Velho truque: PT quer ser oposição ao PT.

(Folha) Em documento divulgado nesta quarta-feira (1º), a chapa PMB (Partido que Muda o Brasil), maior força interna do PT, fez críticas ao modelo de ajuste fiscal proposto pela gestão Dilma Rousseff (PT). O grupo majoritário --formado pelas correntes CNB (Construindo um Novo Brasil), Novo Rumo e PTLM-- lamentou que o peso das medidas econômicas tenha "recaído mais sobre os trabalhadores do que sobre outros setores das classes dominantes". 

Elaborado para o 5º Congresso do PT, que será realizado em junho, o manifesto questiona ainda por que a sociedade não foi previamente consultada sobre o ajuste fiscal do governo petista. "Essas práticas foram em grande parte responsáveis pelo mal-estar de muitos movimentos sociais que lutaram pela eleição da presidente e que, hoje, se encontram perplexos e frustrados com as primeiras medidas", avalia. 

O texto, no entanto, defende a presidente ao negar que Dilma, ao propor mudanças econômicas, tenha cometido "estelionato eleitoral", e garante que ela não renunciou às promessas feitas na campanha eleitoral. "Faltou explicar, contudo, e no momento adequado (talvez antes mesmo do 1º de janeiro), que não era mais possível continuar aplicando, da mesma forma, as políticas contra cíclicas adotadas no primeiro mandato", pondera. 

A maior chapa do partido admite que as recentes denúncias de corrupção "acabaram por golpear duramente a imagem da legenda" e defende que a sigla "não pode cair nessa vala comum". "É imprescindível que a continuada ação dos poderes da República e a própria vigilância do partido cortem a corrupção na sua raiz, se necessário na própria carne. O PT necessita sair das páginas policiais do noticiário e ficar apenas naquelas dedicadas à política", ressalta. Na avaliação do grupo majoritário, o "fenômeno da corrupção" poderia ter sido enfrentado de maneira distinta caso fosse realizada uma reforma política no país. 

O texto coloca ainda como um desafio para o partido entender como a mobilização que garantiu a reeleição da presidente foi revertida em "tão curto prazo". "Parte da maioria que elegeu a presidente está perplexa e desmobilizada", admite. 

As críticas ao governo federal também foram vocalizadas em documento divulgado pela tendência Mensagem ao Partido, a segunda maior força interna da sigla. Segundo o texto, o segundo governo da presidente teve início com uma "clara inflexão conservadora" que, na avaliação da corrente interna, é "contraditória" ao programa eleitoral apresentado pela então candidata petista. 

"É preciso superar esse impasse ou o segundo governo trabalhará, na melhor das hipóteses, com um cenário de baixo crescimento [da economia] e eventual crescimento do desemprego", ressalta. Para a tendência petista,"os maiores erros" nos últimos anos, e que "podem se repetir agora", foram cometidos pela gestão do Banco Central. "Desestabilizou tentativas de retomada econômica, onerando a carga fiscal."

12 comentários

Vem agora o PT com essa de "Partido Muda Brasil", disfarce para PT!
Vê-se que o povo cansou-se dos vermelhos do falsário PT e novas siglas que adotarem para se disfarçarem, cujas cabeças estão cheias de esterco de Marx, além de corrupto e corruptor, muito incompetente, desviador de recursos para Cuba e outros ditadores comunistas da A Latina e África, enquanto aqui se fica pastando.
O comunismo é o regime do martelo e foice, além de satanista, é obsoleto e, onde entra, a miséria, atraso, destruição e morte estão garantidos, sendo a favelada Cuba o exemplo-prova disso depois de quase 55 anos de comunismo; agem como parasitas de uma nação quando entram no poder.
Confiram como está o inferno Venezuela: os vermelhos acabaram com a classe media e querem lá todos no IGUALITARISMO DA MISERIA, como em Cuba!
Além de lá do povo estar escravizado pelo ditador Castro e sua dinastia, dos quais se tornou capacho; o PT quer o Brasil na mesma linha!
Fora PT, imundície!

Reply

CORONEL

Falam da corrupção como e fossem observadores, não protagonistas.A reportagem refere-se a eles como se fossem um partido com divergências internas, não uma quadrilha em desarticulação. A F.S.P é tão ruim quanto eles, presta um desserviço.

Reply

Se os PT não gosta do governo Dilma, o problema é fácil de resolver, entrega as dezenas de milhares de boquinhas e vai pra oposição.

Reply

Coronel,
aí vem o Aécio e o Serra elogiar o Levy. Eita oposição incompetente.

Reply

Não adianta mudar a fachada do partido se as ideias toscas, obsoletas, corruptas, enganadoras, criminosas continuam... É trocar seis por meia dúzia.

Reply

Já falei aqui: a oposição tem de colar Lula no governo Dilma, até porque ele é o principal responsável dessa "incompetenta" estar nos desgovernando!!!

Reply

Coronel, não vai comentar sobre o empréstimo chinês a Petrobras?Uma empresa chinesa é dona da maior parte das ações do pré sal, e se for a mesma ela praticamente comprou a Petrobras. E os PTistas ficam comemorando esse empréstimo nas redes sociais..

Reply

O PT sofre de Distúrbio Bi-polar, não sabe se é governo ou opsição.

Reply

Cel
Os petralhas são tão obssecados pela ideologia que não conseguem entender que dinheiro não nasce em árvore. Parece que eles pensavam que o dinheiro continuaria caindo das árvores "ad infinitum" para poderem continuar com aquele populismo nojento feito por Lula durante as vacas gordas. Pois bem, fizeram tanto populismo que o dinheiro acabou e são tão burros que não conseguem entender. Essa gorja vive em uma realidade paralela.
Esther

Reply

Que quererá dizer ptlm? Acho que pulhas, trouxas, larápios e malandros.

Reply

a verdadeira face da presidenta Dilma está a mostra = incompetência. E o pior é que todo o povo brasileiro vai sofrer por esta incompetência. E o pior = o Lula já está no caminho de uma nova candidatura a presidente.E como o eleitor brasileiro é burro, é bem capaz deste senhor conseguir uma nova vitória. Será que o exemplo Dilma não será o suficiente? Pobre Brasil - pobre povo brasileiro.

Reply

Só li a manchete e nem me dei ao trabalho de me ater ao resto, porque esta petralhada não vale mesmo a pena.

Reply