Somente a dívida em dólar da Petrobras equivale a quase 10% do PIB do país. E supera em quase 40% todas as reservas cambiais do país. Imaginem as dívidas das outras empresas. Se o Brasil quiser pagar a dívida apenas da estatal roubada pelos petistas, acaba o dinheiro. Esta comparação destrói certas lendas contadas pelo PT de que temos uma situação sólida. Mentira. Podemos quebrar a qualquer momento. A disparada do dólar, que atingiu nesta terça-feira a maior cotação
do Plano Real, agravou ainda mais a situação financeira da Petrobrás.
Desde de junho, a estatal já contabilizou uma alta de cerca de R$ 100
bilhões nas dívidas em moeda estrangeira.
As estimativas foram feitas pela consultoria Economática, a pedido do Estado,
e considera a cotação de R$ 4,04 para a moeda americana. Nesta
terça-feira, diante das incertezas sobre os rumos da política econômica
brasileira, o dólar comercial fechou a R$ 4,05.
Com mais de 70% de sua dívida em moeda estrangeira, a estatal é
extremamente vulnerável à variação cambial. A reação dos mercados, nesta
terça-feira, foi imediata. As ações da Petrobrás amargaram os menores
preços desde 2004, fechando o pregão da BM&FBovespa com queda de
3,13% nas ordinárias e de 4,52% nas ações preferenciais.
28 comentários
A divida da Petrobras realmente é astronômica so que o certo são R$ 513 bilhões de reais .
ReplyE os Militares fizeram uma revolução na infraestrutura do Brasil com um orçamento anual dez vezes menor que o atual.Deixaram uma divida de 100 bilhões de dólares mas Estatais como a Petrobras qu valia mais de 100 bilhões de Dolares na época. NA Democracia Civil foram privatizadas as Estatais, como Vale,Teles,Banespa entre muitas instituições lucrativas e que hoje não serviu para nada pois as dividas aumentaram e o plano real foi para o espaço e o povo Tolo continua acreditando em papai noel.
ReplyOlhando para os Estados dirigidos pelos petistas, nunca duvidei que quebrariam o Brasil.
ReplyMas o pré-sal não ia fazer o Brasil ser uma das maiores potências do mundo?!
ReplyLula, cadê você? Vem explicar essa história pra gente?!
tire uma dúvida, O BOBINI do banco central jás gastou bilhões das reservas para tentar frear a alta do dólar dilma. isso não acabou com as reservas ? são bilhões semanais !
ReplyCel., na reportagem fala em R$ 513 bi... se fosse de dólar seria aproximadamente R$ 2,13 trilhão.
Replyfavor não publicar.
Coronel,
ReplyAcho que a dívida da Petrobras é 500 bi de reais e não dólares.
Dê uma conferida para não ficar esquesito
A dívida da Petrobrás está em Real e não em Dólar.
ReplyPost errado, Coronel, a dívida da Petrobras é 513 bilhões de reais, não de dólares...
ReplyCoronel,
Replyo interessante são os "analistas" e "comentaristas" econômicos querendo dourar o que não se pode. Ou são comprados ou incompetentes.
Cel,
ReplyBem, sobre a Petrobrás, enquanto o bando de ratos vermelhos surrupiavam a companhia, toda semana chegavam os e-mail da Departamento de Relações com Investidores. Só notícias boas e, de um certo tempo para cá, pararam de enviar os e-mails. Ficou muito na cara, agora já não conseguem enganar a mais ninguém. Enquanto isso a ação PETR4 chegou hoje ao valor de R$ 6,77. Eu acreditei quando investi na empresa. Agora, estou com um prejuízo de mais de 50 mil reais. E a Bovespa? E o seu índice? Alguém acredita que com uma perda de mais de 1 TRILHÃO de dólares durante o governo Dilma o índice Bovespa pode ter caído só 0,5% no dia de ontem quando as ações das principais empresas estavam e estão simplesmente derretendo? Existe ainda alguma instituição séria neste país?
Os dois parágrafos abaixo são do Boletim EMPIRICUS de ontem, 22/09, prestem atenção:
"Como pode o Ibovespa cair somente 0,5% quando praticamente todas as ações do Ibovespa caem mais do que isso? Algumas das relevantes na composição do índice caindo 3,36%, 3,63%, 3,71%, 3,84%, 4,42%... O Ibovespa deixou de ser a média de suas ações? Ou aprendeu o milagre aritmético do governo, para quem a crise é externa mesmo com rigorosamente todos os outros países com quem o Brasil tem alguma relação comercial crescendo mais do que o Brasil".
"Durante o governo Dilma, o valor de mercado das empresas brasileiras listadas na BM&F Bovespa passou de US$ 1,531 trilhão (1 de janeiro de 2011) para US$ 515 bilhões agora, nas contas da Economática. Com isso, US$ 1 trilhão simplesmente evaporaram do mercado brasileiro neste intervalo. Paralelamente, o dólar passou de R$ 1,66 (1 de janeiro de 2011) para os R$ 4 atuais. É uma destruição de valor sem precedentes, tanto para as empresas brasileiras quanto para a moeda nacional".
Senhores, tenham a Santa Paciência, não é possível que depois de tanto estrago tem gente que não quer enxergar o que está acontecendo. Depois de tanto estrago como é que podem ainda defender os bandidos que surrupiaram o poder? Diante de tanto estrago como é que ainda não colocaram esse bando de ratos incompetentes no olho da rua? A conclusão que chego é a seguinte: Não se salva ninguém mais em Brasília, nem executivo, nem judiciário e muito menos ainda o Congresso. Todos estão envolvidos na falência do Brasil, todos têm culpa.
Se os brasileiros tivessem um mínimo de fibra a FORCA seria pouco para esse vagabundos.
Índio Tonto/SP
Quem responde pela dívida da Petrobras é o patrimônio dela, seu ignorante, e não as reservas do país....
ReplyFalar sobre o que não entende, dá nisso...
Reply23 de setembro de 2015 16:04
ReplyO Brasil só aguentou o tranco porque os militares deixaram o pais com uma infraestrutura sem precedentes.
"
... O Brasil antes de 64 era como se fosse um arquipélago...Rodovias construídas pelos governos das ações corretivas de 64:
Duplicação da rodovia Rio - SP, construindo-se uma nova pista de subida na Serra das Araras,
- Rodovia Rio – Salvador,
- Rodovia Curitiba - Porto Alegre,
- Rodovia Campo-Grande – Cuiabá,
- Rodovia Cuiabá – Goiânia,
- Duplicação da rodovia BR-040 de Petrópolis a Juiz de Fora,
- Ponte Rio-Niteroi com 14 Km,
- Rodovia Rio – Santos,
- Rodovia Santos - São Paulo,
- Rodovia São Paulo - Campinas (Bandeirantes).
- Reconstrução com asfaltamento da rodovia Belém - Brasília (antes era em terra),
- Rodovia Cuiabá - Santarém com 1.750 km, efetuada pelos 8º e 9º Batalhões de Engenharia de Construção. .
- Rodovia Transamazônica, aproveitando em grande parte mão-de-obra desempregada do Nordeste como conseqüência de devastadora seca na região.
- Rodovia Cuiabá - Porto Velho (Rodovia Marechal Rondon), com 1.442 km,... A duração do percurso era de trinta dias. Mas, com a conclusão da obra, passou a ser de 24 horas.
- Rodovia Brasília - Barreiras - Salvador, inclusive com a construção da ponte sobre o Rio São Francisco. A Rodovia foi construída pelo 4º Batalhão de Engenharia de Construção.
- Ligação rodoviária do sul do Piauí a São Luís e Belém, executada, parcialmente, pelos 2º e 3º Batalhões de Engenharia de Construção.
- Rodovias da rede do Nordeste, possibilitando encurtamento superior a 600 Km nas viagens entre Brasília -São Luís; Brasília - Fortaleza e Brasília - Recife. Acréscimo total à rede do Nordeste de 5.000 Km de rodovias.
- Asfaltamento da maioria das estradas do Rio Grande do Sul.
Ferrovias construídas pelos governos das ações corretivas de 64:
- Ferrovia da Soja, no Paraná e em Santa Catarina.
- Ferrovia de Carajás (Pará - Maranhão) - com 890 km, ligando a província mineral da serra de Carajás ao porto da Madeira, próximo à São Luís.
- Ferrovia do Aço (Minas Gerais - Rio de Janeiro - São Paulo). O projeto foi muito dispendioso em face das obras de arquitetura exigidas.
- Ferrovia do Trigo (Roca Sales - Passo Fundo). Iniciada e interrompida na década de 1950. A retomada de sua construção tornou-se viável após a primeira crise do petróleo (1973) e pelo fato de ter sido confiada ao 1.º Batalhão Ferroviário. A obra foi concluída em 1980.
- Ferrovia Minas - Distrito Federal, partindo de Pires do Rio (MG), que foi concluída pelo 2º Batalhão Ferroviário. O seu destaque é a ponte sobre o Rio Araguari, construída por administração direta daquela Organização Militar.
- A construção inicial dos trechos dos Metrôs do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Recife.
Portos e aeroportos construídos pelos governos das ações corretivas de 64:
- Porto de Sepetiba.
- Porto de Praia Mole, em Vitória.
- Porto da Ponta da Madeira.Situado a 9 km de São Luís, é parte do Projeto Carajás.
- Porto de Estrela. Situado no Rio Taquari (Rio Grande do Sul), foi inaugurado em 1977, tornando-se o primeiro entroncamento inter-modal, conectando hidrovia, ferrovia e rodovia.
- Porto de Trombetas.
- Terminal açucareiro de Recife
- Terminal salineiro de Areia Branca.
- Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
- Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo.
- Aeroporto Internacional de Confins a 47 kms do Centro de Belo Horizonte (atualmente denominado Tancredo Neves).
Projetos de telecomunicações: implantação do sistema Telebrás. Entre 1964 e 1978 elevou-se o produto interno bruto, PIB, de US$ 23 bilhões para US$ 164 bilhões;
Tudo o que foi citado foi feito apenas nos vinte anos dos governos militares. Agora, exercite sua memória e cite qualquer grande empreendimento realizado nos últimos vinte anos, além da venda a preços módicos de nossas conquistas?..." (Carlos Hernán Tercero)
Integra:
http://www.polestrare.org/obrasilquedavacerto.htm
Foi especular, se deu mal...agora, está lamentando.
ReplyPare de lamber as feridas e entenda que bolsa é para profissionais. A hora é de comprar ações da Pedrobrás.
ReplyEsse Coronel existe ou é um fake do Aécio Never?
ReplyEstá na hora de o Governo adquirir mais ações da Petrobrás. O povo brasileiro e os investidores inteligentes agradecem.
ReplyDeixe de eufemismo. Diga logo que o Coronel foi inventar notícia é se deu mal. E não há nada de esquesito, mas ESQUISITO.
ReplyAcompanhe os preços do petróleo no mundo e as estratégias da OPEP, que você vai entender mais ou menos o que ocorre, seu jegue!
ReplyQuem está quebrando o RS é um tucano.
ReplyOs militares deixaram uma dívida externa monumental. FHC não vendeu, ele doou. Hoje, estão todos do mesmo lado. Torturadores e tucanos.
ReplyQuanto vale os campos do pré-sal, animal?
ReplyCoronel, a dívida da Petrossauro é de 500 bilhões de reais, e não de dólares. De qualquer forma, é um número inimaginável e completamente impagável. Os petralhas, que sempre acusaram o PSDB de querer privatizá-la (o que nunca se cogitou, infelizmente), conseguiram a suprema façanha de quebrá-la, literalmente. Há 5 anos, o valor de mercado dela era de US$ 300 bilhões. Na última sexta-feita, o seu valor tinha caído para US$ 30 bilhões. Inacreditável...
ReplyA uniao e dona de 45% do capital total da petrobras. E a divida da empresa 70% esta securutizada com as exportacoes em dolar. Leia relatorio de auditoria da empresa
ReplyPrezado Anônimo, o fato de a União ser dona de 45% do capital total da Petrobrás não quer dizer muita coisa, pois o tesouro está raspado e não tem dinheiro para socorrê-la. No caso da dívida, se realmente 70% dela estiver securitizada com exportações em dólar, eu pergunto: a Petrobrás vai exportar o quê? Não deve ser petróleo, pois ela não consegue sequer extrair o suficiente para abastecer o País, haja vista que tem que importar gasolina e diesel todo santo dia, sendo essas importações, segundo ela, a causa de sua "dêbacle" de caixa. Assim, se ela quiser exportar o petróleo que extrai para quitar sua dívida em dólar, em contrapartida terá que importar outro tanto de petróleo para abastecer o País... Na minha humilde opinião, a conta não fecha, e a ex-gigante nacional do petróleo está, sim, mais quebrada que arroz de terceira...
ReplyPrezado Reformista, à parte a sua agressividade, acho que você deveria ler um pouco mais, se é que lê alguma coisa. Em primeiro lugar, o governador do Rio Grande do Sul não é tucano, mas do PMDB. Em segundo lugar, assim como a Dilma não conseguiria quebrar o País em 6 meses de governo (a crise que vivemos começou com o molusco e foi potencializada por ela ao longo do primeiro mandato, com brutal aceleração das barbaridades praticadas, para se reeleger, no ano passado), também a crise gaúcha é fruto dos 2 (dois) últimos governos, comandados por petralhas, diga-se de passagem, em particular do último, que teve no comando o notório Tarso Genro. Assim sendo, seu comentário está completamente equivocado, para usar um termo educado. Ah!, não sei de onde você é, mas, se quiser um exemplo de como se governa com eficiência, honestidade e correção, mire-se no exemplo dado pelo governador Geraldo Alckmin, de São Paulo, ele sim, por acaso, tucano...
ReplyQuerer dizer que a Petrobrás deve $500 bi doláres, é querer deturpar a realidade; tudo bem que é uma dívida é enorme, mas querer inventar, e querer relacionar com a reserva cambial brasileira, e desconhecer as variáveis econômicas, ou estar querendo induzir o leitor ao erro!!
Reply