E segue a baixaria entre as companheiras.

O comando da campanha da presidente Dilma Rousseff vai ampliar a tática de colar na adversária do PSB, Marina Silva, o rótulo de “candidata da elite” tutelada por “banqueiros”. A estratégia foi decidida após pesquisas analisadas pelo PT indicarem que os ataques têm surtido efeito e lançam dúvidas no eleitorado sobre a viabilidade da candidata de governar o País.

Encomendadas pelo marqueteiro João Santana, as pesquisas qualitativas - que avaliam impressões dos eleitores - indicaram que banqueiros são vistos como “vilões” não apenas pelos mais pobres, mas também pela nova classe média. É com base nesse diagnóstico que o PT quer desgastar Marina. A ordem no comitê da reeleição é associar a ex-ministra do governo Lula a uma mulher que fala uma coisa e faz outra. 

“Eu não criei ‘bolsa banqueiro’ e também nunca recebi ‘bolsa banqueiro’. Não recebi e não paguei”, disse Dilma, nesta quarta-feira, 10, no Palácio da Alvorada, em resposta a Marina. No dia anterior, a candidata do PSB disse que o governo petista criou a “bolsa empresário”, a “bolsa banqueiro” e a “bolsa juros altos”. 

Marina fez a declaração ao reagir a um comercial da campanha de Dilma, que atacou a proposta de autonomia do Banco Central. O vídeo sugere que a candidata do PSB é e será submissa aos banqueiros, se for eleita. A socióloga Neca Setubal, herdeira do Banco Itaú, é coordenadora do programa de governo de Marina. 

A campanha de Dilma bate na tecla de que, com a autonomia do BC e a redução do papel dos bancos públicos - sugeridas pela plataforma do PSB -, programas sociais como o Minha Casa Minha Vida serão atingidos. O argumento é o de que, com a fórmula sugerida por Marina, o governo não subsidiaria mais esses programas e a prestação da casa própria ficaria mais alta. 

“Esse povo da autonomia do BC quer o modelo anterior: um baita superávit, aumentar os juros pra danar, reduzir emprego e reduzir salário. Porque emprego e salário não garantem a produtividade, segundo eles. Eu sou contra isso”, disse Dilma. 

Após dizer que quer ouvir todos os setores na campanha, “incluindo os bancos”, a presidente voltou ao ataque. “Agora, entre isso e eu achar que os bancos podem ser aqueles que garantem a política monetária, fiscal, cambial, vai uma diferença”, disse. “Quando a gente tem o mandato do povo, a gente tem de respeitar as relações de poder expressas na Constituição.”

Consequências. Em conversas reservadas, coordenadores da campanha de Dilma dizem que a estratégia de ataque a Marina também pode amenizar os efeitos do escândalo envolvendo as denúncias do ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa. 

Entretanto, a blitz contra a ex-ministra não é consenso no PT. “Não se pode tratar a Marina assim”, afirmou o ex-deputado petista Paulo Delgado. “A Dilma se esquece de que a Carta ao Povo Brasileiro foi escrita a pedido do (Olavo) Setubal, do Itaú”, emendou, em referência ao documento divulgado em 2002, na vitoriosa campanha de Luiz Inácio Lula da Silva, para acalmar o mercado. “Devemos falar de nossas propostas, e não atacar Marina”, disse o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), um dos “bons políticos” que a candidata do PSB quer ter como aliado em um eventual governo. (Estadão)

10 comentários

a candidata dos empreiteiros dando de lenha na candidata dos banqueiros...

Reply

Coronel,
as hienas estão famintas.

Reply

Infeliz é a nação cujo modelo de "bom político" é um panaca feito Suplicy.

Reply

Não se preocupem! É só uma briga entre as gêmeas de Lula pelo último pedaço de bolo com recheio de banqueiro. Já, já 'papito' coloca ordem no galinheiro.

Reply

Chama o homem da carrocinha!!!

Reply

A Dilma contra a Marina no segundo turno vai triturar a seringueira, o PT vai dar um jeito de destruí-la.
O único candidato que ganha da Dilma é o Aécio, pois corre em linha oposta e tem propostas, preparação e equipe.
A Marina é vazia, não sustenta mais 2 meses de campanha.

Reply



Eu concordo, Marina é ôca, se tivéssemos mais 1 mes de campanha Aécio tomaria o seu lugar, olha se não vai tomar em 5 de outubro.
Nessa briga das cachorras pode sobrar muito eleitor para Aécio.

Reply

...quem vota em marina acha q estah "fazendo diferente"!

Reply

Com todo respeito se a candidata Marina for eleita, em menos de seis meses de atuação o povo brasileiro irá dizer que era feliz e não sabia haja vista que trocará seis por meia dúzia,na mdedida em que nem uma nem outra reunem condições para administrar CONDOMÍNIO EDILICIO, quanto mais um país. Mas a cultura do brasileiro por ser por demais tacanha, talvez façam a permuta inutil.

Reply

Nesta brica de cachorras loucas Tô fora.

Reply