Dilma corta programas sociais lá na raiz. Há 5 meses, municípios não recebem recursos do Fundo Nacional de Assistência Social.

Dilma Rousseff e Tereza Campello: ajuste fiscal em cima de cortes nos programas sociais dos municípios.

(Estadão) O ajuste fiscal imposto pelo governo federal já compromete a prestação de serviços básicos de assistência social à população carente e o atendimento a crianças, adolescentes e idosos em situação de risco em centenas de cidades brasileiras. Gestores municipais de Assistência Social reclamam que, desde dezembro do ano passado, o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) suspendeu o repasse de recursos aos municípios do Fundo Nacional de Assistência Social. 

A conta passa de R$ 1,5 bilhão, segundo estimativa do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), entidade que reúne os 5.570 secretários municipais da área. Os repasses federais aos municípios do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) são a principal fonte de recursos para a gestão de programas e serviços de atendimento básico à população em situação de risco, como moradores de rua, dependentes químicos e vítimas de violência. 
 
Na sexta-feira, secretarias municipais de Assistência Social paralisaram as atividades. O Congemas calcula a participação de gestores de mais de 3 mil cidades. A ideia foi chamar a atenção para as consequências de uma possível interrupção dos serviços financiados pelo fundo, como o funcionamento dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especial em Assistência Social (Creas), além da atualização do cadastro do Bolsa Família.

O presidente do Congemas, José Rodrigues, disse que os atrasos nos repasses começaram em setembro de 2014 e, a partir de dezembro, foram suspensos na maioria dos municípios. “Iniciamos o quinto mês do ano e os repasses referentes a 2015 ainda não foram feitos. O que foi repassado é referente aos atrasados do ano passado.”

Ele reclama de não haver qualquer sinalização do MDS em relação a uma data para resolver o problema. “O que o ministério nos diz é que estão esperando o ajuste fiscal e um decreto de contingenciamento que o governo federal vai baixar para ver o que fazer”, afirmou Rodrigues. Segundo ele, isso é algo inédito no Serviço Único de Assistência Social (SUAS), que em 2015 completa 10 anos de existência.

Em nota, o ministério afirmou que repassou aproximadamente R$ 600 milhões para os fundos municipais de assistência social, mas não informou se o valor se refere a parcelas deste ano ou se são repasses atrasados relativos ao ano passado.

Testemunho. O Estado conversou com secretários de Assistência Social de municípios localizados em diferentes regiões do País e eles confirmaram a suspensão dos repasses desde dezembro. “O governo federal não repassa os recursos, mas nos cobra demonstrativos e relatórios. E somos nós que temos que explicar à população a redução no atendimento”, reclama Socorro Reis, secretária de Assistência Social de Melgaço (PA). O município paraense de cerca de 20 mil habitantes, mais da metade abaixo da linha de pobreza, registra o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

O quadro só não é mais grave, dizem os secretários ouvidos pelo Estado, porque os serviços estão sendo bancados pelos orçamentos municipais. Eles, entretanto, alertam que as prefeituras estão no limite e já não têm mais como sustentar as ações sem a contrapartida dos governos federal e estadual.

Em ofício encaminhado no início de abril à ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, os gestores relatam que as unidades municipais já estão sem material de expediente, gasolina para abastecer os veículos e recursos para pagar servidores. Dizem que “estão se vendo sem saída e obrigados a suspender as atividades, parar a prestação de serviços e fechar as unidades, até que os repasses sejam regularizados”. 

A paralisação foi decidida depois que o ministério deu informações desencontradas sobre o pagamento dos repasses durante o 17.º Encontro Nacional do Congemas, em Fortaleza, no fim de abril. Na ocasião, Campello assegurou que os repasses seriam feitos e, dois dias depois, a secretária nacional de Assistência Social, Ieda Castro, disse ter havido um contratempo e que o pagamento não poderia ser feito neste momento.

Durante uma semana, o Estado solicitou entrevistas com a ministra e a secretária. A assessoria da pasta disse que elas não iriam se pronunciar.

17 comentários


Quase 5 mil doadores das eleições passadas estão sob suspeita em Minas

http://www.afolharegional.com/blog/?url=incio/politica/quase-5-mil-doadores-das-eleies-passadas-esto-sob-suspeita-em-minas

Reply

E como boa parte do povão são de fracassados inúteis dependentes dos tais ¨programas sociais¨ isso vai ser um tiro no pé. Vai ser mais gente indignada (apesar dos motivos egoístas e não porque de repente ficaram decentes) para se somar com a gente. De um lado isso é ótimo, do outro me parece que o GF petista não está nem aí mesmo com a população inteira contra eles. E aí mora o perigo. O que estarão tramando? No que estarão priorizando (desviando) os recursos cada vez mais escassos?

Reply

O PT é feito só de slogans, de propaganda.

E os otários pagando a conta!

FORA PT!
FORA DILMA!
FORA LULA!


Chris/SP


Reply

A presidanta está matando o povo brasileiro, cortando verbas para saúde. Ela está acabando com o futuro do jovem, incitando greves nos estados de tucanos e acabando com o Fies. Simples. Mas o apedeuta já está montando sua campanha 2018 e será eleito. O povo merece.

Reply
Maria do Socorro mod

Tudo orquestrado. Corta na raiz, e o povo fica com raiva dos prefeitos, achando que eles são os culpados.
O turma maquiavélica!

Reply

Coronel,

Uma dúvida cruel: LULLA e o PT não poderiam mandar "SUICIDAR" o Ricardo Pessoa? Se colocaram escutas na PF do Paraná, "suicidar" o Ricardo Pessoa seria moleza.

Reply

Cuba e as demais nações comunistas estão recebendo sua pensão direitinho? é isso que importa! o Brasil é o fundo de pensão do comunismo mundial, afinal tem um povo suficientemente frouxo e imbecil, além de canalha para permitir isso. Ainda tem imbecil que diz que essa porra de pete não tem nada haver com comunismo...

Reply

Crianca nao mente, a da foto esta apavorada. MAmae a Dilma que me roubar...

Reply

Qual a novidade???? Tudo anunciando pela reDesgovernanta, mesmo que atribuído a Aécio.

Aqueles que vivem as custas do estado agora vão aprender que o bom mesmo é saber pescar ao invés de esperar o peixe frito e pronto na mesa.

Reply

PARTIDO DOS TRABALHADORES-PT é isso mesmo, ajudando os mais pobres irem mais rápido pros 7 palmos de terra!
Essa é outro tipo de pena de morte, pela qual o cara vai sendo trucidado aos poucos, em câmera lenta.
Obrigado, Lula, a desgraça do Brasil, já que manda mais que Dilma!

Reply


FATALMENTE O O DINHEIRO VAI CHEGAR A QUEM TEM PODER SOBRE O GRUPO CRIMINOSO - Sergio Moro.
Ele é paciente e firme, não vacila e não tem tido medo de tutu.
Lula, abatido, está vendo o cerco apertar-se e a coisa tem de sobrar prá ele, é o comandante do PT, incl de Dilma, aí é que o bicho pegará pro lado dele...
Estratégia de Lula e Dilma fingindo não estarem bem: se ela der azar, antes não sair por impeach, ele aparece como salvador; se der certo Dilma no governo, bom pros 2.
Comunistas são cheios e truques e trapaças!
Mas que o prestigio de Lula é IRRECUPERÁVEL também é certo!


Reply

Quem destruiu o Brasil foi lulla; dilma tá só finalizando!!!

Tá cheio de lulista querendo o impeachment de dilma pra no dia seguinte começar "lulalá"!ACORDEM!

Reply

Coronel
Essa massa falida e ingovernável, não existe administrador que consiga viabilizar todo estrago feito, caminhamos celeremente ao fundo do abismo, guardadas pequeníssimas exceções estamos de volta ao governo Sarney. Retrocedemos quase trinta anos, viva o PT, viva Lula, viva dona Dilma, viva o Povo Brasileiro.

Reply

Cel.

O lulla nordestino , negou suas raízes e traiu o brasil. Os céus irão recompensá-lo pela eternidade das desgraças que espalhou nesta dimensão.

Tolocl.

Reply

Coronel,
a Rainha Louca está certa. Se a população, segundo o velhaco e a própria presidAnta estar vivendo no primeiro mundo, não vejo motivo para continuar com os programas sociais.

Reply

Ainda vai chegar no bolsa esmola podem crer,pq. cortar nos cartões corporativos,nos 60.000 cargos comissionados,nos inúteis ministérios,nas mordomias que a Br distribuidora concede aos donos de Postos de gasolina(viagens ao exterior com tudo pago),propaganda da seita Lulo -petista na imprensa paga,nas tvs de que mendigam a publicidade governista,nada disso vai acabar a Tresloucada tá nem aí, para ela cheia de mordomias e puxa -sacos, tá uma maravilha.
Dilma vá cochilar numa parada militar na Coréia do Norte,são comunistas como vc.

Reply

18 de maio de 2015 09:55

Cuba e todos os" camaradas brasileiros" que queriam implantar o regime comunista em 64. Regiamente indenizados, alguns levaram milhões e salários vitalícios de mais de 19 mil reais e todos isentos de pagar imposto de renda desde 2003, determinado por Lula , um dos privilegiados.

http://www.alertatotal.net/2015/05/a-verdade-sufocada.html

Reply