E agora, Dilma Rousseff?

 
Artigo escrito por Aécio Neves, na Folha de São Paulo, nesta segunda, intitulado "E agora, José?

A festa acabou! O que fazer com tantos sonhos desfeitos? José, João, Maria, Paulo, Ana, são milhares os brasileiros que vivem hoje o pesadelo do desemprego.

O país cortou 158 mil vagas de trabalho com carteira assinada no mês passado, o pior resultado para julho desde 1992. Nos últimos 12 meses, o total de desempregados subiu 56% nas seis maiores regiões metropolitanas do país. O resultado da gestão desastrosa do PT não poderia ser outro: PIB em declínio, inflação, arrocho fiscal. 

É o típico quadro de um país em desgoverno, sem rumo. Mas o que entristece de fato é a realidade que se esconde na frieza das estatísticas. Cada pequeno ponto a mais na taxa de desemprego significa milhares de pessoas à margem da sociedade e vidas em risco. Uma só vida em desalinho já deveria bastar para nos tirar o sono, o que dizer de tanta gente? 

O desemprego é cruel por várias razões. Primeiro, pelo efeito dominó: para cada trabalhador que a indústria demitiu, outros tantos foram mandados embora nos setores de comércio e serviços. Como a indústria vive um de seus piores momentos, é possível imaginar o impacto da redução de atividades que ainda está por vir. 

Depois, o drama social. O afastamento dos indivíduos do seu grupo, o sentimento de fracasso, a desestabilização das famílias e o aumento da violência que decorre do ambiente de tensão formado. O emprego é o pilar central em torno do qual se estabelece uma rotina e um padrão de vida. Sem isso, para onde ir e o que fazer? 

A realidade é cruel com os mais jovens. Na faixa entre 16 e 24 anos, o desemprego saltou de 11,2% em dezembro para 18,5% em junho último. Esses jovens haviam optado por se dedicar aos estudos, mas estão sendo obrigados a ir para o mercado para complementar a renda familiar. Mais gente procurando emprego, menos vagas, menos renda. 

Nesse quadro de deterioração, aumenta o grau de informalidade da economia e de atividades autônomas, sem a proteção da legislação trabalhista. Justo no momento em que o governo muda o acesso ao seguro desemprego. 

Sem carteira assinada, sem garantias, e ao deus-dará, o que será de José? Os injustiçados de sempre estão pagando a parte mais salgada da conta dos erros e da irresponsabilidade do governo. O número é assustador: a cada dia, 7.000 brasileiros perdem os seus empregos. Os versos do poeta de Itabira parecem ter sido escritos hoje. E agora, José? O riso não veio, não veio a utopia e tudo acabou, e tudo fugiu, e tudo mofou. E agora? 

Em tempo: impossível não registrar o constrangedor patrocínio do BNDES, de R$ 400 mil, à Marcha das Margaridas, em clara manobra de apoio à presidente. Uma prática reincidente, que usa o que é público em favor de uma causa partidária. Até quando?

9 comentários

Até quando a oposição tomar providências. PelamordeDeus, tirem essa gente daí! Não é possível que essa "nonsense" continue no comando do país.

Reply

Esse quadro desolador na vida de trabalhadores brasileiros e seus brasileirinhos dependentes, que estão na rua da amargura e sem perspectiva de vida por culpa desse desgoverno irresponsável que tripudiou a Nação e deixa esse resultado arrasador, de 13 anos de ENGANAÇÃO, TRAIÇÃO, CORRUPÇÃO, MENTIRAS E ROUBOS do Lula e da Dilma, contumazes contraventores e traidores da Pátria.

Reply

Meu Deus coronel!
Até quando???
Que caos esse maldito governo mergulhou o Brasil!

Reply

Aécio, aja !

Reply

E agora? Tem que ver com a CUT. 70 mil nas ruas dia 20 custou quanto? 20 milhões?

Reply

Tudo que ele escreveu é a pura verdade!Como disse um economista: a inflação e o desemprego é a maior das injustiças sociais! Mas sou um que olha Aécio com certa desconfiança. Ele parece uma versão mais light do Lula. Só falta a gente sair da boca do leão para cair nas garras do tigre, se tratando de Brasil não duvido.

Reply

Aré quando perguntamos nós.

Reply

Se não fosse Aécio com seus artigos ,quem seria a alertar os brasileiros de tanto descalabro,creio que ele tem feito o que pode num quadro político de toma lá dá cá.

Reply

Estamos em tempo de atitudes firmes, ATITUDES FIRMES e NÂO mais discursos indgnados! A Pàtria ou Mátria o EXIGE! Todos os dispositivos legais tem de ser ativados em todas as evidencias de fraude, estelionato, mal versação, ilegalidades, sonegação, tudo deve ser ativado contra este governo que é um partido no poder. Nâo se pode falar de governo Dilma sem dizer governo do PT. Este partido deve ser confrontado com a cassção, Já 9 pedidos de cassação deste partido de lesa e traidores da pátria democrata foram ARQUIVADOS e há mais 3 em andamento.. Nâo é tempo de firulas discursivas.PRESSÂO Ininterrupta, assim È!

Reply