Senado decide que um Delcídio corrupto confesso deve ficar preso. PT abandona o companheiro em nota oficial.

Em sessão histórica, o Senado decidiu, por 59 votos a 13, além de uma abstenção, manter a prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS), referendando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O PMDB liberou a bancada; o PT votou contra a decisão do Supremo; o PDT liberou a bancada, e os partidos de oposição - PSDB, DEM, PSB e REDE -encaminharam pela pela prisão. Matéria de O Globo.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no entanto, não deixou de expressar sua contrariedade. Ele disse que se curvava à decisão pela votação aberta, mas avisou que seu papel é de defender as prerrogativas do Senado e que não considerava democrático um senador em pleno exercício do mandato ser preso. Renan estava visivelmente irritado com a decisão pela manutenção da prisão. 

- Eu me curvo à decisão do Senado, mas, enquanto estiver aqui, vou defender as prerrogativas do Legislativo. Tenho que defender, é meu dever. A polícia vir aqui cumprir mandato é democrático. O que não é democrático é prender um congressista no exercício do mandato. Não posso concordar com isso. O equilíbrio dos Poderes não permite a invasão permanente (das prerrogativas), porque causará no futuro danos à democracia - disse Renan. 

Para Renan, o Senado, "em boa hora", decidiu pela votação aberta, já que o STF dera liminar neste sentido.- Mas, com todo respeito, o Supremo não precisaria decidir isso. O Legislativo tem que ser Legislativo, quem quiser abrir mão das prerrogativas, que abra. Essa Praça aqui, essa Praça dos Três Poderes, não colocou nenhum Poder no meio. De cada lado fica um Poder. A ocupação deste espaço deve ser harmônica - disse Renan. 

Os senadores, apesar de referendar a prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS), fizeram um desabafo sobre o constrangimento de estar votando contra um colega. O presidente nacional do DEM, senador José Agripino (RN), disse que o momento é o de maior constrangimento de sua vida. - Estou vivendo o maior constrangimento da minha vida parlamentar. De estar votando contra o coração, mas a favor da razão. Custei a acreditar: que o meu amigo Delcídio Amaral estava preso - disse Agripino. 

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), defendeu a favor de Delcídio, para sua liberação.- A posição da nossa bancada é de votar contra (a decisão do Supremo). O que está em discussão é se um Poder pode mandar prender um parlamentar no exercício do seu mandato. É isso que está em discussão. Posso até estar dando adeus à minha vida pública, espero que não. Mas jamais poderia dar adeus à democracia e à Constituição - disse Humberto Costa. 

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) expressou o sentimento dos senadores da oposição.- É com profundo sofrimento que tenho que encaminhar essa questão. O Delcídio é uma pessoa valorosa.

O PT, em sua nota, foi incapaz de reconhecer o seu valor. Não fosse sua atuação como líder do Governo, seguramente o governo teria sofrido muito mais derrotas aqui. Ele merece a consideração da nossa bancada pela função que cumpre e cumpriu aqui - lamentou Aloysio. 

Renan Calheiros (PMDB-AL), chegou a decidir por votação secreta, mas resolveu colocar essa decisão em votação do Plenário, que encaminhou pelo voto aberto. O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), foi a única liderença a defender o voto secreto. 

Ao mesmo tempo em que o Senado decidiu pelo voto aberto, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o voto aberto em resposta ao mandado de segurança impetrado pela oposição. Delcídio foi preso na manhã desta quarta-feira acusado de conluio com o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, e o advogado Edson Ribeiro para que o ex-diretor internacional da Petrobras Nestor Cerveró não firmasse acordo de delação premiada na Lava-Jato. 

RENAN CRITICOU NOTA DO PT
Renan Calheiros foi aplaudido ao criticar a nota do presidente nacional do PT, Rui Falcão, sobre a prisão do senador. - A nota do PT, além de intepestiva, é uma nota oportunista e covarde.Em seguida, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse que a nota não representava a posição da bancada do PT. E encaminhou a favor da decisão de Renan pela votação secreta. 

- Essa nota (de Rui Falcão) não passou pelo PT, mas o presidente tem o dever de se posicionar. Mas não necessariamente reflete o posicionamento da nossa bancada. Temos absoluta convicção de que os fatos são gravíssimos. Mas encaminhamos em favor de sua decisão (de fazer votação secreta) - disse Humberto Costa.

O líder do PMDB, senador Eunício Olveira (CE), liberou a bancada do PMDB. Ou seja, nem o partido de Renan referendou a decisão do presidente da Casa. - O PMDB libera sua bancada - disse Eunício. 

Logo no início da sessão, os senadores Cássio Cunha Lima (líder do PSDB), Randolfe Rodrigues (líder da Rede) e o senador Reguffe (PDT-DF) apresentaram questão de ordem a Mesa presidida por Renan Calheiros (PMDB-AL) pedindo a aplicação do artigo 53 da Constituição, que foi alterado para derrubar o voto secreto. O argumento é o mesmo usado no mandado de segurança impetrado no STF pelos partidos de oposição para garantir o voto aberto.

O líder tucano argumentou que a intenção do legislador em 2001, ao derrubar a possibilidade de voto secreto para os casos de prisão de parlamentar, era instituir o voto aberto e excepcionalizar apenas para aprovação de autoridades. Na revisão constitucional de 2001, o legislador retirou o adjetivo “secreto” e, segundo Cunha Lima, a intenção era instituir o voto aberto.

- Caso a Mesa caminhe para a votação secreta, esses votos poderão ser revelados futuramente, o voto secreto pode ser aberto. A intenção do legislador foi nítida e transparente ao retirar o adjetivo secreto para permitir o voto aberto, o que passou a ser a regra. A melhor trilha é a da Constituição. Esse não é o momento de confrontar as instituições. Temos que agir com absoluta prudência e serenidade - discursou Cássio Cunha Lima ao defender sua questão de ordem.

O líder da Rede, Randolfe Rodrigues, que também assinou o mandado se segurança impetrado no Supremo, encaminhou a mesma questão de ordem no plenário. - Vivemos um momento dramático no Congresso Nacional. Esse não é um momento de agradar os amigos do senador Delcídio, o momento é de separar as relações pessoais e o espírito de corpo para preservar as instituições e o estado de direito. Os ministros do Supremo decidiram a prisão em sessão aberta, pelo voto aberto. Não é prudente que nós, que viemos para cá pelo voto popular, decidamos essa questão pelo voto secreto - defendeu Randolfe Rodrigues. 

O senador Reguffe apoiou as duas questões de ordem de Cássio e Randolfe, e apresentou uma terceira, pedindo que, em caso de a Mesa decidir pelo voto secreto, que o plenário delibere sobre essa decisão, e valeria a vontade da maioria, sobre o uso do voto aberto ou fechado.

- Se aparecer ali o voto secreto, o povo tem o direito de pensar que o meu voto sim, no fundo possa ser um voto não . Enfrentemos de peito aberto a Justiça dizendo que quer vê-lo solto. Ou enfrente de peito aberto o Delcídio ao dizer que quer que ele continue na prisão. Eu quero que meu eleitor saiba como eu votei. Quero ser fiscalizado e quero meu voto aberto -apelou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

JADER E LÍDER DO GOVERNO DEFENDEM VOTO SECRETO
Preso em 2002 como ex-senador, Jader Barbalho (PMDB-PA) subiu a tribuna da Casa para defender abertamente a votação secreta. Como argumento, afirmou que hoje o Senado aprecia a questão da prisão de Delcídio, mas, depois, pode ter de se debruçar sobre casos de outros senadores. Além disso, declarou que não se deve dar atenção à opinião pública.

- O que está em jogo não é o drama que passa Delcídio Amaral, mas a vida do Senado - discursou.- Este é o episódio de hoje, mas Deus poupe o Senado de viver outros episódios. Deus queira que não tenhamos a dificuldade de examinar outros episódios.

Lembrando o caso da cassação do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), a quem não citou nominalmente, mas qualificou como falso moralista, Jader disse ter ojeriza às palmatórias do mundo- Tenho ojeriza a palmatórias do mundo, particularmente os moralistas e falsos moralistas. O cemitério está cheio de insubstituíveis e vaidosos. 

Jader disse que esperou que outro colega subisse a tribuna para defender o voto secreto, mas, como ninguém o fez, ele se animou. E afirmou que não teme a opinião pública.

20 comentários

Delcidio servindo de boi de piranha.

Reply

Era um senador educado bem diferente dos petistas q são arroantes e cheios de ódio mas amizades a parte pelo q ouvimos na gravação o q ele cometeu é gravisso,coisa d arrepiar,,diabólico como disse o STF,mas a mim não estarreceu pois vindo do pt nada me estarrece,pt,partido traíra .....q apodreca na papuda ......dilma sabia d tudo de Pasadena,e até cobrava
de cervero como está nas anotações de cervero q estão com a polícia e que Delcídio confirmou na gravação cadeia na Dilma. Fora pt

Reply

Coronel.

Mais um do PT preso. Seria mais fácil de resolver o Brasil se prendessem todos do PT, PMDB, PC do B e demais carrapatos. Mas antes teriam que transformar os estádios da Copa em penitenciárias pois vai faltar espaço nos presídios já espalhados pelo país.

Bem! De vagabundo em vagabundo vamos limpando o Brasil e o mundo.

Reply

Bumlai é corda no pescoço de lulla, Delcidio o cadafalso.

Reply

Aonde anda Rosemary Noronha, Lula, Erenice Guerra e demais!!! PF nessa cambadas.

Reply

"O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) expressou o sentimento dos senadores da oposição.- É com profundo sofrimento que tenho que encaminhar essa questão. O Delcídio é uma pessoa valorosa."

Reply


O pantaneiro da bancada da bala que usava avião de empreiteiros parece que se complicou agora,
Todo mundo terá algum dia os seus 14 segundos de fama...

OSSIANI

Reply

O Renan tentou distorcer os fatos, colocando a questão como a favor do STF, interferir no senado ou não. Elê sabe enrolar, e só deixou optou por votação aberta ou secreta, porque soube de antemão o parecer de Fantine.

Reply

Fico puto com esses senadores da oposição, como o psdbista Aloysio Nunes. Ter a coragem de dizer que o Delcídio é uma pessoa valorosa depôe contra sua própria moral. Uma pessoa claramente envolvida num crime desta gravidade, que enxovalha e joga no lixo a instituição Senado, jamais poderia ser classificado assim, a não ser por seus companheiros de maracutais. Oposição fraca não só de atuação, mas de idéias.

Reply

Não é compreensível um agente público e qualquer um que receba salário dos cofres publicos o é, não respeite a opinião de quem lhe mantém no cargo.

Reply


Companheiro não,cúmplice.. Kkkkk,companheiro do pt é o $$$$$$

Reply


Companheiro do pt é o $$$

Reply

é incrível como certos parlamentares defende a corrupção e seus crimes.

esperamos que o Jader Barbalho leve o troco na próxima eleição; uma vez que ele não respeita a opinião dos eleitores que estão cansados de tantos desmandados de tanta safadeza, de tanta falta de vergonha. E a postura dele induz a acreditar que ele ta com o rabo preso também.

Reply

ACABO,DE LER NUM SITE,QUE A MEGA-SENA FOI FRAUDADA E,UM POLÍTICO FAMOSO DE BRASILIA TERIA SIDO O GANHADOR DE 205 MILHÕES.
INVESTIGA ESSA URGENTE CORONEL.
INCLUSIVE O SENADOR ALVARO DIAS SABE QUEM É ESSE POLÍTICO.

Reply

A ideologia dos companheiros é ótima até que não sobre para o próprio. E ainda que os tempos são os outros, pois pela lógica da causa esse companheiros teriam que ser sacrificados como Troysky ou Che Guevara. Hoje de manhã vi num Jornal que o nobre Senador não pode estar preso porque é inconstitucional. Que diabos de constituição é essa que só lembram dela pra defender bandidos e aloprações do governo?

Reply

A nota do PT sobre o Sen Delcidio eh um tiro no pe do proprio partido.Alem de procurar desvincular-se do Senador , o trata como um moleque , logo ele que sempre fiel ao PT e cumpridor das missoes de interesse do governo, na condicao de Lider do governo no Senado. Delcidio deve estar muito raivoso, nao somente por ter caido na arapuca em que se meteu, mas pela tal nota em que eh tratado como um menino irresponsavel e desonesto. Vai perder o mandato e poderah ate falar o que sabe, e ele sabe muito, pois foi por sua indicacao que Cervero tornou-se Diretor na Petrobras.

Reply

OS SEMELHANTES SE ATRAEM, SEPARANDO O JOIO DO TRIGO: São orlas do caminho Daquele que nos disse:
(MT.13.30) DEIXAI-OS CRESC ER JUNTOS ATÉ A COLHEITA, E, NO TEMPO DA COLHEITA, DIREI AOS CEIFADORES: AJUNTAI PRIMEIRO O JOIO, ATAI-O EM FEIXES PARA SER QUEIMADO; MAS O TRIGO, RECOLHEI-O NO MEU CELEIRO:

Reply

OS SEMELHANTES SE ATRAEM, SEPARANDO O JOIO DO TRIGO: São orlas do caminho Daquele que nos disse:
(MT.13.30) DEIXAI-OS CRESC ER JUNTOS ATÉ A COLHEITA, E, NO TEMPO DA COLHEITA, DIREI AOS CEIFADORES: AJUNTAI PRIMEIRO O JOIO, ATAI-O EM FEIXES PARA SER QUEIMADO; MAS O TRIGO, RECOLHEI-O NO MEU CELEIRO:

Reply

PSDB E DEMAIS PARTIDOS DE OPOSIÇAO E MAIS ALGUNS Q QUEREM DELCIDIO FORA, DISSERAM Q VAO PEDIR CASSAÇAO DE DELCIDIO APARTIR DE SEGUNDA FEIRA...

Reply

Coturneiro de 25 de novembro de 2015 23:13


Cerveró é o caixão?

Flor Lilás

Reply