O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage,
afirmou nesta segunda-feira, 8, que apresentou à presidente Dilma
Rousseff sua carta de demissão do cargo. Hage está desde 2006 no comando
do órgão, responsável pelo combate à corrupção no governo federal.
A
afirmação foi feita durante evento de abertura do Dia Internacional
contra a Corrupção. No evento, Hage também fez um balanço da atuação da
CGU nos últimos anos e revelou que não pretende ficar no cargo no
segundo mandato de Dilma. "Sem dúvida é uma despedida. Apresentei à
presidente Dilma Rousseff a minha carta pedindo que ela me dispense do
próximo mandato. Apresentei isso nos primeiros dias de novembro. A minha
pretensão é não ter a minha nomeação renovada". Hage foi indicado para o cargo durante o primeiro mandato do
governo Luiz Inácio Lula da Silva e foi mantido na função por Dilma.
Em agosto, Jorge Hage fez um apelo ao Planalto por reforço
nas equipes responsáveis pelo combate à corrupção no governo. Em
ofícios enviados aos ministros Aloizio Mercadante, Casa Civil, e Miriam
Belchior, Planejamento, ele pediu, "em caráter de urgência", autorização
da presidente Dilma Rousseff para a convocação de candidatos que
passaram por concurso público em 2012. Afirmou ainda que "o esforço de
fazer mais com menos", no caso do órgão, "atingiu seu limite." (Estadão)
16 comentários
Quem tem de pedir pra sair é o outro, RJ, pois nós, contribuintes, não admitimos que, como saiu na imprensa, o chefe da PGR faça reuniões com investigados de roubar o Erário e com o objetivo de ajudá-los a se safar!!! Só no Brasil petista mesmo!!!!
ReplySe eu fosse ele, teria feito o mesmo. Do que adianta o CGU operar, se os caras mudam até a lei pra se safar?
ReplyESTÁ TUDO ... DOMINADO ????
ReplyPublicado: 8 de dezembro de 2014
PETROLÃO
PAPÉIS APREENDIDOS PELA PF CONFIRMAM REUNIÃO DE JANOT COM EMPREITEIRAS
"... Datado de 28 de outubro de 2014, o papel diz que a reunião com Janot teve a participação de quatro advogados, incluindo “MTB”, iniciais pelas quais era conhecido o criminalista e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, que morreu no dia 20 de novembro. Ele era uma espécie de coordenador informal das defesas dos envolvidos na Lava Jato...".
"... Um dos principais esforços das empresas, segundo as anotações, é “fragilizar” ou “eliminar” as delações premiadas realizadas até aqui ao menos por cinco investigados, incluindo o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. Os papéis também preveem “campanha na imprensa [...] para mudar a opinião pública”...".
http://www.diariodopoder.com.br/noticias/papeis-apreendidos-pela-pf-confirmam-reuniao-de-janot-com-empreieteiras/
Cel
ReplyNem sei para que existe uma CONTROLADORIA que nada controla. Órgão INÚTIL, como a maior parte se tornou sob o PT. Só existem para "inglês ver".
Esther
acredite, gleisi hoffmann fez pronunciamento no senado criticando o governador re-eleito que dizia durante a campanha que as contas estavam em dia, mas agora quer aumentar impostos e os pedágios. disse também que, o governador re-eleito trouxe de fora outro secretário para fazenda para fazer um arroxo nas contas públicas. disse que esse secretário "deve explicações" por crimes cometidos. e pasmem disse que o governador re-eleito encheu o estado de cc's e ainda os aumentou !
ReplyNa realidade, já estava aparelhado e este senhor fazia parte do time.
ReplySó não entendi o 'abre espaço para o aparelhamento do órgão'. Ué eu tinha a certeza que ele já está muito bem aparelhado, eles não sabiam o que acontecia na Petrobras?
ReplyPresente para vcs!
Replyhttp://www.valor.com.br/politica/3808300/tecnicos-do-tse-se-manifestam-pela-rejeicao-de-contas-de-dilma
Noticia novinha do valor econômico
"Técnicos do TSE rejeitam contas de Dilma"
Gabriel de Brasilia
Controladoria é o que controla?
ReplyA Controladoria atua somente sobre servidores de pequena influencia e que muitas vezes tentam fazer seu trabalho fluir, com grandes dificuldades, cometendo impropriedades, dado a falta de condições administrativas, pressão do MP Esses são os demitidos do serviço público e se tornam bode expiatório.
ReplyDiante de mais esta noticia volto a fazer a pergunta que tenho feito nestes últimos dias .Se realmente está tudo aparelhado , não haverá justiça , então qual a saída para se restabelecer a ordem neste país e punir com rigor todos os responsáveis por tanta roubalheira ? Estes órgãos são subordinados a alguma corte internacional ? Qual a solução para se evitar que a sociedade brasileira leve mais este tapa na cara como foi o mensalão ?
ReplyEstes nossos comentários é muito bonito expressa nossa indignação mas se limita a isto . Eu quero saber na PRÁTICA o que tem que ser feito, PORRA !!!!!! Existe solução democrática , qual é ? Realmente somos uma república de bananas ,infelizmente o velho ditado que cada povo tem o governo que merece faz o maior sentido . Pelas noticias que vejo todos os dias se a nação depender do PGR e STF já era .
ReplyBoa noite, Coronel.
ReplyLembra o comandante do navio Costa Concordia…
Saudacoes.
Coronel
ReplyO Brasil perde um grande representante Fiscalizador atuante durante anos lutando contra a Corrupção,
Mas nem tudo cooperou pois Fiscalizar significar punir Corruptos e Corruptores no Poder da Republica
O Brasil perde mas ganha um grande exemplo,uma pessoa Honesta que lutou pelo Brasil enquanto pode
Se a função é punir servidores públicos e não tem cumprido seu dever nesse governo do PT, melhor é desocupar a cadeira mesmo.
ReplyBom seria aparecer alguém de
Comapartilho a msg que li e no Face do deputado Mendes Thame, secretário Geral do PSDB, da qual concordo plenamente: "Na véspera do Dia Internacional Contra a Corrupção, que será celebrado amanhã (9/12), o ministro chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage, pediu demissão. O órgão do Executivo é responsável por defender o patrimônio público, prevenir e combater a corrupção. O ministro criticou o déficit de 300 auditores na CGU e a redução do já precário orçamento para a Controladoria, em R$ 7,3 milhões este ano, em comparação com 2013. Em suma, Lula e Dilma mentem ao dizer que intensificaram o combate à corrupção, quando na verdade, cortaram o orçamento dos órgãos de controle, como a CGU e Polícia Federal e desqualificaram o trabalho do Tribunal de Contas da União. Foi a presidente Dilma que declarou, há pouco tempo, que era um absurdo o TCU paralisar obras suspeitas de superfaturamento e desvios de recursos públicos.
ReplyMas, podemos chegar à conclusão, de acordo com a “cartilha petista”, de que enfraquecer os órgãos de controle faz todo sentido para eles: assim, Lula, Dilma e a cúpula do partido podem continuar afirmando que nada sabiam sobre os escândalos da Petrobrás, Caixa Econômica, BNDES, Correios, mensalão, estádios, obras da Copa superfaturadas etc. Essa gestão temerária do país não pode continuar."