Câmara freia partido de aluguel de Kassab.

(Folha)A Câmara aprovou, nesta quarta-feira, o regime de urgência para votação do projeto que cria uma quarentena para a fusão de partidos políticos recém registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A proposta, de autoria do líder do DEM, Mendonça Filho (PE), é uma reação à criação de novas legendas, como o PL, cuja articulação vem sendo feita pelo ministro Gilberto Kassab (Cidades), do PSD, como forma de diminuir a dependência do governo Dilma Rousseff do PMDB. O mérito do projeto será votado posteriormente.

Mendonça Filho conseguiu o apoio de 17 partidos para o requerimento de urgência e, na reunião de líderes partidários desta semana, houve um acordo para votar apenas a urgência e debater melhor o mérito. Durante a votação desta quarta-feira, o deputado Afonso Florence (PT-BA) chegou a dizer que o PT era contra e pediria verificação de quórum, o que inviabilizaria a votação.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reagiu, avisando que o PT estaria quebrando acordo feito na reunião de líderes de aprovar todas as urgências e que o partido poderia ter o mesmo tratamento em outras matérias. Mendonça Filho fez apelo em plenário para que o PT respeitasse o acordo de votação da urgência. Florence voltou atrás e a urgência foi aprovada simbolicamente.

— Quero cumprimentar o deputado Florence por cumprir o acordo e dizer ao deputado Miro Teixeira que vamos discutir a proposta com profundidade antes de votar o mérito. O projeto tem por objetivo coibir a indústria de criação de novos partidos — disse Mendonça Filho.

Os peemedebistas têm demonstrado preocupação com a criação do PL por Kassab. Foram discutidas alternativas de reação, entre elas o apoio ao projeto do DEM. A ação poderá prejudicar o PMDB não só a nível federal, mas atingir também bancadas estaduais e municipais, já que a migração para uma nova legenda não implica na perda do mandato conquistado nas urnas. Ou seja, não seria interpretada como infidelidade partidária.

A manobra de criar o novo partido e, posteriormente fazer a fusão com o PSD e outras legendas garante à nova legenda tempo de TV para a propaganda partidária e eleitoral e fundo partidário. Depois da criação do PSD, PROS e Solidariedade, o Congresso Nacional aprovou lei impedindo que legendas criadas após as eleições pudessem levar consigo o tempo de TV e o fundo partidário relativo aos deputados que deixassem suas legendas e migrassem para os novos partidos.

De acordo com a proposta, somente poderão fazer a fusão com outras legendas já existentes partidos que tenham pelo menos cinco anos de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A proposta altera a Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995) ao estabelecer um mínimo de vida política às legendas.

7 comentários

Coronel,
esta é a única forma de combater a quadrilha.

Reply

Liberais democratas, conservadores, nacionalistas e sociais democratas com tarja preta de aviso de perigo são os únicos partidos que podem e devem existir numa sociedade civilizada, isso já é o dobro do que existe nos EUA o pais de maior sucesso e democracia até então, o resto é circo ou no caso do bostistão caminhos e descaminhos para a corrupção.

Reply

Pardais, carrapatos,pulgas,saúvas,tiririca,cupimpartidos políticos...ALGUÉM PODE ME EXPLICAR PRÁ QUE SERVEM???
Ainda nem falei do STF.

Reply

O PMDB nao permitira' essa açao petista para enfraquecer a legenda e nao depender dela. seria suicidio politico. Essa briga pode nao acabar bem para o pt. Naturalmente, sera' bom para o Brasil.

Reply


Esse Kassab não vale a pena.....

Reply

Esse kassabão vai se lascar logo, logo levará um chute dos petralha, no traseiro.

Reply

ESSE IDIOTA DO KASSAB SO SABE CRIAR PARTIDO PRA AJUDAR AO PT,NÃO TEM QUEM ACABE COM ESSA FARRA IMORAL?

Reply