O político, o gerente e o porraloka.

 Perplexidade com a proposta de José Serra. Parlamentarismo?

A convenção do PSDB mostrou os três nomes que podem vir a ser os próximos presidentes da República em 2018 ou até mesmo antes, se houver novas eleições. E ouvimos três discursos. O  discurso político de Aécio Neves, marcado pelo fortalecimento do partido, pelo respeito à Constituição Federal e pela articulação com os demais partidos para, dentro da lei, afastar Dilma Rousseff o mais rápido possível. Um discurso de união e de responsabilidade diante do país. Um discurso de líder. Também tivemos o discurso do gestor, expressado por Geraldo Alckmin, preocupado com os pobres (linha Lula) e com o crescente desemprego que está tendo que enfrentar como governador do estado onde a crise mais se aguça. Como governador, terá três anos infernais e pouco espaço terá para querer ser presidente da República. Ao que tudo indica, caiu a ficha do Geraldo, até mesmo diante da praticamente unanimidade de Aécio na convenção. Por fim, tivemos o porraloka José Serra que, do meio do nada, saiu a defender o parlamentarismo como forma de governo, algo que não é pauta do PSDB e apenas um devaneio seu junto com Eduardo Cunha. "Eu não estou abordando o parlamentarismo como divagação. Quero fazer uma proposta para abrirmos um debate sobre a implementação do parlamentarismo no país", disse Serra em discurso de cerca de 20 minutos no evento partidário do PSDB. Prova que Serra que não está mais na vibe do partido, mas vai desenvolver uma pauta pessoal aliado ao PT, ao PMDB a qualquer partido que sirva para que ele curta, como diria José Dirceu, no crepúsculo da sua vida, a sua grande marca: o egoísmo e a mesquinhez política.

16 comentários

O PT precisa reagir urgentemente. Eu ajudo a arrumar as malas. Para Cuba ou Venezuela?

Reply

Guido Rezende ‏@guidorezende 38 minHá 38 minutos

@jaqueswagner precisamos responder as falas do PSDB.... Eles querem sangue!

Olha isso, Coronel, a apologia à violência!

Reply
Consciência Infernal mod

Boa noite Coronel!
Que aconteceu com este senhor(Serra)??
Os speeches(leituras) que ele realizou o mês passado em minha alma mater(Harvard business school), lhe subiram à cabeça para protagonizar um sonho perdido de ser presidente e agora querendo influenciar o parlamentarismo no Brasil?
Aparentemente este arcaico retrogrado político não aprendeu nada com Pinochet.
Que figurinha esta viu!! democrata do Brasil..Me engana que eu gosto!!Palhaçada isso!!

Reply

Serra coonestou as eleições presidenciais perdendo-as bem conformadinho , com campanha prá lá de pífia.]
Qualquer eleitor , por mais crédulo, teria feito campanha mais enérgica e agressiva, não levando desaforo prá casa.
Tem coisa mais tucana do que este comportamento recidivo ???.

Reply

Cel
Cansei do Serra e do Alkimin. Sou mais Aécio. Os outros dois já deram o que tinham de dar.
Esther

Reply

Do twitter aí ao lado:

"O lugar do PSDB é longe das benesses oficiais e perto do pulsar das ruas", lembra Aécio

VEM PRA RUA AÉCIO !!! DIA 16/8 ESPERAMOS VOCÊ!!!


Chris/SP

Reply

Para ganhar o poder, precisa manter uma unidade partidária, senão não ganha nada.

Reply

Qualquer debate político deve ser direcionado para se criar uma agenda séria para resolver mazelas e desenvolver o brasil, não para ser afirmação personalista seja de quem quer que seja. O Brasil precisa, antes de mais nada, de união, muita união, ou não teremos futuro para laboratório político!

Reply

A saída de Dilma não corta o mal pela raiz, que é o PT e toda a escumalha de esquerda à solta pelo país. Aliás, desconfio que o PT gostaria que Dilma caísse. Aí o partido poderia tentar incendiar o país, acusando a oposição e a imprensa de golpe.

Reply

Cel
Serra esta fingindo esquecer os plebiscitos de 1963 e de 1993 em que o povo rejeitou o Parlamentarismo.

Serra e Alckmim deveriam pegar o pijama e ir para casa.

Átila

Reply

Coronel,
tenho certeza que o PT irá acolhe-lo de braços abertos. Lá é que é lugar de comunista.

Reply

Parlamentarismo sim... O que não dá, é tentar governar um país com políticos fisiológicos como os nossos.
Qual presidente vai conseguir governar sem ter apoio de todos, precisando negociar carguinhos e verbas o tempo todo ?
Presidencialismo daria certo aqui se o Brasil fosse como os EUA, 2 partidões e fim...

Reply

KKKKKKKKKKKK, Parlamentarismo, presidencialismo, monarquia, ditadura, império galático, etc, nada aqui dá certo com esse povinho medíocre. Pode mudar para qualquer coisa que vamos continuar na idade média cheio de torcedores de futebol e bandidos governando. Minha avó completou 101 anos (+ de um século!) semana passada e bem lúcida falou que nunca viu o Brasil ser grandes coisa (sempre com algum tipo de crise, cidades do interior descuidados e esquecidos pelas autoridades, começa um projeto e não termina, guerras civis (ela escutava os canhões aqui em Passa Quatro em 1932!) que não deram em nada, etc) até chegar nisto que estamos vivendo hoje.

Reply

Jose Serra fez mais como senador em seis meses ao Brasil do qu o Suplici em 24 anos.

Reply

Não gosto nem do Serra, nem do Alckmin. São dois frouxos.
Agora, entendo que o regime parlamentarista é mais adequado, para a realidade brasileira, do que o presidencialismo. Nesse último, a responsabilização política do primeiro mandatário da república está intrinsecamente ligada à responsabilização penal, com todos os inconveninetes de ter de ser autorizado o processo ou afastamento pela Câmara, votação no Senado, etc. Em um país marcado pelo fisiologismo político e pelo aparelhamento do Estado, é a receita para o fracasso.
Muito embora não defenda que o parlamentarismo seja uma panacéia que virá para resolver todos os problemas do país - até mesmo porque acredito que essa é uma missão impossível - ao menos permitiria o imediato estancamento de crises econômicas ou políticas como a que vivemos hoje. Dilma e a respectiva corja somente estão no poder, ainda, porque o processo de impeachment - forma de responsabilização política no presidencialismo - é moroso e ineficiente.
Além disso, vejo grande conveniência em separar a chefia de estado da chefia de governo. Quem sabe se esse fosse o nosso modelo, o STF, por exemplo, não estaria abrigando semi-imputáveis como Toffoli, Barroso, Lewandowski, Zavasky e, mais recentemente, o inefável 171-Geral-da- República, o "muito-basista" Facchin.

Reply

Serra? Deus me livre! Lembram-se dele colocando LULA no horário dele para presidente? Aquilo era pra liquidar qq oposiscionista. E NO ENTANTO ELE ESTÁ AHI...COMO DISSE "J. Freire disse... tenho certeza que o PT irá acolhe-lo de braços abertos. Lá é que é lugar de comunista."

Reply