Equipe de Guido Mantega chuta o balde e desmascara Dilma: ela sabia da crise, sim!

A matéria abaixo da Folha não diz que o declarante é Guido Mantega. Mas você tem alguma dúvida de que é Guido Mantega quem está dando as informações?

O mea-culpa tardio da presidente Dilma, que admitiu ter errado na avaliação da gravidade da situação econômica durante a campanha eleitoral de 2014, causou mal-estar entre ex-assessores de seu primeiro mandato. 

Pelo menos três auxiliares ouvidos pela Folha nesta terça-feira (25), que integraram a equipe de Dilma no primeiro mandato, disseram que a presidente foi alertada de que era preciso fazer ajustes na economia no ano passado. 

Os alertas, recordam, vinham inclusive de fora do governo, como do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que defendia mudanças na política econômica e pediu à sucessora a troca do ministro Guido Mantega (Fazenda). As críticas de Lula à política econômica da presidente Dilma vieram num momento em que o país registrava, no segundo trimestre de 2014, uma retração de 1,4% do PIB (Produto Interno Bruto). 

Um dos assessores destaca, inclusive, que a própria presidente reconheceu que teria de fazer ajustes na economia ao "demitir", no início de setembro, o ministro Guido do seu segundo mandato. O auxiliar diz que, na época, Dilma, em conversas internas, fez questão de deixar claro que Mantega não seguiria no segundo mandato como sinalização ao empresariado e também a Lula de que reconhecia a necessidade e faria ajustes na política econômica caso fosse reeleita.O movimento foi feito num momento em que o empresariado ensaiava abandonar a candidatura de Dilma Rousseff e aderir à oposição. 

Outro assessor lembra, em defesa de Guido Mantega, que o então ministro da Fazenda e sua equipe sugeriram à presidente medidas para reduzir gastos públicos antes do início da campanha eleitoral do ano passado, como mudanças no pagamento do seguro-desemprego, abono salarial e das pensões.As medidas visavam reduzir as despesas com estes benefícios para melhorar o resultado das contas públicas, que já apresentavam sinais de fechar o ano com déficit, mas a presidente preferiu postergar as medidas para depois das eleições. 

Em dezembro do ano passado, antes de deixar o governo, a equipe de Mantega apresentou as medidas, anunciadas como as primeiras do ajuste fiscal do segundo mandato e que foram aprovadas neste ano. Ao contrário do que diz a presidente, de que as dificuldades na economia só ficaram mais claras em novembro e dezembro de 2014, os ex-auxiliares lembram ainda que já no final do primeiro semestre o governo era obrigado a recorrer às chamadas pedaladas fiscais para melhorar artificialmente o resultado das contas públicas. 

Na época, o Tesouro começou a intensificar o uso de bancos públicos para bancar o pagamento de benefícios como seguro-desemprego e Bolsa Família diante da falta de recursos em caixa. Mesmo assim o governo federal fechou o ano com um déficit primário de R$ 17,2 bilhões, equivalente a 0,34% do PIB (Produto Interno Bruto), o primeiro desde 1997. 

Além disto, sinalizando descontrole no combate à inflação, o IPCA fechou 2014 em 6,41%, quase no teto da meta, de 6,5%. E a economia ficou praticamente estagnada num ano eleitoral, com crescimento de 0,15% do PIB.

16 comentários


THE BOSS

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xtp1/v/t1.0-9/11951190_1264112893615260_4718060058824408321_n.jpg?oh=b72924039e781fc8b275ac862666d224&oe=5683D712&__gda__=1446419252_cd942bb83e704856a3785710fed40509

Reply

Desculpa pra boi dormir,o governo da Dilma, todo mundo manda, ninguem obedece,porque a comandanta e desequilibrada.

Reply

>>

Agora não adianta ficar ruminando quem dessa quadrilha é culpado pelo quê.

O lulopetismo começou a quebrar o Brasil no dia primeiro de janeiro de 2004, com o governo do pinguço petista.

Desde então, em busca de se eternizarem no poder como os Castros em Cuba e Chaves na Venezuela, eles aparelharam a maquina pública, corromperam, mentiram. roubaram e "fizeram o diabo".

Enfim, tudo o que fizeram foi errado e acabamos todos no fundo do poço.

Agora é lutar pelo impeachment da governanta ex-assaltante de bancos, ou esperar, e sofrer, até 2018, quando o brasileiro, finalmente, poderá se livrar dessa quadrilha, quiça para sempre.

<<

Reply

>>

Aqui no Rio Grande, vamos anotar os nomes dos deputados que aprovarem qualquer tipo de aumento de impostos.

Vamos divulgar seus nomes e fotos no Facebook, Twitter, E-Mail, Youtube, em Blogs e etc..

Não vamos permitir que traidores dos gaúchos se reelejam. Sartori já detonou suas chances de um segundo mandato.

<<

Reply

Alerta bem intencionado de lullalau ao "poste"? Ô foia, conta outra!

Reply

Coronel,

leia essa:

http://otambosi.blogspot.com.br/2015/08/governo-dilma-ja-gastou-r-30-milhoes-em.html

Quero saber quando essa vagabundalha petralha canalha vai parar de gastar NOSSO DINHEIRO na surdina, velado sob a falsa decisão de que é por causa de "segurança nacional"???????????????????????????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

OU ACABAMOS COM O PT,
OU O PT ACABARÁ COM O BRASIL!

FORA PT!

ABERTURA DOS CARTÕES CORPORATIVOS JÁ!

QUANDO UM SENADOR CORAJOSO PROPORÁ A CPI DOS CARTÕES CORPORATIVOS?

Desculpe as maiúscula, Coronel. Estou aqui aos berros!

Flor Lilás

Reply

Coronel,

leia essa também:
http://www.oantagonista.com/posts/indecencia

VERGONHA!
VERGONHA!
VERGONHA!

TCU vendido para o governo ladrão!
VENDIDOS! BANDIDOS!

E assim, Dna Dilma empurra com a barriga o crime eleitoral e a cassação do mandato.

Mas deixa estar. Temos alguém muito importante chamado Sérgio Moro.

Flor Lilás

Reply

Se sabia, foi negligentA, incomPTentA, e estelionataria.
Se não sabia, foi IncomPTentA, não tem conhecimento do que está acontecendo, ou seja não tem condições de governar o país.
De qualquer forma está bosta cagada pelo KPTa precisa ser impichada da sua cadeira e voltar para o esgoto de onde nunca deveria ter saído

+ Marcelo f

Reply

A preparada economista expert em energia,a gerente que estava pronta para levar o Brasil ao nível da Alemanha,a big boss que varria a corrupção, deu no que deu faliu um pais como fez com sua lojinha de 1,99.Agora dá uma de seu mentor,o cachaceiro ,que nunca sabe de nada.Na China já estaria executada ou em prisão perpétua.

Reply

Confirmadas as pedaladas fiscais tambem pela própria equipe de mantega, segundo essa reportagem da folha. E agora tcu? E agora tse?

Reply

Provas sobram. Tudo o que já ouvimos de crimes da Dilma e do Lula, é espantoso. Se estão deixando essa topeira no cargo é porque tem muita desgraça escondida, que não deixam divulgar. O povo está sendo traído de todas as formas.

Deus! Qual será o fim dos brasileiros nessa corrente de crimes e traições? De 2003 a 2015 uma era negra para o Brasil, já aguentamos de tudo, e agora estamos comendo o "pão que o diabo (lula) amassou. Não dá mais pra suportar, explode meu povão!

Reply

ah tá, ate o cretináceo que mandou todo mundo comprar sem parar para salvar a sua popularidade agora aparece como o sujeito de bom senso que deu conselhos à governanta para reduzir o gasto do governo perdulario...

entrevistar petistas é perda de tempo...

Reply

Os próprios petistas estão detonando o PT, que não passa de castelo de cartas desmoronando!
Em breve aparecerão mais para fundarem a quadrilha!
Duvidar que Dilma não sabia de nada?
Só se for devoto da mula-sem-cabeça!

Reply

Por que esperaram 7 meses para chutar o balde????

Se é o Manteiga, ou não, o que importa?? Já vai tarde!


Chris/SP

Reply

SO' EXISTE UM CULPADO PELO PT PT ESTAR HA' 13 ANOS NO PODER :
O POVO COM SEU BAIXISSIMO QI de apenas 87, cuja media mundial e' 100 somada 'a heranca MALDITA da colonia portuguesa do 'levar vantagem em tudo, desde cabral, alem do PARASITISMO'!

O povo brasileiro e' comprovadamente um dos mais suscetiveis `a manipulacao e lavagem cerebral; acredita em simpatia e duvida da ciencia.

Por essa razao as seitas prosperam num 'piscar de olhos' e a seita PETISTA sabe como ninguem como explorar a ignorancia dos incautos! Estamos pagando caro sem perspectiva de fim; basta uma 'medidinha populista' e bye, bye!!!

Reply

Alem de tudo isto, e pergunta que nao quer calar e :Onde esta a policia vigiando as fronteiras , por onde esta entrado cubanos guerrilheiros e bolivianos,
E os Haitianos que o Tião Viana ja ,mandou(PT ACRE) Onde estao os militares????Quando acordarem ja estaremos citiados pelos amigo do Lula Dilma,
os comunistas Ferando Verissimo e a midia entre ele Folha.

Reply