simples piada... Aliás, o Brasil conseguiu!!! Medalhas de ouro, de prata e de bronze no ranking dos piores aeroportos do mundo em termos de atraso e cancelamento de vôo. PARABÉNS MINISTRO RAMBO!!!
ReplyÉ que acabou o passe (Lauro Jardim, da VEJA online). Assim, tudo continua como antes, funcionários/fiscais voando
Reply'grátis' no céu de anil.
Oi Coronel,
ReplyEu entendo que se pense que não seja necessário que alguém da ANAC voe na cabine mas tem acontecido com frequência que os pilotos das cias aéreas, quando ocorrem atrasos muito sérios ( por motivos da própria cia aérea), justifiquem como sendo culpa ou responsabilidade do controle de tráfego aéreo ou da INFRAERO. Eles fazem o "speach" a bordo para os passageiros botando a culpa em outros , o que pode ser ou não verdade. Eu mesma conheço vários casos onde simplesmente era mentira porque determinada cia aérea não tinha funcionários em terra em numero suficiente para fazer check in e embarque do vôo. Infelizmente só há uma maneira confiável de determinar as razões de atraso e a presença na cabine é eficaz para fazer isso: vc ouve as conversas no rádio e consegue analisar se o piloto esta cumprindo o plano de vôo apresentado, se a infraero pôs os meios de recolhimento de passageiros na hora certa e se o controle não está fazendo nenhuma operação padrão.
Note que não sou da anac nem estou defendendo nada mas conheço muito bem essa área ( fui controladora de vôo)e portanto posso comentar que , embora pareça esdrúxula, é uma medida "policial" que vai inibir a possível mentira de todos os envolvidos na operação de vôo. Infelizmente vivemos em um país onde temos de tomar certas atitudes e vigiar para fazer os cidadãos e as instituições trabalharem para o bem público sem proveito próprio.
Adriana
Para regularizar isso, leis de mercado e ponto. Esse negócio de fiscal na cabine é piada de mau- gosto.
ReplyOi Coronel
ReplyObrigada pela "visibilidade" do meu comentário! Como eu disse, apenas refletem o ponto de vista de alguém que conhece e trabalha nessa área. Vou tirar as minhas férias mas sempre que puder eu passarei por aqui.Tudo de bom!
Adriana