Dilma produz pibinho oficial de 0,1% em 2014, mas na margem de erro...


(VALOR ECONÔMICO-RIO ) O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve expansão de 0,1% em 2014, de acordo com o resultado das Contas Nacionais divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número já contempla a revisão metodológica anunciada recentemente pelo órgão.
 
Trata-se do pior resultado para o indicador desde o recuo de 0,2% da economia do país em 2009.
As contas dos dois anos anteriores também foram revisadas. Assim, o PIB de 2012 saiu de um crescimento de 1%, para expansão de 1,8%, e o de 2013 foi alterado de alta de 2,5% para aumento de 2,7%.

O resultado de 2014 veio melhor que a média apurada pelo Valor Data junto a 19 consultorias e instituições financeiras, que apontava variação zero no período. As projeções iam de queda de 0,4% a aumento de 0,4%.

No quarto trimestre do ano passado, o PIB brasileiro cresceu 0,3%, sobre o terceiro, feitos os ajustes sazonais. Na comparação com o mesmo período em 2013, houve queda de 0,2%. A expectativa era de crescimento de 0,1%.

Oferta
No lado da oferta, a indústria teve retração de 1,2% em 2014. Este resultado veio acima da média apurada pelo Valor Data, que previa recuo de 1,9%. O setor de serviços teve expansão de 0,7% no período. A média apurada pelo Valor Data era de alta de 0,6%. Já a agropecuária avançou 0,4%, resultado abaixo da média esperada de expansão de 1,4%.

Demanda
Pelo lado da demanda, o consumo das famílias cresceu 0,9% no ano passado, em linha com a estimativa média do Valor Data. A demanda do governo aumentou 1,3%. Já a formação bruta de capital fixo (FBCF, que representa o investimento em máquinas e equipamentos e na construção civil) caiu 4,4%. A expectativa era de queda de 7,9%. A taxa de investimento atingiu 19,7% do PIB em 2014 e a de poupança ficou em 15,8%.

Setor externo
No setor externo, as exportações caíram 1,1% em 2014, segundo o IBGE, enquanto as importações caíram 1% no ano passado. Esperava-se estabilidade nas exportações e queda de 0,7% nas importações. 

8 comentários


Pesquisa CNI/Ibope: números ainda piores de popularidade do governo


Já está circulando na CNI a pesquisa encomendada ao Ibope para medir o pulso do país – e mais especificamente a popularidade do governo.

A pesquisa deve ser divulgada a qualquer momento entre hoje e segunda-feira. Antes, claro, Robson Andrade, o presidente da CNI, vai cumprir o ritual de comunicar antecipadamente o resultado ao Palácio do Planalto.

A tendência é que os números sejam piores para o governo do que os registrados pelo Datafolha na semana passada.

Por Lauro Jardim

Reply

Edinho Silva, ex-arrecadador da Anta em 2014, agora terá cargo de ministro do SECON????

Está cada dia pior !

FORA DILMA!
FORA PT!


DIA 12/4 TODOS NA RUA!



Chris/SP

Reply

Eles só serão expulsos com violência, ou se tornarão cada vez mais agressivos com o povo.

Reply

Coronel,
e ainda temos "jornalistas" de economia que acreditam. Também, com os incentivos governamentais, o Céu é o limite.

Reply

CORONEL

No momento em que nuvens sombrias pairam sobre o financiamento de campanha da pistoleira, seu tesoureiro á alçado para o osto e ministro.Ganha foro privilegiado. A discurseira dele é a mesma do Falcão: mídia golpistas,elite golpista, regulação da mídia,...blá,blá,blá..
Só há uma saída, atropelar a anta no asfalto.

VEM PRÁ RUA!!!!

Reply

E muito mais dificil um pais com todas as necessidades ja atendidas, Educacao, infraestrutura, transporte, seguranca, saneamento que um pais como o Brasil que tem tudo para ser feito.O que esta acontecendo com o Brasil? Sera que e muita incompetencia?Ou e incompetencia aliada a desonestidade?

Reply

cel,

Como você quer que o país cresça se temos uma presidenta VAGABUNDA, que não trabalha e só fica fazendo campanha eleitoral. Porque essa vagabunda não manda milhoões de empregos politicos? E pior quer passar a conta da farra e roubalheira para o povo.

Reply

PIB de 0,1% ou ainda vai ter mais um reajuste feito pelo IBGE?

Ah ha ha!

É uma incompetenta mesmo.

Reply