Corruptos da Lava Jato escapam do juiz Moro. O STF petista cumpre a sua missão.

(O Globo) O Supremo Tribunal Federal (STF) desvinculou totalmente da Operação Lava-Jato nesta quinta-feira a investigação contra a senadora Gleisi Hoffman (PT-PR). Ficou decidido que os supostos desvios de dinheiro do Ministério do Planejamento, pelos quais a parlamentar é investigada, não têm relação com o esquema de corrupção na Petrobras. Com isso, a investigação contra a senadora ficará no STF, mas não sob a relatoria do ministro Teori Zavascki, que conduz inquéritos da Lava-Jato. Outros suspeitos de participar do mesmo esquema sem direito ao foro especial terão inquéritos abertos na Justiça Federal em São Paulo; e não na Vara de Curitiba comandada pelo juiz Sérgio Moro.


Os indícios contra Gleisi surgiram a partir de depoimentos em delação premiada na Lava-Jato. Com a decisão desta quarta-feira, o STF abre caminho para que crimes descobertos em decorrência da Lava-Jato sejam considerados casos independentes, sem vinculação com a investigação central. Voz minoritária no plenário, o ministro Gilmar Mendes alertou para o risco desse tipo de decisão enfraquecer as investigações.

- É uma questão de grande relevo. Do contrário, não estaria tendo essa disputa no próprio âmbito do tribunal. No fundo, o que se espera é que o processo saia de Curitiba e não tenha a devida sequência em outros lugares. Vamos dizer em português bem claro - afirmou o ministro.

Segundo Gilmar, o esquema no Ministério do Planejamento tem relação com o da Petrobras. Ele concordou com o argumento do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de que os operadores são os mesmos e também a forma de agir. Para o ministro, se Moro perder a condução do processo, a investigação poderá ser prejudicada, porque o novo juiz não conhece os casos da Lava-Jato em profundidade.

- Se espalharmos o processo para São Paulo, Uberaba ou Cuiabá, certamente estaremos contribuindo para essa grande confusão. Nunca lidamos com uma organização criminosa e não tem, na história desse país, nenhuma notícia de uma organização criminosa desse jaez, fato que nos envergonha por completo. Estamos falando do maior caso de corrupção do mundo - afirmou Gilmar.

O relator da questão, ministro Dias Toffoli, afirmou categoricamente que não há qualquer relação entre os desvios pelos quais Gleisi responde e o esquema de fraudes na Petrobras. Por isso, Zavascki não poderia ser o relator. Toffoli também questionou a preferência do Ministério Público por Moro, como se ele fosse o único juiz no Brasil com capacidade para conduzir um processo desse tipo.

- Verifica-se não existir condição de incindibilidade entre o evento Petrobras e os demais. O simples fato de a Polícia Federal denominar de fases as Operação Lava-Jato não se sobrepõe às normas técnicas legais disciplinadores da competência. Há Polícia Federal e há juiz federal em todos os estados do Brasil. Não há que se dizer que só haja um juízo que tenha idoneidade para fazer investigação ou para seu julgamento. Só há um juiz no Brasil? Estão todos os outros juízes demitidos de sua competência? Vamos nos sobrepor às normas técnicas processuais? - questionou Toffoli.

JUSTIÇA DE SP CONDUZIRÁ PROCESSO
Em seu voto, Toffoli afirmou que uma prova obtida por delação premiada em uma investigação específica pode ser usada para respaldar outra investigação, de um assunto totalmente diferente. Nesse caso, o juiz responsável pelo caso não precisaria ser o mesmo da investigação original. Na semana passada, concordando com essa tese, o presidente do tribunal, Ricardo Lewandowski, sorteou o caso para um novo relator – no caso, Toffoli.

O relator escolheu a Justiça Federal de São Paulo para conduzir o processo porque a maior parte dos contratos alvo da investigação foi firmada em São Paulo. Outro motivo seria o fato de a Consist ter sede em São Paulo. A empresa firmou contratos com o Ministério do Planejamento e teria desviado dinheiro para custear a campanha de Gleisi ao governo do estado no ano passado. Segundo as investigações, o ex-vereador do PT Alexandre Romano, preso na Lava-Jato, era o operador dos repasses. O caso de Romano, que estava nas mãos de Moro, passará à Justiça Federal paulista.

Além de Toffoli, votaram para a remessa do processo para São Paulo outros seis ministros: Edson Fachin, Teori Zavascki, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Marco Aurélio e Lewandowski. Gilmar e Celso de Mello defenderam a devolução do caso para Moro e que Zavascki fosse o relator do caso Gleisi. Luís Roberto Barroso declarou que não caberia ao STF definir o juiz indicado para julgar essas pessoas. Por isso, ele queria que os autos fossem devolvidos a Moro, que definiria o responsável pelas investigações. O ministro Luiz Fux não estava presente.

Por ter direito ao foro especial, os documentos referentes ao caso Gleisi foram enviados ao STF e registradas como petição. Os autos foram encaminhados a Zavascki, por ser ele o relator dos inquéritos da Lava-Jato. No entanto, o ministro verificou que não havia conexão com o caso e enviou os documentos a Lewandowski – que, por sua vez, sorteou um novo relator para a petição: Toffoli.

O procurador-geral da República insiste em vincular o caso Gleisi à Lava-Jato. Ele queria que as apurações contra a senadora ficassem nas mãos de Zavascki e que as pessoas sem foro ficassem sob a condução de Moro. Janot ressaltou que, embora os contratos tenham sido assinados em São Paulo, o dinheiro desviado serviu para pagar despesas em Curitiba.

- Essa investigação não se dirige a pessoas ou empresas, mas a uma organização criminosa com vários ramos, que opera de maneira uniforme, com modus operandi idêntico, com vários atores, e opera em diversas frentes - disse o procurador-geral.

Sem contar com Gleisi, que ainda não teve inquérito formalmente aberto no STF, são 58 os investigados na Lava-Jato no tribunal. Desses, 23 são deputados federais e 13 são senadores. Entre os alvos dos inquéritos estão o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Fernando Collor (PTB-AL) e o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva. O inquérito de Edinho está oculto – ou seja, sem a divulgação de qualquer andamento processual. Há outros inquéritos ocultos na Lava-Jato sobre os quais não se sabe nem o nome dos investigados

65 comentários

Essa oposição está dormindo de touca.
Lula como consultor adjunto da Dilma....e ninguém fala nada...
Distribuição de ministérios ao PMDB (venda isso sim!) e ninguém fala nada...
São uns babacas.
Lilyane

Reply

Coronel se o Juiz Sérgio Moro ver que isto vai desatar e virar pizza tem que jogar tudo no ventilador , para a população saber e tonar atitudes e não deixar sair barato, isto aqui não vai virar Venezuela.

Reply

Um país que depende de um único juiz já está morto e não sabe. Joguem a terra a acabem com isso.

Reply

O Brasil está caindo de podre. Ninguém é confiável, todo mundo tem um preço e está à venda. Só a mobilização popular permanente pode por fim a esse estado de promiscuidade.

Reply

Quero crer que o Moro não é o único juiz que deseja por na cadeia os corruptos que atuaram durante os governos petistas. Se assim fosse teríamos de abandonar o país, pois a justiça não serviria pra nada e teríamos a lei do mais forte. Se tivermos de depender unicamente do Juiz Moro então o Brasil é um caso perdido.

Reply

Desta forma a bonitinha mas ordinária vai escapar fácil.

Reply

Vamos passar um rolo de moralização nesse país, começando pelo uso de bens e recursos públicos por políticos inescrupulosos.

Reply

Na verdade o que essa cambada de ministros comprados pelo PT quer é esvaziar o poder do juiz Sergio Moro. Tanto para proteger seus companheiros de partido, como em outra hipótese que não deve ser descartada, é por inveja; por verem que o juiz Moro é um homem sério, acima de quaisquer suspeitas e eles, todo o Brasil sabe, são corruptos vendidos aos bandidos petistas. Estão pagando favores. Canalhas!

Reply

Os Joaquim Silvério dos Reis do século 21.

Vão colher amargos frutos deste crime cometido contra 200 milhões de infelizes.

Reply

Os tentáculos da orcrim são longos...

Reply

É preciso que esses FDP do STF saibam que a operação é a LAVA JATO e não Petrobras.

Reply



Para acabar com essa corrupção criminosa no governo é preciso acaba com Lula, para acabar com essa corrupção criminosa na justiça, blindagens dos ladrões do patrimônio brasileiro É PRECISO ACABA COM OS BANDIDOS TOGADOS DAS CÔRTES. Os bandidos togados devem ser banidos antes, porque são mais destruidores da soberania brasileira e sem eles os petistas não escaparão do rigor da Lei.

Se BANDIDOS TOGADOS nas corte, a justiça brasileira voltará a servir ao Brasil.

Reply

Eis o motivo principal para o impeachment da vagabunda. Com ela fora do poder, seria possível uma limpeza neste governo e acabar com a impunidade e estas manobras se esvaziariam.

Reply

Já havia lido sobre o assunto lá no blog O Antagonista.

Agora, vejo aqui no blog do Coronel.

O PT CONSEGUIU O QUE QUERIA: APARELHAR O STF!

ISTO É UMA VERGONHA!


Chris/SP

Reply

ESSE É O STPF (SUPREMO PETRALHA TRIBUNAL FEDERAL),UM COVIL DE BANDIDOS.

Reply

Coronel,

até Ricardo Boechat - petralha disse no jornal da Band que o povo precisa ficar de olho nesse desmonte!!

O que fazer? Malditos, desgraçados, bolivarianos sem vergonha na cara.

OU ACABAMOS COM O PT,
OU O PT ACABARÁ DE VEZ COM O BRASIL!

Já vivemos numa ditadura descarada onde o STF está totalmente aparelhado.

Levandoski e Tofolli! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA!

Tudo para bloquear a chegada da Lei em Lula e em Dilma.

Que Deus tenha misericórdia de nós.

Quero botões dourados...

Flor Lilás

Reply

Coronel

Publique aqui também o cartaz PRÓ JUIZ SERGIO MORO!!!

O Jornalista Aluizio Amorim publicou um cartaz da campanha, no link abaixo

AS REDES SOCIAIS JÁ REAGEM À DECISÃO DOS MINISTRO BOLIVARIANOS DO STF

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2015/09/decisao-do-supremo-tribunal-bolivariano.html



Chris/SP

Reply

SE NOSSAS FORÇAS ARMADAS NADA FIZEREM, ESTAREMOS A CAMINHO DE UMA GUERRA CIVIL

A PACIÊNCIA FINDOU, NÃO DÁ MAIS PARA AGUENTAR TANTA ROUBALHEIRA E AVILTAMENTO DO ESTADO DE DIREITO

DESGOVERNO MALDITO, VOCÊ ACABOU.

Reply

CEL.;
SE NÃO IMPICHAREM A PRESIDENTE URGENTEMENTE E NÃO ACABAR COM OS PETRALHAS DE UMA VEZ POR TODAS, ESTE MALFEITORES PETRALHAS E SEUS ALIADOS E SEUS IRMÃOS DO STF, VÃO ACABAR COM O BRASIL ( O SONHO DE UMA PATRIA LIVRE E PROSPERA PARA TODOS OS BRASILEIROS, ACABOU!!! ELES ROUBARAM O BRASIL !!! ELES ROUBARAM OS NOSSOS SONHOS, ALEM DE ROUBAREM A PETROBRAS, BB / CEF/ E DEMAIS ESTATAIS, O BRASIL FALIU, E OS MALFEITORES VENCERAM !!! E AGORA ? CADE OS HOMENS DE BEM DESTE PAIS...
ASS.: FERREIRA

Reply

COronel,

do Otambosi:

"Do deputado Jarbas Vasconcelos sobre Dilma e Lula, segundo a coluna de Carlos Brickmann:

O deputado pernambucano Jarbas Vasconcelos, do PMDB, respeitado em todas as áreas por sua integridade, é duro ao analisar a situação: acha que Dilma cai, talvez em outubro, por impeachment ou renúncia. Completa: "Temos de nos livrar dessa praga antes do fim do ano. Ela está terminal". Sobre Lula: "É uma quadrilha organizada e o Lula é quem comanda. Vocês têm dúvida de que Lula vai ser preso na Operação Lava Jato? Vai ser uma cena bonita"."

Sim Deputado Jarbas Vasconcelos - eu tenho muita dúvida que Lula vai ser preso. O STF bolivariano não deixará...

Flor Lilás

Reply

Coronel,
estava demorando. Agora vamos ter todos comemorando o dinheiro roubado. E ainda dizem que o crime não compensa. Sim, no Brasil é claro.

Reply

SUPREMO TRIBUNAL FIXULECO

Reply

Até quando abusarão da nossa paciência? E os eleitos, por que se calam diante dessa calamidade imoral? Até quando o Brasil suportará a falta de ética pública, a indecência fisiológica, a ambição de poder, a podridão de 'joguinhos políticos obscenos'?
Como disse o Dr. Ulysses, a grande urna é a RUA! É lá que está a esperança desse país!

Reply

Coronel,

vejam essa:

http://www.oantagonista.com/posts/brasil-e-chacota-na-alemanha

Até quando vamos tolerar a destruição de nosso país a ponto de virarmos chacota - e o pior é que é a pura verdade!!!! - no exterior. Até quando vamos permitir o PT se apoderar de nossas vidas, destruindo-as?

A corte bolivariana desmambrando a Lava Jato foi a pá de cal.

CHEGA! BASTA!
OU ACABAMOS COM O PT,
OU O PT ACABARÁ COM O BRASIL!

Flor Lilás

Reply

Errata:

desmembrando

Flor Lilás

Reply

Alguém duvida que já estamos vivendo sob uma Ditadura? Quem lê os blogs independentes de 2005 para cá não tem dúvida alguma. Pois bem, estes citados leitores, caso tenham assistido ao Jornal da Band desta noite (23/09), com certeza também, perceberam o ar de cinismo do Boechato ao dar esta notícia. Ficou visível o ar de felicidade do petista com a manobra do STF. Que Deus me perdoe pelo que vou falar mas... que o dragão da inflação cresça como um tiranossauro e quebre o Brasil. Somente assim este furúnculo chamado Lulopetismo sairá do corpo Brasil!!! Infelizmente, esta é a nossa realidade.

Reply

.
E viva a Bastilha!!!!!!!!!!
Guilhotinas na praça...

Reply

Concordo com o anônimo das 18:46h.

"Só a mobilização popular permanente pode por fim a esse estado de promiscuidade".

Temos que parar de marcar encontros pela rede para passeatas que parecem mais passeios aos domingos levando bandeirinhas, cães e gatos.
Temos sim que ir para a rua todos os dias. Não temos mais nada a perder já que o país está quebrando e a maioria perdendo seus empregos.
Vamos fechar as casas, as lojas, as fabricas, os supermercados e encher as ruas deste país com uma revolução silenciosa. O país só avançará se assim o povo permitir.

Reply

A pizzaria do STF em relação a Lava Jato já começou a funcionar a todo vapor com direito a sobremesa de marmelada.Vergonhosas as nossas instituições!!!

Reply

Esses malandros que utilizam aviões oficiais para as mordomias e farras de finais de semana.

Reply

Desobediencia civil seria o caminho??????????

Reply

Afinal qual dos poderes é o mais bandido ?

Reply

Vamos para Búzios no avião do Governo de Minas, que é bem mais emocionante. Na bagagem a gente leva coca (que ninguém revista) (cola) e sai barato!

Reply

Os Senadores são os verdadeiros culpados, aprovaram essas nulidades na sabatina.

Reply

O Juiz Sérgio Moro não é burro. Vai pegar a tucanada toda.

Reply

Cadê o Joaquim Barbosa? Estará em Miami, no apartamento que comprou em nome de uma empresa que não poderia ter?

Reply

Mobilização popular de mauricinhos e patricinhas, com clichês produzidos por corruptos que estão com medo da onda de moralização.

Reply

A ética e a decência não sobrevivem com a incoerência. Cadê o negócio dos aeroportos? O helicóptero do Perrela? E as viagens para Búzios e Angra às custas do povo?

Reply

Tal como muitos previam: os inescrupulosos de toga. Daqui a pouco não terá dinheiro prá pagarbnrm os fartos salários deles. Ninguém está comprando nada. O Brasil falido e não adusnta criar mais imposto. Vão todos ser vitimas do proprio veneno.

Reply

Tal como muitos previam: os inescrupulosos de toga. Daqui a pouco não terá dinheiro prá pagarbnrm os fartos salários deles. Ninguém está comprando nada. O Brasil falido e não adusnta criar mais imposto. Vão todos ser vitimas do proprio veneno.

Reply

Tio Rei tinha razão! Leiam o texto dele!

LAVA-JATO: crônica de um fatiamento anunciado. Ou: Eu bem que avisei! Ou: Obsessões e erros da força-tarefa começam a cobrar seu preço. E pode até ser a impunidade

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/lava-jato-cronica-de-um-fatiamento-anunciado-ou-eu-bem-que-avisei-ou-obsessoes-e-erros-da-forca-tarefa-comecam-a-cobrar-seu-preco-e-pode-ate-ser-a-impunidade/


Chris/SP

Reply

pouca vergonha desde o inicio lula já havia tentado tirar o juiz moro e mandar tudo para o stf agora finalmente está conseguindo- pizza a vista, temos uma quadrilha de bandidos no desgoverno, o povo tem que ir as ruas e impedir esta bandalheira, stf do lula- bandidos de toga

Reply

Brasil é chacota na Alemanha no salão do automóvel de Frankfurt:
https://www.youtube.com/watch?v=sFPBwwSWnhY

Reply

Brasil é chacota na Alemanha no salão do automóvel de Frankfurt:
https://www.youtube.com/watch?v=sFPBwwSWnhY

Reply

e tinha que ser o tal ministro toffoli que quer isto, livrar a quadrilha vermelha, este toffoli que nem para concurso de juiz passou, era do tse ele que anunciou vitoria da dilma , depois de horas a portas fechadas.... pois é, aí foi para o stf para absolver a quadrilha, tá tudo dominado pelos bolivarianos vermelhinhos, tudo aparelhado, como disse o gilmar mendes e o janot hoje confirmou -os tentaculos estao em toda parte ,todos orgaos deste desgoverno,é uma quadrilha, o povo tem que ir a rua e correr com estes vermelhos

Reply

Receita rápida para a corrupção institucional: Uzi, AK-47, AR-15!

Reply

É o resultado do encontro "casual" na cidade do Porto entre Dilma, Cardozo e Lewandowsky.
Os magistrados de outras querências que não do covil do PT não se sentem incomodados e envergonhados com o circo mambembe armado no STF?
Perderam a dignidade pela profissão?
É nojenta a omissão e o silêncio obsequioso da elite do judiciário nacional.
Gaudêncio Sette Luas.

Reply

A justiça brasileira não tem a confiança do povo brasileiro. Está aparelhada pela organização criminosa, embora eu não entenda como ameaça esse desmembramento do caso da gleisi hoffman. E quem sabe o pt descobre que há outros juizes como o nosso moro, que prima pela decencia e que vão levar à penalização os corruptos.

Reply

Alguém ainda acredita no Brasil ?
Jovens, se mandem enquanto há tempo, não façam como eu que um dia acreditei que isso aqui poderia ser uma nação.
Não será !
Quem puder se arranque !

Reply

STPF não pegou a quadrilha tucana que vendeu o país.

Reply

ESSE STF É UMA VERGONHA!!!!!!1

Reply

Eu me sinto triste e com vergonha alheia pela votação de ontem, que vi pela TV Justiça! Faltou convencimento, menos do ministro Gilmar Mendes, que argumentou muitíssimo bem, mas poucos o acompanharam. Que tristeza!

Reply

JE SUIS MORO.

Reply

caro coronel, uma pergunta que nao quer calar, e se mais tarde conseguirem provar que Gleise e outros incluidos nesta fase realmente receberao propinas da petrobras,o que acontecera com este desmembramento?

Reply

Olá.
Muita tristeza ao saber que depois de tanto trabalho do Juiz Moro, depois de irmos às ruas na esperança de que os corruPTos seriam punidos, a ORCRIM e o STF aparelhado deram um jeitinho de livrar os maiores corruptos, desmembrando o processo da lava-jato.
Os bandidos estão debochando, RINDO da nossa cara de palhaços neste momento, ficarão, livres, leves e soltos e principalmente continuarão roubando, saqueando o pais, o dinheiro dos hospitais, transporte e tudo mais.
A quem diga que o Juiz Moro não é o único juiz correto capaz de condenar os corruPTos, acredito que existam outros mas, com a coragem de fazer o seu trabalho e enfrentar a ORCRIM, os corruPTos, ele foi e é o único.
Existe algo que ainda possamos fazer para reverter esta situação e exigir que todo o processo continue com o Juiz MORO?

Reply

Em regra geral, no momento que a investigação faz as fases e vai formando autos distintos, dá a chance de ser fixada novas competências para julgar os processos. Não foi o STF quem está fatiando a operação lava-jato, pois a mesma já vem sendo feita desde o inicio. Trata-se isso de um erro de tecnica processual, pois a acusação fatiando em processos distintos facilita seu trabalho, porém deixa escapar a competência para outras comarcas.

Reply

Vendo esse tipo de julgamento é que podemos avaliar o tamanho da compra petralha e quem já está comprado!

Agora, precisar de 100 contra 01 é covardia demais, não ?

O país depende unica e exclusivamente de um só juiz ??????

Cadê os outros 1.599 juizes ?

Em 2014 havia cerca de 1.600 juízes federais no Brasil

Reply

E o povo? Ontem e Garopaba o povo fazia protesto na câmara de vereadores da cidade pedindo para o mesmo baixar os salários e sabem o que fizeram? Deixaram a PM na frente da câmara impedindo a população de entrar! Se estão fazendo isso numa cidade pequena imagine em Brasília! O povo não faz nada! Que inveja da Guatemala!

Reply

to muito triste com esta sujeira toda, triste por terem tirado poderes do juiz moro, NOJO - NOJO E NOJO DA QUADRILHA VERMELHA, nao podemos ficar olhando temos que protestar contra este STF E CONTRA O TAL TOFFOLLI MINIsTRO VeRMELHO QUE NEM EM CONCURSO PARa JUIZ FOI APROVADO, QUE PALHAÇADA, ESTOU MUITO TRISTE, JUIZ MORO ESTAmOS COM O SENHOR, HÁ DE TER MAIS JUIZES, MAGISTRADOS QUE NAO FORAM COMPRADOS, POR QUE SE CALAM PERANTE ESTA BANDALheIRA, ESTAO QUERENDO LIVRAR DILMA E LULA POIS ESTÁ CHEGANDO NELES, SÓ TEM O MINISTRO GILMAR MENDES QUE ABRIU A BOCA AGORA E NOS REPRESENTa

Reply

TOMADA DA BASTILHA!!!!!!

Reply

Coronel,

que tal dar uma bloqueada neste tal "Reformista" que tem cara, cor e cheiro de PETRALHA??????????

RACUMIN URGENTE!

Flor Lilás

Reply

Que oposição? Estão todos comprados, inclusive o playboizinho.

Reply

Esse caso da Gleisi transferido para São Paulo se refere a CONSIST, onde há envolvimento inclusive do marido dela, o ex Ministro Pualo Bernardo. Mas é bom não esquecer que há outra acusação conta Gleisi, essa por parte do doleiro Youssef, que afirma ter mandado entregar 1 milhão para a campanha dela. É estranho que ninguém toque nesse assunto, inclusive a imprensa.

Reply

Não tem mais jeito. Impossível tomar o Brasil de volta pros brasileiros pelas vias legais. Eles preencheram os espaços de tal maneira que estamos amarrados. O Brasil tem que parar geral.

Reply