Oposição afirma que maior inimigo do novo ministro da Fazenda será o PT.

A oposição no Congresso demonstrou ceticismo em relação ao ajuste gradual anunciado nesta quinta-feira pelo futuro ministro da Fazenda Joaquim Levy. O sucessor do atual ministro Guido Mantega afirmou que o governo irá buscar uma meta de superávit primário de 1,2% do PIB no próximo ano e de "não menos que 2%" em 2016 e 2017. "O anúncio vai na direção certa, mas resta saber se o Levy combinou isso com o PT e a presidente Dilma Rousseff. O fato dela não estar à frente do anúncio dos novos nomes é estranho. Este é o nó da questão", disse o presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia (RN).

Candidato derrotado à presidência, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), presidente nacional do PSDB, se manifestou em uma nota dura contra Dilma, a quem acusou de mentir ao país durante a campanha eleitoral com seu "discurso recheado de bondades". Lembrou que Levy faz o anúncio de ajuste gradual no momento em que o governo tenta aprovar uma alteração das metas de superávit para este ano. "Afinal, qual é o verdadeiro rosto do novo governo Dilma Rousseff? Refém de tantas contradições, o governo corre o risco de não ter nenhum", diz Aécio na nota.

Os líderes da oposição reconheceram que a política anunciada por Levy, calcada na redução de gastos públicos, não é essencialmente diferente da defendida pelo PSDB durante a campanha presidencial. Mas realçaram a fragilidade política do futuro ministro. "Joaquim Levy irá andar no fio da navalha", afirmou o senador Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB-SP), líder da bancada na Casa e candidato a vice na chapa de Aécio. "O maior inimigo do novo ministro será o próprio PT. Perto do que o PT fará com ele, a nossa oposição será suave", comentou o deputado Mendonça Filho (DEM-PE), líder do partido na Câmara.

Segundo Aloysio, " a própria Dilma disse no passado que uma meta plurianual de superávit primário era uma proposta rudimentar", em uma referência à proposta feita em 2005 pelo então ministro da Fazenda, Antonio Palocci, que institucionalizava a politica fiscal superavitária do governo. "O que temos por enquanto no Congresso é uma proposta para ser votada eliminando a menção ao superávit primário este ano, como forma de se escapar de sanções legais no futuro", disse o senador. Na próxima semana, o plenário do Congresso deve votar a proposta de alteração da LDO que elimina a menção à meta de superávit em 2014.

No Rio, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso preconizou que o futuro governo da presidente pode enfrentar "um tremendo problema político" e até a judicialização de decisões importantes porque "não tem condições efetivas de hegemonia no Congresso", onde constituiu sua base calcada não em afinidade de propostas mas sobre "troca de favores".

Para ele, até agora foi possível empurrar a governabilidade com a barriga porque a situação econômica não era aflitiva. Mas Fernando Henrique previu que, se a situação social e econômica se agravar, "é possível que a saída seja a judicialização das decisões". (Valor)

11 comentários

Pois é Cel!

A politica econômica do PSDB e a sacanagem do PT.

Assim vão levando mais anos no poder.

Está passando da hora da oposição ser oposição. Nos Sitios tem PTRALHAS já em campanha, fazendo oposição ao PSDB, veja só?

Eu disse: PTistas fazendo oposição ao PSDB, como se fosse o PSDB governo no Brasil.

Taí uma das malandragens deles.

Pensem nisso.

Reply

Coronel, o endeusamento que estão fazendo deste senhor Levy é assombroso.

Como diria o beberrão vagabundo: 'menas, menas!'

Se ele fosse tão colossal assim, jamais teria aceito o cargo de ministro da Fazenda.

Quem com petralhas se junta, boa coisa não é!!!!!!

Reply

VÃO NOVAMENTE salvar o PT!

Vão colocar o PSDB no governo para, os PTISTAS já começarem a fazer oposição ao governo da Dilma.

Parece estranho mas não é, pura sacanagem: É o PT sempre na oposição mas mamando nas tetas da Mãe Pátria.

Dilma agora é PSDbista PARA nossa desgraça voltar o LULA em 2018.

Golbery tinha razão, LULA serviu e serve para enrolar as tais esquerdas, autentico MERCANTILISTA, enrola também a direita. MAS, ao contrário dos tempos militartes roubam a "doidados"!

Reply

O único interesse do PT é pretensamente adotar a formula que a oposição adotaria, detoná-la e depois dizer que isto não dá certo. Voltar então a pratica de destruir o país com sua economiazinha encomendada, para bolivarizar de vez o Brasil. Não confio nos petistas.

Reply


O PT não tem competência para governar, e pede socorro ao PSDB para consertar a lambança na economia. Pior, o PSDB aceita, e nas próximas eleições serão enxovalhados novamente, e à dona dilma os louros do controle da economia.

Reply

Coronel,
discordo da chamada. O pior inimigo é o PT e a Dilma. Sim, quando se fala Dilma, leia-se também o velhaco.

Reply

CEL,

Comentário Gelio Fregapani - No nosso País - As veias abertas – A corrupção na História e O advogado do diabo

Mais neste link:

http://www.defesanet.com.br/pensamento/noticia/17585/Comentario-Gelio-Fregapani----No-nosso-Pais---As-veias-abertas-–-A-corrupcao-na-Historia-e-O-advogado-do-diabo/

Índio Tonto/SP

Reply

a historia se repete.Palocci,atraves da cartilha do psdb salvou lulla e agora levy novamente.e dilma vai se safar, roubou o aqto quis e seu "superavit negativo" vai ser aprovado em troca de cargos.mas.............o importante eh o bolsa familia.

Reply

Vendo esses caras aí, não sei por que, mas sempre tenho a impressão que eles não entendem muito bem qual é o papel da Oposição! Não existe isso de "votar em favor do Brasil", como os tucanos gostam de falar. O papel da Oposição é votar contra o Governo, SEMPRE!!! Parece que o PSDB não entendeu ainda que isso é um jogo de poder, e se você quer um dia assumir o poder, tem que atuar, sempre, no sentido de INVIABILIZAR o governo dos adversários!!! O PT A D O R A essa forma amena do PSDB de fazer política!!!

Reply


Campanha de Dilma cometeu crime ao obrigar médicos cubanos a atuarem como cabos eleitorais.

(...)Como se isso fosse pouco, em muitas cidades brasileiras os médicos cubanos, que desembarcaram no Brasil para engrossar o populista programa “Mais Médicos”, foram obrigados a trabalhar como cabos eleitorais de Dilma Rousseff. Conforme apurou o UCHO.INFO, em uma cidade da Grande São Paulo os médicos cubanos tiveram de andar em comunidades carentes acompanhados por servidores de postos de saúde para, de porta em porta, distribuir panfletos da campanha de Dilma e de outros petistas. A ação foi minuciosamente planejada e os cubanos cumpriram as ordens, como se a determinação tivesse partido do facinoroso Fidel Castro.

Em algumas favelas da cidade de Osasco, os médicos cubanos bateram à porta dos barracos e a reboque de um sofrível “portunhol” tentavam persuadir os moradores, como se condicionassem a continuidade do atendimento médico à reeleição de Dilma. Em um país minimamente sério e com autoridades responsáveis, os médicos cubanos já teriam sido expulsos do Brasil, os petistas que organizaram essa manobra estariam presos e a candidatura de Dilma Rousseff com o registro devidamente cancelado.

O Brasil caminha a passos largos na direção de um golpe comunista, mas a parcela pensante da população, aparentemente anestesiada pelos fatos, continua a contemplar o cenário com sua conhecida letargia. Enfim…

Mais em: http://ucho.info/campanha-de-dilma-cometeu-crime-ao-obrigar-medicos-cubanos-a-atuarem-como-cabos-eleitorais

Reply

O PSDB tem a OBRIGAÇÃO de votar CONTRA tudo o que esse governitcho corrupto propuser!!! Não tem que analisar nada!!! Tem que criticar, avacalhar, e, o mais importante, VOTAR CONTRA!!
Não tem essa de elogiar a indicação deste ou daquele nome para ministro!!! Se fizerem isso (e já tem alguns tucanos BURROS fazendo) nunca mais retomarão o poder federal!!! E se Dilma pedir o apoio a medidas que ferrem a classe média e o trabalhador, o PSDB e toda a oposição, tem que ACUSÁ-LA de alta traição para com o povo, a quem querem ferrar para tapar rombos gerados pelos ROUBOS do erário praticados pela quadrilha petista!!! Não tem que dizer que as medidas são necessárias, viu seu Aécio, seu FHC, seu Alckmin!!!!!!!!!!!!!!!!! Nós SOMOS OPOSIÇÃO e não queremos ouvir isso de vocês, entenderam, ou é preciso desenhar?!!!!!!!!

Reply