PT articula volta da CPMF. É bom lembrar ao José Serra, ao Beto Richa e ao Antonio Anastasia que o PSDB é totalmente contra.

Hoje a Folha de São Paulo informa que os governadores petistas articulam a volta da CPMF, o imposto sobre transações financeiras. Na matéria, feita no Ceará, onde o PT esteve reunido, envolve lideranças do PSDB, inclusive com aspas, ou seja, com declarações dadas por tucanos à reportagem. Reproduzimos abaixo:

Outro defensor declarado é o tucano Beto Richa, reeleito governador do Paraná. "Preciso consultar o partido. Mas já me manifestei a favor da CPMF", afirma.

A ideia segundo a qual poderia haver um entendimento suprapartidário sobre o tema é baseada ainda na posição histórica de várias lideranças sobre o assunto. 

No Senado, por exemplo, também há adeptos no próprio PSDB, a principal sigla de oposição. É o caso dos recém-eleitos José Serra, ex-governador de São Paulo, e Antonio Anastasia, ex-governador de Minas Gerais. 

A plataforma de governo defendida pelo PSDB nas ultimas eleições foi muito clara: reforma tributária, mas sem o aumento da carga de impostos que já está em 36% do PIB. O que os tucanos defenderam na voz de Aécio Neves e por isso tiveram quase 52 milhões de votos é que haja uma melhor destinação dos recursos e não a criação de novos impostos.

Para a Saúde, especificamente, o PSDB manifestou seu apoio à Emenda 29, que destina 10% da receita corrente bruta da União para o setor. Também frisou que os recursos viriam basicamente de duas fontes: o crescimento do financiamento público e a melhoria na gestão das políticas do setor.

Assim sendo, em vez de consultar o PSDB, o governador Beto Richa deveria consultar a si mesmo e ao que declarou em novembro de 2010: 

- Não vou endossar a volta da CPMF. O que o País precisa é racionalizar e simplificar o sistema de arrecadação, disse o futuro governador. Até porque é contra “qualquer tipo de imposto novo”, Beto disse que, como governador, vai apoiar a discussão sobre a reforma tributária, “que é necessária e inadiável”. Segundo Beto Richa, nem todo dinheiro arrecadado com a CPMF era destinado à saúde. Apenas 42%. - O resto era usado para cobrir outras despesas e fazer superávit de caixa, disse, afirmando que o que a saúde precisa – em todos os níveis de governo (federal, estadual e municipal) – é de “boa gestão, planejamento e gasto com qualidade dos recursos públicos”.

Da mesma forma, só pode ser piada da Folha que José Serra seja a favor da volta da CPMF, depois deste artigo que escreveu em 2011, de onde destacamos:

Diga-se que, a partir da EC 29, a CPMF e a Saúde divorciaram-se. A obrigação do governo federal passou a ser a de cobrir o financiamento mínimo do setor, independentemente das origens dos recursos. Por isso, o sumiço da CPMF em 2008 não retirou recursos da Saúde. No final de 2007, a fim de vencer a oposição do Senado à renovação do tributo, o governo Lula acenou, na undécima hora, com a possibilidade de destinar a receita da CPMF à Saúde. Não deu certo. 

Se fosse verdadeira a intenção de reforçar o setor, em vez tentar renovar a CPMF, o governo Lula poderia ter aprovado rapidamente o projeto de lei complementar já citado, contendo um tributo só da Saúde. Ou poderia ter destinado a ela parte do Imposto sobre Operações Financeiras, cujas alíquotas foram aumentadas, a fim de compensar a perda da CPMF. A receita do IOF subiu quatro vezes de 2007 até 2011, quando será de R$ 30 bilhões. Um terço disso teria elevado bastante os recursos federais para a Saúde. Mas essa não foi a prioridade de Lula e do PT, nem antes nem depois. Desde 2002, as despesas federais na área cresceram abaixo das receitas correntes. 

A posição de Antônio Anastasia, que escreveu o programa de governo, também é frontalmente contra o aumento de impostos e isso inclui a CPMF ou estamos tratando com um fanfarrão. Mesmo assim, é bom lembrar o que ele declarou em fevereiro de 2011:

"A criação isolada de um só tributo neste momento evidentemente representa uma situação que não agrada a sociedade e eu tenho certeza que esse tema não será apresentado isoladamente. O que reitero é a necessidade de termos um financiamento da saúde, mas dentro de uma reforma tributária." 

As tentativas de minar o discurso que obteve quase 52 milhões de votos ocorrerá a cada instante, tanto por parte do PT quanto pelo fogo amigo. Por isso, insistimos na importância do PSDB reiterar o que prometeu ao país, numa espécie de "carta aos brasileiros". 

20 comentários

Não consigo compreender a dificuldade de alguns para atinar o que seja oposição .Criaram o mantra de que fazem oposição ao partido não ao país.Ora, ora dona aurora, o mal maior que assola o país é o grupo governista.Na medida em que criam condições favoráveis à eles, convertem-se em adesistas,ajudam a perpetuá-los no poder.Oposição a favor? Éstão fazendo papel de palhaços nas mãos dos governistas,é tudo que não precisamos.

Reply

Coronel,
vindo da Folha, o pasquim do PT, só pode ser barriga de aluguel. O PSDB, como bem o Corona, tem de botar a boca no trombone logo.

Reply

Isto é um absurdo, uma vergonha!

O povo brasileiro não pode arcar com mais este imposto CPMF, para cobrir a irresponsabilidade e a incompetência de um governo. Melhor dizendo, de um DESgoverno.

Que o PSDB tenha vergonha na cara em não defender mais este imposto. E que os honoráveis governadores e senadores do PSDB, reeleitos e eleitos no pleito de 2014 não se esqueçam do que já defenderam - NÃO À CPMF!

A verdadeira OPOSIÇÃO, o povo brasileiro, vai às ruas CONTRA esta VERGONHA!


Chris/SP






Reply

Tucano quando não padece da "síndrome de Estocolmo", tem sina pra mulher de malandro. Ou se deixa sequestrar ou gosta de apanhar. Mas sempre por amor.

Reply

se passar a cpmf o PT provavelmente vai dar bolsa familia até para quem ganha 3 salários minimos,na próxima eleição eles vão dizer que o PSDB vai acabar com a CPMF e vai ser o mesmo terrorismo eleitoral.

Reply

Isso só pode ser uma brincadeira, né? Pelo amor de Deus!! A oposição não pode apoiar um absurdo desses. Será que eles querem perder o patrimonio eleitoral de mais de 51 milhões de votos? Acorda, PSDB.

Reply

Recriam a CPMF com a omissão ou mesmo a aprovação da OPOSICINHA para cobrir os rombos da quadrilha, aí o dindim não vai para a saúde como antes, nem educação, segurança, etc e, simplesmente, some no buraco sem fundo das ambições do PT; tudo bem, cria-se mais um novo imposto XYZ com qualquer finalidade e que fará o mesmo caminho... Até quando seremos reféns dessa gente que só tem competência para roubar os brasileiros e continuar se refestelando nas mordomias do poder como suseranos perdidos no tempo? SEREMOS TODOS VASSALOS MASOQUISTAS DESSA GENTALHA? OPOSIÇÃO NO CONGRESSO, estamos esperando de vs. uma atitude corajosa de guerreiros, não mimimis de covardes!!! Do jeito que está, está bom pra vocês? QUE REPRESENTATIVIDADE É ESSA?

Reply

Nesse pais assaltado por essa Organização Criminosa comandada pelo PT. O povo jamais permitirá a criação de mais uma fonte de recursos a ser drenado para os bolsos desses marginais políticos. A oposição que não venha com esse MIMIMI de querer compactuar com mais essa bandalheira.

Reply

De novo não, não merecemos mais este estupro do governo em nossas movimentações financeiras, nem pela desculpa de combate a corrupção, já vimos que o COAF nada faz, somente azucrina a vida dos que trabalham, os corruptos transferem milhões e nada de anormal é detectado.

Reply

Essa Dilma Presidenta é mesmo engraçada: criou o IOF sobre cheque especial, transações com cartão de crédito, ganhos de capital, etc, justamente para substituir o CPMF que ela queria impor no inicio da sua atividade como Presidente em 2011. Agora, outra vez. Vai retirar os IOFs criados adicionalmente ao se implantar o CPMF?

Reply

Simplesmente LOUCURA !!!

Reply

Se isto acontecer vamos para as ruas vamos nos fazer ouvir não podemos arcar com a conta da roubalheira.

Reply


Mais Impostos, Mais Corrupção.

#XÔPTXÔCORRUPÇÃO

#SOUPTSOUCORRUPÇÃO

Reply

A Ameaça da CPMF é mudança de foco.
É prá ver se a canjinha cola.

Diga NÃO AO PLN 36/2014.
FORA PT!
FORA DILMA!

Reply

Brasileiros,

Todos contra a CPMF, que o PT demita os cumpanheiros que mamam nas tetas do governo. Reduza os ministerios pela metade que sobrara mais dinheiro que a suposta cpmf.

Reply

Enquanto a inflação estiver fora do centro da meta o Governo arrecada o imposto inflacionário, não precisa de CPMF.

Enquanto existir roubalheira e gerentinhos devolvendo 100 milhões de dólares, não precisa de CPMF.

Enquanto houver dezenas de ministérios, existe dinheiro para gastar e talvez espaço sobrando para roubar, não precisa de CPMF.

Depois que a inflação estiver controlada e o crescimento do País voltar acima dos 3%, pode-se discutir se CPMF é necessária, adequada ou ideia a ser descartada.

Reply

Conclusão: não votarei em mais ninguém e tenho dito.
Chega, mas chega mesmo.
Se esses MERDAS de parlamentares fazem dessa MERDA do Congresso seu balcão de negócios fechem essa droga de pais e passem a régua.
Cansa eleger "parlamentares" e ainda ter que perder tempo em fiscalizar esses crápulas. É um acinte a inteligência. Deveriam beijar nossos pés por nossa paciência e generosidade.
Pagamos salários astronômicos, para essas mentes medíocres, ladrões, psicopatas, analfabetos e semianalfabetos, que deitam e rolam, cospem no nosso rosto, riem da nossa honestidade, do nosso trabalho, do nosso estudo, da nossa decência.
Somos meros serviçais.Viver nesse pais de merda já é um martírio, falta absolutamente tudo e se paga alto por absolutamente nada.
Peço desculpas, mas esse povo dito por muitos como o melhor do mundo, o mais alegre, o mais generoso, o mais solícito, o mais criativo, com seu futebol arte, seu gingado, seu carnaval acende uma vela a Deus e ao diabo. Que se exploda.


Reply

CORONEL

Os alcançados na corrupção indicam com absoluta clareza que não há qualquer necessidade de criar novos tributos.Basta fechar o ralo que até sobra dinheiro.

Reply

O Aécio já se pronunciou a respeito?

Reply

Se os governantes roubassem menos e gerissem melhor a saúde não precisaria de CPMF.

Reply