Lula, muito mais do que lobby: tráfico de influência usando os cofres do BNDES.

(O Globo) Telegramas diplomáticos trocados entre chefes de postos brasileiros no exterior e o Ministério das Relações Exteriores, entre 2011 e 2014, indicam que as atividades do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em favor do grupo Odebrecht no exterior foram além da contratação para proferir palestras, diferentemente do que o petista e a construtora têm sustentado. 

Os documentos apontam que Lula, em pelo menos duas ocasiões, atuou para beneficiar a Odebrecht — uma delas, com pedido expresso para que o primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, desse atenção aos interesses da companhia num processo de privatização naquele país. Em outra, Lula atuou na prospecção para aperfeiçoamento da matriz energética cubana relacionada a Mariel, onde a empreiteira construiu um porto com recursos do BNDES. Na época, Cuba buscava financiamento externo para um ambicioso programa de modernização na área.

Liberados na última quinta-feira pelo Itamaraty a partir de pedido por meio da Lei de Acesso à Informação, os documentos descrevem, ainda, encontros de Lula em Cuba, sempre em companhia de altos representantes da construtora. Em uma das visitas à ilha, ele foi recepcionado no hotel pelo presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e pelo ex-ministro José Dirceu. Por meio da assessoria de imprensa de seu instituto, o ex-presidente Lula negou que tenha recebido de qualquer empresa para “dar consultoria, fazer lobby ou tráfico de influência”. A Odebrecht também negou ter usado serviços de Lula para tentar obter contratos.

Lula é investigado pela Procuradoria da República do Distrito Federal por suposto crime de “tráfico de influência em transação comercial internacional”, incluído no Código Penal em 2002. O tipo penal caracteriza como crime “solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, vantagem ou promessa de vantagem a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público estrangeiro no exercício de suas funções, relacionado a transação comercial internacional”. A pena prevista (2 a 5 anos de prisão) pode ter aumento de 50%, se o beneficiário da vantagem for estrangeiro. A legislação tem como origem uma convenção internacional de 1997, da qual o Brasil é signatário, com objetivo de combater a corrupção no comércio internacional.

A movimentação do ex-presidente a favor da Odebrecht em Portugal é relatada em dois telegramas. Em 25 de outubro de 2013, o embaixador brasileiro em Lisboa, Mario Vilalva, enviou comunicado abordando a visita de Lula a Portugal, ocorrida entre os dias 21 e 23 daquele ano. O diplomata deixou claro que a visita do ex-presidente se deu em razão de convite da Odebrecht, por conta dos 25 anos de presença da construtora brasileira em Portugal. Na descrição da agenda de Lula em Lisboa, o embaixador narrou que, no dia 22 de outubro, à tarde, o petista “encontrou-se com empresários brasileiros, dentre os quais o dr. Emílio Odebrecht”.

Menos de sete meses depois, em outro telegrama, Vilalva, em 2 de maio de 2014, fez uma análise sobre a privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF), que encontrava resistência por parte de alguns municípios portugueses que, na avaliação do embaixador, havia gerado pouco resultado. Após descrever como estava o processo, o diplomata observou que as empresas brasileiras Odebrecht e Solvi, em parceria com o grupo português Visabeira, demonstraram interesse pela EGF, o que gerou simpatia dos formadores de opinião em Portugal. O diplomata registrou a ação direta de Lula em favor da Odebrecht.

“Repercutiu positivamente na mídia recente declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista à RTP no dia 27/04 último, no sentido de que o Brasil deve se engajar mais ativamente na aquisição de estatais portuguesas. O ex-presidente também reforçou o interesse da Odebrecht pela EGF ao primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, que reagiu positivamente ao pleito brasileiro”, informou o diplomata.

Lula, de fato, deu uma entrevista à televisão portuguesa, falando dos 40 anos da Revolução dos Cravos e abordando vários temas, inclusive defendendo maior participação de empresas brasileiras nas privatizações conduzidas em Portugal — mas sem citar nenhuma empresa especificamente. A gestão a favor da Odebrecht, pelo que se depreende do comunicado emitido pelo diplomata, foi feita em caráter privado ao primeiro-ministro português. Segundo site do Instituto Lula, o ex-presidente se encontrou com Passos Coelho no dia 24 de abril. Eles teriam falado apenas da situação econômica mundial e da Copa no Brasil.

Na ocasião do telegrama, a empreiteira brasileira era uma das sete que tinham manifestado oficialmente interesse no negócio. Dois meses depois, porém, a Odebrecht não formalizou proposta. A EGF acabou vendida por 149,9 milhões de euros para a Suma, consórcio entre as empresas Mota e Engil.

EM CUBA, RECEBIDO POR MARCELO ODEBRECHT
O encarregado de negócios brasileiros em Cuba, Marcelo Câmara, num telegrama de 3 de março de 2014, informou sobre a visita que Lula fez à ilha entre 24 e 27 de fevereiro do mesmo ano. Resumo da mensagem: “Tema central de suas interlocuções foi a prospecção de iniciativas para aperfeiçoamento da matriz energética à zona especial de Mariel, e o reforço da cultura de soja no país”. Nessa viagem, “em atendimento a convite do governo local e com apoio do grupo COI/Odebrecht”, como descreve o documento, Lula foi acompanhado, entre outros, do senador Blairo Maggi (PR-MT) e do ex-ministro de Minas e Energia Silas Rondeau, que deixou o governo em 2007 acusado de receber propina para favorecer empresas com obras federais.

Os comunicados da diplomacia brasileira demonstram ainda que Lula também atuou para abrir as portas do BNDES a países africanos, embora não fique claro se houve ligação direta com a Odebrecht. Em comunicado enviado da sede do ministério para a representação brasileira no Zimbábue, há a descrição de que o ex-presidente solicitou que o embaixador daquele país fosse recebido no banco de fomento. A reunião teria ocorrido em 3 de maio de 2012.

Na lista de financiamentos de obras e serviços no exterior divulgada pelo BNDES não consta nenhum financiamento para a atuação de empresas brasileiras no Zimbábue, mas em 2013 por meio do Ministério de Desenvolvimento Agrário foram liberados recursos (US$ 98 milhões) para aquele país no âmbito do programa Mais Alimentos Internacional. Desde 1980, o Zimbábue é governado pelo ditador Robert Mugabe.

Os documentos do Itamaraty registram ainda outras viagens de Lula a Cuba. Em junho de 2011, ele foi recebido por Marcelo Odebrecht e por José Dirceu. “Em sua chegada ao hotel, Lula recebeu os cumprimentos do Senhor José Dirceu e do empresário Marcelo Odebrecht, Diretor-Presidente daquela construtora”, registrou o encarregado de negócios em Cuba na ocasião, Albino Poli Jr., em telegrama enviado para o ministério.

Marcelo está preso em Curitiba há um mês, após ser detido na fase “Erga Omnes” da Operação Lava-Jato. Dirceu está em prisão domiciliar por sua condenação no mensalão e já foi mencionado na Lava-Jato por alguns delatores como beneficiário de propina por meio de sua empresa de consultoria. Na visita em que fez na companhia deles a Cuba, o ex-presidente se reuniu com Raúl e Fidel Castro. Pelo relato do telegrama, Marcelo ficou fora das duas reuniões, enquanto Dirceu acompanhou Lula apenas na conversa com Raúl.

O ex-presidente teve ainda outra viagem ao país dos irmãos Castro associada à Odebrecht. Conforme revelado pelo GLOBO, Lula esteve no país em janeiro de 2013 com as despesas pagas pela empreiteira. Alexandrino Alencar, então diretor de Relações Institucionais da empresa, chegou no mesmo jatinho no qual viajou o ex-presidente. Alencar também foi preso na Lava-Jato no mês passado e deixou a empreiteira.

29 comentários

Eu fico pensando, se eu fosse um empresário, dono de uma dessas grandes empresas que fazem grandes trabalhos para o governo, e de repente, alguém, um corrupto do governo, se aproximasse de mim e dissesse: olha, se você não pagar 10 milhões (ou qual fosse a exigência) para a gente, você não vai ganhar aquele contrato que vale 100 milhões. Pode inflar o preço do jeito que você quiser, mas '10 milhões' têm que voltar “pra” gente. Eu, com a responsabilidade que teria de manter essa grande empresa no mercado, onde centenas, ou talvez milhares de trabalhadores e suas famílias, inclusive a minha, dependessem disso, faria o que? Eu acho que cederia! E a palavra certa, eu acho também, é, cederia. Os verdadeiros corruptos nessas histórias todas que vão se desvendando pouco a pouco são, sem sombra de dúvidas, os políticos e o governo. Não se poderia inverter esse cenário para se chegar à mesma conclusão. O governo é o responsável por manter as instituições honradas e constitucionalmente incorruptíveis. Está na hora desses empresários colocarem a boca no trombone com vontade e usarem da “delação premiada” para limparem, ou pelo menos, amenizarem o desgaste de suas reputações. Ou então, que se juntem aos corruptores de vez, protegendo-os até a derrocada.

Reply

Cara porco, sujo, prisão perpetua pra ele é pouco.

Reply

Se aqui fosse o Japão o sapo barbudo já teria posto um fim a essa vergonhosa história em seu currículo sujo diante da sociedade. Assim ainda conseguiria que uns trouxas o condiderassem vítima e o pusessem como "Martin". Pessoalmente espero que o ex-presida cumpra pelo o que a justiça determinar sobre seu atos que começam a vir à tona. As viúvas esquerdistas que o visitem no presídio.

Reply

Coronel.
Banalizaram tudo inclusive o crime...., tudo estava dominado, não existiam barreiras o céu era o limite, que eles fiquem um nível um pouco abaixo e apodreçam no inferno.

Reply

As provas que estão surgindo contra Lula demonstram cada vez mais que a Justiça está no caminho certo.Mas, o que mais me impressiona é o cinismo de um homem que se diz palestrante. Que tipo de assunto é abordado por ele? Qual o conteúdo?

Reply

Esse IDIOTA achou (e ainda acha) que é dono do Brasil e que pode dispor dos recursos públicos a seu bel prazer!!!! Se tivermos PODER JUDICIÁRIO, vai pagar caro!!! Se o Judiciário amarelar, que fechem a birosca, pois (como Lula bem disse), ficará provado que aquilo "não serve pra nada"!!!!!!!!

Reply

anotem ai...

agora o rato vai querer convencer todo mundo que mandava menos do que a mulher que serve cafezinho no Planalto...

esses covardes de esquerda sempre fogem quando são chamados a arcar com as consequências das suas patifarias...

Reply

O HOMEN NÃO TEM FORO PREVILEGIADO. O QUE IMPEDE DE ENCANAR?

Reply

Coronel,

Chegou a hora deste vigarista pagar a conta. Até hoje foi protegido por todos, poupado pela imprensa.

O BRASIL (que presta) ESPERA ANSIOSO A PRISÃO DO LULLA.

Reply
A VACA-QUE-TOSSE mod

O negócio é o seguinte: O MORO deixar o Marcelo Odebrecht mofar na cadeia em Curitiba "40 GRAUS" que logo loguinho ele abre o bico como outros já abriram. Ora se abre. Não só abre como entrega o lula "MOLUSCO" lallau da silva na horinha que DEUS é grande.E caindo o X-NOVE DEDOS (será que vão colher a impressão digital do coto?), caindo o lullalau cai toda a máfia petralha de uma só vez. Vai faltar é cadeia no Brasil pra tanto meliante! Se vai!!!!!!

Reply
A VACA-QUE-TOSSE mod


Lendo os blogs sujos petralhas para desopilar o "fígado", como se diz e morrer de rir. O 247 e outros da esgotosfera arrancando os cabelos e em ordem unida com os analistas "pena comprada", EM UM SÓ MOVIMENTO, SOB UM SÓ COMANDO E EM UNÍSSONO a urrar e berrar contra o CUNHA "luva de aço". Para FERRAR o Cunha tudo é válido e correto. Quanto ao lulallau, "NÃO PASSA DE" perseguição pura, inverdades E CALÚNIAS (?) Pode? Bye bye dilama "vaca louca".

18 de julho de 2015 11:05

Reply

Acho que no nosso país sempre houve esquemas e falcatruas, em maior ou menor grau, desde muito tempo. Porém da forma escancarada como estamos vivenciando hoje é inédito. Será porque a polícia federal está mais atuante ? Será que o judiciário resolveu funcionar ? Será que o ministério público está mais ativo ? Será porque nossa imprensa está mais investigativa ? Uma coisa é certa. Muitos dos jovens e adolescentes que vivenciaram à época da inflação de 80 % ao mês, a decepção do governo Collor, a dificuldade que foi a estabilização da moeda, dentre muitas mazelas, hoje são os adultos de hoje, espalhados pelos vários setores da economia. Estamos vivenciando um momento histórico. Não sabemos ao certo como irá ser o desfecho. Crise política, crise econômica, vários políticos, empresários e figurões presos. Ex-presidente (o chefão) sendo investigado. Uma coisa é certa, o pensamento esquerdista está sendo desmascarado.

Reply

Eis o feitiço voltando contra o feiticeiro! Acharam que nunca seriam atingidos por achar que não deixaram(?) rastros e a coisa foi muito bem planejada, sem condições de serem rastreados; para onde foi a empáfia agora?
Se o JB tivesse encarado o PT, como D Moro a coisa estaria bem mais avançada contra a quadrilha; esse não dá tréguas e nem se assusta facilmente com assombração!
Pois é, o diabo que é de casa para os comunistas: primeiro, induz seus fantoches ao erros, depois joga no fogo e fica de cima somente apreciando o circo pegar fogo e tentando apagar o incêndio com gasolina!

Reply

Coronel,

O que há com a VEJA?

Roerto Pompeu de Toledo?

Será que estou tendo visões?

Reply

Algúem precisa incluir essas e outras suspeitais sobre o Lula no perfil dele na wickpédia.

O perfil dele no portal está limpinho, só com coisas boas. Já o do Aécio a petralhada coloca até boatos sobre fotos nuas .

Reply

A culpa de tudo o que está acontecendo no país não é da Dilma, contínuo repetindo a Dilma tem o 10% de culpa, o esquema foi montado pelo pinguço vagabundo, é ele o culpado. Com o PT no país a violência aumentou, o trânsito aumentou, as contas aumentaram, o custo dos imóveis tambem. A divida pública aumentou e tem um monte investindo o dinheiro em títulos públicos, irão fazer o que destes papeis que só ajudam em maquiar as contas?

Reply

https://www.youtube.com/watch?v=2QaBT5H0dh0&feature=youtu.be


LULA CONSTRUIU PISTA DE POUSO NO MEIO DO NADA

Reply

Tem que ir pra cadeia.Safadao.

Reply

O "bicho marinho de muitos tentáculos é um bom bandido. Por quê não está preso().

Reply

E esse bandido seboso, pinguço e sem moral ainda está solto????? Mas que merda de justiça é essa no Brasil, que não tem competência para fazer cumprir a LEI. O que fazem esses togados? Nem disfarçam mais a conivência e a prevaricação em relação a essa Organização Criminosa-PT!

Seria interessante a justiça ouvir o que tem pra falar sobre essas provas da criminalidade do Lula, os mlitontos Rui Falcão, porco Cardoso, Top Top, e os patetas que vivem defendendo essa CÚmpanheirada criminosa.

Reply

Cel
Vejo sempre aos sábados o Belo e a Fera com a Joice Hasselman e o Marcelo Madureira. A Joice não estava ontem e em seu lugar estava o Carlos Graieb, se não me engano. Qual não foi o meu espanto quando o Marcelo disse que não é bom a Dilma sair, pois isto fortaleceria o Lula que, na oposição, voltaria em 2018. Como????????? É a mesma opinião do Pompeu de Toledo...Estranho, x estranho. Afora o RA defendendo a advogada do Marcelo e tb a ele e publicando a defesa que a comunista OAB fez dos 2.
Esther

Reply

Coronel,
esse idiota é o dono do Brasil. Enquanto tivermos eleitores otários vamos continuar com esses desmandos e incompetentes deitando e rolando. A oposição tem de esclarecer o eleitor mostrando quem é quem. Não adianta apelar para o judiciário ou para as Forças Armadas. Não temos mais Generais como antigamente e, somente em casos extremos para manter a ordem que os estados não possam resolver é que a intervenção das FFAA serão aplicadas. No momento, o voto ainda é o instrumento mais importante e eficaz para nossos males.

Reply

Coronel,
não foi a toa que o velhaco tirou o passaporte com cidadania italiana. Se a pressão no Brasil ficar muito pesada, que não acredito, vou curtir meus "agrados" na Itália.

Reply

Anônimo das 13:00,
fiquei curioso. Estou fora e não acessei o artigo do Roberto Pompeu. O que foi que ele escreveu?

Reply

Será que o rato não vai " exterminar" a ratoeira, como sempre faz???

Reply

Cel

Depois que a Friboi pagou ao Roberto Carlos R$ 45.000.000,0 para que ele fosse um garoto propaganda da empresa eu gostaria de saber quanto a Odebrecht e outras empreiteiras pagam a Lula para ser seu Garoto Propaganda e o Abre Portas com financiamento do BNDES do companheiro Luciano Coutinho.

Aposto que é muito mais do que a Merreca que esta saindo Mídia Golpista Comprada.

“Friboi rompe contrato com Roberto Carlos”
Folha
Leia mais em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/11/1545711-friboi-rompe-contrato-com-roberto-carlos.shtml

“Roberto Carlos processa JBS após quebra de contrato milionário”
G1
Leia mais em: http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2014/11/roberto-carlos-processa-jbs-apos-quebra-de-contrato-milionario.html

“Friboi rompe contrato de R$ 45 mi com Roberto Carlos”
Brasil247
Leia mais em: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/159930/Friboi-rompe-contrato-de-R$-45-mi-com-Roberto-Carlos.htm

Átila

Reply

o Brasil eh grotesco, alem de ridiculo......algum politico no mundo inteiro jah fez um discurso parecido com o da mandioca da dilma?.....o video editado eh de chorar de rir,eh inacreditavel!".eu to saudando a mandioca...e o milho...."

Reply

Por certo os cofres do BNDES continuam sendo usados pelos petralhas, que não se intimidam em manter o mesmo ritmo de ladroagem, desviando do erário para as firmas de publicidade. Vão ver, são todas de rabo preso com filhos, primos, tios, amiguinhos e laranjas. É só abrir as paginas do Yahoo e do MSN que a primeira coisa que salta aos olhos é uma publicidade animada do BNDES. Assim, imaginem o controle (censura) que essa gangue consegue ter sobre essas páginas! O pior de tudo é que ainda colocam de sacanagem um slogan bem ridículo para fazer os seres coerentes sentirem nó nas tripas. “Brasil, Pátria Educadora”. Só rindo!

Reply

O desmanche na Petrobras começou com o Lula entregando os ativos para o boliviano Evo Morales.A tomada de parte da Petrobras pelo boliviano foi o primeiro golpe na empresa.

Reply