Corrupção companheira na Petrobras: Zé Dirceu cobrava propina maquiada como consultoria e Vaccari descontava do valor a receber das empreiteiras.

(Folha) Um dos empreiteiros acusados de participar do esquema de corrupção descoberto na Petrobras afirmou a investigadores da Operação Lava Jato que pagamentos feitos à consultoria do ex-ministro José Dirceu eram parte da propina cobrada pelo esquema. Atualmente preso em Curitiba, o presidente da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, disse que os pagamentos a Dirceu eram descontados das comissões que sua empresa devia ao esquema, que correspondiam a 2% do valor de seus contratos na Petrobras. 

Um representante de outra empreiteira sob suspeita, a Camargo Corrêa, afirmou aos investigadores que a empresa decidiu contratar os serviços de Dirceu por temer que uma recusa prejudicasse seus negócios com a Petrobras. Os relatos dos empreiteiros, feitos durante reuniões com investigadores da Operação Lava Jato e não em depoimentos formais, chamaram atenção por revelar detalhes sobre a maneira como o ex-ministro se aproximou dos fornecedores da Petrobras. 

Homem forte do início do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dirceu caiu em meio ao escândalo do mensalão e foi condenado a dez anos de prisão no julgamento do caso. Ele hoje cumpre pena de prisão domiciliar, em Brasília. Detalhes sobre os negócios do ex-ministro como consultor foram revelados na semana passada, quando o juiz Sergio Moro, que conduz os processos da Lava Jato na Justiça Federal, divulgou um relatório da Receita Federal sobre a consultoria de Dirceu. 

O ex-ministro ganhou como consultor R$ 29,2 milhões entre 2006 e 2013. Cerca de um terço do dinheiro entrou na sua conta no período em que ele estava sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal por seu envolvimento com o mensalão, entre 2012 e 2013.  Empresas investigadas pela Lava Jato pagaram R$ 9,5 milhões pelos serviços da consultoria de Dirceu, num período em que o diretor de Serviços da Petrobras era Renato Duque, apontado como afilhado político de Dirceu --o que ele nega-- e preso em Curitiba há uma semana. 

Os empreiteiros ouvidos pelos investigadores da Lava Jato disseram que Dirceu procurava empresas que tinham contratos na Petrobras para oferecer seus serviços sem fazer menção explícita às comissões do esquema na estatal. Segundo detalhou Pessoa, após a contratação de Dirceu, o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, autorizava que os valores pagos à consultoria do ex-ministro fossem descontados da propina derivada dos negócios com a diretoria de Serviços. 

Os executivos contaram que Dirceu chegou a fazer alguns contatos em favor das empreiteiras, mas disseram considerar supervalorizados os serviços pelos quais pagaram. O ex-ministro afirma que sua consultoria prestou serviços legalmente e nega que tivesse conhecimento do esquema de corrupção na Petrobras.

Ricardo Pessoa, o presidente da UTC, negociou com os procuradores da Lava Jato um acordo para colaborar com as investigações em troca de redução da sua pena, mas não conseguiu chegar a um entendimento com eles. Dois executivos da Camargo Corrêa presos em Curitiba, o presidente da empreiteira, Dalton Avancini, e o vice-presidente da área de finanças, Eduardo Leite, conseguiram um acordo com os procuradores e já prestaram vários depoimentos formalmente. 

Os investigadores da Lava Jato acreditam ter localizado um vínculo entre Dirceu e o esquema de corrupção ao encontrar entre os clientes do ex-ministro a Jamp Engenharia, do consultor Milton Pascowitch, apontado como um dos operadores que teria distribuído propina para o PT.

23 comentários

Coronel, olha só isso:

Convidados de Marta dão prazo a Dilma

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/212938-convidados-de-marta-dao-prazo-a-dilma.shtml

Dilma tem até o dia 12/4 para renunciar ou romper com o PT.

Você viu o advogado do doleiro "aliviando" para a Dilma na coluna da Monica Bergamo?

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/212681-monica-bergamo.shtml

Talvez seja outra dica para a Dilma abandonar o PTitanic antes que seja envolvida criminalmente no Petrolão.

Acabou para o Lula e o PT.

Tem outra coisa interessante: Helena Chagas fez um vídeo comentando a crise do PT em que dizem que Zé Dirceu está arrasado e chegando ao seu limite.

http://www.fatoonline.com.br/conteudo/1098/papo-de-redacao-comenta-a-tensa-semana-que-culminou-com-a-saida-de-cid-gomes

Será que ZD vai delatar o chefe?

Reply

Essa história do PTitanic tem que ser analisada assim: O navio esta afundando sim mas quem vai para as profundezas junto com o barco será o povo brasileiro e os petistas bandidos serão os que escaparão nos botes salva-vidas. E porquê? Porque já roubaram muito e não vão devolver, já fizeram suas vidas e de suas famílias (olha o lulinha aí, gente) e a conta do desastre quem vai pagar (aliás já esta pagando) será e brasileiro com o dólar nas alturas, com a gasolina mais cara do planeta, com um desemprego gigantesco, com o país lotado de vagabundos e burros, com o juros na estratosfera, com o MST ameaçando entrar toda hora nas suas terras, com a violência descontrolada com números de guerra civil, com o Estado inchado e aparelhado por corruptos e bandidos, com a Petrobrás destruída, etc, etc e etc. Vai ter um monte de brasileiro falido e endividado vendo pela televisão o José Dirceu, por exemplo, saindo da prisão (depois de cumprir uma peninha) podre de rico e rindo da cara de todo mundo direto para uma limousine que o espera na porta da Papuda.

Reply

O Zé até pode ter recebido dessa forma, mas não o lula, Este recebeu mesmo pelas palestras que deu, e vai continuar recebendo.

Reply

Como conhecem a crueldade do chefe e sabem muito bem do que é capaz quando quer se vingar, acho que vão se submeter, mais uma vez,ambos calados, também pela esperança de continuarem roubando...

Reply

Coronel,
quero ver o STF desqualificar a sentença do Moro quando mandar esse bandido para a cadeia.

Reply

Eles não querem Comunismo, Cubanismo, Castrismo???
Posso estar errado, mas na China eles já teriam recebido os rigores da Lei...

Reply

Os emprestimos concedidos pelo BNDES devem ser investigados. O esquema devia ser feito dessa forma: José Dirceu entrava em contato com os Dirigentes dos países amigos (CUBA, Angola, Nicaragua) e oferecia os serviços das empresas e junto a garantia de que o Banco de Desenvolvimento brasileiro fiananciaria a empresa para que as obras fossem realizadas. Também não duvido nem um pouco que na contratação dos "curandeiros" cubanos haja uma doação para o partido.
Já é por demais escandaloso um governo trabalhista permitir que em pleno seculo 21 haja trabalho analogo à escravidão. O que fazem com os curandeiros cubanos em nada difere dos fazendeiros que obrigam seus trabalhadores a comprarem no "armazém" da fazenda.

Reply

O "capitão do time" do lullarápio sempre foi um sujeito perigoso. É agente cubano infiltrado aqui para nos transformar num país comunista. Fez cursos de guerrilha e espionagem em cuba e seu objetivo sempre foi esse. Com a sua queda a prisão do capo será mera questão de tempo.

Reply

Que adianta todas essas falcatruas e nao se pode viver em paz e nem desfrutar das tramoias? sei que muita gente vai dizer que esse pessoal nao ta' ligando para as denuncias mas acho que estao sim. Sao seres humanos e existem reaçoes proprias de seres humanos em circunstancias como essas. Eles, os petistas e aliados envolvidos nisso tudo, nao sao felizes e tem familiares. Mesmo que esses mesmos familiares estivessem no mesmo patamar deles, ainda assim, sobram apreensoes, medo da prisao, chacotas em via publica ou a humilhaçao dos olhares, dos comentarios. Acrescente-se a tudo isso, o encarceramento, as limitaçoes, as desconfianças, as perdas, os interrogatorios, as buscas nos lares e escritorios. Podem ate' permanecer com dinheiro desviado mas, para fruir por quanto tempo? a vida na Terra e' breve e quase todos os envolvidos na roubalheira encontra-se da meia idade em diante. Esses sao fatores que nao levamos em consideraçao mas pesam, sim. Eles nao sao felizes e vivem no inferno. Creio que e' assim que ocorre. Fora PT e dia 12 de abril vamos lotar as ruas do Brasil.

Reply

Quem escolhe os políticos? O povo. Logo, quem deveria julgar os políticos por seus crimes? O povo. Corruptos devem ir a juri popular e não ao STF!

Reply

Dirceu já deveria ter voltado para Papuda. Que país é este?

Reply

Coronel,

Duvido que agora o ZÉ MALACO aceite pegar uns 30 anos sem indicar o nome do ALCAGUETE. A coisa está ficando complicada pro LULLA porque muita gente sabe: FERNANDO PESSOA, RENATO DUQUE, MARIA AUXILIADORA, o MOCH, ZÉ MALACO

ZÉ, falei o nome CAPO DI TUTTI CAPPI !!!!

Reply

Ele já fazia isso na prefeitura de Sto.Andre. Celso Daniel botou a boca no trombone e foi parar com a boca no formigueiro.

Reply

JOSE DIRCEU o lider PRAGMÁTICO da MÁFIA PTRALHA! Raposa do partido, sabia que a bonança financeira se esvairia, com ILUSIONISTA LULA vendendo o contrário, fez CAIXA PARA O partido e para si mesmo, aqui e no exterior.

LULA não tem mais ILUSÃO para vender, JOSE DIRCEU garante o futuro deles, aqui e em Cuba, enquanto a Justiça Federal não meter a mão no patrimônio escondido.

O ÚNICO CASTIGO REAL para qualquer MAFIOSO é deixa-lo pobre, prisão no Brasil pouco adianta, é hotelaria três estrelas por pouco tempo para eles.

Lembrando ainda que todos estes recebem renda vitalicia e hereditária por terem sido terroristas no passado. Que mentalidade temos para conceder tais regalias a criminosos!?




Reply

Era difícil aceitar que entre os figurões petistas do Petrolão não constava o nome do Zé "Bob" Dirceu do Mensalão!

Reply

jd arrasado?putz vocês ainda acreditam nesse bandidinho?
com quase 30 milhões do roubo,e esta arrasado?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkktrouxas

Reply

Os karas são do ramo...

Reply

Parceiros antiiiiigos na bandidagem.

Reply

Coronel,

http://otambosi.blogspot.com.br/2015/03/partidos-corruptos-podem-ser-dizimados.html

Que todos os anjos digam amem!

Flor Lilás

Reply

Coronel,

tem notícia se deu certo?

http://www.oantagonista.com/posts/ei-dilma-pede-pra-sair

Flor Lilás

Reply

Com esse bando em liberdade, pergunto: por que marcola, f. beira-mar, comendador, etc, estão presos?

Reply

Pelas bobagens que fala e encanta petista deve receber bem e do mesmo modo do Zé Caroco.Ora me compra um bode com teu argumento que visa justificar o safadeza. Te manjo.

Reply

Tem petralha defendendo o Lulla... que ele deu as palestras..

Reply