Dilma mente que demitiu diretor corrupto da Petrobras. Conforme ata, ele renunciou debaixo de elogios da presidente.

Documento oficial da Petrobras põe em xeque o discurso adotado pela presidente Dilma Rousseff, nos últimos dias, sobre as circunstâncias em que o ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa deixou o cargo. Ao declarar que combate os malfeitos, Dilma sustenta que demitiu Costa em 2012. Ata da reunião que escolheu o sucessor de Paulo Roberto Costa na Diretoria de Abastecimento traz, no entanto, uma versão diferente. 

No documento, os representantes do governo no Conselho de Administração da Petrobras não só registram que foi o diretor quem renunciou ao cargo como ainda fazem questão de elogiar a atuação de Costa na cúpula da estatal. 

A ata resume a reunião do Conselho de Administração do dia 2 de maio de 2012, presidida pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Registrado na Junta Comercial do Rio no dia 16 do mesmo mês e publicado no Diário Oficial do estado no dia 28, o documento diz que todo o conselho concordou em registrar em ata elogios ao desempenho do mesmo diretor que, agora, a presidente diz ter demitido.

“O presidente do Conselho de Administração, Guido Mantega, em face da renúncia do diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa, submeteu o nome do senhor José Carlos Cosenza, indicado pela presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, para substituí-lo”, informa a ata. Aprovado o novo nome para a direção da Petrobras, a ata registra: “Outrossim, determinou o registro dos agradecimentos do colegiado ao diretor que deixa o cargo, pelos relevantes serviços prestados à companhia no desempenho de suas funções”.

CORRUPÇÃO REVELADA EM DETALHES
Preso na Operação Lava-Jato, Paulo Roberto Costa fechou um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal, homologado pela Justiça. No acordo, Costa se comprometeu a revelar detalhes sobre esquema de corrupção na Petrobras. Ele já prestou cerca de cem depoimentos. Não só apontou o envolvimento de empreiteiras como indicou partidos e políticos que eram beneficiados pelo pagamento de propina a partir de contratos com a Petrobras.

Num dos depoimentos, como revelou O GLOBO, o ex-diretor contou que recebeu US$ 23 milhões, em contas na Suíça, de apenas uma empreiteira. O dinheiro era de propinas que ele recebeu sem que o doleiro Alberto Youssef, outro acusado no esquema de corrupção, ficasse sabendo.

No último domingo, durante o debate na TV Record, para rebater os ataques de Aécio Neves (PSDB) em um pedido de resposta, Dilma declarou que demitira Costa e que, em seu governo, a Polícia Federal fez as investigações que culminaram na prisão dos envolvidos na Operação Lava-Jato. Os adversários não chegaram a questionar a presidente Dilma sobre o fato de que não cabe ao presidente da República nomear ou demitir diretores da Petrobras.

— Na verdade, uma coisa tem que ficar bem clara! Quem demitiu o Paulo Roberto fui eu. E a Polícia Federal, do meu governo, foi quem investigou todos esses malfeitos, esses crimes e ilícitos. Eu sou a única candidata que apresentou propostas concretas de combate à corrupção, principalmente contra a impunidade, como, por exemplo, tornar o crime de caixa dois crime eleitoral — disse Dilma, durante o debate, sem fazer menção aos agradecimentos que o Conselho de Administração fez a Costa.

Participaram da reunião do Conselho de Administração, além de Mantega, os conselheiros Francisco Roberto de Albuquerque, Jorge Gerdau Johannpeter, Sergio Franklin Quintella, Silvio Sinedino Pinheiro, Josué Christiano Gomes da Silva — candidato ao Senado em Minas Gerais pelo PMDB —, a presidente Graça Foster, e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

CAMPANHA REAFIRMA QUE DECISÃO FOI DE DILMA
Nos últimos dias, a presidente Dilma tem atacado a candidata do PSB, Marina Silva, taxando-a de “mentirosa” por ter declarado que votou a favor da aprovação da CPMF. Mostrando checagem feita pelo GLOBO e que desmentem Marina, Dilma tem colado na adversária a pecha de mentirosa. “É muito importante que as pessoas assumam o que fazem. Errar é humano, mas mentir é desvio de caráter”, atacou Dilma anteontem. ( O Globo )

9 comentários

Coronel, repare que nos estados em que o pt está perdendo de lavada, seus bandidos de estimação iniciaram distúrbios como tiroteios, queima de ônibus e arrastões, na tentativa de reverter ou melar as eleições. Rj, sp, ma, etc.

Reply

A Rainha de Copas está ROUCA de tanto mentir!!

Reply

bem, o Aécio está repleto de acusações contra dilma neocomunista vana para o debate de hoje. tem que jogar na cara, logo de saída ! ficar constantemente cobrando essas falcatruas nas perguntas. do início ao fim. nada de perguntar qual seu plano de governo. não ! pergunta sempre sobre falcatruas ! please, Aécio ! "taca-lhe pau Aécio" "taca-lhe pau! taca-lhe pau" !

Reply

Eu sou capaz de ir na porta da Globo beijar o pé do candidato que tiver coragem de desmascarar duas ou três mentiras da Dilma na cara dela e perguntar olhando no olha da canalha: PORQUE VOCÊ MENTE TANTO PARA O POVO dona DILMA?

Vai que é tua AÉCIO!

Reply

Coronel,

Essa pergunta elege o Aécio:

"Senhora candidata, no último debate a senhora disse que demitiu, mandou embora o Paulo Roberto Costa, por estar envolvido em esquema de corrupção na Petrobras. Em documento oficial, a Petrobras afirma que Paulo Roberto Costa pediu demissão, renunciou e ainda foi elogiado por seus trabalhos. A senhora mentiu?”

Por favor faça chegar a direção da campanha.

Abraços,

Faísca

Reply

O problema é que na hora ela deveria ter sido desmentida por Aécio ou por Marina, mas os assessores dos candidatos parece que só estão ali pra levar cafézinho.

Reply

Eu quero abrir a CAIXA PRETA do Bndes.
Aécio neles!

Reply

Dilma VTNC!!!! Mentirosa, cinica, rato vermelho!

Reply

E Dilma mente descaradamente. Nós temos uma insana na presidência da república.

Reply