Conselho de Ética aceita denúncia contra Cunha.


O deputado Fausto Pinato (PRB-SP), relator do processo por quebra de decoro parlamentar contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse nesta segunda-feira, 16, ter encontrado indícios de que, "em tese", o peemedebista teria recebido vantagens indevidas e teria prestado informações falsas aos colegas. Cunha é acusado no Conselho de Ética de ter mentido à CPI da Petrobrás quando negou ter contas no exterior. Pinato protocolou nesta segunda parecer favorável pela admissão do processo por quebra de decoro parlamentar contra o peemedebista.

O relator disse ter passado o fim de semana isolado e debruçado sobre a denúncia contra o presidente da Casa e considerou que há elementos suficientes para dar seguimento ao processo. Em sua avaliação, a denúncia é apta, tem justa causa e preenche todos os pré-requisitos do artigo 4.º do Código de Ética. 

Segundo ele, o depoimento do lobista Júlio Camargo, a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e a transcrição do depoimento de Cunha à CPI em março trazem indícios suficientes para o seguimento da ação disciplinar. Pinato disse que se debruçou sobre o assunto de forma "independente", sem contato com Cunha ou seus interlocutores e afirmou estar convicto e com a consciência tranquila para concluir seu relatório. 

Além de protocolar o relatório prévio pela admissibilidade da ação, o relator pediu a antecipação da reunião de apresentação do parecer, inicialmente marcada para o dia 24 deste mês. O presidente do conselho, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), deve chegar a Brasília nesta segunda para comunicar aos membros do conselho sobre a antencipação para esta quarta-feira, 18.  A tendência, no entanto, é que aliados de Cunha peçam vista, o que adiará a votação para a terça-feira da próxima semana, 24. 

Na avaliação de Pinato, a antecipação "em nada afeta o devido processo legal". Ele destacou que Cunha pode apresentar sua defesa a qualquer momento do trâmite. Superada esta fase, o deputado disse que pode requisitar documentos e conversar com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. "Concluí meus estudo no fim de semana. O Brasil quer, o Brasil precisa, todos queremos uma resposta", afirmou.

Defesa. A defesa prévia escrita de Cunha seria apresentada nesta segunda-feira, mas, segundo o Estado apurou, o documento só deve ser protocolado nesta terça-feira, 17. Cunha dirá aos deputados que não tem contas na Suíça e que não tem ingerência sobre os ativos administrações por trusts, espécie de fundos de investimento, e por isso defenderá que não mentiu à CPI no início do ano.

Pinato disse não ter levado em consideração as entrevistas concedidas por Cunha há duas semanas, quando o parlamentar afirmou não ter contas na Suíça nem ingerência sobre os ativos administrados por trustes (espécie de fundo de investimento). O relator avaliou que a defesa de Cunha foi de mérito, algo que ainda não está em análise nesta fase processual. O deputado disse ter cumprido sua palavra de "fazer o melhor pelo País" e afirmou que, quanto mais celeridade for dada ao processo, mais rápido "daremos a resposta que o Brasil quer".

6 comentários

nossa, gente! a dilma vive mentindo pros brasileiros. mentiu o tempo todo nas eleições. pq o congresso não cassa a dilma por falta de decoro?Ou ela tem direito de ser indecorosa? mas o que que isso? nunca tem base jurídica pra cassar o mandato dela.

Reply

Coronel, muda o título, pois remete há algo que não ocorreu ainda, o relator apenas emitiu um parecer pela admissibilidade, para ser aceita tem que haver votação.

Reply

Não fizeram mais que a obrigação!
Eu exijo que cassem Eduardo Cunha o quanto antes.

Gabriel-DF

Reply

Nossa! Como foram duros e implacáveis! Até eu estou tremendo aqui depois de tanta demonstração de civismo, patriotismo, honestidade e de preocupação com a coisa pública. Que grandes homens! Depois desta acho que o Lula e a Dilma fogem do país em pânico. Dizem que os bandidos presos nos presídios estão se suicidando de tanto medo depois desta. O recado foi dado: Corruptos e corrupção aqui não!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Reply

Dilma mentiu na campanha maquiou números mentiu q as contas estavam em dia ,por que ela n é afastada onde está a justiça,ela TB mentiu no debate sobre o porto de cuba e aí como fica

Reply

Cade Renan e Dilma,chega de enrolar seu janot,jah ficou feio pró seu lado

Reply