Estadão antecipa Ibope com Marina surfando "onda de proporções havaianas".

Segundo o analista de pesquisas José Roberto de Toledo, do Estadão, vem aí um Ibope encomendado pelo jornal (sai hoje no final da tarde) onde ele assegura que Marina Silva estará no pico de uma grande onda. Leia abaixo.

Há data e hora marcados para todo mundo ficar sabendo o que a turma diferenciada já vislumbrou desde suas coberturas: a candidatura de Marina Silva (PSB) está surfando uma onda de opinião pública de proporções havaianas. Será nesta terça-feira, às 18h, quanto o Estadao.com divulgar a pesquisa Ibope que está em campo. O que ninguém sabe é quão longe a onda vai chegar.

Por força da legislação eleitoral, o eleitor indiferenciado só tem acesso às pesquisas registradas pelos institutos. A divulgação dos números de pesquisas não registradas e das sondagens telefônicas diárias é punível com multa alta pela Justiça eleitoral - para jornal, jornalista e instituto. 

A lei provocou um oligopólio informativo dos mais excludentes. Uma quantidade anormal de pesquisas foi encomendada mas não divulgada desde a morte de Eduardo Campos e a assunção de Marina. Só candidatos, partidos e operadores do mercado financeiro já conhecem os resultados - e estão assombrados.

As mudanças são diárias e na mesma direção. Indicam uma tendência que vai além do impacto emocional provocado pela morte de Campos e de seus auxiliares. A tragédia foi o despertador do público para a eleição, mas não só. Também catalisou um sentimento difuso de insatisfação com a política, com a polarização PT x PSDB. Ambos correm risco de afogamento, mas os tucanos foram pegos primeiro, em local mais fundo.

O "swell" Marina tem origem na mesma tempestade que causou as turbulências de junho de 2013. Uma sensação coletiva de que é preciso mudar, mas não se sabe bem como nem o que. Ao se reconhecer no outro, a inquietude individual se espalha e se multiplica em muitas direções, com efeito potencialmente devastador quando chega à praia. A praia pode ser a urna.

Ou não. Em 2002, a onda Ciro Gomes quebrou antes do tempo e derrubou o presidenciável de sua prancha eleitoral. Dez anos depois, o fenômeno Celso Russomanno parecia irrefreável rumo à cadeira de prefeito paulistano, mas se desfez tão rapidamente quanto surgiu. Ambos se autoimolaram. O cearense destratou um ouvinte numa entrevista; o outro sinalizou que quem mora longe deveria pagar mais caro pelo transporte público.

Pelo histórico, Marina é também o pior inimigo de Marina. Saiu do governo Lula ao não conseguir fazer o que queria. Saiu do PT quando não viu o futuro que almejava para si. Saiu do PV ao não alcançar o controle que pretendia. Saiu do projeto da Rede sem criar um partido onde 32 outros conseguiram. Mal entrou no PSB, já provocou saídas. Não é exatamente uma agregadora. 

Mas é em momentos de insatisfação coletiva que personalidades disruptivas encontram a sua chance. A onda é de Marina, e os adversários não a enfrentarão de peito aberto. Subirão onde der e, olimpicamente, torcerão para que faça espuma logo.

Dilma Rousseff (PT) tem mais chance de escapar à correnteza do que Aécio Neves (PSDB), mas não está a salvo. Ela se equilibra no saldo de popularidade que, segundo o Ibope, mantém em ao menos 15 estados, mas com grande variância: do pico de 51 pontos no Piauí a rasos 5 pontos em Santa Catarina. 

O lugar mais difícil para a presidente se manter no seco é o Sudeste. A popularidade de Dilma está soçobrando nos maiores colégios eleitorais: tem saldo negativo de 19 pontos em São Paulo, de 11 no Rio de Janeiro e de 1 em Minas Gerais.

Pergunte aos acreanos. Lula diz que Marina foi candidata a presidente em 2010 porque não se reelegeria senadora no Acre. Presidenciável, ela acabou em 3º lugar no próprio Estado. José Serra teve lá o seu melhor desempenho no país. No Acre, seria eleito presidente no primeiro turno.Ninguém é governado há mais tempo por petistas do que os acreanos: 16 anos. Lá, Marina e PT têm mais em comum do que em qualquer outro lugar.

20 comentários

nada mais miserável do que obter sucesso no vácuo de uma morte...

Reply

Marina vai fazer água, logo logo. Muito chata, pior que ela só a Dilma sargentona.

Reply

Cel

O inimigo é o PT, mas eu não votaria na Marina, de nenhuma forma. Só voto no 45!

Reinaldo Azevedo escreveu um excelente texto a respeito. Abaixo título e link.

POR QUE JAMAIS VOTARIA EM MARINA SILVA — NEM QUE ELA VIESSE A DISPUTAR O SEGUNDO TURNO COM DILMA. OU: VOO CEGO DE UM AVIÃO SEM DONO

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/por-que-jamais-votaria-em-marina-silva-nem-que-ela-viesse-a-disputar-o-segundo-turno-com-dilma-ou-voo-cego-de-um-aviao-sem-dono/


Chris 45/SP

Reply

No passado um " intelectual" repórter queria ouvir de Marina que sua origem e cor seria motivo de descriminação dentro e fora do Pais, a resposta de Maria foi: "Muito pelo contrario, minha origem e cor veio sempre em meu favor"
Esse é o Brasil onde os intelectuais da imprensa adoram dizer que as pessoas humildes e de cor são descriminadas seguindo na marca o salvador Lula, que sempre pousou como "operário sofrido, pobre sem estudo mas como único de governar o País.

Reply

Coronel,

Não li o texto do RA, mas tenho posicionamento semelhante a Chris45/SP 07:55.

Vou mais longe: estou empenhado em "roubar" 8 votos(Classe C)da Dillma e transferir para a Marina. Por que?? Ou votam na Dillma ou na Marina, pois não votam PSDB.

Fazer o que?? dos males o menor.

O inimigo é o PT!!

JulioK


Reply

Como disse a minha secretária...Marina é Vampira...cresceu na morte de Eduardo.

Reply

Anônimo 08:47


Além de vampira, Marina a messiânica petralha também é gigolô de defunto.

Tornou-se conhecida com a morte de Chico Mendes, e agora quer apoderar-se dos votos de Eduardo Campos.

FORA MARINA!
FORA DILMA!

VOTE AÉCIO NEVES PRESIDENTE 45!


Chris 45/SP

Reply

Marina lunática, sonhática, messiânica e mognânima terá o fim de todos os pés de barro, ou seja, na própria lama de que é feita.

Reply

Marina é fogo de plana,já tem campanha forte nas ruas contra ela,no sentido de esclarecimento dos menos avisados.Marina não tem partido e já rachou o PSB,falta o trabalho de apoio partidário,material de propaganda,tem pouco tempo no horário gratuito,não diz coisa com coisa,é um oba oba que se derrete até o pleito.Se se o país fosse castigado,com a vitória de Marina,ela não duraria 6 meses na presidência.Vamos à luta,Aécio presidente.

Túlio Xavier

Reply

Cel
Já ví comentários na Folha que a Marina é uma predestinada, que seu destino é a presidência. Fazer o que? entre o ruim e o pior o povão fica com o pior. Estou de acordo com o tio Rei. Entre Dilma e Marina não voto em nenhuma das 2. É nisso que dá analfabeto e bolsista votar.
Esther

Reply

Marina é a candidata da oligarquia financeira, financiada pela WWF e banqueiros, é o Obama de saias brasileiro.

E.Campos estava impedindo sua trajetória, e deu no que deu.

Com ela, ficam garantidos os juros altos, mais reservas indígenas (no futuro independentes), o rompimento do Brasil com os BRICS (que a oligarquia quer destruir), e o comunismo brasileiro, onde todos serão igualmente miseráveis ( menos os governantes e associados).

A mídia vendida vai encher o balão dela até o fim.

Reply

Nunca votaria em Marina.

Meu voto é Aécio Presidente! 45

Reply

Corona, não me leve a mal, mas vamos deixar os mortos... mortos.

De resto, as ondas de proporção havaianas já foram derrotadas nas urnas para o bem dos eleitores ou o mal. Rossumanos, Netinhos e Martas e até o próprio Serra que o diga.

Reply

bem dito : eh o Obama de saias brasileiro,isto eh, bem pior q o americano.imaginem no q vai dar.

Reply

Um alerta:
Quando sair a pesquisa Ibope apontando Dilma com 35 e Marina com 27, não desanimemos! É mentira e parte do jogo para tentar nos desmobilizar! É só olhar o olho do Aécio e irmos em frente!!!
Nosso presidente, precisamos de você para salvarmos o Brasil!


Gambá.

Reply

Aé aé aé Aécio!!

Marcia 45/Bsb

Reply

É uma onda gigante que tem a cara do Brasil: irresponsabilidade gigante.

Ô povinho vagabundo, irresponsável, ignorante, burro. Não é à toa que está na rabeira em educação.

Mariana

Reply

Tem gente que acredita até agora que a ascensão de Mariana foi no vácuo da morte do Eduardo, sua leitura está tão errada quanto as suas convicções.... De 10 amigos meus 9 são Marina, é são porque não querem nem Aécio, nem Dilma e não queriam também o Eduardo.... fica esperto dinossauro....

Reply

Gambá

que planeta você vive?

Reply

Bem senhores! Conforme a presidente Dilma somos submissos, sinceramente prefiro Aécio, não votaria jamais no PT. Ficar em um.navio afundadando só porque o outro navio ta sujo é querer morrer. Esse partido vai partir o Brasil.

Reply