STF dá vitória política a Dilma. IBGE impõe derrota econômica ao governo com 10,71% de inflação em 2015. Quantos milhões de brasileiros estão impedidos de consumir?


O IPCA-15, a prévia da inflação oficial no país, encerrou 2015 em 10,71%, divulgou nesta sexta-feira (18) o IBGE. 

Puxada principalmente pelas altas de habitação (18,51%), alimentos e bebidas (12,16%) e transportes (10,27%), a prévia da inflação acumulada no ano foi a mais elevada desde 2002 (11,99%). Em dezembro deste ano, a inflação prévia teve impacto também de alimentos e bebidas (2,02%) e transportes (1,76%). 

Somente no mês de dezembro, o índice avançou 1,18%, a maior taxa para o último mês do ano também desde 2002. Em novembro o índice registrou 0,85%. Já em dezembro de 2014, o IPCA-15 foi 0,79%.]

GRUPOS
Dentro do grupo de alimentos e bebidas, os ítens que mais subiram de preço de novembro para dezembro foram a cebola (26,28%), batata inglesa (18,13%) e tomate (17,60%).Já no grupo de transportes, pesou a alta dos combustíveis, que subiram 3,41% de novembro para dezembro. O litro da gasolina ficou 2,69% mais caro no período. Passagens aéreas encareceram 36,54%.

ESTADOS
Todos os 11 Estados analisados pelo IBGE tiveram inflação acumulada em 2015 acima de 9%.
São Paulo teve inflação acumulada de 11,02% em 2015 e foi o Estado que teve maior peso no indicador. O Rio ficou em segundo lugar entre as altas que mais tiveram peso no IPCA-15 acumulado do ano: 11,05%. A maior variação percentual, contudo, foi registrada em Curitiba (12,46%).(Folha)

8 comentários

Atenção bananeiros! cobrem agora da tia dilma e do tio lula uma ¨bolsa natal¨ e uma ¨bolsa fim de ano¨ para que vcs possam brincar de ser gente numa ceia de natal e curtir o ¨revêióm¨ com seus parentes fracassados/inúteis/parasitas/vagabundos na lage. Não se esqueçam também de assistir o ¨Roberto Friboi Carlos¨ e o ¨Faustão na virada¨ como bons imbecís que são. E como tudo é motivo para putaria para vcs, please, usem camisinha para não nascer mais lixo ainda, heim!?

Reply

Na venezuela aconteceu o mesmo, o bandido Chaves aparelhou a Justiça, os ministros da Corte agiam com o mesmo descaramento que os comparsas do molusco aquí. Assim, chaves conseguiu praticar toda corrupção desejada, todas as contravenções imagináveis, chegando ao cúmulo de eleger o girafão topeira, o babaca Maduro.
No Brasil, assim como na Venezuela, SERÃO DERROTADOS!

Reply

A maioria dos brasileiros que estão impedidos de consumir certamente votaram em dilma. Assim, não tem do que reclamar. Devem é bater palmas ao "maravilhoso" governo que ela lhes oferece.

Reply

Ontem, o escárnio e o cinismo venceram. Quem disse que os criminosos não venceriam a justiça? Ah! Foi a ministra carmem lucia do puxadinho do PT.
A peça teatral protagonizada por fachin e toffoli foi digna de Oscar, são astros de primeira grandeza na arte da interpretação, quase acreditei que o bate boca com lewandowisk era pra valer e tem petralha aplaudindo, achando o máximo, o Brasil rolar ladeira a baixo.

Reply

bolivarianismo, o stf nos envergonhou,

vamos as ruas brasil

fora dilma, fora rennan

Reply

Milhões impedidos de consumir, milhões de desempregados, milhões que reprovam o desgoverno. Não existe uma liderança capaz de colocar todo esse povo na rua?
Somos uma população de apáticos, alienados. Quando será que todos perceberão que nosso destino é ser uma grande pátria semelhante Cuba e Venezuela?

Reply

Bom, pelo menos agora eu sei porque la em 1994 não me deixaram servir e ainda dispensaram todas as cidades pequenas do serviço militar. Esses FDP já planejaram desde aquela época como deixar o povo despreparado para lutar.

Reply

Se alguém pensa que o PMDB e Eduardo Cunha vão deixar barato,engana-se.Eduardo Cunha tem" bala na agulha" para sair dessa situação da maneira que quiser.A Dilma não precisa fazer comemoração antecipada,ainda é muito cedo para isso.Eduardo Cunha é uma pessoa religiosa e conta com a oração dos evangélicos.Um recado para os petistas em Gálatas:"Que ninguém se iluda porque de Deus não se zomba,aquilo que o homem semear vai colher."

Reply