Vetar a DRU é dar a cara à tapa.

É um "tiro no pé" a oposição querer usar a Desvinculação de Recursos da União - DRU, como instrumento de pressão política para evitar um novo imposto no lugar da CPMF .
De onde a União vai buscar recursos para suprir a perda, a não ser no próprio orçamento?
É importante frisar que a DRU só pode ser aplicada após o Governo quitar as despesas "carimbadas" - pagamento de pessoal, benefícios previdenciários, contrapartidas de empréstimos externos, etc. - e, em especial, a transferência constitucional de recursos para estados e municípios.
A DRU possibilita uma alocação mais adequada dos recursos orçamentários, evitando que determinados itens de despesas fiquem com excesso de recursos vinculados, enquanto outras áreas apresentam carência de dinheiro, além de garantir o financiamento de despesas sem endividamento adicional da União.
Não se trata de botar 20% das receitas ao livre arbítrio do Governo, pois sabemos que grande parte das mesmas atende disposições legais. Ir contra a DRU é dar a cara à tapa.

2 comentários

Pq a oposição deve votar com governo?
Eles não tem maioria nas duas casas? O FHC tinha e governou apesar do PT não votar com ele. O Lula tb pode, é só ele começar a bancar suas prome$a$.
Isso de ter que esperar que oposição deva votar para ajudar situação a governar pqp...
Eles receberam votos para não estar do lado do Lula eles devem fazer jogo duro, no mínimo isso por respeito aos seus eleitores.

Reply

Ok, Coronel.

Mas, continuo achando que Lula deveria ficar sem dinheiro na mão. Haja vista o feliz vendaval de hoje na Bolívia - U$ 1 bilhão! Puf.

Reply