Democracia ameaçada: parceria do Judiciário com Executivo contra Legislativo agita Forças Armadas.

(Folha) O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, disse ver risco de a atual crise virar uma "crise social" que afetaria a estabilidade do país, o que, segundo ele, diria respeito às Forças Armadas. "Estamos vivendo situação extremamente difícil, crítica, uma crise de natureza política, econômica, ética muito séria e com preocupação que, se ela prosseguir, poderá se transformar numa crise social com efeitos negativos sobre a estabilidade", afirmou. O militar prosseguiu: "E aí, nesse contexto, nós nos preocupamos porque passa a nos dizer respeito diretamente". 

Villas Bôas deu as declarações em inédita videoconferência na sexta (9) para 2.000 oficiais temporários da reserva, os R2, que se prepararam durante o serviço militar, mas não seguiram carreira. A conversa, com transmissão para oito comandos pelo país e cujos trechos circulam na internet, foi aberta a perguntas e teve a presença, por exemplo, do ex-governador Roberto Magalhães (DEM-PE), saudado pelo general. 

O militar, que foi escolhido para o comando do Exército pela presidente Dilma Rousseff no início deste ano e já afastou intervenção militar em outras declarações, disse não ver uma crise institucional e que as instituições funcionam, dando como exemplo a reprovação das contas da petista pelo Tribunal de Contas da União. "Dispensa a sociedade de ser tutelada. Não são necessários atalhos nos caminhos para chegar ao bom termo."

Questionado pela Folha sobre o significado de eventual crise social dizer respeito ao Exército, a instituição citou artigo da Constituição que afirma que as Forças Armadas "destinam-se à defesa da pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem", sob autoridade presidencial. 

"Foi com o pensamento de legalidade, de estabilidade e de legitimidade que o comandante do Exército se referiu", disse em nota. Segundo o Exército, que tem desenvolvido projeto recente de reaproximação com reservistas, "a única intenção [do evento] foi manter o contato com ex-companheiros". O presidente do conselho de R2, Sérgio Monteiro, terminou assim nota publicada após a palestra: "Os tenentes estão de volta, prontos! Dê-nos a missão!".

37 comentários

Coronel,

que Deus e nossas amadas Forças Armadas nos protejam.


Flor Lilás

Reply
Brasil para os brasileiros! mod

De que lado estão as FFAA: do povo brasileiro, ou contra o povo brasileiro?

Reply

Senhores, o Exército HOJE é muito diferente do meu tempo mas uma coisa continua igual: Mais do que estar olhando para os desmandos (ou se istituições funcionam ou não) que hoje assolam o país muitos comandantes militares estão de olho lá fora e em que ocupará a Casa Branca no lugar do socialista Bobama. Se der o que parece que vai dar lá o bicho vai pegar aqui e no resto da AL também. Não adianta chorar mas o nosso Exército é aliado natural do US Army e colará neles em qualquer coisa que eles fizerem ou decidirem inclusive fazendo caça às bruxas aos melâncias daqui que aumentaram muito nos últimos anos. Exército Brasileiro agindo? Só depois que Trump assumir a Casa Branca! Entenderam porque comunista/bolivariano adora falar americanumáuifeio?

Reply

IMPORTANTÍSSIMO: Na coluna do Cláudio Humberto de hoje existe uma observação que não pode passar despercebida pela oposição e que poderá mudar o travamento do impeachment pelo STF:
“A Decisão do ministro Teori Zavascki, transferindo para o Supremo Tribunal Federal prerrogativas da Câmara e interrompendo iniciativa para o eventual impeachment da presidente Dilma, deve ser contestada pela oposição. O ENTENDIMENTO DE ALGUNS JURISTAS É QUE O TEMA NADA TEM DE CONSTITUCIONAL: TRATANDO-SE DE NEGATIVA DE VIGÊNCIA DE LEI FEDERAL, SERIA DA ALÇADA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ), NÃO DO STF.”

Reply

forças armadas estao demorando de mais, coloquem estes bolivarianos a correr e que tenha nova eleiçao com VOTO IMPRESSO, pois dilma agora vetou nao que o voto impresso- pouca vergonha desta mulher- o povo quer eleiçao sem fraudes- fora pete

Reply

Aliás, se na Casa Branca estivesse sentado um Reagan e não este otário do Bobama Lula, Dilma, Maduro, etc não teriam vida fácil não e no caso do Brasil (e seus recursos minerais, hidricos, etc além do potencial de consumo de seus habitantes) nestas alturas já seria uma Coreia do Sul. Que peninha, não!?

Reply

Vamos ver de que lado estão... até agora nãõ sei de que lado estão!

Reply

Admiro esse general.

Reply

Uma nova esperança aos intervencionistas que já estavam céticos depois de Villas Boas babar por Aldo Rabelo.

Reply

Ele deu esta entrevista dia 9,hoje tenho certeza que o general está mais preocupado.Não sei como,mas o povo tem que achar um jeito de manifestar pesado.A democracia está sob ataque dessa turma de petista vermelhinhos.Pergigo.

Reply

GRAVÍSSIMO!

O conchavo, a eterna e hedionda trajetória da impunidade e da benevolência com a bandidagem no poder, não pode ser presenteada mantendo-se em condições de implantar o projeto totalitarista do qual o aparelhamento do Estado continuamente assim o tem demonstrado.
Urge manifestações patrióticas e legais com o intuito claro de conter as iniciativas putrefatas dos que ignoram e desprezam uma Nação ávida por justiça, onde a criminalidade não prevaleceria, já que, comprovadamente, não há homens que a debelem adequada e legalmente, tampouco consciência política de uma população estúpida que a elegeu e a fez prosperar.




Reply

Eles podem até intervir, mas somente se o impedimento de Dilma tornar-se irreversível e PARA MANTÊ-LA NO PODER!!! Podem apostar!!

Reply

Estamos assistindo a crise politica , economica , social, e etica acirrar-se. Nao permitiremos que o Brasil se transforme em uma republiqueta socialista bolivariana.Estamos juntos, General VB .

Reply

ESTAMOS JUNTOS "BRASIL ACIMA DE TUDO" SELVAA!!!!!

Reply

DEPENDENTES ENTRE SI

mudaram a CF88

Os poderes se alinharam para manobra de poder....pode isso coronel?

Reply

A missão está dada.
.Dissolva STF...congresso e Planalto....e faca novas eleições.

Reply

Bom Dia,
Já esta na hora das Forças Armadas defenderem o país e seu povo das arbitrariedades desse partido e da base alugada, estamos numa crise, que as forças armadas ajudem nosso país.

Reply

Sabiam que a Dilma Sapiens como não tem plano para refugiados sírios e outros, colocou centenas no Bolsa Família??????????????

Notícia saiu no Uol.

É UMA VERGONHA!!!!!


FORA DILMA!
FORA PT!


Chris/SP

Reply

Discursos vazios não resolvem o poblema.
é melhor vcs começares a lustras as armas
Ou vão se aliar ao bolivarianismo feladapota?

O POVO ESTÁ COM OS BAGOS PLENOS, GENERAL.

Reply

Verdes por fora, vermelhos por dentro.

E vão ter de engolir o comando do PCdoB.

Deboche!

Reply

A análise feita pelo Terminator é brilhante!! Digo mais: o Obama é um muçulmano travestido de "democrata". Que venha o Trump!

Reply

Será que esses “generais” de hoje são CEGOS?

http://1.bp.blogspot.com/-UPl5B3052Uk/Vh57trMjyvI/AAAAAAAAs0I/kThObqpf-d4/s1600/pimentel-maduro-dirceu%2B%25281%2529.jpg

Reply

Fora vermelhos, aqui é verde, NAO PERMITIMOS VERMELHO, FORA PETE, VAMOS AS RUAS, O EXERCITO DEVE TOMAR O PODER E REALIZAR NOVA ELEIÇAO

Reply

Ôh!!!! ...... Sheila

14 de outubro de 2015 11:04

Como você tem certeza que esse Gal. está prometendo apoio ao povo?
Parece mais claro que, esse discurso camuflado tem uma conotação de que ele é comparsa dos petralhas!

Reply

13 anos de cantilena esperançosa para desembocar no óbvio, somente uma ação militar de vulto pode dar uma sobrevida a essa falsidade chamada Brasil e pode, através de ações contundentes encaminhar uma real formação nacional.

Até as baratas do esgoto sabiam que entregar o poder a marxistas seria lançar o país na guerra civil. Que Deus inspire as forças armadas brasileiras na sua vocação para que cumpram a missão por inteiro, rua por rua, casa por casa.

Reply

Fiquei em dúvida sobre as reais intenções desse comandante do Exército. Pareceu que estará do lado da comandanta suprema das FFAA, caso o impeachment avance.

Reply

A lava jato parou? logo agora nenhuma novidade da lava jato? Sergio Moro, precisamos d novidades das boas.

Reply

Bravateiros. Bastará que a presidenta Dilma dê um aumentozinho no soldo para que voltem ao pijama e à caserna.

Reply

Acho muito suspeito o comentário do general. Estou quase convencida que estas palavras foram instruídas pelo executivo, para convencer a população de que corremos o risco de instabilidade social. Não esqueçamos que a Dona Dilma é a comandante suprema das FORÇAS ARMADAS.

Reply

SÓ A "CHAMADA FINAL" JÁ DIZ O QUE VAI ACONTECER:VAMOS APANHAR DOS MILICOS, TOMAR PORRADA DO PT,MORRER DE FOME E TRABALHAR DE CANGA.ESTE SERÁ O DESTINO DESSE POVO INEPTO!SE NINGUÉM,DEPOIS QUE ESSE GENERAL FALOU VÁRIAS VEZES SOBRE LEGALIDADE,ENTENDEU O RECADO,TÁ ENTRANDO EM NEGAÇÃO,ENTÃO MELHOR SE MATAR AGORA,POIS O "PEPINO VEM GROSSO".BRASIL,PAÍS DO FUTURO,ESCUTAVA,DO FUTURO DOS BANDIDOS PSICOPATAS!

Reply

Sei não, acho que colocariam os tanmques para defender a ditadura comunista de 200 milhões de brasileiros que querem a destruição e aniquilação completa do PT.

Reply

Gal.

Tanta roubalheira,esbornia e farra com o $$$$$$ do povo e nada. Menos discurso e haja como homem de farda-AJA!

Toloco

Reply

O discurso cheio de ambiguidades!

Reply

Tamos juntos coronel!!!

Reply

Engraçado, fala-se em impeachment da Dilma, esse comandante e até o Joaquim Barbosa vem falar de instabilidade social. Está tudo muito suspeito mesmo. Não existe maior instabilidade social do que a inflação. Quem viveu os anos 80 deve de lembrar isso.

Reply

Faleceu hoje , em Brasilia, o Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra. O Cel Ustra foi o escolhido , nos anos 70, para combater as 60 organizacoes terroristas que assaltavam bancos, promoviam sequestros e atentados. Venceu a batalha contra os que lutavam contra a democracia e a favor da implantacao de uma ditadura socialista no Pais. Por essa razao, por ter vencido, passou a ser perseguido com seus familiares pela midia de esquerda, por simpatizantes e ex-guerrilheiros , por politicos de esquerda e por organizacoes internacionais de esquerda. Mudava constantemente de endereco em razao das ameacas a sua familia. Eu o conheci. Era corajoso como poucos .Claro que foi escolhido por essa razao. A perseguicao a sua pessoa e seus familiares deve ter terminado hoje.Sofreu como poucos .
Meus pesames a sua brava e sofrida familia !!!

Reply

Melancia isso define este comando alinhado a bandilma

Reply