Brasil, pátria educadora: 13 milhões de completos analfabetos e 27% de analfabetos funcionais.


Mais 42 mil crianças entraram mais cedo na escola, enquanto 13,2 milhões de brasileiros ainda continuam sem saber ler nem escrever. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2014, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE, aponta uma expansão da educação infantil no Brasil: a faixa etária em que mais cresceu o número de pessoas frequentando a escola no país, entre 2013 e o ano passado, foi a de 4 a 5 anos de idade, na qual as crianças estão na pré-escola. A matéria é de O Globo.

Apesar desse avanço, a Pnad também mostra deficiências que se perpetuaram no setor no mesmo período: com menos cem mil analfabetos, o Brasil ainda tem 8,3% de cidadãos que não leem nem escrevem — o que faz com que não tenha atingido meta da ONU que estabelecia que o país chegasse a 2015 com 93,5% da população alfabetizada, ou 6,5% de pessoas iletradas, segundo pesquisadores da área. 

Mesmo o avanço na educação infantil está ameaçado pela crise econômica atual, já que, dentro do corte no orçamento do Ministério da Educação em 2015, a maior redução, afirmam pesquisadores, foi no ProInfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil), programa federal que enfoca justamente a construção de creches e pré-escolas.

Ao analisar a Educação no país, um dos destaques da Pnad de 2014 foi a taxa de escolarização, que é o percentual de pessoas dentro de uma faixa etária que está frequentando a escola. O maior aumento de taxa de escolarização foi na faixa de 4 a 5 anos: 82,7% das crianças nessa faixa (4,556 milhões de crianças) estavam frequentando a pré-escola em 2014, contra 81,4% (4,514 milhões) em 2013.

NORDESTE EM PIOR SITUAÇÃO
Ao analisar o analfabetismo, a Pnad ressalta que, enquanto em 2013 o país tinha 13,3 milhões de analfabetos de 15 anos ou mais de idade, em 2014 esse número passou para 13,2 milhões. Apesar de também ter visto uma queda no número de pessoas iletradas, o Nordeste continuou a ser a região em pior situação: em 2013 tinha 16,9%, percentual que foi para 16,6% ano passado. Na melhor posição está o Sul, que tinha 4,6% de analfabetos e passou a ter 4,4%.

O IBGE também analisou o analfabetismo funcional, considerando como analfabeto funcional a pessoa com 15 anos ou mais de idade que tem menos de 4 anos de estudo. Segundo essa medida, 17,6% das pessoas com 15 anos ou mais eram analfabetos funcionais em 2014; em 2013, eram 18,1%. 

Segundo educadores e pesquisadores da área, porém, os percentuais de analfabetismo funcional no Brasil apontados pelo IBGE estariam subestimados, pois a parcela de analfabetos funcionais — ou seja, pessoas que, mesmo alfabetizadas, não têm habilidades de interpretação de texto, leitura/escrita e cálculo básico — não estaria restrita àqueles com menos de 4 anos de estudo. 

O Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), por exemplo, desenvolvido pelo Instituto Paulo Montenegro com a ONG Ação Educativa e que mede o nível de alfabetismo funcional da população entre 15 e 64 anos, mostrou em 2012 que 27% dessa população eram analfabetos funcionais.

8 comentários

13 anos de PT! O 15 já rola abaixo com seu mar de lama fétido lá do fundão do Planalto... 2O15 perdido! 3 sextas-feiras no máximo podem no ano ocorrer: é o caso deste 15 que o 13 empesteou global e irreversivelmente, escancarando que Lula é "totalmente demais"em termos de afinidade com o capeta, seu pai! 13 anos de PT:atopetados de petas,patranhas e patuscadas,papatas todas com patas e unhas do lulopetismo. QUE ESTA SEXTA-FEIRA 13 seja a última do Lula,da Dilma e do DEVORISMO,devorismo inaudito, com sarcasmo e hipocrisia,cinismo e procaz ludíbrio! QUE O TREZE DE MAIO próximo, sob as bênçãos de MARIA,seja de luz sexta-feira e encontre o Brasil liberto do cancro petralha 13!

Reply

Só aí, esses analfabetos funcionais somam 3.510.000 votos pro PT!

Mais os votos comprados com o Bolsa Familia, lançado pelo Lula (de má fé) em 2003, hoje os beneficiados somam 50 milhões.

Só aí as urnas recebem 54 milhões de votos de ignorantes que ajudaram Lula a DESGRAÇAR o Brasil.

Quero ver o Lula agora berrar nos palanques(como berrou no passa que tirou da miséria) QUE LULA ESTÁ LEVANDO para a miséria, para a classe “D” , 54 milhões de babacas ignorantes que acreditaram desse cachaceiro irresponsável.

POBRE NAÇÃO BRASILEIRA!

Reply

E com esse número imenso de asnos ainda tinha gente que acreditava em ¨Bráfil Puthânfia¨ dito pelo vagabundo cachaceiro. Vamos combinar: o número de burros imprestáveis daqui é quase a população inteira da Argentina. É mais facil os argentinos deixarem de ser bananeiros na nossa frente mesmo. Recursos naturais!? Estou vendo mesmo pela barragem rompida em MG como os brasileiros sabem aproveitar ¨bem ¨ seus recursos.

Reply

O instituto estatal, aparelhado pela organização criminosa no poder, subestima todos os índices que são contrários ao governo, enquanto doura a pílula do que lhes podem ser favoráveis. Não merece confiança alguma.

Reply

O PT nos jogou na Fossa!

Gabriel-DF

Reply

Fora pt bolivariano a roubalheira do pt tá acabando

Reply

Quanto + o PT mantiver o povo atrasado, embora fingindo que é patria educadora, mais fácil para dominar, gente sem instrução é + fácil de manipular!

Reply

Cadê o Mobral para ensinar os petistas?

Reply