Gilmar Mendes monta força-tarefa do TCU, Receita e Banco Central para julgar contas eleitorais do PT e da Dilma. Só faltou a PF.


Do Blog do Fernando Rodrigues:
 
O ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral, fez nesta quinta-feira (20.nov.2014) um requerimento “de técnicos do Tribunal de Contas da União, da Receita Federal do Brasil e do Banco Central do Brasil” para que ajudem na análise das contas de campanha da reeleição da presidente Dilma Rousseff. Os técnicos vão analisar a prestação de contas tanto do comitê de campanha como também da candidata, que são documentações apresentadas de maneira separada.

Esse procedimento é facultado ao ministro relator do processo de contas de campanha, como o próprio Gilmar Mendes escreve em seu despacho, citando “o disposto no art. 30, § 3º, da Lei nº 9.504/1997 e no art. 48 da Res.-TSE nº 23.406/2014”. Esse artigo diz o seguinte: “Para efetuar os exames de que trata este artigo, a Justiça Eleitoral poderá requisitar técnicos do Tribunal de Contas da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, pelo tempo que for necessário“. A decisão de Gilmar Mendes indica que o ministro será rigoroso na análise das contas de campanha de Dilma Rousseff.

Em meio ao processo da Operação Lava Jato, que apura casos de corrupção na Petrobras, muitos políticos em Brasília temem que suas contas eleitorais possam conter indícios que levantem suspeitas sobre quem os financia. Depoimentos já prestados por alguns réus citam pagamentos irregulares para vários partidos políticos, inclusive para o PT.

A relatoria desse processo das contas de Dilma Rousseff estava com o ministro Henrique Neves, cujo mandato terminou na semana passada. Em teoria, o novo relator poderia ser um ministro substituto, mas o presidente do TSE, Dias Toffoli, preferiu redistribuir o caso –por meio de sorteio– entre os ministros titulares da Corte. Gilmar foi o escolhido nesse processo.

A decisão de Toffoli irritou o Palácio do Planalto, que reagiu reclamando. Gilmar Mendes é tido no governo como um ministro que nutre antipatia pelo PT. Toffoli tem dito a interlocutores que ocorreu um erro do próprio Palácio do Planalto, que se atrasou em nomear o substituto de Henrique Neves. O prazo para publicação da análise e julgamento das contas de campanha é 11 de dezembro. Se houver alguma restrição nos números apresentados pelo PT e por Dilma Rousseff, abre-se a possibilidade de impugnação (contestação) da eleição da presidente.

33 comentários


É mais fácil um camelo passar por uma agulha, que as contas da Dilma serem rejeitadas e ela ter a eleição impugnada....estou cética....nada acontece contra essa bandidagem.

Reply

O ministro Gilmar está se precavendo. Cheiro de queimado. E forte.

Reply

Coronel,

foi a mão de Deus que tirou o nome do Ministro Gilmar Mendes daquela urna de sorteio...

Flor Lilás

Reply

Isso vai dar em nada. Mesmo que o.Gilmar Mendes recomende a reprovação das contas do poste, ele.é só um voto. O restante do plenário bolivariano aprovaria as contas.

Reply

"Se houver alguma restrição nos números apresentados pelo PT e por Dilma Rousseff, abre-se a possibilidade de impugnação (contestação) da eleição da presidente." Será? Será? O que mais falta p/ mostrar a falcatrua a nível nacional???? Aurora.

Reply

Certamente ela preveria o Levanb¨%&$ki, o Teori, o quem sabe o Barrosão.

Reply

Gilmar quer virar ídolo de 48,5% da população brasileira, basta fazer o seu trabalho com muitíssimo zelo...
Se conseguir provar o que todos desconfiam, tenho certeza que ganhará dezenas de bustos e estátuas espalhadas pelo Brasil de meu Deus.

#tacalepauGilmarMendes

+Marcelo F

Reply

Nessas alturas dos acontecimentos o mais sensato seria a governANTA pedir demissão do cargo e desocupar à presidência deixando o país livre desse desgoverno corruPTo e incomPeTente.Só assim isto aqui pode voltar a ser um país com possibilidades de retornar ao rumo da decência e do desenvolvimento.

Túlio Xavier

Reply

O que me interessa: Impeachment....

Reply

HOMESSA! Fui comedido quando neologizei há mais de um ano e meio: "DILULAMÁFIA, BRASÍLULA..." PT-DILMA-LULA-BASE, uma "dilulama" fétida.Chegado o descaro ao cúmulo,ao acme, a dilulama passou a "dilulamáfia". Disse que era incontornável a PTOSE da petralha que fez o Brasil virar, de cabeça para baixo, engulhoso "BRASILVANA"( Lula SILVA e Dilma VANA).Pontifiquei que Brasília, onde Lula mandou sempre titereando seu poste,despencou para "BRASÍLULA"!E o "capo di tutti i capi" engazopa e flana escápole ( Praza a Deus, por breve tempo!), todo vermelho de ódio, num chão de fé auriverde!

Reply

QUE GENTE VERMELHA PRAVA, leva de petistas seva! Que ror de petralha diro,de militantes maléficos, de simpatizantes díscolos, de jornalistas malédicos!Que catervagem nocente!Ó gente nojenta e prava: ser do PT já dá prova de ser,por baixo, malevo! Pegar leve? Uma ova!Devolução, grade e sova para toda essa caterva! Tal como a cruz para o fute, quem pensa afronta o PT. Quem não lê, se alheia e OVA( ovaciona) a petralha. Que a Mãe de Deus e nossa, Senhora da Conceição Aparecida por nós, livre-nos de vez da lepra vermelhenta da petralha!

Reply

Tóffoli, vendo os bilhões serem sugados nos poços de petróleo ainda sob sigilo, talvez tenha caído na realidade: foi usado! Oxalá!

Reply

Cético 2, duvido que algo seja reprovado!

Reply

Anônimo 13:31

Pode ser que você tenha razão, mas em se tratando de Gilmar Mendes, ele ainda não foi doutrinado dos petralhas. Ainda é um Ministro competente e rigoroso. Demonstrou isto no julgamento do mensalão.


Chris/SP

Reply


Texto excelente. Vale a leitura!

‘APOCALIPSE, AGORA’
Por Fernando Gabeira - Publicado no Estadão

Passada uma semana do juízo final, ainda me pergunto cadê a Dilma. Ela disse que as contas públicas estavam sob controle e elas aparecem com imenso rombo. Como superar essa traição da aritmética? Uma lei que altere as regras. A partir de hoje, dois e dois são cinco, revogam-se as disposições em contrário.

Os sonhos de hegemonia do PT invadem a matemática, como Lysenko invadiu a biologia nos anos 30 na Rússia, decretando que a genética era uma ciência burguesa. A diferença é que lá matavam os cientistas. Aqui tenho toda a liberdade para dizer que mentem.

Segue...

http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,apocalipse-agora-imp-,1595861


Chris/SP

Reply

Estão com medo do quê...Não é um partido ético, que não fazem "malfeitos"?

Reply

uma governante que se declara economista, apesar de mentir o doutorado, que desde maio não não consegue superavit primário. vai fechar o ano com deficit de, no mínimo, de 25 bilhões. sem considerar os 19 bilhões da previdência (aliás esta é uma caixa preta que, se auditada, vai descobrir a mão suja do governo). portanto, tudo que o mundo já sabe, desde a década de 70, dilma vana e sua incompetência desconsiderou e colocou o brasil no buraco. como pode, uma governante, que se declara economista, não conseguir superavit primário e fazer desonerações populistas ? se 2014 já vai ser um desastre, aguardem o 2015 ! o mundo inteiro está de olho. o governo não vai querer fazer os ajustes necessários e vai mostrar para o mundo "não venham investir aqui"! a estagflação já está mostrando os dentes. fabricam manchetes na mídia alinhada de baixas taxas de desemprego, mas o desemprego anda a galope (por enquanto). até emissoras de rádio e tv estão demitindo. até a igreja do bispo universal está demitindo. mas ai eu pergunto: como explicar tudo isso para os ignorantes e analfabetos do bolsa-voto ? inventaram até "a inflação do bem". a idiotice campeia nesse des-governo.

Reply

Achei ótima a escolha de Gilmar Mendes! Mas que sorte que o PT teve! Agora, sim, o Ministro Gilmar vai fundo na investigação e a toda-poderosa pode se dar muito mal. É isso que queremos,porque não engolimos o resultado dessas eleições até hoje.

Reply

e a kátia abreu no ministério da agricultura da dilma ? que que é isso cumpanhero ?

Reply

O desgoverno começa a montar a nova equipe, o novo time que entrará em campo!
E daí?
A imprensa chapa branca dá gritinhos de satisfação, o mercado faz das tripas coração para baixar o dólar, e subir algumas ações das falidas empresas brasileiras.
Entretanto, o x da questão é outro, o buraco é bem embaixo do nosso nariz: a quadrilha do PT tem um único objetivo, continuar roubando para ficar com o tesouro nacional, com o nosso suado dinheiro, com o nosso futuro.
É preciso tirar estes crápulas do Planalto, senão o Pais já era.
O resto é mentira, como sempre!

Reply

ja disse,

impeachment da dilma interessa ao pmdb, pode acontecer... mas acho difícil

nào é desculpa para parar de investigar e tentar manchar e colocar na cadeia o nome do máximo de ptistas possível.

é isso

Reply

Coronel,
conviver num país onde o governo é administrado por canalhas é muito difícil. Mesmo assim, não podemos fraquejar. Temos de continuar lutando contra essa corja.

Reply

Isso tudo ainda vai terminar em pizza.
Pode ter certeza.

Reply

Se não chegar no impeachment, nada adianta.

Reply

21 de novembro de 2014 13:31

Você não é cética é realista e com os pés firmes no chão.
A promessa da presidente candidata fazer o diabo nas eleições, urnas eletrônicas, mentiras, roubos e tomam para si a autoria das investigações.
Um ministro de outro pais, no caso da Venezuela, canta de galo, faz acordos com o MST, para ensinar como fazer uma "revolução socialista" no nosso País nada acontece.
Só falta nos culpar e enjaular pelos roubos da Petrobras, depois vem o BNDES, BB...

Reply

Ainda acredito em algum juiz, muito embora saiba que os milhões na conta valem mais que um surto de honestidade!

Reply

O Ministro Gilmar Mendes sempre se posicionou contra o PT na época de Joaquim Barbosa.Por isso acredito nele.Aliás, ele não precisa enganar ninguém. Quem tem caráter só se preocupa com o lado do bem.

Reply

Olha, pode até dar alguma coisa, mas, sei não, o STF já vem mostrando há muito tempo que está aparelhado pelo PT, justamente pra quando chega-se a este ponto que chegou eles fossem blindados.

Reply

O que interessa aos 51 milhões é o impeachment já.Só assim ficaremos livres do Lula,da Dilma e do PT!O Congresso Nacional tem que trabalhar para o povo e para o Brasil.É para isso que os deputados foram eleitos!Aliás, como será que o Tiririca vai agir?

Reply

Ainda tá em tempo: chama a PF também, porque ela será necessária. Vai por mim!

Reply

Olha, não vai dar em nada, mas é engraçado ver como são umas antas mesmo. O Toffoli sem querer querendo vive ajudando a oposição.

Reply

Esta decisão do Ministro Gilmar Mendes poderá se tornar faca de dois gumes: de um lado poderá,em caso de descoberta das ilegalidades nas contas de campanha, cortar Dilma Rousseff da diplomação impedindo-a de tomar posse; e, por outro lado, se houver declaração de legalidade, cortar qualquer tentativa futura de acusação de fraude em suas contas eleitorais, prosseguindo com a diplomação e a consolidação da posse. Coronel Julio Lemos.

Reply

Os brasileiros estão sob forte pressão pela mídia que desinforma e pelo Judiciário, notadamente, o Ministro Gilmar Mendes que sem qualquer obediência ao ordenamento jurídico emite opinião politica , ou seja, contra o PT.

Reply