Caiu a casa da Dilma. Empreiteiro confessa a existência do Petrolão e responsabiliza governos do PT por corrupção na estatal.

Gerson Almada. Foto: Polícia Federal
(Estadão) A defesa do empresário Gérson de Mello Almada(foto), vice presidente da Engevix Engenharia, afirma em documento entregue à Justiça Federal que a Petrobrás foi usada para bancar o “custo alto das campanhas eleitorais”. Segundo os advogados de Almada, preso pela Operação Lava Jato desde 14 de novembro de 2014, “a Petrobrás foi escolhida para geração desses montantes necessários à compra da base aliada do governo e aos cofres das agremiações partidárias”.

O vice da Engevix foi denunciado pelo Ministério Público Federal por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Em 85 páginas, a defesa de Almada entregou à Justiça resposta à acusação. O ponto central da peça é um ataque direto ao ex-diretor de Abastecimento da estatal petrolífera, Paulo Roberto Costa, que fez delação premiada e encontra-se em regime de prisão domiciliar. 

“A denúncia não pode ser recebida, pois não conta a verdade, fim precípuo do processo penal”, afirma o criminalista Antônio Sérgio de Moraes Pitombo, que coordena o núcleo de defesa de Almada. “ Vale registrar alguns fatos notórios, outros emergentes dos próprios autos do inquérito policial, que desapareceram da acusação: faz mais de doze anos que um partido político passou a ocupar o poder no Brasil. No plano de manutenção desse partido no governo, tornou-se necessário compor com políticos de outros partidos, o que significou distribuir cargos na Administração Pública, em especial, em empresas públicas e em sociedades de economia mista.”
 
Pitombo afirma. “O pragmatismo nas relações políticas chegou, no entanto, a tal dimensão que o apoio no Congresso Nacional passou a depender da distribuição de recursos a parlamentares. O custo alto das campanhas eleitorais levou, também, à arrecadação desenfreada de dinheiro para as tesourarias dos partidos políticos.”

“Não por coincidência, a antes lucrativa sociedade por ações, Petrobrás, foi escolhida para geração desses montantes necessários à compra da base aliada do governo e aos cofres das agremiações partidárias”, insiste Pitombo.

“Nessa combinação de interesses escusos, surgem personagens como Paulo Roberto Costa, que, sabidamente, passou a exigir porcentuais de todos os empresários que atendiam a companhia. Leia-se, exigir.”

Segundo criminalista, “o que ele (Paulo Roberto Costa) fazia era ameaçar, um a um, aos empresários, com o poder econômico da Petrobrás”. “Prometia causar prejuízos no curso de contratos. Dizia que levaria à falência quem contrastasse seu poder, sinônimo da simbiose do poder econômico da mega empresa com o poder político do governo.”

A defesa sustenta na resposta que a “exigência de Paulo Roberto Costa”, classificada como achaques, foi a “força criadora do elemento coletivo”. “Quem detinha contratos vigentes com a Petrobrás sofreu achaque Ainda que se admita, a título de argumentação, que teriam praticado crimes similares, é ínsito aos acontecimentos entender que a exigência de Paulo Roberto Costa – e demais brokers do projeto político de manutenção dos partidos na base do governo – colocou os empresários, todos, na mesma situação, não por vontade, não por intenção, mas por contingência dos fatos.” 

A resposta à Justiça é subscrita pelos criminalistas Antonio Pitombo, Luciana Louzado, Rodrigo Silva, Beatriz Ferraro, Fernando Dias e Lara da Cruz.

26 comentários

Ou colocam DILMA e LULLA na cadeia ou ninguém vai acreditar em qualquer tipo de justiça nesta republiqueta.

Reply

Essa mulher deve ter muitas casas por que todo dia uma delas cai e ela não para de morar...em alguma...deve ser.

Trata-se de uma confissão que incrimina o governo mas isso não é prova inconteste e sabemos que o petê contesta tudo e tudo que ele contesta encontra amplo apoio nos setores jurídicos e até oposicionista.Aliás a oposição nada contesta, pois de antemão já é dito, "não é por ai", isso seria antidemocrático contra o petê, ou não seria educado contra essa fantástica obra da nossa ciência política. A oposição esta sempre a postos pra fechar toda e qualquer porta de ação, a única coisa que pode é o denuncismo, todo dia a casa da Dilma cai, no entanto seu palácio esta cada vez mais forte.

Reply

Coronel, as contas de campanha do atual governador do de MG, Fernando Pimentel foram NOVAMENTE REJEITADAS (4 votos a 1). O MP vai pedir a cassação do mandato. A coligação diz que vai recorrer ao TSE. Deu agora no noticiário local!

Reply

É a lógica pois quem tem o poder de contratar é a Petrobras, não as empresas.

Reply

Coronel,

off - Boechat Petralha e Dna Dilma Guerrilheira

Interessante ver na Band o Boechat-
petralha-covarde- mudo - caladinho no jornal após Dna Dilma ser mostarda em efusivo abraço com o cocaleiro- ditador -membro -do- foro- de -são- paulo-ladrão- de - refinaria-brasileira- Evo- Morales.

Queria ve-lo falar tão mal e tão ferozmente dela como fala de médicos e policiais.

Flor Lilás

Reply

Por muito menos o Congresso caçou o mandato do Collor. E agora Congresso Nacional, vão aplicar a mesma medida com a presidenta do PT????????? Motivos tem de sobra.

Reply

ih dilma, pede pro touro sentado fazer um feitiço pra te deixar invisível que aqui a coisa vai ficar feia pro teu lado, fia!!

Reply

Coronel,

será que Dna Dilma foi pedir asilo político para Evo Morales?

Que sonho! Bem que poderia se tornar realidade...

Flor Lilás

Reply

Coronel,

off - Cristina - A Louca diz que o promotor foi assassinado para prejudicar o governo dela!!!!

Acho que Cristina é petralha!

Distorce a verdade e engana todo mundo achando que o mundo todo é idiota!

Por isso ela e Dna Dilma são tão amigas. São da mesma laia.

Flor Lilás

Reply

ei Bradescao, quem diria, nadando de braçada num governo CONTRA banqueiros! e por falar em banqueiros, qdo vao devolver o dinheiro q surrupiaram dos poupadores nos mirabolantes planos economicos????????????

Reply

Já vi a casa petralha cair mais de uma vez, e nada acontece!

Será que agora vai?????

Se a lama chegar na porta do Planalto, não haverá outra saída que não seja o Impeachment!

Eu sei, viu Coronel, o que é necessário para promover o impeachment. Mas do jeito que a coisa anda, não haverá outra alternativa.



Chris/SP

Reply

Faz uma manchete safada dessas e depois reclama que o blog é frequentado por golpistas. O senhor é um pândego, Coronel!

Reply

Mas será que ainda é preciso mais denúncias para constatar a responsabilidade da Dilma?
Diante de tudo que já foi denunciados, explicado e claro, tudo o que veio a tona é muuuiiito mais do que necessário para que um MAL ELEMENTO COMO ESSA DILMA seja IMPEDIDA de ocupar o cargo de Presidente do Brasil. Ou será que ainda tem algum cara de pau que tem coragem de dizer que essa pulha, canalha e ladra é "inocente"?

Cria vergonha justiça, faça valer a Lei, é esse seu dever.

Reply

Coronel,

Off - caiu a casa de Zé Dirceu também! Sigilo bancário será quebrado!

Flor Lilás

Reply

Isso sempre foi óbvio. Repito: Essa gente só não está presa por motivos políticos.

Radical Livre

Reply

Tudo caminha para o impedimento de Dilma. Lula deverá se transformar em ficha suja , assim como o Pimentel, petista eleito para governador de Minas. Este teve, novamente, suas contas de campanha rejeitadas. Vai recorrer mas o Ministério público vai solicitar sua cassação. Deveria já ter sido cassado face ao crime eleitoral dos correios e não apenas em função das contas que não batem.

Reply

PÔ os brasileiros já comeram o pão que o diabo amassou nas mãos do Lula/Dilma, acho que Deus já poderia dar alguma recompensa por conta disso.

Deus, que tal o impeachment da Dilma e a cassação da legenda PT?

Obrigado meu Deus, por essa graça. Amém.

Reply

Radical Livre, 22 de janeiro de 2015 21:57

essa gentalha! pois não são "gente" só não está presa porque está tudo aparelhado!

Mas ainda temos pessoas corajosas e dignas como o Juiz Sérgio Moro!

HAVEMOS DE CONSEGUIR!

Flor Lilás

Reply

Os `brack brock` reconstroem rapidinho!

Reply

CEL,

Chris, a lama já está no palácio do planalto (popularmente palhaço do planalto) e no Congresso já faz muito tempo. Aliás, aquilo é um verdadeiro lamaçal, um chiqueiro bem nojento. Eu não acho que casa alguma vai cair, só o Coronel do Blog é que pensa que as coisas vão se resolver na base da paz e do amor, com jeitinho de moço bonzinho. Dilma não sai do planalto até 2018 a menos que se aplique o método correto, ou seja, o rigor da lei ou a FORÇA.

Índio Tonto/SP

Reply

Por enquanto, cai nada, Coronel.

Casa da Dinda cai, mas casa da Dilma, só na porrada. Porque pela letra da lei, já era para ter caído há muito tempo e nada. Acho que é o seguinte: brasileiro só se preocupa quando o roubo é pouco, como um Fiat Elba, um pote de margarina ou coisas do gênero.

Mariana

Reply

Minhas homenagens ao Dr. PITOMBO e equipe de colaboradores.
De lógica ele entende.
De verdade , mais do que qualquer
outro nessa seara .
A dignidade de não recorrer` a delação negociada também é inusitada neste caso.
Marco divisor.
Invejável coragem.
Se algum adversário perseguido tivesse podido contar com seu trabalho, a coisa não teria evoluído tanto e o Mensalão teria sido abortado desde a primeira megahiperultra operação pirotécnica sob os auspícios da gloriosa puliçadomarcio destinada a desmoralizar a dita justiça.
E o bandidão-mor não teria ido tão longe em seu mister de roubar e perseguir para compensar estatisticamente a propria impunidade e a de seus comparsas.

Reply

Mais notícia bombástica!!!


Em defesa, Youssef dirá que foi peça para 'sustentar o poder do PT'

(...)
É um projeto de poder para sustentação do PT. Não há dúvida disso. Vou citar isso na peça, claro. Não tem dúvida. PT e a base aliada como PMDB, PP", ressaltou Basto. "É a corrupção sustentando um esquema de poder. Não há para mim a menor dúvida que esse esquema é um grande sistema de manutenção de grupos políticos. Vamos sustentar isso na nossa defesa. Meu cliente foi mera engrenagem. Não era a peça fundamental do esquema. Não tinha esse poder para fazer com que o esquema funcionasse ou deixasse de funcionar. O esquema só existiu porque havia vontade política para fazer com que ele existisse", acrescentou o advogado.

(....)
http://atarde.uol.com.br/politica/noticias/1654797-em-defesa-youssef-dira-que-foi-peca-para-sustentar-o-poder-do-pt


Será que agora a vaca vai pro brejo?????


Chris/SP

Reply

E agora???
Quem vai fazer o quê?
Ninguém vai fazer nada!!!!!!!!!!!!!!!!
O volume de denúncias, delações, informações já teriam causado o afastamento da presidente há muito tempo!
O que está havendo, por trás de tudo isso?

Cavalaria Ligeira

Reply

PETROLÃO TERIA INFLUENCIADO ELEIÇÕES DESDE 2006, DIZ ADVOGADO DE YOUSSEF

O advogado Antonio Figueiredo Basto, que defende o doleiro Alberto Youssef, um dos 11 delatores da Operação Lava Jato, disse ao jornal Valor Econômico que o esquema de corrupção que desviou dinheiro da Petrobras nos últimos dez anos influenciou o resultado das eleições desde 2006, uma vez que irrigou campanhas políticas:

“A participação dos políticos e dos agentes públicos foi fundamental no esquema. Não dá para desviar o foco para empreiteiras e operadores. O esquema foi comandado por agentes políticos para a manutenção de grupos e partidos no poder. O esquema alterou os resultados das eleições de 2006, 2010 e possivelmente de 2014. Houve desequilíbrio no pleito.”

SEGUE...

http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2015/01/23/petrolao-teria-influenciado-eleicoes-desde-2006-diz-advogado-de-youssef/


Chris/SP

Reply

E a Katia Abreu, nenhuma palavra sua. Você censura os comentários, mas prega contra os petralhas que querem o controle, agora econômico da mídia. Qual a diferença entre você e eles? Talvez seja que você não está, nominalmente, no poder.

Reply