Camargo Correa faz delação premiada. José Dirceu pode voltar à cadeia.

 Empreiteira pagou R$ 886 mil em contratos frios para José Dirceu em 2010 e 2011 e tem contrato de R$ 4,7 bilhões apenas na Refinaria Abreu e Lima.

(O Globo) A onda de delações de réus da Operação Lava-Jato, que vem alimentando as investigações desde o ano passado, ainda não terminou. Dois executivos da construtora Camargo Corrêa - o presidente Dalton dos Santos Avancini e o vice-presidente Eduardo Leite - fecharam, na noite desta sexta-feira, acordos de colaboração com a força-tarefa que investiga fraudes em contratos de empreiteiras com a Petrobras. Já João Ribeiro Auler, presidente do Conselho Administrativo da construtora, ainda está negociando com os procuradores.
 
As delações podem tornar as investigações ainda mais explosivas. A Camargo Corrêa foi uma das primeiras empresas flagradas em transações financeiras com o doleiro Alberto Youssef, operador do pagamento da propina no esquema de desvios da Petrobras. A Camargo também é uma das empresas com mais doações para campanhas políticas. Os executivos teriam decidido colaborar por três motivos: prisão prolongada, dificuldade para enfrentar as investigações e risco de condenação à prisão em regime fechado.
 
Está sendo negociada a possibilidade de revelações de fraudes não só na Petrobras, mas também em outras áreas de atuação da Camargo Corrêa. Na mira dos procuradores estão obras e serviços em hidrelétricas, rodovias e ferrovias. Os executivos da empreiteira resistiam à ideia de falar sobre outros assuntos fora do tema principal da Lava-Jato. Mas, nos últimos dias, o ambiente mudou e as partes já se entenderam sobre os pontos principais do acordo.

BENEFÍCIOS SÃO DISCUTIDOS

Estão sendo preparados acordos individuais. Os benefícios para os delatores deverão ser estabelecidos em função da importância das informações a serem fornecidas por eles. Nesta sexta-feira, as negociações giravam em torno dos benefícios, que vão da redução de penas até a não aplicação do regime fechado.
Nesta sexta-feira, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, ouviu funcionários da Camargo Corrêa arrolados como testemunhas de defesa dos executivos Dalton dos Santos Avancini e João Ricardo Auler. Os depoimentos de Alessandra Mendes da Silva, Eduardo Maghidman, Jorge Yasbek, Enes Faria e Rodoal Schlemm foram feitos por videoconferência. Segunda-feira, serão ouvidas as testemunhas de Eduardo Leite, outro executivo da Camargo Corrêa.

Até o momento, a força-tarefa da Lava-Jato fechou 13 acordos de delação premiada, entre eles as confissões do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef. Os executivos das empreiteiras estão presos desde a nona fase da Lava Jato, deflagrada em 14 de novembro passado.

14 comentários

Caro Coronel
Sei que o assunto está fora do post, mas achei importante o depoimento dessa atleta.


Atleta diz ter vergonha de representar o Brasil devido à corrupção e anuncia que não irá as Olimpíadas 2016
*
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2015/02/atleta-diz-ter-vergonha-de-representar.html

Reply

E pensar que tiveram a chance de matar esse crápula, no período da ditadura militar e não o fizeram...

Henrique Andrade/ Natal-RN

Reply

Sei nem pq ele saiu....

Gabriel-DF

Reply

No recente aparecimento do super asqueroso Lula em "defesa" da Petrobrás, disse com ameaças que poderá pôr nas ruas os da curriola do Stédile, clara ameaça à democracia, atrevimento, de achar que já é dono do Brasil, pode fazer o que quiser e as dezenas de milhões de brasileiros terão de curvar a seus preceitos, querendo ser o deus do Brasil, sendo esse tipo de interpretação que nas redes se tem visto.
Uma meia dúzia de chantagistas e aves de rapina, das mesmas ideologias dos nazistas e fascistas querendo se impor em cima de uma nação!
Todos contra os golpistas e chantagistas do PT!

Reply

Está na hora mesmo desses empresários abrirem a boca, senão a conta será deles, ou alguem tem alguma dúvida que novamente seu fulano sai dessa.
Que partido porco esse PT, e está cansando a beleza do brasileiro essa lenga lenga, lugar de ladrão é na cadeia e pobre, tem que devolver cada centavo.

Reply

Coronel TENHO CERTEZA que o ministro relator da lava jato vai enfiar gente do PSDB na hora dedizer sobre os políticos envolvidos no petrolao.
SINTO QUE P PT FEZ ESSA TRAMOIA COM O IDIOTA DO MINISTRO.
O faz para desestabilizar a oposição.
ISSO CAUSA IMPACTO
ESTÃO ACUADOS DIA TE DO TISSUNAME QUE SE APROSSIMA NO DIA 15 DE MARÇO.
O PT já não é capas de pensar, o neurônio de. Ove dedos está considera do ️como se fosse um touro pouco.
Agora vão lutar com toda a truculência tem só o PT tem.
Os órgãos de segurança nacion terá que agir em favor dos brasileiros os quais o LULISMO DESARMOU.
Infelizmente estamos como ovelhas cercados pelos lobos do PT.

Reply

Quem for esperto e inteligente sai dessa, pois a vaca esta indo pro brejo e marcar toca, vai se ferrar, pois os safados Lula e Dilma, não tem as mãos na lama, eles são mandantes. Quem ficar protegendo vai sifuder igual ao Marcos Valerio.

Reply

Não nos esqueçamos dos "bolsistas", que recebem o auxílio vergonhoso às custas dos impostos subtraídos dos salários dos brasileiros que trabalham e produzem.
Esses são tão crápulas quanto o Barba e a Dilmá, que deles fazem a sua proteção política.
A lona do picadeiro de Brasília começa a ser arriada. Espero que caia em cima deles e que fiquem presos, como a taínha, na rede do pescador.
Gaudêncio Sette Luas

Reply

Lula está com sintomas graves de impotência e depressão !

Reply

Fica cada dia mais evidente,que o farsante,amigão de empresários e sua criatura,estão atolados até o pescoço na maior roubalheira de dinheiro público do planeta.

Túlio Xavier

Reply

Falta a delação mais aguardada:

RICARDO PESSOA / UTC ENGENHARIA!


Este tem muito a contar e fazer tremer o cagão 9fingers!


Chris/SP

Reply

QUER DIZER ENTÃO QUE O lula, COMANDA UM EXERCITO DE SAFADOS,o exército do "stedile"do mst,de haitianos,cubanos?Impossivel acreditar que esse sujeito é um ex-presidente,nada mais que isso oficialment hoje,nada mais que isso,por isso sujeito ex-presidente,entende .porque acima de vagabundos igual o sr comanda, membros da sua quadrilha , o Brasil tem uma constituição!https://www.facebook.com/VemPraRuaBrasil.org/photos/a.344411022406919.1073741828.344408492407172/398656730315681/?type=1

Reply


OS EMPREITEIROS TÊM QUE ABRIR A BOCA E CONTAR TUDO,SENÃO IRÃO PEGAR O PATO SOZINHOS....

Reply

Os politicos,, provavelmente serao protegidos pois nao existe verdadeira justiça no Brasil, com raras e honrosas exceçoes. Ja' se movimentam as sombras para proteger os politicos, inclusive, os poderosos com cargos. Se os empresarios nao abrirem o bico pagarao sozinhos pela roubalheira que, todos sabem, nao poderia existir de forma tao sistematica sem a participaçao e o comando de alto coturno. Falem! caso contrario, pegarao anos e anos de cadeia eterao que ver, tambem anos e nos, seus filhos envergonhados, lhes visitando na cadeia e lendo referencias pejorativas sobre suas vidas. Pensem bem.

Reply