Baseada em metodologia que acertou 100% na eleição de Obama, a Macrométrica projeta: próximo presidente será Aécio.

A mais recente pesquisa do Ibope projeta uma vitória do senador Aécio Neves (PSDB-MG) no segundo turno, com uma vantagem de 2 a 3,6 pontos percentuais sobre a presidente Dilma Rousseff (PT), de acordo com a consultoria Macrométrica. Para fazer a projeção, a Macrométrica usou o esquema de análise de Nate Silver, o editor-chefe do site "FiveThirtyEight". Silver ficou famoso por ter acertado o resultado de todos os 50 Estados na eleição presidencial americana de 2012, quando Barack Obama se reelegeu, ao vencer Mitt Romney.

O relatório pede cautela. Segundo o texto da consultoria do ex-presidente do Banco Central Francisco Lopes, ela "corre riscos em função de eventual repúdio do eleitorado à política em geral e de uma eventual perda de competitividade de Aécio, afetando seu fator de conversão (o percentual de eleitores que não votou no tucano no 1º turno e o faz no 2º)".

No mais recente Ibope, Dilma aparece com 38% das intenções de voto no 1º turno e Aécio, com 23%. No 2º turno, a presidente bateria o tucano por 42% a 36%, com 22% dos entrevistados não optando por nenhum dos dois. "Esse último percentual de não comprometidos tende a cair ao longo do tempo, na medida em que uma parte for migrando para os dois candidatos", diz a Macrométrica. Na enquete sobre o 1º turno, 39% dos ouvidos não escolhem nem Dilma nem Aécio - preferem Eduardo Campos (PSB) ou o voto nulo, por exemplo. Na simulação para o 2ºturno, essa fatia cai para 22%.

Aí entra "a única hipótese arbitrária nesse exercício de projeção, que não sai diretamente da pesquisa eleitoral", segundo a Macrométrica - o percentual de eleitores não comprometidos com nenhum dos dois candidatos que vai permanecer assim até o fim da eleição. Na primeira simulação, esse percentual é fixado em 4%, próximo aos 4,2% registrados na eleição de 2006, quando Luiz Inácio Lula da Silva venceu Geraldo Alckmin, de acordo com a consultoria. Números do TSE, porém, mostram que o total de votos em branco e nulos naquela disputa foi de 6%.

Para chegar à previsão sobre o 2º turno, a consultoria calcula os fatores de conversão para estimar como seriam distribuídos para Aécio e Dilma os votos que no 1º turno não foram para nenhum dos dois. No Ibope, dos 17 pontos percentuais que migram para ambos, 23,5% - ou 4 pontos percentuais - vão para Dilma e 76,5% - ou 13 pontos percentuais - para Aécio.

"Esses fatores de conversão são parâmetros-chave para a projeção", destaca a Macrométrica, notando que, na sua hipótese, os 39% eleitores não comprometidos vão cair para 4% no 2º turno, um recuo de 35 pontos percentuais. Mantido o mesmo fator de conversão no Ibope, Dilma ficaria com 8,2 pontos percentuais dos 35 pontos e Aécio, com 26,8.

"O resultado é a vitória de Aécio com 49,8% dos votos, contra 46,2% para Dilma e 4% de VNC (votantes não comprometidos). Como os VNC nunca são considerados na apuração do resultado final, a vitória de Aécio seria com 51,8% contra 48,2% de Dilma, ou seja, por diferença de 3,6 pontos percentuais."

A consultoria observa, contudo, que esse percentual de não comprometidos no 2º turno pode ser considerado muito baixo. Em 2010, quando Dilma derrotou José Serra, a fatia ficou em 6,7%. A Macrométrica faz mais uma simulação, dessa vez considerando que 7% não optarão por nenhum candidato. Mantidos os mesmos fatores de conversão, o tucano continuaria vitorioso, mas a diferença seria de 2 pontos - 51% a 49%.

O relatório estima ainda que, se mais de 11% dos eleitores não escolherem nenhum dos dois no 2º turno, Dilma ganhará de Aécio. Isso pode ocorrer "se a falta de empolgação dos eleitores com a campanha representar repúdio à maneira como a política é feita", diz o relatório. Nesse cenário, o total de votos em branco ou nulos será maior do que o normal.

"Outro ponto de vulnerabilidade da projeção está nos fatores de conversão", afirma a consultoria. Se o fator de conversão de Aécio ficar abaixo de 71,5%, Dilma ganharia mesmo se apenas 4% dos eleitores não votar em nenhum dos dois no segundo turno. "Aconselha-se, portanto, acompanhar as pesquisas com cuidado antes de soltar fogos para qualquer candidato." (Valor Econômico)

16 comentários

Cel,estou estupefado,O PHA rejeitado pela globo ,escreveu criticando o Aécio.Se o Sr. quer perder um pouquinho de tempo para ler ,cara é ridículo.Eles (petista) estão viajando..Não enxergam um palmo diante do nariz.São psicopatas mesmo...
Dilma poste -confusão mental vai falar ou delirar na quarta feira que vem..Faço idéia das perguntas..
É dentro do planalto,aí intimidam os jornalistas,eles vão ter que fazer perguntinhas não comprometedoras,mel na chupeta para o poste.
AECIO PRESIDENTE DO BRASIL
O canalha do PHA faz criticas sobre a aparencia fisica do Aécio e fala que Luladrão vem em 1918..
Esse cara ridículo já parou para prestar atenção no visual do Luladrão,fedorento,cheirando a bafo de cachaça,com aquela barba nojenta e fedendo a azedo...

Reply

Coronel,

ali do twitter:
Yasha Gallazzi diz:

"Aécio já vence Dilma no Paraná, em simulações de 2 turno." http://www.coturnonoturno.blogspot.com.br/2014/08/parana-ainda-desconhecido-aecio-tem.html … // AHHHH, MEU PARANÃÃÃÃÃ! :)


No jornaleco METRO de Curitiba hoje escreveram: Dilma ganha no primeiro turno.
Jornaleco petralha?

Coturneiros - essa falsa impressão que estão dando de Dilma ganhar é maligna.
Precisamos ir votar!
Não vote em branco!
Não anule su voto!
Não vote em protesto!
VOTE AÉCIO NEVES!

Flor Lilás

Reply

Bastante sintomática a foto deste post, mostrando a bola 13 sendo colocada rumo à caçapa. É isso que faremos com o PT, caçapa do meio, sem dar bico.

Reply

Bastante sintomática a foto deste post. Aécio segura abola 13 e com certeza irá encaçapa-la na caçapa do meio, sem bico.

Reply

Aécio ia fazer o que? dar uma porrada na cara do Bonner?
Aecio foi ótimo,não dava tempo de responder as perguntas e ficar atacando o PT.O cara tá de parabéns e será o nosso futuro PRESIDENTE.
Parabéns mineiro,no debate terá tempo suficiente,quero ver a anta na frente do Aécio.
Eles estão desesperados,fica m querendo denegrir a imagem do Aécio com um aeródromo,eles não tem como acusar o Aécio...
AECIO PRESIDENTE

Reply

A melhor frase do ano foi a da Consultoria que disse: "Dilma é o poste que virou porrete."

Reply

acho eu,na minha humilde opinião que tudo até agora está indo bem para Aécio,mas, os estrategistas devem prestar atenção nos votos brancos e nulos que favorecem a candidata.

Reply



A diferença é muito pequena,não podemos correr riscos.

Verdade seja dita, o povo está com nojo da política, tenho encontrado muito essa rejeição, até mesmo na Internet. Sinto a dificuldade de compartilhamentos de matérias voltados a politica no face, e no twitter muitos combatem o PT mas ficam em cima do muro.

Outro dia li uma conversa de petralhas reclamando..."eles batem no PT mas não dizem em quem vão votar"
Domingo num churrasco de familia, 5 pessoas contra todos os candidatos,federal e estadual,só eu, no sentido contrário nesse grupo. Só que desses,ninguém vota mais em Dilma, já votaram.

Então gente, vamos trabalhar, conversar com as pessoas no dia a dia, as pessoas mais humildes são mais fácil de convencer.
Hoje tirei um voto da anta para Aécio,de um pedreiro trabalhando aqui em casa.

Reply


PHA fazendo criticas na aparência de Aécio?? hehehe....medo faz merda hein!!
Aécio lindo de viver! ele tem carisma e uma maneira franca de falar que convence, passa sinceridade.
Olha que sou critica e detalhista.

Reply

Essa sigla VNC lembra aquele bom e velho recadinho que o povo já mandou e tornará a mandar pra dilmente: vtnc!

Reply

Só digo que é preciso continuar a trabalhar. Com essa petralhada não dá pra comemorar nem desleixar de dar informação às pessoas.

Já passou de botar essa corja pra correr!

Reply

Ou seja, nas infowars da vida, Aécio precisa quebrar esse preconceito de que político é tudo igual, enquanto Dilma precisa reforçá-lo. Interessante

Reply


E a Band criando "índice Band" de amostragem de várias pesquisas já feitas. É o desespero maquiando a verdade. Aécio first round. e PONTO.

Reply

Coronel,
se basear no IBOPE não dá. Seus erros e direcionamentos são fatos concretos nas eleições passadas.

Reply

Caro Safenado!

Que bom vê-lo aqui no Coturno de novo!

Flor Lilás

Reply

OFF

Ótimos textos de Rodrigo Constantino:

PT: CAMPANHA SISTEMÁTICA DE INVERDADES E DESINFORMAÇÃO
(...)
Não é fácil aturar as mentiras do PT, que vem representando um gigantesco obstáculo ao progresso nacional há décadas, desde os tempos irresponsáveis de oposição até os últimos 12 anos no governo. É uma campanha muito forte de inverdades e desinformação. Só mesmo alguém muito alienado – ou bem pago – para “acreditar” em tanta mentira!

http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/democracia/pt-campanha-sistematica-de-inverdades-e-desinformacao/


OS JIHADISTAS TUPINIQUINS: AGORA QUE O JOGO SUJO VAI COMEÇAR MESMO

Reproduz artigo de Marco Antonio Villa/Globo
(...)
“A máquina autoritária petista pode ser derrotada. Os dois próximos meses são decisivos. O PT vai usar todas as suas armas. Sabe que é uma batalha de vida ou morte, pois longe do aparelho de Estado não consegue mais sobreviver”, conclui Villa. Está certo. Resta saber se as pessoas decentes desse país estão dispostas a ajudar a enterrar politicamente o PT, que tanto mal fez à democracia brasileira – sem falar da economia. Sem fantasias, sem ilusões, sem romantismo. É hora de arregaçar as mangas e lutar para salvar nossa democracia.

http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/democracia/os-jihadistas-tupiniquins-agora-que-o-jogo-sujo-vai-comecar-mesmo/


Chris 45/SP

Reply