Oposição protocola nova CPI da Petrobras com assinaturas de 17 partidos.

(Congresso em Foco) A oposição ao governo Dilma Rousseff apresentou nesta terça-feira (3) requerimento de criação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar na Câmara denúncias de corrupção na Petrobras. Lideranças de PSDB, PSB, PPS e DEM começaram a coleta de assinaturas no domingo (1) para não correr o risco de ver a CPI ficar em uma fila e demorar para ser instalada. Pelo regimento interno da Casa, só podem funcionar cinco comissões de investigação ao mesmo tempo.

Governistas se movimentaram para protocolar cinco pedidos e impedir que uma nova comissão para investigar as denúncias de desvios na Petrobras fosse aberta. No entanto, a tática acabou frustada. No documento apresentado pelos oposicionistas, foram recolhidas 186 assinaturas de deputados. Para uma CPI ser criada, é preciso pelo menos 171 apoios. “As investigações feitas no ano passado não foram concluídas por interferência do governo”, afirmou o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP).

A apresentação de um novo pedido de investigação na Petrobras só foi possível pelo apoio de deputados de partidos da base aliada a Dilma Rousseff. Quinze parlamentares do PDT, dez do PMDB, cinco do PP, sete do PR, 13 do PSD, e um de PRB, Pros, e PTB – todas legendas contempladas com ministérios – garantiram o número previsto no regimento interno. No total, representantes de 17 agremiações partidárias apoiam uma nova investigação sobre as denúncias na Petrobras.

O requerimento pede para que sejam investigadas denúncias de superfaturamento e gestão temerária na construção de refinarias no Brasil, como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, a constituição e a operação irregulares de empresas subsidiárias e sociedades de propósito específico com o fim de praticar atos ilícitos; o superfaturamento e a gestão temerária na construção e afretamento de navios de transporte, navios-plataforma e navios-sonda; as irregularidades na operação da Sete Brasil e as irregularidades na venda de ativos da Petrobras na África.

Após o pedido ser protocolado, a Secretaria-Geral da Mesa vai conferir as assinaturas que estão no requerimento com a base de dados da Câmara. Depois de vencido o processo burocrático, a próxima etapa é a leitura do documento em uma sessão da Casa. Esta fase garante a criação da CPI. A instalação depende da negociação entre líderes para a indicação dos membros. Quando todo este processo for criado, é possível começãr a investigação. “É fundamental que o Congresso Nacional investigue com profundidade a existência de possíveis atos ilícitos e ruinosos praticados por dirigentes e funcionários da Petrobras relativos à construção de refinarias”, diz o requerimento, assinado pelos líderes da oposição.

8 comentários

Coronel, mais uma bomba.
Assista a uma denuncia feita por um empresário gaúcho, no Jornal da Band-Boechat, sobre a venda superfaturada da petroquímica Suzano.
Ele responsabiliza Lula e Dilma, na bucha.
Se confirmarem, a Lavajato ficou para trás.
Os 2 petralhas-mor já estão no caldeirão do capeta.

Reply

CPI neles.
É manter a corja nas cordas, sempre na defensiva e sem saber de onde virá a próxima lambada.
Fiscalizem, exijam explicações sobre cada centavo gasto, cada contrato assinado.
Ser oposição é ser a pedra no sapato, o cisco no olho, o chicote no lombo, o PT não merece consideração, batam e batam com gosto, dia sim e no outro também, sem refresco.

Reply

Pergunta que não quer calar e está na boca de todos os brasileiros honestos:

"O QUE É MAIS PRECISO PARA ABRIR O PROCESSO DE CANCELAMENTO DO REGISTO DO PT E O IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF? "

Eu fico com a nota de O Antagonista . Leiam:
É assombroso o depoimento dado à Justiça por Augusto Mendonça, executivo da Toyo Setal, cujo um dos videos foi obtido pelo Jornal Nacional: ele afirma -- atenção -- que Renato Duque, então diretor da Petrobras, solicitou que propinas a serem pagas pela Toyo Setal deveriam ser depositadas diretamente no caixa de campanha do Partido dos Trabalhadores, como "doação oficial". O que foi feito diligentemente, segundo Augusto Mendonça. No total, foram depositados aproximadamente 4 milhões de reais, entre 2008 e 2011.

O conteúdo do depoimento já era conhecido, mas uma coisa é ler, outra é ver e ouvir. Além disso, ele já havia dito que foram feitos pagamentos de propina a Renato Duque em contas no exterior e dinheiro em espécie.

O que é mais preciso para abrir o processo de cancelamento do registro do PT e o impeachment de Dilma Rousseff? Ah, sim, é preciso um país decente.

Nota: em compensação, o Jornal Nacional reproduziu, sem questionamento, a versão teatral de que Graça Foster pediu demissão -- pela terceira vez -- por "motivos emocionais". A verdade é que Dilma Rousseff a segurou enquanto pôde, também porque Graça Foster queria ficar a todo custo, para não sair como bode expiatório. Boa parte da reunião entre ambas, com a presença de Aloizio "Freddie Mercury" Mercadante, deve ter sido dedicada a como evitar que a atual ex-presidente da Petrobras fale demais -- e como blindá-la das investigações que seguem a toda velocidade na Justiça Federal do Paraná.Do site O Antagonista"

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2015/02/o-que-e-mais-preciso-para-abrir-o.html

Não está na hora de cortar o mal pela raiz?

Reply

CORONEL

Foi-se o tempo em que se acreditava que CPI era coisa séria ou que produzisse algo útil. No caso em questão ela até tem utilidade na medida que ajuda a fazer barulho, uma espécie de panelaço legislativo.

Reply

Leio por aí que o Meireles é remédio prescrito por Lula para todos os males, uma espécie de elixir milagroso.Serve para a o BC, Fazenda, Petrobrás, calvície, mal olhado e espinhela caída.
Conforme R.Azevedo Dilma está no mato sem cachorro , mas com Mercadante, o que agrava muito a situação.
Concluo eu, as baratas estão tontas e colidindo entre si.

Reply

Coronel,
os petralhas terão muito trabalho para defender suas roubalheiras.

Reply

So falta o golpe de misericordia e PT saudações! alguem ainda acredita na Dilma? alguem ainda acredita no PT? alguem ainda acredita no Lula? hahahahahha...nem eu...

Reply

Coronel,

ontem Boechat disse no Jornal da BAnd que não deveriam fazer CPI. Que os políticos não deveriam se meter nisso.

Pouco depois, encheu a boca e acusou o PSDB de fazer um cartel dos trens. Impressionante como ele é petralha. Raramente fala mal do PT. Nunca abre a boca para criticar Dna Dilma.

Estamos fartos de petralhas, em especial os da imprensa escrita ou falada. São comprados a ricos soldos ou tem a mesma filosofia espúria e ultrapassada que está acabando com toda a América Latina.

Flor Lilás

Reply