Defesa de Yousseff vai na jugular do PT e afirma que doleiro foi apenas instrumento de uma organização criminosa a serviço de um projeto de poder.

(Estadão) A defesa do doleiro Alberto Youssef, personagem central da Operação Lava Jato, comparou o esquema de corrupção e propinas na Petrobrás ao mensalão, escândalo que abalou o primeiro governo Lula e culminou com a condenação do ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu. Em defesa prévia entregue à Justiça Federal do Paraná, base da Lava Jato, os advogados de Youssef refutaram a acusação de que ele foi o líder da organização criminosa que se instalou na estatal petrolífera e afirmaram que “o domínio da organização criminosa estava nas mãos de agentes políticos”.

“Sua participação foi subsidiária às ordens de agentes políticos e públicos os maiores responsáveis pelo esquema que desviou fabulosas quantias dos cofres da Petrobrás visando a manutenção de um projeto de poder bem definido, a vontade de submeter partidos, corromper ideias e subverter a ordem constitucional”, afirma o criminalista Antonio Figueiredo Basto, que coordena o núcleo de defesa do doleiro.

“Embora esse projeto de poder não seja novo, haja vista já ter sido implementado antes em outros órgãos públicos conforme restou provado no julgamento da Ação Penal 470/MG, conhecido como ‘mensalão’, no caso vertente foi superlativo quer pelo requinte dos malfeitos quer pela audácia e desmedida ganância dos agentes políticos, que incrustados no poder fizeram movimentar a máquina pública para atender suas exigências desviando valores vultosos da maior empresa do País a Petrobrás”, sustenta Basto.

O criminalista assegura que Youssef “não tinha poder para determinar o favorecimento de qualquer empresa ou pessoa junto à Petrobrás, somente atuava quando os acertos entre políticos, agentes públicos e empresas já haviam sido premeditados e executados”. “Sua função era fazer o dinheiro chegar aos corruptos e irrigar contas de partidos políticos, conforme ele mesmo informou em seu interrogatório”, destaca a defesa. “Podemos afirmar sem qualquer margem de erro que as propinas somente existiram por vontade dos agentes políticos.” 

Basto invoca a delação do ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa. “A questão esta cifrada na gestão da Petrobrás. Conforme dito por Paulo Roberto Costa, “réu colaborador”, ele foi “colocado” na Diretoria de Abastecimento com as funções de atender aos pleitos dos partidos da base aliada do governo, PT, PP e PMDB, sendo certo que esses partidos dividiam os valores arrecadados pelo esquema de corrupção na base de 1% a 3%.”

O advogado do doleiro vai além. “Não é preciso grandes malabarismos intelectuais para reconhecer que o domínio da organização criminosa estava nas mãos de agentes políticos que não se contentavam em obter riqueza material, ambicionavam poder ilimitado com total desprezo pela ordem legal e democrática, ao ponto do dinheiro subtraído dos cofres da Petrobrás ter sido usado para financiar campanhas políticas no legislativo e executivo. Agentes políticos das mais variadas cataduras racionalizaram os delitos para permanecer no poder, pois sabiam que enquanto triunfassem podiam permitir e realizar qualquer ilicitude, na certeza que a opinião pública os absolveria nas urnas.”

Ao final do documento de 86 páginas anexado aos autos da Lava Jato , a defesa do doleiro pede ainda a unificação de todas as ações penais e a nulidade das escutas telefônicas realizadas pela Polícia Federal.

39 comentários

Coronel excelente video do canal do otario sobre os blogs sujos

https://www.youtube.com/watch?v=owfNHa3TX78&x-yt-ts=1422411861&x-yt-cl=84924572

Reply

CORONEL

Só falta agora desenhar. A implementação dessa roubalheira na vida nacional tem origem , sigla, sede,registro, comando,objetivo claro e definido, método...UMA VERDADEIRA, SOFISTICADA E TENTACULAR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA.

Reply

Coronel,

off - cada vez mais perto...

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/sem-categoria/quebra-do-sigilo-de-gabrielli-ameaca-afogar-o-afilhado-de-lula-que-pilotou-o-naufragio/


Flor Lilás

Reply

E mesmo assim com todas essas barbaries que assolam o Brasil desde lula, a oposicao nao consegue tirar a presidente do poder. Ah, mas as coisas nao sao faceis assim porque isso e aquilo, bla, bla, bla..., etc...
Tudo bem. So' que a pergunta simples e direta e' essa, Coronel:- e se fosse o contrario, digamos com qualquer um como presidente que nao fosse do PT??!!
Tirariam rapidinho, `a exemplo do collor, ou nao?

Reply

A coisa só vai piorar pro lado do Partido dos Trambiqueiros. Ninguém aguenta mais tanto roubo e tanta hipocrisia.

Reply

Direto ao ponto,trocando em meudo,não haveria desvio de dinheiro público,se esta roubalheira não fosse chancelada pelo Poder Executivo,que de fato é quem tem o comando de tudo nas mãos.

Túlio Xavier

Reply

Tudo muito claro!

Agora, quero saber, se estes "marginais do poder" (assim chamados pelo STF no mensalão), serão exemplarmente punidos ou flanarão livres, a exemplo do que ocorre hoje com o Zé e outros???

Não custa lembrar que Marcos Valério e Katia Rabello estão presos, em regime fechado, e não foram eles que idealizaram o mensalão, mas também cumpriam ordens do Chefão, que nunca sabia de nada. Zé, o boi de piranha do PT, está solto e fazendo planos no partido.

Se não me engano, o Youssef não bateu lá no Planalto para apresentar nenhum plano para achacar a Petrobrás, foram "eles" que o procuraram.

Que TODOS paguem por seus crimes, conforme a LEI!!!


Chris/SP






Reply

LEIAM ISTO !!!


N DE NESTOR!

É espantoso que Nestor Cerveró, preso pela Lava Jato e acusado de desviar milhões de reais da Petrobras, ainda pense em preservar sua imagem, impedindo que uma fábrica de máscaras de Carnaval reproduza seu rosto. Mas ele é um homem cheio de dengos. A PF apreendeu em seu apartamento um documento listando a compra na Amsterdam Sauer de 98 diamantes redondos e uma jóia em ouro amarelo com a letra N, de Nestor.

A PF apreendeu também, segundo a Folha de S. Paulo, uma carta de 2012 em que Cerveró disse que não aceitaria a "pecha de ter sido o causador único do desastre" de Pasadena. A única maneira de evitar essa pecha é contar quem participou com ele da roubalheira. Se ele fizer isso, pode ter a chance de, um dia, sair da cadeia e pavonear aquele N pelas ruas do Rio de Janeiro.

http://www.oantagonista.com/posts/n-de-nestor


Chris/SP

Reply

A chapa tá esquentando.

Daqui a pouco vem o outro, aquele gordinho das 8 páginas manuscritas (esqueci o nome dele, mas logo, logo, vai ficar inesquecível).

Mariana

Reply

Mesmo que todas empresas que contratam com os governos fossem dirigidas por Diretores corruptores e desonestos, ainda assim, não existiria desvio do dinheiro público se aqueles que ocupam cargos de comando e decisão fossem HONESTOS.
O roubo na Petrobras e em todas as outras obras do governo federal se deu porque os agentes politicos assim quiseram e permitiram. Se as empreiteiras pagaram propina é por que lhes foi cobrado esse pagamento. Essas mesmas empreiteiras, envolvidas na Lava-jato, doaram dinheiro para a campanha Petista e de seus aliados. Bastava ter recusado essa divisão do produto do roubo.

Reply

E porque Lula e Dilma são protegidos? A qual organização internacional interessa manter a república das bananas podres? Acordem.

Reply

Falando em lava-jato, a Marinha acabou de abrir uma licitação para o SisGAAz ( Sistema de gerenciamento da Amazônia Azul) e nenhum gigante estrangeiro de defesa apareceu ou quis participar desta porque não queriam ¨trabalhar¨ com empresas brasileiras investigadas no lava-jato, o que fatalmente aconteceria se levassem a licitação ¨purquêsãoimprezasistratégicadubráziu¨.(Fonte Poder Naval).

Reply


Se fosse eu que tivesse roubado 10 litros de combustível já estaria em cana. Mas como foram 10 bilhões de litros descobertos até o momento, ninguém sabe, ninguém viu.
Ainda falta contabilizar 150 bilhões de litros de água, 1 bilhão de Gigawatts, 1 bilhão de m³ de asfalto, 1 bilhão de m³ de concreto, e mais e mais, fora as florestas, o nióbio, ouro, diamantes, fraudes no INSS, seguro desemprego, bolsa família, etc, etc, etc...

Reply

Organização criminosa a serviço de um projeto de poder...eu não acho isso uma coisa elegante, uma linguagem muito radical, não se adequa a esse momento democrático e moderno que vivemos, parece resquício da guerra fria ou melhor trata-se de um discurso de ódio. Acho burrice tratar as coisas dessa maneira,o povo não entende e não gosta desse tipo de extremismo mas enfim, não se trata de política e uma linguagem técnica jurídica, usada pelos advogados do homem, logo não pode vir maqueada pelos eufemismos próprios de defesa da organização criminosa, nazi/marxista, totalitária e internacionalista que nos governa, esse tipo de linguagem é própria da canalha política e não de juristas em exercício de trabalho para vencer.

Reply

dá raiva ver que, agora, os partícipes da quadrilha e a justiça estão mostrando agora, TUDO QUE JÁ DENUNCIAMOS POR AQUI HÁ MAIS DE 3 ANOS.....

Reply

O povo esta comecando a ficar sem pasciencia as pessoas de bem nao sai pra rua porque tem medo dos baderneiros Black. bostas eles aproveita da situacao pra baguncar e os inocentes e que pagam

Reply

Amigos,

Infelizmente, no caso do mensalão, ao menos, o entendimento do Supremo não foi esse. Lembrem-se de que, por exemplo, o empresário Marcos Valério recebeu pena bem maior do que os operadores políticos, mesmo daquele apontado como o chefe da "organização criminosa".

Abração, Coronel! Feliz de voltar a comentar no seu formidável blog. Já dialogava com o senhor nos tempos do blog do Noblat.

Reply

Claro que esse projeto de poder sempre pautou as atitudes do petralhismo. Bom que se diga: poder e riqueza para todos eles, enquanto manipulam a pobreza!

Reply

"O povo esta comecando a ficar sem pasciencia as pessoas de bem nao sai pra rua porque tem medo dos baderneiros Black. bostas"

Retrato de um povo frouxo, um povo de cordeirinhos sem nenhum tipo de organização, afinal passaram a vida cutuado um estado que os protegeria de tudo e de todos. No Brasil, pátria descoberta(kkkkkkkkkkkkkkk), até a direita é comunista....

Reply

Desde os tempos da Revolução Comunista, na Rússia, ou mesmo antes, qualquer projeto de poder precisa ser financiado, não importa por que meios. As narcoguerrilhas são um exemplo disso. Se valem da venda de cocaína para a manutenção (logística) e implementação de seus propósitos.
Sem grana, não dá!
Chega a ser contraditório, para não dizer hilário, neocomunistas, revolucionários, ferrenhos críticos do capitalismo, se beneficiando do capital para se manterem no poder.

Cavalaria Ligeira

Reply

Vamos todos em oração,pedir que o Papai do céu leve todos eles embora o mais rápido possível,para que gente de bem consiga tomar as rédeas e encaminhar o Brasil outra vez para o crescimento.

Reply

PARABÉNS a todos envolvidos, a todos que elegeram a vossa majestade presidenta, parabéns mesmo, vocês são fod!



http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/01/1582295-dividendo-pode-ser-suspenso-em-caso-de-estresse-financeiro-diz-petrobras.shtml

Reply

Parabens ao ex Procuraor Geral da República Antonio Fernando de Souza, HOMEM DE GRANDE VISÃO, em 2006, quando Roberto Jefferson denunciou o mensalão, ele já teve a competência de acertar na mosca e afirmar categoricamente que essa corja do PT É UMA SOFISTICADA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA.

Já os míopes bandidos togados do STF até hoje não tiveram competência para enxergar isso, e continuam defendendo esses BANDIDOS QUE ROUBARAM TODO O PRATRIMÔNIO BRASILEIRO.

Lula um GRANDE FILHO DA PUTA que enganou os brasileiros durante 12 anos, sem nenhum pudor e sem vergonha naquela de pinguço.

Imagina quando todos os crimes, todos os roubos vierem à tona!!!! tipo madeira da Amazônia, o contrabando de nióbio, ouro, diamantes, roubos no bolsa família, bolsa presidiário, escolas para qualificação de mão de obra, assaltos no INSS, seguro desemprego, armamentos, etc, etc, etc...


Seria muito bom se algum togado da PGR, STF, TSE ou alguém da justiça que ainda seja honesto explicasse aos brasileiros:

PORQUE TODOS ESSES BANDIDOS DO GOVERNO AINDA ESTÃO NOS CARGOS, continuando a prática dos mesmos crimes e cometendo outros novos, impunes, livres e ricos ilicitamente? Apareçam na TV em horário nobre e dê uma satisfação e dê uma explicação ao povo.

Reply

E a oposição o que está fazendo???

Reply

CORONEL

Contra tudo e todos s
Dilma mantém Graça Foster na presidência da Petrobrás e Guido Mantega na presidência do Conselho da petroleira..Está na cara que são escudeiros da quadrilha, protegendo o núcleo criminoso.De há muito Graça já deveria ter sido afastada e já indiciada.Pergunto eu: que chances existem de sanear a empresa desse jeito??

Reply

CORONEL

Em teleconferência hoje, Graça Foster disse que os desvios na petroleira podem ainda ser maiores que os absurdos R$ 88 bilhões. Fala como uma observadora distante, da mesma forma que Dilma.Imperturbável fala dessas constatações como quem nada tem a ver com isso, não lhe dizem respeito. Pior ainda, diz que aguarda novas revelações do ministério público e da PF para inteirar-se do que realmente ocorre.Que absurdo!!!!
Finalmente ficamos sabendo onde fica a CASA DE NOCA.

Reply

pqp cel,

O Lula é inteligente, não é? Porra, montar toda essa estrutura de roubo e não ter prova contra ele, o cara é o cara, um cara para tirar o chapéu.

O cara rouba BILHÕES, e não tem um "a" para incriminar o trapaceiro ladrão.

Mas não podemos dar moleza não, IMPEACHMENT JÁ. Ainda vamos chegar lá.

Reply

>>

Jorge Pontual, com a voz embargada, sobre a roubalheira na Petrobrás, no programa 'Em Pauta' da Globo News ontem a noite:

" Quando você vê um negócio desses, fica com vergonha de ser brasileiro, né? A gente tá sendo envergonhado, né, enxovalhado... "

Atraso na divulgação de balanço da Petrobrás cria desgaste politico


<<

Reply

O dia em que tivermos nossa "tomada da bastilha", os primeiros a serem trancafiados e punidos exemplarmente não serão os CHEFES DA SOC, L e D, mas as autoridades judiciais, PGR e STF, que têm a OBRIGAÇÃO CONSTITUCIONAL de processar e julgar esses salafrários e traidores da Nação, mas, criminosamente, omitem-se e protegem-nos, ao arrepio do que determina a CF!!!!

Reply

A gente vai se estressando e de repente a gente solta uma frase do tipo- como voce votou na guerrilheira que está detonando o país e a pessoa retorna- "não acho isso" e o pior vem depois:como essas pessoas nossas conhecidas não tem argumentos, elas dizem- ah, com aécio ia ser pior; afinal perdeu em minas e não conseguiu nem eleger governador de seu partido. Daí a gente retruca, mas tem que se controlar pra coisa não ficar pior.Acredito que muitos passam por situações como essa! (apenas um desabafo!)

Reply

Eu gostaria que o Imbecil das 17:11 dissesse o que segundo ele a oposição deveria fazer, já que para ele o que a oposição, que é minoria no Congresso, está fazendo não é suficiente.

Por outro lado, o que a população está fazendo? Petrobrás é manchete nos jornais e TVs há meses, e onde está a população ? Cobrando o Governo ? Não, estão cobrando a Oposição!

Reply

Se ele fala assim no caso Petrobras nem queira imaginar quando mexerem na Caixa... Mudaram até o layout do site oficial para enganar tontos sobre os erros que foram denunciados e que...continuam.

Reply

E o povo que tem que se mexer e não somente a oposição. Como o povo não dá bola para tudo que asola o país aposto se o governo corta-se radicalmente a Internet todo mundo iria para rua. O povo adora se ostentar e se exibir e nada melhor do que usar as redes sociais. Esse é o novo ponto fraco do povo. O governo sabe disso por isso são tão zelosos com o tal do marco civil ainda.

Reply

Anonimo das 8:05, no caso de collor, ele ciu porque nao tinha sustentaçao alguma no congresso. Nao e' o caso da presidente atual. A oposicao e' minoria, nao tem poder de sozinha alcançar os objetivos que os cidadaos decentes desejam. Quanto ao fato de se o pt fosse oposicao ja' teria tirado o presidente, bom, isso iria depender da força do presidente no congresso. Talvez fizesse mais barulho pois tem a massa de manobra petista formada por milhares de metalurgicos e outras categorias,alem dos estudantes sonhadores e profissionais, que estariam nas ruas. A mobilizaçao do povo nas ruas, e nao apenas cobrando da oposiçao, e' que pode levar ao impedimento da presidente.

Reply

Como se ninguém soubesse que o FêTê é uma organização criminosa desde os tempos do Celso Daniel...

Agora, cadê os nomes?

Reply

O lulla nao e' inteligente. O estado e' aparelhado e o povo ATRASADO!

Reply

Anônimo 12:12

Muito bem, até concordo contigo.

Quando você diz: "A mobilizaçao do povo nas ruas, e nao apenas cobrando da oposiçao, e' que pode levar ao impedimento da presidente."

E onde está o povo que não se indigna com nada?? Onde estão os 51 milhões que votaram em Aécio ??? O que mais é preciso acontecer, além dos escândalos todos que estão aí, para que o tal "gigante acorde" ???

Sabe de uma coisa, já estou cansada de ouvir tanta ladainha e não ocorre nada neste país de frouxos.


Chris/SP

Reply

Anonimo das 8:05; concordo com o Fred; é isso aí; é bom interagir; as vezes impulsionados pelo emocional,a gente deixa outras análises de lado;
Legal!

Reply

Anônimo das 21:00,qdo.digo que estamos pagando pela compra de votos através dos chamados programas sociais,mais a fraude nas urnas e a mentira e calunia que assolou a campanha de 2014 recebo as mesmas respostas que você,é a nossa triste realidade.

Reply