Líder do PT que recebeu R$ 1 milhão diz que abre mão dos "sigilos". Como se propina fosse dinheiro contabilizado.

Na foto, Humberto Costa, com as mãos ao alto. Agora fica claro o motivo do discurso de pitbull contra as investigações na Petrobras.  

O senador Humberto Costa (PT-PE) anunciou neste domingo, 23, que abre mão do sigilo de suas contas bancárias e de outros dados pessoais para os investigadores da Operação Lava Jato. Em nota, o líder do PT no Senado afirmou que coloca espontaneamente “à disposição de todos os órgãos de investigação” informações financeiras e fiscais. E disse que libera também o histórico de chamadas telefônicas que fez e recebeu.

Humberto Costa foi citado pelo delator da Lava Jato, o engenheiro Paulo Roberto Costa. O ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás afirmou que o petista recebeu R$ 1 milhão para sua campanha em 2010, quando foi eleito o primeiro senador pelo PT de Pernambuco. A Lava Jato é uma investigação integrada da Polícia Federal e da Procuradoria da República sobre esquema de transferência de recursos para agremiações políticas, propinas e corrupção na estatal petrolífera.

Segundo Paulo Roberto Costa, que cumpre prisão em regime domiciliar – primeiro benefício por ele recebido depois da colaboração –, o dinheiro para o senador lhe foi solicitado pelo empresário Mário Beltrão, presidente da Associação das Empresas do Estado de Pernambuco (Assimpra), amigo de infância e doador de campanha do petista.

Paulo Roberto Costa disse que o dinheiro saiu da cota de 1% do Partido Progressista (PP), que tinha o controle político da diretoria de Abastecimento. Ele assumiu a unidade da estatal em 2004, indicado pelo ex-deputado José Janene, que foi líder do PP e morreu em 2010.

Segundo o delator, o PP decidiu ajudar a candidatura do petista, razão pela qual teria cedido parte de sua comissão. Ele declarou que corria o risco de perder a chefia de Abastecimento se não contribuísse para a campanha de Humberto Costa. O petista classificou as declarações do ex-diretor de “acusação caluniosa”. E declarou que Beltrão “nunca foi arrecadador ou financeiro de sua campanha”.

Na nota divulgada neste domingo, 23, Humberto Costa afirmou que “todas as doações de campanha de senador em 2010 foram legais e declaradas em prestação de contas à Justiça Eleitoral”. O líder do PT no Senado disse que suas contas de campanha foram aprovadas. “Causa espécie o fato de que, ao afirmar a existência de tal doação, o sr. Paulo Roberto Costa não apresente qualquer prova, não sabendo dizer a origem do dinheiro, quem fez a doação, de que maneira e quem teria recebido.”

Para o senador, as denúncias envolvendo a Petrobrás devem ser feitas “com o cuidado de não macular a honra e a dignidade de pessoas idôneas”. O petista disse ainda que espera com “absoluta tranquilidade” o pronunciamento da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre as acusações antes de tomar providências.

O empresário Mário Beltrão afirma que “jamais pediu um centavo para Paulo Roberto Costa”. “Nunca falei com ele sobre recurso de campanha. Minha relação com ele sempre foi institucional”.

A delação está sob o crivo do procurador geral, Rodrigo Janot. Ele detém competência exclusiva para definir os rumos de denúncias contra políticos. Experiente em investigações sobre corrupção e improbidade, Janot tem se desdobrado na avaliação dos indícios apontados pelo delator. Eventuais medidas de quebra de sigilo serão levadas por Janot ao Supremo Tribunal Federal, a quem cabe processar autoridades com prerrogativa de foro, como deputados e senadores. (Estadão)

15 comentários

Eles são treinados em roubar, despistar os indícios, arrumar bodes expiatórios, negar tudo e ainda se fazer de vítima.

Já vimos centenas desses calhordas tendo esse mesmo comportamento diante dos próprios crimes.

Parece que as autoridades brasileiras responsáveis por pegar esses bandidos ainda têm muito o que aprender, para serem capazes de dominar essa corja.

Reply

Até parece que adianta este senhor oferecer a quebra dos seus sigilos fiscal, telefônico e bancário. O dinheiro, se pago, foi em espécie = dinheirinho vivo.

Tendo a acreditar mais em quem fez a delação, do que em quem recebeu o $$$, principalmente se tratando de um senhor defensor de petralhas no Senado.


Chris/SP

Reply

A foto é infeliz. Dá a impressão que o acusado é o Aloysio que sai de cabeça baixa enquanto o verdadeiro acusado discursa de cabeça erguida com gestos de "vai embora" e a plateia atrás olha sisuda.

Reply

Pensa este Humberto que somos bobos,como se o dinheiro fosse para a conta dele..
Este Pernambucano envergonha Pernambuco e o Brasill.
Eu me lembro quantos discursos ele fazia colocando a moral e a ética na frente. Raça de víbora,sepulcro caiado,isso sim o que ele é.

Reply

Ele vai abrir o sigilo da cueca tbm?
Dele e dos assessores,além do'amigo de infância'.

Reply

Você está coberto de razão em seu comentário! Parabéns.

Reply




O negócio, é cruzar as ligações telefonicas..
Assim: PRC ligou para X......X ligou para HC..SURPRESA....kkk

Reply

E de cofres escondidos, elle abre as mãos!!!!

Reply

Coronel,,

Depouis da fadinha de nariz de cheirar peido do Paraná, agora é a vez do pato rouco do Recife.
E vem mais gente!!!

Reply

Coronel,

Esta RATAZANA VERMELHA está falando que abre mão do sigilo bancário pq tem certeza de que nada passou por lá. Esta grana veio em espécie provavelomente nas CUECAS DO IRMÃO DO GEBUÍNO.

Reply

O problema dos petralhas é achar que engana todo mundo o tempo todo .

Reply

O danadão já está até " de mãos ao alto", rendendo-se. Sabe que vai chegar a hora.

Reply

kkkkkkkkkkkkkkk!!!

Reply

Honra e dignidade!Ele tem?Sangue suga!Máfia dos vampiros!Capacho do Lula e da Dilma

Reply

Coronel, não sei se alguém já comentou mas: os pagamentos do esquema PETROLÃO poderiam ser via "palestras internacionais pagas por empreiteiras amigas"? Há como investigar isso?

Reply