Sai hoje o apoio de Marina a Aécio.

Em conversa por telefone com a viúva de Eduardo Campos, Renata, na noite de segunda-feira, a terceira colocada da corrida presidencial, Marina Silva (PSB), comparou o apoio a Aécio Neves (PSDB) a um “caminho para a cruz”. Amanhã, a coligação que apoiou Marina vai anunciar a adesão ao tucano.

Segundo uma pessoa próxima a Marina, ela disse que, após ficar de fora do 2.º turno da corrida presidencial, “dois caminhos” a “levam para a cruz e um para o inferno”. A decisão entre ficar neutra, como fez nas eleições de 2010, ou apoiar Aécio seriam os dois rumos que lembram o sacrifício de Jesus Cristo. O “inferno” seria fazer uma aliança com o PT da presidente Dilma Rousseff.

Para aliados, depois dos ataques vindos da campanha petista no 1.º turno, tornou-se praticamente impossível apoiar a candidata à reeleição. Marina, que foi ministra do Meio Ambiente no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e filiada ao PT por mais de duas décadas, ficou profundamente magoada com os ataques dos antigos companheiros de sigla.

No domingo, em seu pronunciamento após o resultado da votação, Marina indicou que não ficaria neutra e que o brasileiro havia demonstrado nas urnas que não concordava mais com os rumos do atual governo.

Construção. Na terça-feira, a terceira colocada da disputa presidencial divulgou nota dizendo que os partidos de sua coligação - incluindo a Rede Sustentabilidade, legenda que teve o registro negado pela Justiça Eleitoral no prazo para que pudesse lançar a candidatura de sua idealizadora - vão “construir um posicionamento comum sobre a continuidade da disputa pela Presidência da República”. Distribuído pela página da Rede no Facebook, o texto afirma que as declarações de dirigentes e partidos que formaram a coligação “não refletem em nenhuma hipótese a opinião da ex-candidata” ao Palácio do Planalto.

Apesar de ainda não ter dado declarações oficiais e manter certo mistério sobre seu futuro político, Marina já decidiu pelo apoio a Aécio. Agora, ela tenta construir o que chama de “aliança programática” para que isso não pareça apenas um acerto de conveniência política. A ideia é criar convergências entre as propostas dela e as do tucano, pedindo pequenas alterações no plano de governo do PSDB.

Marina também não quer assumir sua posição publicamente antes de discutir o assunto com integrantes da Rede. A primeira reunião, com membros da Executiva, prosseguia até a conclusão desta edição. Outra conversa mais ampla está marcada para hoje.

Apesar de aliados mais próximos de Marina endossarem a aliança com o PSDB, o apoio ao tucano não é consenso na Rede, em especial na ala mais jovem do grupo. O mesmo tipo de divergência ocorreu no ano passado, quando a ex-ministra decidiu se filiar ao PSB e apoiar a candidatura à Presidência de Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em agosto. 

Marina vai procurar convencê-los, como fez naquela época, numa tentativa de chegar ao que chama de “consenso progressivo”. Em outra nota divulgada na terça-feira, a Rede afirmou que Marina está se dedicando “a ouvir e dialogar com seus pares para que, juntos, possam chegar a um consenso sobre qual posição tomar diante do cenário nacional”.

Pernambuco. Nesta terça-feira, uma comissão do PSB pernambucano liderada pelo governador eleito, Paulo Câmara, esteve em São Paulo para conversar com Marina. Após consultar Renata Campos, o grupo definiu que vai defender que a sigla apoie Aécio. A Executiva Nacional do PSB tem reunião hoje, em Brasília, para tomar uma decisão.

Câmara afirmou que levará a posição da viúva de Campos à Executiva, mas não quis declará-la em público na terça-feira, ao sair da casa de Marina. “Amanhã (hoje) vocês vão saber. De amanhã não passa”, desconversou.(Estadão)

11 comentários

chegou a hora de marina devolver aos petistas todo o péssimo tratamento que recebeu. não sei se essa adesão vai contribuir com muitos votos, mas qualquer voto é bem vindi, agora.

Reply

Companheiro das 8.16

O tratamento dispensado pelo PT foi cafajeste.

Reply

Se Marina se abstiver, está jogando o futuro do Brasil no lixo. A ditadura petista virá com toda força.

Reply

Chegou a hora de Marina se redimir com o povo brasileiro, foi inconsequente não dar seu apoio em 2010 para os 44% que queriam Serra. E mesmo se não a tivessem difamado, o politico tem que ter discernimento, saber avaliar a conjuntura de um País. Não há perfeição na política mas daí acreditar que somente ela, Marina, teria essa prerrogativa é chover no molhado. Se houver um filete de melhoria tenho que optar por esse. O Brasil não pode ficar sem Presidente. Espero que os seguidores de Marina pensem nisso.

Reply
Jurandir D'almeida mod

ESSA E A MANEIRA DE AGIR DO PT...

https://www.facebook.com/arnaldojabor1940/photos/a.405323772906241.1073741827.294709330634353/590372641068019/?type=1


A campanha de Dilma deixou claro que deseja a neutralidade do partido neste segundo turno.
Mas, se o PSB fechar apoio ao tucano Aécio Neves, a administração do governador eleito Paulo Câmara (PSB) receberá tratamento de oposição em caso de reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Reply

Marina vai ser AÉCIO pois ouve do povo que NEUTRALIDADE TAMBÉM É O INFERNO pela via mais covarde da rendição ao PT e o apoio DOS ELEITORES A AÉCIO se ela declarar, mesmo sem abrir seu voto é melhor e Aécio pode aproveitar para uma PROFUNDA ALTERAÇÃO DO PSDB com nova convenção para nova CARTA ORGÂNICA DO PARTIDO que mudaria seu nome e faria uma FUSÃO COM OUTRO PARTIDO abrindo aos políticos DO PMDB e MARINISTAS ao novo partido QUE PODE RECEBER NOVOS DEPUTADOS, o Bolsonaro pode entrar e outros combativos.

Aécio concordou com Marina com o fim das reeleições mas com coincidência total dos mandatos, o que reduz dois anos o mandato dos prefeitos e neste caso poderiam ter o direito especial a uma eleição PELAS NOVAS REGRAS pois foram eleitos para 4 anos e ficar 2 é ferir direitos adquiridos, precisa-se negociar com Haddad e outros eleição indireta deles por 3 anos para haver a coincidência. *** Eleição indireta não é ser eleito.

Reply

Um apoio magisral

Maria Corina Machado, ex-deputada venezuelana que perdeu o mandato por fazer oposição a Nicolás Maduro, escolheu seu lado nas eleições brasileiras. Impedida pela Justiça venezuelana de deixar o país, Corina enviou uma carta parabenizando Aécio pela ida ao segundo turno e declarando apoio à chapa tucana.

Por Lauro Jardim

Reply

Natural que a ala mais jovem não queira papo com o Psdb. Eles nasceram com o Real, mas viveram 12 anos em meio a mentirada petralha. Alguns acordaram mais cedo dessa matrix... outros estão demorando a acordar para a realidade.

Também acho que é muito bom para Aécio que Marina busque um programa comum. Isso passa cedibilidade a ele, e resgata um pouco da dela, a meu ver.

Mostra que ele está disposto ao diálogo, a melhorar onde for necessário e possível, mas sem os mesmos erros de Marina, que mudou seu programa ao sabor do vento e por entidades externas a política, como agentes do Itaú, bem diferente desse embate de idéias políticas.

O pecado de Marina será sempre não cortar os laços com o petralhismo. Se depois dessa ela não aprender, não vai pra canto nenhum. Além disso, se ela quiser garantir a criação do seu partido e o fim das perseguições políticas que vem ocorrendo, ela tem por obrigação se posicionar firmemente contra o desgoverno.

Reply

Continuo achando que tão dando muito "ibope" pra marina e que ela tá fazendo muito fru fru. A Onda anti Dilma e Pt é tão grande que se marina disser até que apoia Dilma, não mudará o destino desta eleição. Claro que ela não vai fazer isto.Mas se decidir ficar "neutra", sabe que estará acabada politicamente , pois nem mesmo seus eleitores ambientalistas vão acreditar mais nela..

Reply

Abra o olho,Marina, se não apoiar o Aécio também não apoie a Dilma Raposinha, pois ela te avacalhou muito durante o primeiro turno e se vc apoiá-la mais uma vez dirão que vc muda de opinião muito rapidamente e isso te marcará para sempre. Quando mudar de Opinião (isso é normal e todo o ser humano tem direito) explique porquê está fazendo isso, mas lembre-se de que só devemos mudar para melhor; para pior, nunca. Mudar para melhor é progresso, pois na mesmice ninguém chega ao progresso.
Quanto ao Aécio, ele vai ganhar, mas terá que reconhecer que não vai ser fácil governar, pois as abstenções, votos brancos e nulos chegaram em segundo lugar, portanto na frente dele.
Dilma acha que vc tirou votos dela e por isso te atacou. Tirou mesmo, mas se ela tivesse feito um bom governo teria sido vitoriosa em primeiro turno, já que como mencionei, as abstenções, votos em branco e nulos ficaram em segundo lugar. Então, quem mais tirou voto dela foi o próprio PT que decepcionou o povo com as falcatruas e a violência que assolou o país e ela não tomou medida nenhuma para conter a violência. Já Aécio diz que vai tomar atitudes caso ganhe e tem que tomar mesmo, pois essa é uma das promessas que ele terá que cumprir, já que como está não pode continuar, e é essa promessa dele que , assim como fez comigo, também fez com muita gente que não votaria em ninguém e acabou votando nele.
Para governar o Aécio terá que sair fora dos fisiologistas (principalmente do PMDB), pois só pensam neles mesmos, se transformando, assim, nos piores inimigos da nação. Aécio, pode até suprimir alguma coisa, mas terá que modificar ao código penal (é por isso, principalmente, que o povo está clamando) e dar ênfase à segurança pública, ao contrário do que a Dilma Raposinha faz, que é deixar tudo correr frouxo, pois para o PT sempre foi assim na base do quanto pior melhor. Espero que o Aécio entenda que a segurança pública é prioritária, pois nós, povo simples, não temos segurança que nos guarde, somos nós as maiores vítimas dessa violência toda, que Dilma insiste, pois só pensa nos direitos dos bandidos e dos menores bandidos, transformando-os, assim, nos piores bandidos. Já até ouvi de mães de menores bandidos que a culpa de tudo é das nossas leis, que não punindo os estimula a praticarem atrocidades e eles começam desacatando as famílias e depois vão para as ruas fazerem o que querem, não se submetendo a nada e falam isso até na cara das vítimas. A partir dos 16 anos a pessoa tem que responder pelo que faz, a Dilma é contrária a isso porque não são os filhos dela que morrem em assaltos ou qualquer outra violência e a família dela está bem guardada.
Eu culpo a presidente porque ela só fala defendendo os menores bandidos. Minha mãe criou 3 filhas ganhando salário mínimo e ninguém aqui em casa deu para bandido.
Por falar em violência, não vi interesse do PT em esclarecer a morte do ex-prefeito petista Celso Daniel.
Dilma Raposinha, quem te autorizou a gastar nosso dinheiro construindo porto em Cuba? Outro dia ouvi muita gente te criticar por causa disso. Entrei na conversa e disse que vc ainda pode levar o país a mesma realidade do seu amigo raposo Evo Meirelles, da Venezuela, e quando vir que a coisa está ruim fazer como ele e mandar o povo invadir e saquear as lojas e os supermercado para não responder pela própria culpa, até porque ninguém mais vai querer investir num país assolado pela violência, corrupção e rumo político equivocado ou errado propositalmente.
Quanto à bolsa-miséria que o governo federal diz que ampliou e que é uma conquista social não vejo como isso, mas vejo como clientelismo político - como se forcasse o povo a te eleger. Sugiro ao Aécio que transforme mesmo essas bolsas em conquistas sociais e isso só se dará quando o povo ganhar a ajuda financeira e estudar "de verdade" e quando se formar ter um mercado de trabalho que lhe dê emprego. Pare de mentira, Dilma, até os mais pobres sabem que vc mente e te criticam.
Nosso país tem tudo para ser dos maiores do mundo e é tão rico que vocês roubam e roubam e ele continua rico.

Reply

Lembro que quando Marina tentou
aprovar a Rede no congresso ela
foi tratada a pontapés pelos petralhas. Marina, lembras de quem te apoiou?

Reply