Em prévia do BC, PIB de outubro caiu 0,63%.


Em mais um sinal de que não anda bem, a atividade econômica no Brasil encolheu 0,63% em outubro, nos cálculos dos técnicos do Banco Central. A previsão dos economistas do mercado financeiro era de uma retração de 0,4% do Índice de Atividade Econômica da autoridade monetária (IBC-Br) no mês. Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira pela autarquia.

Dos dez primeiros meses deste ano, a economia brasileira cresceu apenas em um deles. Segundo o BC, em fevereiro, o IBC-Br mostrou uma expansão da atividade de 0,52%. Em todos os outros meses, só dados negativos.

Não é a toa que neste ano, a queda da atividade econômica registrada pelo IBC-Br até outubro é de 4,95% na série com ajuste sazonal.A expectativa dos economistas é que a economia brasileira amargue uma recessão de 3,62% neste ano. 

O IBC-Br foi criado pelo BC para ser uma referência do comportamento da atividade econômica que sirva para orientar a política de controle da inflação pelo Comitê de Política Monetária (Copom), uma vez que o dado oficial do Produto Interno Bruto (PIB) é divulgado pelo IBGE com defasagem em torno de três meses. Tanto o IBC-Br quanto o PIB são indicadores que medem a atividade econômica, mas têm diferenças na metodologia.

O indicador do BC leva em conta trajetória de variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (indústria, agropecuária e serviços).

Já o PIB é calculado pelo IBGE a partir da soma dos bens e serviços produzidos na economia. Pelo lado da produção, considera-se a agropecuária, a indústria, os serviços, além dos impostos. Já pelo lado da demanda, são computados dados do consumo das famílias, consumo do governo e investimentos, além de exportações e importações.(O Globo)