Janot quer o fim do sigilo na Lava Jato. Teori opta por "inquéritos ocultos". Vai abrir ou blindar os corruptos?

(Estadão) Os pedidos da Procuradoria-Geral da República de abertura de inquéritos contra políticos citados na Operação Lava Jato devem chegar ao Supremo Tribunal Federal entre a quinta e a sexta-feira desta semana. O procurador-geral, Rodrigo Janot, vai solicitar que o ministro Teori Zavascki (foto), relator do caso no Supremo, retire o sigilo de tudo o que for possível na investigação. 

Com base no depoimento de dois delatores da Operação Lava Jato e no levantamento de indícios, Janot vai encaminhar à Corte pedidos de abertura de inquéritos contra parlamentares ou outras autoridades que possuem prerrogativa de foro e só podem ser investigados ou processados criminalmente no Supremo. 

No caso daqueles em que a Procuradoria-Geral da República encontrar evidências suficientes da prática de crimes poderá ser oferecida denúncia (acusação formal). Apesar da grande expectativa em torno da chegada dos pedidos do procurador-geral no Supremo, a divulgação do nomes dos parlamentares que serão investigados na Lava Jato depende exclusivamente de uma decisão de Zavascki.  

Até o momento, o ministro relator do caso no STF tem mantido praticamente tudo que é relacionado ao escândalo de corrupção da Petrobrás em sigilo – apenas alguns habeas corpus e recursos já julgados tiveram o teor revelado. 

‘Inquéritos ocultos’. Algumas ações da Lava Jato estão em um nível de sigilo superior ao segredo de Justiça – são os chamados “inquéritos ocultos”, quando não é possível nem consultar o processo no sistema do Supremo e nem acompanhar a sua tramitação. As delações do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa deram origem a 42 procedimentos ocultos no Supremo. Esse número não coincide necessariamente como número de parlamentares que será alvo de pedidos de investigação.  

Diferentemente das ações que estão apenas em segredo de Justiça, em que são citadas somente as iniciais dos envolvidos, nos processos ocultos nem sequer constam no sistema do Supremo. Criminalistas ouvidos pelo Estado veem de forma crítica a manutenção de todas as ações em grau máximo de sigilo. Para eles, se isso ocorrer, haverá um tratamento muito desigual dos parlamentares e daqueles que são investigados pela Justiça Federal no Paraná, onde o juiz Sérgio Moro tem divulgado boa parte de suas decisões.  

Embora não haja nenhum encontro ou conversa formal agendados para esta semana entre Zavascki e Janot, eles terão pelo menos duas oportunidades de conversar pessoalmente sobre os desdobramentos da Lava Jato: nas sessões plenárias do Supremo que acontecem nas tardes de quarta e quinta-feira.Conforme revelou o Estado em dezembro do ano passado, apenas Costa citou em 80 depoimentos à força-tarefa da Lava Jato uma lista de 28 políticos – que inclui ex-ministros do governo Dilma Rousseff, deputados, senadores, um governador e ex-governadores.

A relação inclui políticos que, segundo o ex-diretor da Petrobrás, se beneficiaram do esquema de corrupção e caixa 2 que se instalou na estatal entre 2004 e 2012. Foram citados 10 nomes do PP, 8 do PMDB, 8 do PT, 1 do PSB e 1 do PSDB. Alguns, segundo o ex-diretor de Abastecimento, recebiam repasses com frequência ou esporádicos. Os valores chegavam a R$ 1 milhão.

36 comentários

A deterioraçao da sociedade brasileira atualmente e' resultante dos governos petistas. O Brasileiro vive sob a pressao das noticias negativas, que cresceram assustadoramente nestes doze anos. Se a justiça brasileira deseja recuperar a sanidade do Brasil, e recuperar o tecido social do pais precisa agr com firmeza, sem blindar quem quer que seja, caso contrario, tudo ficara' imprevisivel. Dilma perdeu, ha' muito, a legitimidade moral de governar o pais. O Brasil tem em seu comando uma pessoa em quem o povo nao acredita.

Reply

E o fim do sigilo nos contratos de empréstimos do BNDES aos países cumpanhêros esse advogadozinho do PT não quer também?

Reply

O zévaski é o Peninha disfarçado de morcego vermelho, só que com os polos trocados e com mais qualidade de combater o bem fazendo o mal.
É o fora da lei disfarçado de herói.

Reply

Zavaski é nome de água sanitária, se vai ser usada para assepsia ou só dar um cheirinho de limpeza que dirá (fazer) é uma teoria zévasquiana.
E dizer que elle é daqui vergonha pouca é bobagem.

Reply

Bom parei no "inquérito oculto", enquanto o povo brasileiro imagina estar vivendo numa democracia de pelica o inimigo externo, através de seus agentes, já reage como casus bellis à investigação que pode retirá-los do poder.

Nada mais natural, não está se falando de um simples partido brasileiro e sim de uma organização criminosa internacional que pretende a guerra, não exitou no passado por ela e não exitará agora.

Reply

Muitas copias de xerox, muitas escaneacoes, para serem guardadas na promotoria Federal e copias para este procurador da Republica ,antes de entregar para o STF,pois antes o que era serio se tornou pior que a emenda,o mensalao so saiu devido o ministro Joaquim Barbosa, que saiu corrido desse Supremo Tribunal Federal.

Reply

Falando nisso:¨ Indonésia reconsidera compra de aviões Super-Tucanos da Embraer¨. Além disso parece que não vão comprar mais o sistema de Misseis Astros II. Tudo por causa da palhaçada ideológica da Wanda no caso do embaixador da Indonésia (por conta da execução do brasileiro vagabundo traficante). O Brasil sem dinheiro (e precisando de dólares) e acontece isso aí.

Reply

A saída de Joaquim Barbosa do STF deixou a população brasileira órfã e a mercê desses petralhas e sua camarilha corrupta, pois ninguém naquele tribunal tem coragem para fazer uma limpeza na corrupção endêmica que nos massacra em todos os níveis de governo. Quer ver corrupção, investigue as prefeituras do interior do Brasil!

Reply

A lei pede para esconder? Ou é mais uma 'Teoria' (tramoia) de um bandido aliado usando o cargo para ajudar os companheiros de quadrilha? Assim como está fazendo o ministreco da justiça para um acordo entre criminosos que tentam esconder seus crimes?

Se tentam acordos de leniência, se tentam esconder verdades para blindar essa corja que o pleneta toda sabe e tem certeza de que são bandidos, ENTÃO ESTÃO CONFIRMANDO QUE FIZERAM MESMO AS CAGADAS DAS QUAIS SÃO ACUSADOS.

Bora punir esses vagabundos que tiraram dos brasileiros a realização de sonhos, e muitas possibilidades de uma Brasil melhor. A começar pelos bandidos togados, infiltrados nas supremas cortes com esse fim, de blindar os comparsas na hora que fossem pegos.

O STF deve primar pela transparência e pela devesa do povo e do Brasil, não trabalhar para esconder crimes da quadrilha que está no poder, seus parceiros.

Esse aí é o primeiro que deve ser pego pela justiça do povo, já que a justiça da suprema corte está comprada pelo PT.
Graças a Deus ainda contamos com a JUSTIÇA DIVINA, que tarde MAS NÃO FALHA! (Que o diga os criminosos de Cuba, Venezuela, etc.)

Portanto brasileiros do bem, deixemos elLes espernearem,A VITÓRIA É NOSSA, COM CERTEZA.

Reply

A bandidalha está bem estruturada.O dinheiro é público , o interesse é republicano mas os ladrões de pedigree constituem uma casta acima da república.

Não bastassem os gastos secretos, tem também esse negócio de inquéritos ocultos? Ponham logo o país numa mochila e levem para casa.Velho safado!

Reply

Então o processo vai correr em segredo de quadrilha, ops, justiça?

Reply

Gostaria que esse safado explicasse a razão de manter R.Duque solto?E Vacari?
Com certeza estão tentando apagar vestígios e obstruir investigações.
Mas quem se importa com isso, além da população lesada? Quem?

SÓ O POVO NA RUA PARA ACABAR COM ESSA ESBÓRNIA!!!

Reply

Na minha modesta opinião os empresários ocupam a base da pirâmide da corrupção, no topo está o governo que exigiu propina para que contratos fossem assinados, portanto o pai do petrolão é Lula e a mãe é Dilma. Não estou dizendo que executivos presos são inocentes mas estão pagando o pato por um esquema montado pelo governo e o Partido dos Trabalhadores que permanecem por aí mandando e desmandando, a mãe continua presidente, o pai fica por aí falando m..., se sentindo seguro e debochando das leis e da Justiça.

Reply

Coronel, que tal comentar um pouco sobre a greve dos caminhoneiros? Aqui no oeste de SC está começando a faltar combustível, comida, provisões e está tudo parando. O interessante dessa greve é que pegou os PTralhas de calças curtas. A mídia nacional está fazendo questão de ignora-lá, mas se a situação continuar até semana que vem assim todo mundo vai começar a sentir isso.

Reply

Ele é ministro PT, então age igualzinho aos "CUMPANHERO", tudo é feito nas escondidas, tudo OCULTO.

Reply

Me lembrei de uma cena do filme "Os Intocáveis". Ness mostra uma lista de jurados comprados e o juiz nega a troca. Então o investigador manda todos saírem da sala e comunica ao magistrado que o nome dele também está numa lista. Problema resolvido e bandido condenado.

Reply

As sessões serão então secretas como foram as apurações? É isso?
Nem tente Sr. Teori, o mar não está para peixe não. Ainda verás o Supremo invadido pela multidão.

Reply

Toga vermelha lhe cai bem.

Reply

CORONEL

O ratão felpudo vai organizar um manifesto para defender a Petrobrás.Não ficará "pedra sobre pedra", "duela em quem duela." Não são uns palhaços??
Agora vai!

Reply

Coronel,

fico a me perguntar qual será o preço da consciência desse senhor.

Que Deus nos ajude. Precisamos muito.

Insisto mais uma vez:
Coturneiros! Oremos! Peçamos auxílio divino e proteção.
Que tenhamos forças morais para lutar contra a destruição de nosso país.
Que consigamos, pacificamente, retomar nossa Pátria que foi vilipendiada e destruída por essa facção criminosa!

PARA O ALTO E AVANTE!

HAVEMOS DE CONSEGUIR!

O BRASIL NÃO É VERMELHO!
O BRASIL É VERDE E AMARELO!

Flor Lilás

Reply


Alô , alô marcianos, aqui quem fala é da Terra.Estamos em guerra contra uma horda de ladrões.

Hello Aécio Neves
Hello J.Serra
Hello Alvaro Dias
.
.
.
Hello oposiçãozinha!!!

Reply

Pra derracada do Brasil se completar só falta o bolivariano Maduro invadir o pais como tem ameaçado caso escorracem a vaca louca.


Acorda pelo amor de Deus, povo brasileiro.

Reply

Coronel,
não seria hora do povo aderir aos caminhoneiros? Vamos aproveitar a onda 22.2? Parando tudo já se resolve já toda essa bandalheira!

Reply

Dá nojo de ser brasileiro

Reply

Processos ocultos para esconder da sociedade os malandros e corruptos que enfiaram a mão na Petrobrás. Somente aos envolvidos é que interessa ficar o processo oculto. A pátria foi lesada e tem o direito de saber toda a verdade. A falta de transparência está cheirando muito mal. Os três poderes devem servir à sociedade e não a interesses particulares.

Reply

Coronel,
lugar de bandido é em casa, segundo o STF. O Teori Zavascki foi o que soltou o Duque, aquele amigão do Zé.

Reply

Os vacas de presépio do supremo, chique no urtimo estão todos perfilhados com da maria a louca. So temos três ministros que não estão os outros todos são baba ovo do pt, pmdb e todos os afiliados. Não tem inocentes nestes dois partidos principalmente a menos que eles sejam analfabetos e não saibam ler.

Reply

Tô achando que Teori Zavascki vai brindar os corruptos.

Reply

O profundo saber jurídico e reputação ilibada, necessários a um ministro do STF, já virou a maior esculhambação.

Estamos de olho nos passos do STF!


Chris/SP

Reply

Ver o Guido Mântega escorraçado do Hospital Albert Einstein, .... NÃO TEM PREÇO!

Isso tem que se repetir no HSL e quem estiver nesse Hospital deve fazer a mesma coisa quando o Lula, a Dilma ou qualquer outro petista que aparecer por lá.

O povo de bem deve aproveitar dia 15/03 e fazer a passeata chegar o Sírio Libanês com cartazes mandando o Lula e sua corja ir procurar o SUS.

O PT nunca imaginou que a população começasse a reagir com ataque públicos contra os integrantes da SOC. Palavras de ordem que expulsaram o companheiro calhorda de dentro do Hospital.

VEJAM O VÍDEO:
https://www.youtube.com/watch?v=0C-doqsEFoI

"NAO TEM VERGANHA NA CARA? NAO TEM VERGANHA NA CARA? ...VAI PRO SUS ..... NAO TEM VERGANHA NA CARA? .......


NÃO TEM PREÇO!

Brasileiros do bem, vamos fazer vigília na porta do Sírio e repetir o episódio de expulsão contra o Lula ou. Ele que vá procurar atendimento no SUS, a porcaria que o PT oferece ao povo.


Reply

Tem a cara do Dick Vigarista.

Reply

Assim como Guido Mântega foi escorraçado de dentro do Hospital Albert Einstein, o povo um dia vai perder a paciência e invadir o STF, TSE, PGR ..... e expulsar a corja petista de lá.

Aliás uma medida urgente é concertar essa merda de presidente escolher os ocupantes (sem nenhuma qualificação ou sem o perfil necessário) para as cadeiras das Supremas Cortes.

Ministros das Cortes só podem assumir o cargo se provarem competência, eficiência, uma vida pregressa que NÃO O DESABONE, proficiência de fato comprovada.

Não ter chance de bandido pangaré que tomou o poder com falcatruas, maracutais, urnas fraudadas, mentiras, ter a chance de locupletar seus comparsas em cargos estratégicos da justiça ou qqr outra instituição, para roubar o País.

Reply

Se não fizer as pedras farão

Reply

gostei do "biquinho"!!!!

Reply

Inquérito oculto é a forma que encontraram para proteger essa cambada de vagabundos que assaltaram os cofres públicos do país. Se ocorrer dessa forma será o fim da picada, vergonhoso. Todo brasileiro tem o direito de saber de tudo que está nos autos. Ladrões e corruptos não podem ter a proteção do STF para acoberta-los. Procurador Geral Rodrigo Janot teria que pedir o indiciamento direto desses gatunos. Pedido de abertura de Inquérito é apenas para prolongar mais as ações e quem sabe fazer com que os crimes prescrevam e minguem saia punido.

Reply

Inquérito oculto é a forma que encontraram para proteger essa cambada de vagabundos que assaltaram os cofres públicos do país. Se ocorrer dessa forma será o fim da picada, vergonhoso. Todo brasileiro tem o direito de saber de tudo que está nos autos. Ladrões e corruptos não podem ter a proteção do STF para acoberta-los. Procurador Geral Rodrigo Janot teria que pedir o indiciamento direto desses gatunos. Pedido de abertura de Inquérito é apenas para prolongar mais as ações e quem sabe fazer com que os crimes prescrevam e minguem saia punido.

Reply