Dilma e presidente finlandês viram piada por usarem mesmo modelo de corrupção para ganhar eleição. Almas gêmeas!

(Terra) À primeira vista, as biografias de Dilma Rousseff e de seu colega finlandês, Sauli Niinistö, não convergem: de esquerda, ela participou da resistência à ditadura militar; de direita, ele abandonou o escritório de advocacia que comandava para entrar na política e acabou eleito com o apoio do empresariado do país.

Mas há um ponto em comum no passado recente dos dois líderes que virou motivo de piada entre jornalistas finlandeses: as campanhas de ambos à Presidência são suspeitas de terem sido irrigadas com dinheiro de fontes irregulares.

O escândalo envolvendo o presidente finlandês dominou o noticiário local desta terça-feira após a revelação de novas denúncias contra ele no principal programa de TV do país, exibido na noite de segunda-feira. A campanha de Niinistö é acusada de ter se beneficiado de doações não identificadas de empresários durante a corrida presidencial de 2006. Ele acabou derrotado no pleito

 O esquema teria voltado a acontecer nas eleições parlamentares do ano seguinte, abastecendo as campanhas dos principais partidos de centro-direita da Finlândia, inclusive o de Niinistö, o Partido de Coalizão Nacional.

Segundo as denúncias, grandes empresas doavam a organizações sociais criadas pelos próprios partidos que, por sua vez, encaminhavam o dinheiro em forma de doação às campanhas. O objetivo era manter o sigilo dos doadores, que depois cobravam favores dos parlamentares eleitos.

O esquema teria movimentado cerca de 500 mil euros na época (R$ 2,2 bilhões em valores atualizados) e provocou uma mudança na lei de financiamento de campanha na Finlândia, tornando-o mais rígido. As novas regras estipulam que as doações têm de ser declaradas e apenas aquelas abaixo de 1,5 mil euros podem permanecer anônimas.

A triangulação guarda semelhanças com o suposto esquema que teria sido usado pelo PT durante a última campanha de Dilma à Presidência, segundo denúncia em delação premiada do empresário Ricardo Pessoa, dono da empreiteira UTC, em depoimento durante as investigações da operação Lava Jato.

O partido, no entanto, tem afirmado que as contribuições recebidas são "todas legais e declaradas ao TSE".Segundo jornalistas locais, o escândalo chocou a sociedade finlandesa, conhecida mundialmente pelo alto nível de confiança nas instituições. "O finlandês não está acostumado a escândalos de corrupção. Há um ambiente de confiança mútua", afirmaram.

"Em alguns meios de transportes públicos, por exemplo, não há catracas e, mesmo sem fiscalização, todo mundo paga passagem. Isso (o escândalo) de certa forma chocou porque quebrou essa relação de confiança", acrescentaram.

10 comentários

MIREM-SE NO EXEMPLO DA VENEZUELA! Há manifestações VIOLENTAS todos os dias há muito tempo e o Maduro continua levando o povo à miséria. Só houve 2 casos recentes em que as manifestações derrubaram governos, antecedidas de intervenção militar, a pedido da população: Egito e Tailândia.
Esse governo do PT não vai cair!

Reply

Não, a Dilma é uma idiota que jogou o Brasil no Buraco e é a campanha dela foi indiscutivelmente suja ...o primeiro ministro é um administrador público bom e sob seu governo a educação e a saúde da Finlândia continuam bem.
Não tem como comparar o país mais corrupto da história do mundo(Brasil Petralha) com um governo escandinavo razoavelmente eficiente .

Resumindo nós estamos na fossa, enquanto a Finlândia está bem!

Gabriel-DF

Reply

Estão lá trocando figurinhas!!!KKKK!!!!

Reply

OFF

Coronel

Por favor, inclua na coluna, ao lado, o novo blog de Rodrigo Constantino!!!

http://rodrigoconstantino.com/artigos/ja-estou-de-volta-sem-nunca-ter-saido-ou-eles-nao-vao-me-calar/#comment-116


Chris/SP

Reply

Para os jornalistas do Terra 500 mil euros na época EQUIVALEM A (R$ 2,2 bilhões em valores atualizados .

Reply

Putz! Agora o povo finlandês "se ferrou". Se o Sr. Niinistö era um iniciante no assunto...

Reply

Façam suas apostas: Quem cai primeiro:

A- Dilma (67%)
B- Renan (22%)
C- Cunha (11%)

Nota: Últimas pesquisas.

Reply

A Dilma sinistra foi dar uns passeios na terra de Papai Noel e abastecer a dispensa do planalto de iguarias filandêsas,a madame gasta mais que a rainha da Inglaterra,vejam a reportagem de O Globo e fiquem estarrecidos.é caviar pra cá vitela pra lá e outras iguarias como na música de Zeca Pagodinho nunca vi nem ouvi só ouço falar....

Reply

OFF

Coronel

Corrigindo: O NOVO BLOG do economista/escritor Rodrigo Constantino é

http://rodrigoconstantino.com/


Há matérias interessantes para ler!!!


Por favor, torne a incluí-lo na coluna de blogs ao lado!



Chris/SP

Reply

OUTRA coisa em comum entre os dois Países: AMBOS, os dois únicos no mundo, tem o mesmo SISTEMA ELEITORAL, a merda do VOTO PROPORCIONAL!

Reply