PSDB não encontra fraudes nas urnas eletrônicas, mas pede aperfeiçoamentos.

Deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) 
(Estadão) Quase um ano depois de o PSDB pedir autorização ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para promover uma auditoria sobre o resultado da eleição presidencial de 2014, o partido concluiu na semana passada que não houve fraude no processo.

Um documento elaborado pelo departamento jurídico da sigla deve ser apresentado ao TSE nesta semana, provavelmente na quarta-feira, dizendo que o relatório das urnas não é "conclusivo" em relação a fraudes, mas que o sistema de voto eletrônico "não permite a plena auditagem".

Segundo o relato de tucanos que tiveram acesso ao documento, o PSDB vai sugerir que o tribunal faça uma série de alterações no sistema de votação, como adoção do voto impresso, unificação do horário da eleição em todo território nacional e aperfeiçoamento do sistema de voto paralelo, adaptando-se ao voto biométrico. Os tucanos pedirão que o TSE faça um "teste de penetração", procedimento que consiste em forjar um ataque de hacker a uma urna em condições normais de uso.

Procurado pela reportagem, o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), disse que não poderia falar sobre a auditoria, pois ela está em sigilo, mas elogiou o tribunal. "O presidente do TSE agiu com correção durante todo o processo e o PSDB reconhece que só foi possível fazer o trabalho de auditoria pela contribuição do presidente daquela Corte."

A assessoria do TSE afirmou que "até o presente momento" não foi protocolizado pelo interessado (o PSDB) qualquer manifestação nos autos do processo.

Observação: ai, ai, lá vem os olavetes e seus "especialistas" com os seus estudos como se tivessem tido acesso a tudo como o PSDB teve...

24 comentários

Para CADA urna, no dia da eleição pode ter fiscais de cada partido, certo?

Porque não pode ter fiscais dos partidos assistindo a transmissão da apuração entre os Tribunais Estaduais e o TSE? EU não mais confio em Ministro do Supremo! Toffoli e Lewandowski me deram razão a desconfiança.



Reply

O PSDB E PT SÃO UNHA E CARNE. LÓGICO QUE O PSDB VAI FALAR QUE AS URNAS SÃO LICITAS

Reply

Não se enganem. O sistema é fragil e se ainda não foi violado, será feito em breve. Os ptistas tratam isso como uma guerra e os opositores como uma briga. Acordem! Se compararmos proporcionalmente os crimes, quem assaltou a petrobras em bilhões altera o valor de um bit numa urna eletrônica aos risos.

Reply

O partido não concluiu que não houve fraude e sim que não foi encontrada fraude. Não encontrar não é o mesmo que não haver. Outra conclusão foi que o atual sistema de voto eletrônico "não permite a plena auditagem", sendo necessário o voto impresso.

Reply

Claro o PSDB tem em suas fileiras os PhD em urnas eletrônicas, que ao menos se espelham em democracias como, Holanda, Bélgica, Alemanha etc não é um problema de hackers. Qualquer pais onde recontar os votos é inviável, é o mesmo que acreditar que em Cuba ou Coreia do Norte as eleições são democráticas.

Reply

O PT não precisa fraudar a urna.

Eles tem algo muito mais eficiente: O Bolsa Família.

Reply

É mais do que sabido de que a fraude não é exatamente nas urnas, mas na transmissão dos dados. Tolo quem acredita em Papai Noel!

Reply

Os olavetes podem não ter acessado tudo o que o PSDB acessou, mas com certeza têm competência para inferir conclusões a respeito do processo como um todo. Acredito que houve fraude nas eleições presidenciais, e que a forma com que houve a apuração e a inexistência de condições para auditar os resultados, significam que a fraude existe, mas não é fácil de ser encontrada. Não é a toa que em alguns países, os resultados da apuração levariam ao cancelamento de seu resultado. Existe uma teoria matemática a respeito, embasada em um teorema.É só pesquisar na Internet. Ficaria mais crível, se fosse dito que dada a falta de provas definidas a respeito, não se pode afirmar com certeza absoluta que houve fraude. Isto me lembra uma frase irônica que diz mas ou menos que "Nunca vi uma bruxa, mas que existem, existem". É muita ingenuidade pensar que uma orcrim como o pt, apoiado por ditadores latino americanos, e orientados pelo foro de São paulo, não faça suas bruxarias para garantir o resultado de uma eleição presidencial. Pode ser que uma parte desta trama seja executada por idiotas úteis (histéricos) comandado por manipuladores (psicopatas). Estes psicopatas têm em mente um plano de dominação totalitária da sociedade, aplicado com muita dedicação e carinho. Só não enxerga quem não quer.

Reply

'Nao permite a plena auditagem, diz tudo.

Reply

Quem lhe contou que discordar da SUA opinião transforma o comentarista em "olavete"? Não foi o lula, foi? Nem o Pinóquio, né? Saiba que NÃO leio os artigos do Prof. Olavo de Carvalho, não o sigo, tampouco o admiro, contudo DISCORDO da SUA opinião. O sr está chato pra kct com esses rótulos que impõe. E se não quiser publicar, não publique. Não será a primeira nem a última vez que sou censurado aqui...

Reply

Senhores, o americano foi para a Lua e não usa ou confia neste sistema em suas eleições. Vários países tecnologicamente muuuuiiito superiores à banania também não confiam. Mas o Brasil que NUNCA terá capacidade intelectual de mandar ninguem nem mesmo para a órbita baixa da terra aposta seu futuro na tecnologia ¨segura¨ destas máquinas. Quem terá razão?

Reply

É verdade que governo Dilma vetou o voto impresso?

Reply

"A notícia mais importante do tal relatório é que, segundo o PSDB (frise-se), não há como o eleitor brasileiro confiar nas urnas eletrônicas pois elas não permitem uma auditoria confiável. Um título que, em cima dessa informação, destaque a não ocorrência de fraude nas eleições 2014 é uma manchete tendenciosa e cúmplice de um governo que quebrou a economia brasileira, cometeu crimes fiscais e fez com que mais de 8 milhões de brasileiros se encontrem hoje na condição de desempregados."

O Implicante

Reply

Perguntar não ofende:Então por que foi vetado a impressão do voto?Qualquer mercadinho de esquina imprime as compras, alegar preço da operação explica,mas não justifica.

Reply

Danir e Alexandre: ótimos comentários!

podem examinar a urna à vontade, pois a fraude não se dará na urna, mas nos diferentes estágios de totalização, envio e contagem. A curva de inversão de votos nas últimas eleições é matematicamente questionável, como já foi demonstrado em artigos técnicos de estatística.

Respondendo ao anônimo: sim, recentemente Dilma vetou o voto impresso.

Reply

Há mais uma coisa muito importante que o PSDB precisa pedir: acesso ao código fonte do firmware das urnas e ao próprio firmware compilado, para auditá-los. Vejam o caso das fraudes da Volkswagen, em que um firmware não auditado e de código fonte fechado detectava quando o veículo estava sendo submetido a um teste e fraudava os valores de poluentes emitidos.

Reply

Quem pode confiar em um presidente que diz _Não vai ter 3º turno, um advogado de partido?
Toda a rede tomou conhecimento de documentos e disquetes no LIXO.
Se o Voto Impresso encarece, as Urnas também encarecem as eleições.
Vamos voltar às CÉDULAS!
NEM PRECISAMOS DE TÍTULO DE ELEITOR. O R.G. é suficiente. Quanto mais documentos para identificar um cidadão, maior as fraudes!
As eleições podem ser concentradas em grandes ginásios com Uma única grande Urna no meio do ginásio, À VISTA DE MUITOS FISCAIS, POLICIAIS e PROMOTOR, onde os eleitores assinam o livro de presença, votam e depositam na GRANDE URNA.
A Apuração começa ali mesmo, sem precisar transportar nenhuma urna.

Reply

Se o nosso sistema não permite a auditagem, então algo precisa ser feito.

Nossas urnas são de 1a. geração, antiquíssimas! Não permitem recontagem de votos.

Precisamos de urnas de no mínimo, 2a. geração, que possibilitam o voto impresso.

A D. Dilma vetou o voto impresso alegando que terá um custo adicional de R$ 1.800 bi. Deve ser mais uma MENTIRA dela, dentre as muitas de sua coleção.

EU DEFENDO O VOTO IMPRESSO!


Chris/SP

Reply

Péssima noticia! Sinal que no Brasil tem 54 milhões de idiotas inúteis, impondo a ideologia dos bandidos para os honestos.

Reply

O problema esta' na transmissao dos dados. Ou nao?

Reply

Vcs apoiam acesio o farofeiro, FSP não existe papai noel era verde

Foi cometido um crime, Toffoli levou 23 pessoas para apuração, antecipara o horario de verão no Acre, pra ter tempo de alguma maracutaia.
Ja estamos mortos, praga comunista

Reply

Sim. É verdade. E com a desculpinha que seria caro demais.

Reply

Talvez...mas as informações são...TOP SECRET??

Reply

Quem trabalha com informática sabe que é altamente facil interferir na leitura dos dados de uma transmissão de dados. Isso implica em usar o comprovante de voto. Ai a coisa fica mais difícil de usar a maracutaia.

Reply