O pior entre os melhores.

Nunca na história deste país 0,1% de crescimento rendeu tanto quanto o novo IDH do Brasil. Foi o que crescemos para entrar no círculo dos países com alto índice de desenvolvimento humano. Ainda somos o pior entre os melhores. Mas para não ser acusado de pessimista, agora é olhar para cima e ver o que falta para chegarmos entre os primeiros. Apenas como comparação, para pular do 70º. lugar onde estamos e chegar ao 10º. lugar, onde está a França, o Brasil precisará crescer o seu IDH em 19%.

Com as mudanças que fizeram no IBGE e no INEP, que mede educação, numa revisão de metodologias que deram uma bela maquiada em todos os indicadores do país, crescer 0,1% não é lá grande coisa. Com os milhões de miseráveis que o Lula transformou em classe média, com a saúde quase perfeita e com o incremento de milhões de bolsas-família, esperava-se pelo menos um empate com os malditos argentinos. Vamos ver agora, com o aparelhamento do IPEA, se as coisas melhoram mais um tantinho. Quem sabe até 2010 o Brasil não eleva o seu IDH em mais uns 0,3%, graças aos milagres que serão operados pelo PAC?

2 comentários

Lula, com a sua evidente limitação intelectual - pra ser educado - já está convicto de que é o definitivo e insubstituível "pai do Brasil". Daí para embarcar na "canoa" do terceiro mandato, é só "correr mais uma telha".
Quem viu, ontem, mais um discurso tão patético como messiânico, agora de "comemoração" do IDH de 0,8, fica, no mínimo preocupado. O problema é que já nos anestesiamos com o exotismo das baboseiras grosseiras dessa figura deplorável. Em um lugar minimamente sério, seria o caso de um afastamento para internação, no mínimo. No circo Brasil achamos "gozado", "autêntico", um presidente da república semi-analfabeto, semanalmente dar declarações sem pé nem cabeça, e, pior, incentivando luta de classes e elogiando proto-ditadores vizinhos. Aceitar isso é admitir a renúncia a qualquer sentimento de dignidade, de vergonha mesmo, de uma sociedade que se quer em desenvolvimento.
Repito, estamos brincando com fogo; já estamos com os fundilhos incendiados e ainda não percebemos!

Reply

Ah! essa falta de otimismo... Somosmos os melhores entre os piores, pois não? Por isso somos heróis na África!

Reply