
Como um deputado federal mais votado, governador duas vezes com votações históricas, recordista em votos como senador, saindo dos seus governos com aprovações acima de 90% não está liderando com folga a eleição presidencial no seu estado, que teve um memorável JK e que desde o mártir Tancredo não tem um candidato ao posto maior da política nacional?
Esta é a pergunta que o Brasil todo está fazendo para Minas Gerais, para os mais de 15 milhões de eleitores mineiros e mineiras que neste momento estão imolando o seu maior nome na política e condenando o resto do Brasil a mais quatro anos de aventuras e desventuras.
Minas Gerais, tão admirada por sua inconfidência, está exercendo, neste momento, o papel de Joaquim Silvério dos Reis Montenegro Leiria Grutes. Mineiro traindo mineiro? Mineiro traindo brasileiro? Mineiro traindo a própria história? Mineiro traindo o futuro do pais? Ou será que tudo isto é apenas uma idiossincrasia do "Ser Mineiro", como eternizou Carlos Drummond de Andrade em poesia e que nada será como hoje, amanhã?
Ser Mineiro é não dizer o que faz,
nem o que vai fazer,
é fingir que não sabe aquilo que sabe,
é falar pouco e escutar muito,
é passar por bobo e ser inteligente,
é vender queijos e possuir bancos.
Um bom Mineiro não laça boi com imbira,
não dá rasteira no vento,
não pisa no escuro,
não anda no molhado,
não estica conversa com estranho,
só acredita na fumaça quando vê o fogo,
só arrisca quando tem certeza,
não troca um pássaro na mão por dois voando.
Ser Mineiro é dizer "uai", é ser diferente,
é ter marca registrada,
é ter história.
Ser Mineiro é ter simplicidade e pureza,
humildade e modéstia,
coragem e bravura,
fidalguia e elegância.
Ser Mineiro é ver o nascer do Sol
e o brilhar da Lua,
é ouvir o canto dos pássaros
e o mugir do gado,
é sentir o despertar do tempo
e o amanhecer da vida.
Ser Mineiro é ser religioso e conservador,
é cultivar as letras e artes,
é ser poeta e literato,
é gostar de política e amar a liberdade,
é viver nas montanhas,
é ter vida interior,
é ser gente.
nem o que vai fazer,
é fingir que não sabe aquilo que sabe,
é falar pouco e escutar muito,
é passar por bobo e ser inteligente,
é vender queijos e possuir bancos.
Um bom Mineiro não laça boi com imbira,
não dá rasteira no vento,
não pisa no escuro,
não anda no molhado,
não estica conversa com estranho,
só acredita na fumaça quando vê o fogo,
só arrisca quando tem certeza,
não troca um pássaro na mão por dois voando.
Ser Mineiro é dizer "uai", é ser diferente,
é ter marca registrada,
é ter história.
Ser Mineiro é ter simplicidade e pureza,
humildade e modéstia,
coragem e bravura,
fidalguia e elegância.
Ser Mineiro é ver o nascer do Sol
e o brilhar da Lua,
é ouvir o canto dos pássaros
e o mugir do gado,
é sentir o despertar do tempo
e o amanhecer da vida.
Ser Mineiro é ser religioso e conservador,
é cultivar as letras e artes,
é ser poeta e literato,
é gostar de política e amar a liberdade,
é viver nas montanhas,
é ter vida interior,
é ser gente.
37 comentários
a decantada inconfidência mineira falava em liberdade mas no seu projeto de constituição não havia a mínima referência a libertação dos escravos
ReplyO resultado em Minas é trágico para Aécio. É sua principal bandeira, e sem ela sua campanha ficou muito enfraquecida. Sei que o Coronel não gosta desses comentários, mas isso pode ser o resultado de Aécio pegar leve com o PT nas últimas eleições. É preciso virar esse jogo com urgência.
ReplyO mais grave....é que aqui em jundiaí não tem propaganda do Aécio.
ReplyNas ruas só tem cavaletes da Dilma e Maria...assim não dá deputados do PSDB!!!!!
Inacreditável!
ReplyOs padres católicos não alertarão do perigo?
Idem, os pastores evangélicos? Evidentemente, não mandarão votar, mas ambos têm dever de consciência de precaverem dos perigos de elegerem comunistas e tais eleitores se comportarem como novos Judas Iscariotes -
lamentável que os mineiros estejam preferindo votar em declaradas comunistas Marina e Dilma - prejudicando Aécio, ambas de regime que odeia o cristianismo de modo geral, em particular a Igreja católica!
Que bando de traíras!
Assim, deixando de lado o Aécio, sendo uma traição sem medida à tradição católica do Estado, menos os da vermelha Teologia da Libertação; mesmo dos evangélicos, muitos dos quais estão apoiando os comunistas, como a "evangélica" vermelha IURD-Edir Macedo, que é base do governo PT!
Sou Mineiro, voto no AÉCIO desde sempre. Achar quer ele não tem voto em minas é abusar do pessimismo. A campanha foi fraca não serviu para lembrar que ele é candidato. Ma hora da urna vai dar Aécio, pode escrever.
ReplyO desempenho do Aécio em SP, MG e RJ é sofrível. Coronel, está difícil defender o voto em Aécio por aqui. Oposição no Brasil sofre. Por isso todos são governistas.
ReplyNão dá para entender realmente, na eleição passada em seu estado, SP levou José Serra para o segundo turno teve uma boa votação aqui mais do que a petralhada, não dá para entender os mineiros dando de bandeja o estado para os ratos no governo do estado e provavelmente uma votação ridicula para o Aécio...
ReplySao inacreditáveis os resultadaos das pesquisas dos institutos sustentados pelo dinheiro da Petrofurtos do PT. Se forem verdadeiros é o fim do mundo. Decadencia. Minas já não há!
ReplyEu ia falar de l932, mas....deixa pra lá. De que adianta um Tiradentes como exemplo? Eles só se preocupam 'intra-muros'. É por aí.
ReplyLilyane
Há oposição neztepaíz?
ReplyÓbvio que não.
O psdb teve doze longos anos para para tirar os petralhas e alugados do poder, com farta munição de escândalos não faltaram.
E o fizeram só levemente e em tempo de eleição é que vem a público dar algumas pinceladas sobre tias "malfeitos", quando na verdade era para ser cobrado diuturnamente e de noite também (madame satã).
Não se faz politica e bate em casca grossa, ainda mais, contra os 'donos' do poder, com punhos de renda e luvas de pelica.
ReplyO mineiro é um cabra manso, quietinho, desconfiado e muito fiel aos seus.
Vamos confiar na virada!
Só o que tenho dito é: "estas pesquisas não fazem o menor sentido".
ReplyE não fazem mesmo!
Parece que o PT está tentando, via pesquisas, tornar a eleição favas contadas e mero ato homologatório do que os institutos propagam.
Toda eleição as pesquisas começam longe da realidade, mas começam a convergir para esta conforme aproximam-se as eleições.
Este ano não será diferente!
Aécio estará no 2° turno, Dilma terá os 30% costumeiros do PT, e Marina não fará mais que 20%.
Anotem e me cobrem depois!
Lanterna.
22 de setembro de 2014 09:35
ReplySe a campanha é fraca cabe os mineiros tomar as rédeas e mostrar aos demais brasileiros que Minas é Aécio, em nada vai acrescentar mostrar nas urnas.
Que os mineiros mostrem que pão de queijo é pão de queijo e que Aécio é Aécio.
Pedindo coerência por parte do eleitor brasuca, CEL? Sem chance. Do eleitor brasuca espero sempre o pior e jamais me engano. No caso do eleitor mineiro parece que a traição é a vocação. Na eleição perdida pelo Serra bradavam que era a vez de Minas e traíram o Serra porque exigiam o Aécio candidato. Agora que têm o Aécio a vocação para trair os leva a trair ... o Aécio. Enquanto isso o Brasil vai se transformando numa Brasilzuela.
ReplyMinas é um caso a parte,só para vocês entenderem,Aécio com a ida para o senado ficou mais ausente do dia dia do mineiro,já o governador tucano lançado por Aécio e hoje candidato ao senado ganha disparado do filho do ex presidente José Alencar, por sua vez o candidato tucano ao governo de minas Pimenta da Veiga está com mais dificuldades porque estava fora da mídia à muito tempo seu último cargo politico terminou em 2003 quando foi deputado depois se afastou para cuidar de seu trabalho agora que ele está sendo conhecido e o povo está com um pouco de dificuldades para ligar seu nome ao do Aécio sem falar que muitos eleitores confundem os nomes (Pimenta PSDB) (Pimentel PT) Quanto ao Aécio aquí é imbatível podem apostar. VOTO 45
Reply22 de setembro de 2014 09:57
ReplySei não, as informações que tenho dizem o contrário. Aécio está subindo... Vamos esperar
os mineiros estão queimando Aecio...
Replyacho que ainda irão pagar caro por isso...
Só quero dizer ao Stédile, Leonardo Boff, CIMI, Teologia da Libertação, Igreja Católica que, estejam preparados para quando os vermelhos ganharem as eleições vai acabar a mamata. Hoje e durante alguns anos vocês estão sendo usados, são os idiotas úteis.
ReplyOlhem para o passado e se lembrem o que os vermelhos fizeram com as igrejas e com os cristãos. Vejam lá, no Oriente, o que os vermelhos radicais estão fazendo com os cristãos. Não custa avisar. Não peçam ajuda da população depois que a casa cair. Eu, como cristão, não irei cerrar fileiras para defender as Igrejas, posto que estou assistindo e alertando o apoio que as Igrejas estão dando à Onda Vermelha.
Coronel, com todo o respeito esse tipo de questionamento agora não leva a lugar algum. Ou acreditamos ou jogamos a toalha. Tenho certeza que o Presidente Aécio (EU ACREDITO!) está agindo para mudar essa situação. Temos de ficar ao seu lado sendo firmes e objetivos. A força está conosco!
ReplyComo diz o velho e batido ditado: cada povo tem o governo que merece. Então seja feita a vontade do povo, efiem o Brasil no rabo. Depois, quando tudo degringolar de vez curtam a diarréia.
ReplyOutro ditado: A voz do povo é a voz de Deus, só que, às vezes o diabo fala mais alto, ele vem travestido com ar beato, falando manso e demostrando fraqueza. Todo cuidado é pouco.
Ainda é tempo de reagir.
AÉCIO PRESIDENTE.
Brasília tb. Não há envolvimento do PSDB na campanha de Aécio. LAMENTÁVEL!
ReplyNo passado os mineiros traíram os paulistas e os brasileiros. Hoje, evoluíram, estão traindo os próprios mineiros na figura de Aécio Neves. Que pena.
ReplyNão esqueçam que na terra da Inconfidência Mineira, os insurgentes foram traídos pelo Joaquim Silvério dos Reis...
ReplyTraição existe...
Pena que o único comentário que fiz perguntando qual a verdadeira razão do mineiro rejeitar o Aécio Neves, e deve existir, pelo que está acontecendo não foi publicado. Já que é um povo tão esclarecido e decantado por muitos (todos mineiros?) por aqui a verdade deveria vir a tona.
ReplyEu sou mineira, e não sou traíra. Nunca votei no PT e nunca vou votar. Pode ser PT1 (Dilma) ou PT2 (Marina/Osmarina). Mas tem uma coisa que é de doer aqui: os professores. Sempre reclamam, e do PSDB, reclamam de modo mais especial. Que vota no Aécio é um gato pingado ou outro. Entretanto, como a campanha do Aécio vem sendo sistematicamente boicotada (com isso somem verbas etc), acredito que essas pesquisas tenham seguido essa cartilha para levar o eleitor à conclusão de que, se ele não é bem votado nem na terra dele, por algum (péssimo) motivo há de ser. Boicote, puro e simples.
ReplyPara quem acha que pode contar com a Igreja Católica (eu sou católica) para varrer os petralhas, não tenha muita esperança. No debate transmitido pela TV Aparecida, nas palavras de uma pessoa confiável que ali estava, os bispos gesticulavam satisfeitos ora quando a Dilma (principalmente) falava, ora quando falava a Marina. Deu para ver que uns poucos se perfilavam com o Aécio. É a CNBB vermelha. Padre comunista - o que por si só são condições excludentes. Com razão Bento XVI e o saudoso e querido João Paulo II: não dá para ser cristão e ser comunista a um só tempo.
ReplyNa folha tem uma coluna do jornalista Luis Fernando Vianna, que sem atacar, retrata muito bem o que é a campanha do Aécio Neves.
ReplyConcordo com o anôn. das 11,36 de religiosos darem apoio a comunistas, e quando dominarem ao todo o poder, meterão o pé no rabo deles todos e ainda os chamarão de idiota-úteis, ninguém os mandou serem otarios e servirem de nossos capachos!
ReplyNão esqueçamos que os comunistas são SATANISTAS BARRA-PESADA!
Dizem as más línguas que os mineiros não votam no Aécio, pois sabem que depois que toma posse transfere seu gabinete para os bares do Leblon e Ipanema.
ReplyHOJE A CAMPANHA ESTÁ BOMBANDO EM MG! OS DEPUTADOS FORAM PARA A RUA COM MATERIAL PEDINDO VOTO PARA PIMENTA E AÉCIO! a PROPAGANDA NA TV TAMBÉM ESTÁ AGORA FORTÍSSIMA! TODOS BATENDO NO PIMENTEL DO PT E CIA!
ReplyA ONDA DA RAZÃO OU DA VIRADA ESTÁ AÍ! AÉCIO GANHARÁ EM MG E MARINA ESTÁ DESIDRATANDO... ACHO QUE DARÁ DILMA E AÉCIO COM CERCA DE 40% E OSMARINA COM 20%. O SUFICIENTE PARA GARANTIR O SEGUNDO TURNO...
Gambá
Não considero os Mineiros Traíras,apesar do episódio de 1932 com os Paulistas!!Muitos bons políticos vieram de MG,como o saudoso JK e Tancredo Neves.O problema é que a campanha do Aécio está fraquíssima,e sequer consegue colar Tancredo Neves à ele,Aécio.Outro erro foi indicar um candidato ao governo Mineiro desconhecido da população.São erros atrás de erros,que podem culminar com a vitória da Marina,ou Deus nos livre,dilma...
ReplyFiquem tranquilos Aécio ganha aqui em minas com folga . Viajo pelo estado inteiro e só da Aécio principalmente no interior. Aécio no segundo turno . Aqui ele não perde .
ReplyFiz a mesma pergunta a um amigo mineiro, que me respondeu: “Quando governador, Aécio tomou medidas técnicas administrativas e financeiras, altamente necessárias e corretas, que mexeram na vida de muita gente. Foi uma reforma que alavancou MG. Assim sendo, como em toda reforma, em alguns casos tais medidas necessárias foram revestidas de um certo e suposto ar de autoritarismo. Como em todas reformas geram-se descontentamentos, devidos as mudanças radicais elas se tornam impopulares e ainda mais quando mexem, por exemplo no: horário do ponto de frequência, local de trabalho, cortes de bonificações, metodologia na contratação de pessoal, aposentadorias etc. Sua equipe de governo era muito boa tecnicamente mas muito ruim politicamente. Em seu mandato, até agora, não houve insinuação e nem comprovação de roubo e/ou desvio de dinheiro em benefício próprio ou de gente de seu partido. É bom deixar claro que, quando governador, era opositor ao PT e similares. Elegeu um de seus técnicos (Anastásia, hoje candidato ao Senado), ao governo de Minas e que deu continuidade, como prometido em campanha, às reformas iniciadas. Aqui o desgaste foi grande para o partido, porque se antes havia um pouco de habilidade política agora quase não existia e, o pior, o novo governador não tem carisma e não é populista no bom sentido. Ele promoveu alterações na COPSA, CEMIG e BMG, privilegiando seus pares criando cabides de emprego e danos administrativos, o que levou ao sucateamento destas empresas ao ponto de terem que aumentar as tarifas pagas pela população e indústria, principalmente a conta de luz. Anastásia é um tecnocrata que gosta de festas e se apresenta ao público com pessoas de classes econômicas abastecidas. Não falava com o povão, faz isto só agora para atrair os eleitores e isto aqui não passa em branco. Aécio, o político (como governador e/ou senador), está longe do que foi o Tancredo do qual, até agora, parece que só herdou o sobrenome Neves e isto não basta. Falta- lhe carisma de líder político; só vontade não convence aos eleitores. No senado, ele teve pouca participação e no seu partido teve que lutar, brigar, compactuar interesses para ser candidato à presidência da república. Então, o partido lançou a sua candidatura porque não tinha um nome de expressão nacional (ainda que pouca) e não queimado politicamente, e o Aécio tinha este perfil. Aqui em MG os eleitores avaliam todos estes aspectos, o que torna a eleição mais difícil. Estes fatos estão sendo explorados habilmente pela oposição (PT) e o Pimentel fez, como prefeito, uma gestão não tão ruim no seu governo e é mais político e popular. Difícil a retomada do Governo mineiro mas, quem tem a máquina administrativa nas mãos tem uma grande força aliada. É aguardar para vermos! Eu voto nele sim e espero que vá para o 2º turno!”
ReplyQuem acompanhou a última eleição em que aquele batuqueiro Netinho de Paula estava já com a mão no mandato de Senador. Já tinha mandado até fazer o terno para a posse, pois as pesquisas compradas destes picaretas já davam como favas contadas. O que aconteceu? O Aluizio Nunes,hoje candidato a vice de Aécio Neves se tornou o nosso Senador. Esperemos que a mineirada e os paulistas abarrotem as urnas em nome do melhor candidato: Aécio Neves e expurguem essa canalha que tomou o País de assalto.
ReplyCoronel, vamos lembrar aos nossos eleitores a vitória do Aluísio para o Senado nas últimas eleições, onde o "afro descendente" e batuqueiro Netinho de Paula, que quebrava a cara da mulher, já estava eleito pelas pesquisas. Na apuração foi só alegria nossa. Hoje, infelizmente, ainda é vereadorzinho por São Paulo e que se dê por satisfeito.
ReplyNão acredito em pesquisas.
ReplyMas, se for assim, que decepção. Não esperava isso dos mineiros. Será a proximidade com os paulistas?
Ainda irão tomar vergonha na cara?
Que dúvida.
Mariana
22 de setembro de 2014 19:09
ReplyResumindo, pode-se concluir que os mineiros são criteriosas em suas escolhas e análises mas preferem corruptos e ladrões desde que esses sejam populistas.
Espero que criem juízo até o dia 5 de outubro.
Aécio Presidente é 45!