Oposição decide buscar impeachment por meio de ação penal contra Dilma.

"O impeachment é o nome mais conhecido da sociedade para o impedimento da presidente. Mas essa ação vai na mesma direção da vontade popular. Se fôssemos optar pelo impeachment o processo poderia ser arquivado no dia seguinte. Prefiro a cautela" - Aécio Neves (PSDB-MG)

"Agora não vamos falar em impeachment" - Ronaldo Caiado (DEM-GO).

(Estadão) Após se reunir com líderes da oposição, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), afirmou que eles vão protocolar na próxima terça-feira, 26, uma ação de crime comum contra a presidente Dilma Rousseff na Procuradoria-Geral da República.

Esse foi o caminho escolhido depois de o parecer elaborado pelo ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior não trazer elementos suficientes para o grupo entrar com um pedido de impeachment no Congresso. "Neste momento, essa é a ação que une as forças de oposição. Nada impede que futuramente, a partir das sucessivas novas informações que nos chegam, haja espaço para um pedido de impeachment", afirmou. 

Nessa quarta-feira, 20, Aécio recebeu do jurista a ação que responsabiliza Dilma pelas chamadas pedaladas fiscais, que consistiu em atrasar repasses do Tesouro Nacional aos bancos federais para o pagamento de benefícios sociais. Esse procedimento fere a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

O documento sacramentou a decisão do partido de recuar da estratégia de pedir no Congresso o impeachment. A tese era defendida pela maioria da bancada de deputados tucanos, mas perdeu força após o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sinalizar que engavetaria a iniciativa. 

Durante o encontro nesta quinta-feira, 21, as lideranças da oposição negaram que tivessem recuado e afirmaram que a ação que vão protocolar terá a mesma função do impeachment. "Feita a denúncia, o afastamento da presidente é automático. Então as consequências desse ato que nós estamos promovendo, é igual ao impeachment. Mas estamos trabalhando com a responsabilidade de dar um argumento jurídico consistente", disse o presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN).

Caberá ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a decisão de encaminhar ou não denúncia ou pedido de abertura de investigação ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em caso de pedido de abertura de inquérito, o pleno do Supremo decide sozinho. Em caso de denúncia, a Corte deve fazer encaminhamento do pedido à Câmara, que vai ou não autorizar a abertura de inquérito por maioria de votos.

23 comentários

Esse é o Aécio que eu votei! Oposição se faz com cautela e principalmente com INTELIGÊNCIA. Vamos conseguir o impeachment de Dilma na base da legalidade. Não vamos nos tornar os golpistas que eles acham que somos, vamos mostrar que oposição de verdade se faz com calma, classe e responsabilidade. O resto é baderna.

Reply

Votos para que essa oposição faça a coisa bem feita, e não deixem a SOC-PT levar a melhor, como sempre.

Aliás tem mais coisas graves que precisam da atuação da oposição, e até agora estão fazendo que não veem:

"Há cerca de um mês a presidente da República, em um gesto absolutamente insensato, deixou de vetar uma lei irracional votada pelo Congresso o valor do fundo partidário. Essa verba do orçamento que banca as atividades (A FARRA) dos partidos era 200 e poucos e poucos MILHÕES de reais, que já era uma quantia enorme, foi aumentada para 900 MILHÕES de reais. A presidente da República deveria ter vetado, mas deixou passar, um erro político imperdoável".
Essa afirmação foi feita pelo ex Presidente do STF Joaquim Barbosa.


Cortam os direitos dos trabalhadores honestos, desviam dinheiro da saúde, educação, segurança ..... mas libera 900 MILHÕES para a corja de vagabundos do congresso fazerem a farra. 'Quequeísso' FDP?

Se houver algum político com brio e vergonha na cara, fará o necessário para reverter essa ABERRAÇÃO E POUCA VERGONHA.

Reply

SE FALTAM POLÍTICOS HONESTOS no Congresso para aprovar o impeachment, é claro que os mesmos bandidos que não aprovariam o impedimento da corrupta e incompetente Dilma vão batalhar para MELAR essa ação penal que incriminará a terrorista assaltante de banco.

O congresso nacional hoje é composto por um bando de parasitas, PESO MORTO, que o contribuinte é obrigado a carregar nos lombo, para proporcionar essa vida de nababos à essa corja desavergonhados.

Reply

Qual seria a diferença, se tudo vai parar nas mão dos mesmos calhordas do congresso?

Trocam o cocô, mas permanecem as varejeiras e amebas venenosas.!!!!

Reply

Será que sai alguma ação penal contra Dilma com esse STF aparelhado???? Duvido!

Reply
OBSERVADOR SERRANO mod

COM O SUPREMO APARELHADO DE APADRINHADOS PETISTAS SABEM QUANDO O TRIBUNAL VAI DENUNÇIAR A PRESIDENTE ANTA NUNCA......MAS NUNCA MESMO

O TIME LÁ GANHA DE 8 A 3 COM CHUVA OU SEM CHUVA.........

Reply

Realmente e muito dificil tirar um peso morto da frente.Se essa mulher tivesse um pingo de vergonha, nao teria empurado mais um advogado militante do PT para ministro.Teria diminuido o numero de ministerios para 20, despensado secretarios,blogs sujos, sindicalistas sujos,para cortar na propria carne.

Reply


Confiem, que o facão vai comer.!!!.

Reply

Se(apenas "se") o PGR acatar a denúncia e se encaminhar ao STF; quais ministros votariam contra a guerrilheira? Lewandowsky? Tóffoli? Barroso? Zavasky? Rosa Weber? Fachin? Já são 6... Marco Aurélio? Celso de Melo? Carmen Lúcia? Gilmar Mendes? Fux?

Reply

Cel
O puxa saco do Janot não pedirá abertura de investigação, aposto.E, se por acaso pedir, o Supremo não oferecerá a denúncia. Tá tudo dominado.
A Anta pode praticar crimes sortidos a vontade que nada acontecerá neste País de bandidos.
Esther

Reply
A VACA QUE TOSSE mod

TOSS! TOSS! TOSS! BUENAS NOCHES COTURNEIROS E SEU CORONÉ. Né que a vaca tossiu? Tuberculose? NÃO tenho dúvidas que esta história dos petralhas da elite petista, irem de encontro ao ajuste fiscal da dilmadoida nada mais que jogo de cena mal ensaiado. Entregam a dilmadoida que já se acha fora de cena, perdidinha, inútil e massacrada pelo povo brasileiro, e trazem o lulalau como mosqueteiro das velhinhas e velhinhos aposentados, dos pescadores artesanais, tenho dúvidas se o são, o lulalau ressucitado, dos oprimidos e indefesos a lhes socorrerem nesta maldade dilmista, com o lulalalau por trás. Combinado entre os dois. NINGUEM VAIA ENGOLIR COISA.

Reply

Vão sonhando, se as ruas não se encherem novamente tudo fica como está.
A classe e a responsabilidade foi para o espaço faz tempo. Sobrou apenas a calma em passo de tartaruga, quando tudo estiver na mais perfeita merda,os bisnetos terão que limpar a cagada dos bisavós.
Pronto falei.

Reply

n esqueçam do povo que sao os militantes da direita (q trabalha, q respeita as leis, q antes de mais nada e Brasileiro), esta esquecido pelos politicos ditos de direita, foram as passeatas e os panelaços q amedrontraram os vendilhoes.

Reply

Alexandre, The Great

Também penso a mesma coisa.

Tem mais: O jurista Miguel Reale Junior apoiou a indicação de Fachin ao STF. Por que será???

De qualquer forma, o impeachment precisaria de 342 votos, que hoje não existem na Câmara. Além do que Eduardo Cunha colocaria o assunto na gaveta.

MBL chega em Brasilia no mesmo dia da apresentação da Ação Penal. Só nos restar torcer!


Chris/SP

Reply

tem que ir pra cima desta petralhada.......estão destruindo o Brasil..............e ninguém faz nada..........Dila era pra estar respondendo por crime de responsabilidade fiscal..............mas comprou todo o congresso e mudou a lei.........é uma vergonha

Reply

Estou procurando ser o mais sereno possível na decisão da oposição partidária de não dar entrada em um pedido de impeachment contra Dilma mas os argumentos não me convencem.

A oposição é extremamente, e justamente, cobrada por não ter pedido (pedido) o impeachment de Lula na crise do mensalão. Vejam, ninguém critica a oposição por não ter conseguido o impeachment mas sim por não ter se comportado como oposição e não ter pedido (pedido) o impeachment. Mesmo os que eram favoráveis ao impeachment naquela época sabiam que haviam chances não remotas de que ele não prosperasse. Lula tinha uma boa base no Congresso, que ainda seguia comprada, petrolão que o diga, e a pressão dos movimentos cooptados, dito sociais, não seria pequena.

A pergunta que fica é: qual a diferença para hoje?

Eu entendo que a oposição, como união de todos os partidos, com o ex e futuro candidato a presidência queira ir pelo caminho da denúncia de crime comum pelas pedaladas fiscais. Ok, não vejo problema nisso. Talvez este seja mesmo o melhor caminho para conseguir ou, pelo menos, par desgastar.

Mas não entendo tantos outros crimes de responsabilidade evidentemente cometidos serem esquecidos. Dilma já era presidente da república quando renomearam Cerveró! Dilma nomeou Graça que confessou em reunião do Conselho que a gestão era temerária, há indícios mais do que suficientes de caixa dois eleitoral, os empréstimos inconstitucionais feitos a países estrangeiros sem aval do Congresso etc etc

Pq não pegar um deputado menos expressivo da oposição, uma frete, um grupo, e não deixar que eles façam esse embate? Que preparem o caminho para quando chegar "O" pedido de impeachment? Um, dois, três, quatro, pedidos não enfraqueceriam a oposição, pelo contrário, preparariam o caminho, a cada novo pedido mais difícil seria ir negando e arquivando...

Enfim, os políticos que são políticos que tomem as decisões - só é preciso lembrar que a oposição tem tomado este tipo de decisão desde que virou oposição e lá se vão 16 anos longe do poder.

@Thiagohart

Ps.: Quanto aos meninos do Brasil Livre é preciso entender que eles não são, e não querem ser sociais democratas, são e querem ser liberais. Assim, esperar adesão irrestrita me parece ingenuidade. Cada um no seu quadrado. O que me parece é que deve haver uma aproximação respeitosa e construção de um diálogo que mostre que os dois campos são complementares e não excludentes. Será que eles estão dispostos a isso? Não sei. Mas será que a oposição partidária também está disposta?

Reply

O importante é tira-la de lá!

Gabriel-DF

Reply

Putz! Se fosse o PT OPOSIÇÃO de outrora ela jå estava arrumando as malinhas no Jaburú.
Demorou!

Reply

Boa ação, pena que o Judiciário esteja aparelhado também. Então vai ser aquela via sacra burocrática cheia de blá blá blás jurídicos rebibócadaparafuzeta que todos nós conhecemos para no final acabar como todos nós sabemos também.

Reply

Gostei do comentário de anônimo as 21:23, com certeza deveríamos entrar com quantos pedidos de Impeachment necessários for com a mobilização das ruas uma acaba por passar. E preciso seguir todos os caminhos somos uma democracia, não somos escravos, não somos e nem nunca seremos uma ditadura comunista como quer o PT falido. Eh preciso dar seguimento em outra ação, a da prestação de contas da campanha presidencial. Pelo que ki neste conceituado blog na minha opinião restou claro a utilização de notas frias e gráfica fantasma envolvendo milhões de reais. O Brasil clama por JUSTICA!

Reply

Só gostaria de saber do quê tanto ri Aécio!!!

Reply

Sabemos que isso não passa na Base Mensalada de qualquer dos poderes que não o executivo.

Isso dito, tem que infernizar mesmo! Se fosse o contrário, os petralhas tinham feito o diabo (oh! Wait!) e botado o bloco na rua.

Vamos manter o assunto em pauta. Vamos fazer mais comerciais como o da última terça. Vamos marchar a Brasília. Vamos começar o processo de limpeza no BR com uma grande campanha para que os petralhas não sejam eleitos... nem pra síndico de circo de pulgas.

Reply

Não acredito que com um STF aparelhado ao PT ela sofra algum processo. Quem viver, verá.

Reply