Procuradora desmente Lula: a investigação por tráfico de influência começa a tramitar no MPF.

(Estadão) Responsável por conduzir as investigações no Ministério Público Federal no Distrito Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a procuradora Mirella Aguiar descarta a possibilidade de pedir quebra de sigilo do petista. Integrante do núcleo de Combate à Corrupção do MPF, Aguiar foi sorteada para conduzir os procedimentos de coleta de informações sobre um suposto envolvimento de Lula em tráfico de influência no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Dentre as missões da procuradora está apurar se o ex-presidente atuou de forma indevida para induzir o banco a financiar obras da Odebrecht no exterior.

Os procedimentos preliminares, chamados de "notícia de fato", têm como origem uma representação, apresentada por um outro colega da procuradora, com base em reportagens jornalísticas.

 "A quebra de sigilo é algo que a Justiça não costuma dar com base em notícias anônimas e equiparo um pouco a reportagem jornalística a uma notícia dessas porque não temos prova nenhuma. Qualquer tipo de invasão da esfera da intimidade, da privacidade do investigado tem que ser fartamente fundamentada. Quando se faz a pergunta se isso daqui poderia gerar uma quebra de sigilo, a inexistência de provas neste momento não autorizaria", ressaltou ao Estado a procuradora Mirella Aguiar.

 Na análise dela, a quebra de sigilo nesta fase preliminar poderia acarretar, inclusive, anulação da investigação. "Se por acaso eu tiver esse deslize ou outro colega qualquer, de com base somente numa reportagem pedir uma quebra de sigilo e por acaso um juiz der, isso certamente será anulado no futuro. É preciso ter mais elementos. É preciso ter indícios veementes. A Constituição está certa em garantir a intimidade, senão bastava qualquer um vir aqui dizer qualquer coisa para as pessoas terem os seus sigilos afastados", afirmou.

 A procuradora preferiu não dar detalhes sobre os próximos passos da investigação. A informação do início dos procedimentos foi revelada pela revista Época. Por meio do Instituto Lula, o ex-presidente rebateu as acusações e ressaltou que faz apenas palestras no exterior e não presta serviços de consultoria.

 Apesar das negativas públicas do ex-presidente, a procuradora não descartou a possibilidade de Lula ter de apresentar formalmente, em depoimento ou por meio de ofício, sua versão. "Não posso dizer o que vai ser feito. Obviamente se for o caso de se investigar, se for o caso de as investigações avançarem, se for o caso de comprovar tudo aquilo que foi dito pela imprensa, as pessoas envolvidas deverão ter espaço para apresentar as suas versões", disse. "Isso pode ser feito de diversas formas, algumas vezes mandamos ofícios pedindo que esclareça alguns pontos. Outras vezes, quando tem detalhes que são mais complexos, podemos chamar para ouvir. Mas se a pessoa reside em outro lugar, podemos pedir para outro colega de outro lugar ouvir", acrescentou.

Inicialmente, a conclusão desta fase preliminar de investigação deve ocorrer no prazo de 30 dias. Para a procuradora, ainda é cedo, entretanto, para definir uma data. "Prazo pode ser prorrogado até 90 dias no caso de se configurar um crime. Se a gente achar algum outro elemento que possa configurar improbidade, os prazos são diferentes. Podemos instaurar um procedimento preliminar de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias. Mas precisa de muita coisa ainda para saber se [os fatos] procedem. Hoje não tem como definir uma data".

24 comentários

que o diga o caseiro francinildu né.. vê se o direito dele foi preservado....

Reply

PQP !!!!

Quem é esse indigente manguaçado?

Irreconhecivel!!!

Cara de bandido veio a tona!

Não dá mais para negar que é um contraventor de alta periculosidade!

Mais que fuça asquerosa, esse cara não toma banho há meses!

Reply

ACORDA BRASIL: Lula é um dos mentores do Projeto Socialista para América Latina: Vá no Google, digite “Patria Grande",clique nas “imagens” veja a propaganda Socialista dos que estão prestes a dar o golpe final junto com nosso Governo Comunista, o plano é criar algo semelhante a antiga União das Republicas Socialistas Soviéticas, só que na America Latina, o Projeto avança sorrateiramente inclusive no Brasil, os Golpistas planejam tudo nos detalhes.

Reply

Ora, parem de reclamar, antes do "noço" governo não havia nem a promessa de financiamento, agora tem a promessa e não tem o financiamento, não é lindo ?

Reply

Viva, será que finalmente vamos ver Al Capone algemado? E diga para ele levar os peixes juntos. KKKKK

Reply

Coronel,
tudo é em nome de laranjas. Fica difícil pegar o rabudo. Os amigos é que sempre se dão mal.

Reply

Cadê o Lulinha Paz e Amor?

Era só para enganar trouxas!

Reply

Coitado!Tá um caco!Mata o veio,mata!!!Ele não vai aguentar um baque desse,não!!!Não descarto um AVC!!!!

Reply

Lula está desesperado, pois Dila está só e reinando, sem governar; Temer seria o presidente (oculto) e ela dá as caras como governante - mas que só de aparências.
Seria para dar os recados dele!

Reply

Temer parece um embalsamado de gravata.Tá governando nada.O país se tornou ingovernável;tá na hora da gente tomar o brasil deles.

Reply

nao dah p enviar o processo p Curitiba aos cuidados de Sergio Moro?????????????lulla nao soh enriqueceu, distribuiu aa vontade aos companheiros o dinheiro suado dos brasileiros.roubou muito e deixou roubar direta e indiretamente.

Reply

jah imaginaram essa foto rodando mundo afora e a gente viajar p o exterior e ter q admitir que ISSO foi presidente e continua mandando no Brasil???????

Reply

LULA é cafajeste desde o momento do seu nascimento. Só não sabiam os ingenuos interesseiros que encheramsuas burras de dinheiro junto com com o escroque mór. O pau de arara cretino está escondido debaixo da saia da mulher .covarde asqueroso.

Reply

Esse cara fede demais

Reply

Porco imundo !
Fedorento !

Reply

Olha a cara do bicho. Pior que as caras que Hitler fazia.

Reply

Lula sempre exalou odio; foi ator quando Duda sugeriu o `lula paz e amor`.
O `inteligente` povo brasileiro caiu na armadilha do "carismatico"! Venceu a primeira eleicao, a segunda, indiretamente a 3* e 4*! Esta' ai' infernizando a vida desse mesmo povo que o elegeu e a vida de quem jamais votou nesse `homem do povo` ! Ah, povo brasileiro ! Que facil manipula'-lo ! Nao e' `a toa que quanto menos valores e mais malandragem, mais prosperam na terra de Cabral.

Reply

Será que verei, para desespero dos esquerdopatas, aquela tão desejada capa de Veja com esse "suposto" traficante atrás das grades?

Reply
fred oliveira mod

Defendemos o império da lei. Que as investigações sigam as leis mas que se vá fundo nas investigações. Lula tem muito o que explicar.

Reply

O Lula está uma cópia daquele terrorista comunista peruano preso e que aparece preso urrando atrás das grades,o Abimael Gusmán. Semelhanças...

Reply

O Lula está com a mesma cara do Sadan Hussem quando saiu do buraco que estava escondido.

Reply

Mais asqueroso,impossível,ser "humano"abjeto deve feder a esgoto misturado com manguaça,meus amigos a Dona Marisa ,"a muda" e a "gostosona"Rose Noronha têm estômago de avestruz!

Reply

Caramba, Lula devia estar com "muita sede" antes que o fotografassem. Deve ter bebido muita água...

Reply

Concordo com você

Reply