Começa o horário eleitoral gratuito. A campanha está no ar.

Um dos comerciais de 15 segundos que irão ao ar na campanha tucana.

Uma duríssima campanha eleitoral começou agora, hora e meia atrás, pelo rádio. Vai entrar na TV na hora do almoço. Atingirá o ápice no horário nobre com os programas de TV. E se consolidará com a maciça veiculação dos spots no rádio e dos comerciais na televisão. As diferenças de tempo são brutais. Dilma tem mais de 11 minutos disponíveis. Aécio apenas 4 minutos e alguma coisa. Marina Silva pouco mais de dois minutos. 

O PSDB, que é a candidatura de oposição, nunca teve tão pouco tempo para anunciar candidato, programa de governo, propostas e críticas. Também nunca teve um candidato tão desconhecido quanto Aécio Neves. 19% não sabem quem ele é, 27% o conhecem um pouco, 37% o conhecem de ouvir falar e somente 17% o conhecem muito bem. Esta é uma vantagem e indica imediatamente a estratégia: os primeiros momentos de campanha deverão ser, obrigatoriamente, de apresentação do candidato, de biografia, de fisionomia, para despertar confiança e criar musculatura para poder criticar com força. 

Os militantes mais desavisados e mais nervosos já querem que o candidato saia atacando o Foro de São Paulo, o porto de Mariel, a compra de Pasadena e outros temas recorrentes nas discussões daquela pequena parcela politizada e bem informada. Estes temas não enchem urna. Não devemos esquecer que 40 milhões de eleitores são impactados pela Bolsa Família e zero pelo dinheiro secreto mandado para Cuba. Não dá para entrar nestes temas em 4 minutos de programa na TV, onde os temas devem ser inflação, saúde, transporte, segurança e educação. É isto que move a vida das pessoas.

Alguns dirão que isso foi feito em 2010 e que perdemos as eleições. Não foi por isso. Lula, naquela oportunidade, tinha mais de 70% de ótimo e bom. Hoje Dilma tem menos de 40%. O Brasil bombava, hoje o Brasil está em crise. Os programas eleitorais eram piores que os do PT? Plasticamente, sem dúvida alguma. E estética é importante. Até mesmo a estética da miséria. Os pobres do PSDB eram feios e desdentados. Os pobres do PT brilhavam no vídeo.

Há também uma miopia quanto a importância dos debates. Não são tão decisivos, pois quando começam 80% dos eleitores já estão dormindo. O programa eleitoral, da mesma forma, só funciona mesmo na última semana. O mais contundente são os comerciais durante o horário da programação. As mensagens rápidas, de 15 segundos. E aí que reside o grande temor, pois o PT terá uma carga brutal, algo como 12 inserções por dia de 15 segundos.  

Por isso, antes de criticar, atacar e pensar com o fígado, é bom lembrar que temos um tempo muito menor, um candidato pouco conhecido e a necessidade de deixá-lo com credibilidade para bater e com massa muscular para apanhar, porque também vai apanhar muito. É preciso muito sangue frio. É preciso chegar ao segundo turno. E desta vez será por muito pouca diferença. Boa sorte para todos nós. E para o Brasil.

15 comentários

Está correto, Coronel!

Em contrapartida, cada um de nós cidadãos da oposição também temos um papel a desempenhar:

Conseguir votos para Aécio Neves nas ruas conversando com as pessoas.


Chris 45/SP

Reply

Mas coturno, e a pesquisa boca de túmulo que mostra a Osmarina em segundo tirano o candiddato tucano. O que vcs vão fazer?

Reply

Sem falar que:
- A Internet agora atinge muito mais pessoas que há quatro anos atrás portanto o papel das redes sociais e blogs vai tomando uma dimensão muito maior;

- Alguns jornalistas como Reinaldo de Azevedo conseguiram espaço inédito no rádio (Jovem Pan) e no Jornal (Folha de S.Paulo). Isso tem formado muitas opiniões que se multiplicam pelo país.

- O mito Lula foi corroído pelo tempo e hoje ninguém tem dó de falar a verdade sobre o apedeuta.

- Mesmo quem recebe o Bolsa Família está notando que o poder de compra vai diminuindo devido a inflação.

Reply

Coronel,

Sutilmente, deveria ser lembrado ao eleitor empolgado com a "velha novidade" Marina que ela ficou em terceiro nas eleições de 2010 no próprio estado dela, o Acre. Tem que botar uma pulga atrás da orelha desse eleitor: por que quem conhece bem Marina em 2010 preferiu a Dilma e o Serra?

Reply

Eu tenho o péssimo hábito de confiar no que as pessoas dizem. Confio mais ainda quando escrevem o que pretendem fazer. Pois bem abaixo esta o link do estatuto do PSB, partido de Marina Silva. Que tal olharem o artigo 1o parágrafo 3o:

§ 3º O PSB, fiel à democracia pluralista como valor político permanente, ao regime republicano e à forma federativa de organização administrativa do país, às elaborações socialistas e à luta pelos direitos individuais, coletivos, sociais, econômicos e políticos da cidadania, exerce suas atividades visando à realização de seus objetivos programáticos, em particular:

II democratizar o Estado através de mecanismos que garantam a participação da
sociedade civil organizada na formulação, execução e fiscalização das políticas públicas;

III socializar os meios de produção considerados estratégicos e fundamentais ao
desenvolvimento, social, cultural e da democracia, e a preservação da soberania nacional;


O inciso II mostra que o PSB é a favor dos conselhos populares que Dilma quer emplacar (e Marina já se disse favorável). O Inciso III mostra que o PSB quer socializar os meios de produção considerados estratégicos e fundamentais ao desenvolvimento, social, cultural e da democracia, e a preservação da soberania nacional.... então é isso, se você concorda com a ideia vote Marina Presidente!

Reply

CEL,

Coronel e Coturneiros(as), ajudem o projeto Você Fiscal do Prof. Diego Aranha para fiscalização dos resultados das urnas eletrônicas nas próximas eleições, divulguem pelo menos. Grato a todos(as).

Site:

http://www.catarse.me/pt/VoceFiscal


Índio Tonto/SP

Reply

Pergunta, maior tempo é realmente melhor para a candidata?? tudo bem que é editado, maquiado, plastificado, mas mesmo assim nem com efeitos especiais nível hollywoodiano conseguem transformar esgoto em flores.

Reply

Comentário perfeito , Coronel !

É hora do "marketeiro" apresentar Aécio ao Brasil..

E hora de cada um de nós, que vai votar no Aécio ,fazer a nossa parte .

Levamos Serra , em 2010, ao segundo turno, contra Dilma , que tinha o apoio de um lula endeusado e contra a "novidade",hoje não é mais, Marina.

Podemos fazer o mesmo com Aécio.

A minha parte já estou fazendo.Já adesivei meu carro com o adesivo do Aécio 45.

Reply

É ótimo poder colocar um adesivo do Aécio 45 no carro , sem amenor vergonha. Ainda não ví, na cidade em que moro, um só adesivo da Dilma. A petralhada está com vergonha( se é que tem).

Reply

....e o marido da Marina saiu AGORA do PT????????????

Reply

Boa,não é?
"Gastar menos com o governo e mais com as pessoas."


Nome Próprio

Reply

A IMPRENSA É A NOSSA MAIS PODEROSA ARMA DO PARTIDO - Lênin.
Por isso que os comunistas ascendem ao poder, via mídia comprada para os propagar e contarem mentiras de manhã à noite ao povo, contando também com muitos Judas religiosos quer da CNBB supostamente católica, quer de muitas seitas protestantes que também apoiam os comunistas, caso IURD-Edir Macedo.

Reply

aqui está o endereco da minha página no FB: https://www.facebook.com/frank.renaut

Reply

É isso aí, Coronel, estamos juntos!!! Rumo ao 2º turno, quando haverá paridade de tempo na TV. É duro vencer o petralhismo encrustrado na máquina do estado, mas é possível. Aécio sabe como fazer. É o melhor e mais hábil candidato que temos desde 2002. Então, vamos em frente e que Deus nos ajude. AÉCIO PRESIDENTE; PIMENTA GOVERNADOR EM MG; ANASTASIA SENADOR POR MG; FORA DILMANTA, FORA PT!!

Reply

Em 2.015 o povo escolhe o que seremos, uma democracia com uma economia florescente, uma republiqueta bolivariana decadente ou uma imensa reserva indígena.

Reply